O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

29 de abril de 2011

Prazer, meu nome é Tássia.

Posso? Afinal, quem tá ssiiii achando é Tássia, né?

Pois é... essa minha tortinha aí ao lado foi um SU-CES-SO! Não ficou bonita como eu gostaria. Mas o sabor, modéstia à parte, foi escandaloso de bom (oi, meu nome é Tassia mesmo)!

Eu já tinha feito, há alguns anos, uma charlotte de morangos. A aparência é praticamente a mesma, mas o sabor bem diferente. A charlotte é mais leve, feita com chantilly e morangos apenas. Já essa tortinha leva um creme mais docinho, uma cobertura e até uma calda de morangos. E não é difícil de fazer! Vamos à receita...

PÃO DE LÓ:
- 5 ovos (claras em neve)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 1 xícara de água
- 1 colher (sopa) fermento em pó

MODO DE FAZER:  Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com a água até formar bastante espuma (cuidado que espirra muito!). Em seguida, coloque a farinha e o açúcar, aos poucos, sempre batendo. Depois, coloque o fermento e bata mais um pouco. Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente com uma colher ou espátula. Asse em forma untada com óleo e papel manteiga no fundo. O forno deve ser pré-aquecido a 180 graus.

Enquanto o bolo assa, você vai fazer o CREME (recheio).
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata creme de leite (com soro)
- 6 gemas (sem pele)
- 500 ml de leite
- 5 colheres (sopa) de maizena

Misture todos os ingredientes numa panela, dissolvendo a maizena no leite, e leve ao fogo médio. Mexa até engrossar.
***Fiz o creme com essa quantidade de ingredientes. Mas achei que sobrou muito. Da próxima vez vou fazer usando a metade.

COBERTURA
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite (sem soro).
Leve o leite condensado ao fogo até começar a soltar da panela. Deixe esfriar e misture com o creme de leite.

CALDA DE MORANGO
- morango em cubos
- açúcar
- água
Leve ao fogo até dar encorpadinha...

VAMOS ÀS EXPLICAÇÕES...
Depois que o bolo estiver pronto, corte em duas ou três camadas. "Molhe" as partes com a calda de morangos e coloque o creme. Para finalizar, com o bolo já montado, espalhe a cobertura em cima e pelos lados. Depois, coloque biscoito champagne ao redor e amarre com uma fita. Se quiser, enfeite com morangos picados em cima da torta.

27 de abril de 2011

Esmalte da semana - Mauve Urban... e uma paradinha, por favor!

Este já fazia parte da minha adorável "coleção" de esmaltes, mas tinha muito tempo que não usava.

E pra dizer a verdade, é um dos meus preferidos. Um rosa bem cor de inverno, super elegante e que chama a atenção!




Ao lado, a foto no sol. Dá pra ver que a cor não muda muito, né? Taí o Mauve Urban, da Colorama!


******

Mudando completamente de assunto, hoje eu fui para Acupe, um distrito perto de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, para fazer uma matéria sobre repovoamento de caranguejo.

Deu até vontade de cantar Claudia Leitte: "vou catar caranguejo, lá no manguezal..."

Brincadeiras à parte, foi até gostoso. Adoro sair, vez ou outra, dessa agitação da cidade. Adoro pegar estrada. Porque estrada é sinônimo de viagem, coisa que adoooooro fazer!

E apesar dos perigos constantes nas rodovias brasileiras, adoro viajar pela estrada. Mas gosto mesmo é de uma viagem calma e, principalmente, com paradas. Paradas em qualquer "bodeguinha". Não posso ver um artesanato de beira de estrada, comida típica da região, restaurante bonitinho de beira de estrada e placas do tipo "vende-se requeijão".... Gente, meu programa favorito neste tipo de viagem é parar em lugares assim. E aí sempre tem uma "briguinha", porque marido DE-TES-TA essas paradas!

Ora, mas se foi numa dessas paradas que comprei minha panela de pedra em Minas....
E também foi numa dessas paradas que comprei manteiga de garrafa.... comi pastel gostoso... comprei cocada gostosa (nas estradas do litoral sul de Alagoas tem cada uma.....).... etc, etc, etc.... AMO!

Nas estradas mineiras adoro pão com linguiça.... ainda lá adoro o artesanato de pedra sabão....
Nas estradas de Alagoas as cocadinhas...
Nas estradas baianas as guloseimas do Rei da Pamonha.... gente, o que são aquelas delícias feitas de milho??? Tem sorvete, tem suco, tem pamonha......AMO!

Outro lugar que sempre dou uma paradinha quando passo na porta é o Posto Dalva, na BR 324, sentido Feira de Santana - Salvador! Caso não esteja enganada, fica perto do município de Candeias.... E foi lá que parei hoje para dar aquela saboreada no pastel de queijo... "dilícia"!!! Se um dia estiver passando por lá, dá uma paradinha e pede um pastel frito na hora!

24 de abril de 2011

Um vestido, muitas possibilidades...

Outro dia virei balzaquiana...
Tudo bem, já faz 4 meses que cheguei aos 30. Mas não comentei aqui, né?

Então, como fiz 30 e também tinha completado 5 anos de Bahia (tudo em 2010), na época fiz uma reuniãozinha para poucos amigos.

Teve petiscos, fitinha da Bahia, alegria e muitas risadas....


Falar do meu aniversário de trintona foi só uma brecha para falar
da roupa que usei: um vestido longo que permite muitas possibilidades. E quero falar deste vestido aqui porque foi uma das melhores compras que fiz nos últimos tempos...


O vestido é lindo, mas não tem nada demais. O detalhe é que há várias maneiras de usá-lo. Comprei na Hering, em dezembro do ano passado, por nada mais, nada menos que 110 reais! Juro! Veio inclusive com uma cartelinha de sugestões de uso. Fantástico!

No aniversário usei de um ombro só. Um estilo Deusa Grega (hahahaha... posso me achar????)

Clicando na foto abaixo é possível ver melhor o vestido....


Em janeiro, quando estive em Belo Horizonte, carreguei na mala. Usei no aniversário do meu sobrinho, porém de outra maneira, como vocês podem ver na foto ao lado.




Foi um estilo mais básico, mais simples, onde optei por uma rasteirinha no pé (no aniversário fui de salto).



Mas o mais legal foi o detalhe atrás.... Dá uma olhada na amarração...

22 de abril de 2011

Esmaltes da semana...Tomate e Uva

Tomate, da Impala....
Foi este o primeiro esmalte da semana. Sim, porque quando a gente vicia em alguma coisa...é difícil colocar freio! Depois que a Pimenta Rosa começou a descascar, tirei e testei o Tomate. É que eu havia comprado numa promoção junto com um absorvente íntimo (oi, meu nome é Compulsiva) e queria muito testar logo. Então foi a brecha!

Acontece que 3 dias depois fui ao salão. E levei meu novo (oi, preciso frequentar os "esmaltólotras" anônimas) esmalte Uva. Antes de mais nada, preciso contar como e por quê comprei este último esmalte. Vi a cor na unha de uma amiga e apaixonei. Saí em busca e encontrei um parecido. Depois que passei na unha, gostei do resultado. Mas ainda não é a cor que eu vi na mão dela (ela não sabia o nome do esmalte).  E como todo esmalte muda no sol, tirei a foto no sol para vocês verem direitinho a cor.... Agora vou ter que testar vários outros esmaltes até chegar à cor da minha amiga (oi, o vício tá sério!)!

21 de abril de 2011

É mais vantagem andar a pé...

ou de ônibus, ou de bicicleta...

Cada dia é um novo aumento no preço da gasolina... e haja bolso para aguentar um preço tão alto!




Quer saber onde a gasolina é mais cara no Brasil??? Clique aqui para ver a reportagem.

20 de abril de 2011

Onde assar os cupcakes

Outro dia uma leitora do blog, Juliana, perguntou se poderia fazer assar os cupcakes em forminhas de empada. Dá sim Juliana!

Qualquer coisa que dê para servir de base para as forminhas de papel, tá valendo! Como eu não tenho formas de cupcake, uso as de mini-tortinha, de petit gateau e até as de empada. Confesso que as de mini-tortinha ficam melhores que as de empada por uma simples razão. A forminha de empada é mais aberta, então o bolinho vai ficar mais aberto. Já as de mini-tortinha são do jeitinho de cupcake mesmo.

Essa semana fiz cupcakes de cenoura de novo e fotografei as forminhas. Dá para ver que usei de tudo, né???? Clica na foto para ampliar e ver melhor...

A receita eu já dei aqui!

Boa sorte para vocês!

17 de abril de 2011

Happy Easter

Desde que Samuel começou a estudar eu não tenho tido muito tempo pra ele durante a semana. Os horários diferenciados da aula dele e do meu trabalho não ajudam... então, tento compensar em qualquer horinha vaga, especialmente nos fins de semana....

O nosso foi feito de guloseimas! Fomos à Fábrica de Chocolate que está montada na praça central do Salvador Shopping. Para ter acesso basta apresentar cupom fiscal no valor de 50 reais em compras feitas no shopping, ou doar uma lata de leite em pó. E vou te dizer: é uma maravilha para as crianças!

O "ingresso" dá acesso a quatro atrações: pintura de rosto, contação de história, show do coelho e oficina de guloseimas.

Deu pra ver na foto acima que Samuel virou um coelhinho, com orelha pintada por ele mesmo! Abaixo, mais um detalhe do meu coelhinho lindo....



Aqui ao lado, assistindo ao show do coelho... Todo pintadinho, todo lindinho esse meu filho....

Mas a melhor atração é mesmo a oficina de guloseimas. Há 3 tipos: de brigadeiro, de ovinhos de páscoa e de cupcake. Como Samuel ama bolo (e eu ando na fase cupcake), foi essa a eleita!!! E olha que lindeza meu anjo de aventalzinho e touquinha pra participar da oficina....


A oficina de cupcake é ótima para crianças da idade de Samuel (que está com 2 anos e 8 meses). Elas mergulham o bolinho numa cobertura, colocam um chantilly colorido (escolhem a cor que mais agrada) e por fim colocam confeitos....

Samuel achou o máximo. E é óbvio que no fim de tudo... restou ao meu anjo saborear o bolinho confeitado por ele mesmo...
  

Essa Fábrica de Guloseimas é fruto de uma parceria com a Perini. Pra quem não conhece, a Perini é uma delicatassen que cresceu e virou praticamente um supermercado. Tem do tradicional ao importado (produtos que não encontramos nos supermercados tradicionais), doces e tortas maravilhosos, pão francês gostoso e uma padaria maravilhosa!!!

Pra mim, só de entrar na Perini já faz bem... E outro dia, passando pela Perini da Av. Vasco da Gama, aqui em Salvador, descobri uma novidade super interessante: uma máquina igualzinha àqueles caixas eletrônicos de banco (foto ao lado). Só que a máquina não é para tirar dinheiro (obviamente), e sim para consulta sobre vinhos e receitas. O "caixa eletrônico" fica na sessão de vinhos, e permite ao cliente escolher o vinho por região, harmonização com pratos, tipo de uva, etc, etc. É um serviço completo. E sabe o que adorei??? A máquina permite imprimir receitas. Há de todo tipo: sobremesas, peixes, massas, carnes, e tantas outras. Todas levam vinho entre os ingredientes.

O papelzinho que sai na hora é como se fosse o extrato da conta bancária. Serviço prático, interessante e perfeito para quem aprecia um bom vinho!


Olha o papelzinho amarelo aí... imprimi váaaarias receitas....

15 de abril de 2011

Esmalte da semana - Pimenta Rosa... e mais


Nova aquisição: Pimenta Rosa, da Colorama!

E sabe o que é melhor??? Ele não é da linha "Única Camada". Mas, acreditem: eu passei apenas uma mão e ficou assim, com esse rosa lindo!!!

Paguei um pouquinho mais porque comprei na Renner: R$3,90.

E apesar de não saber fazer a própria unha, desta vez fui eu que fiz!!! Vejam no detalhe (cor, qualidade e preço)...


******

Mudando de assunto, você sofre de TPM ou com as ondas de calor da menopausa?? E sua mulher?
Veja o que fazer na reportagem exibida pelo Jornal Hoje. Clique aqui.

14 de abril de 2011

We love arts!

Sim, nós adoramos arte!!! E mais uma vez o fim de semana foi de pintura.  Desta vez não foi só um quadrinho...Foi muita tinta em papel e muita diversão. Com pincel, com o dedo.... de todo jeito!!!!

Samuel acha lindo e se sente o máximo nos nossos momentos de pintura!!!

Aproveitei para fazer pinturas sobre a cultura indígena. É que Samuel tinha que levar para a escola gravuras, objetos, adereços, fotos... qualquer coisa sobre a cultura dos índios.

Eu tinha comprado uma maraca, mas achei pouco. Então, enquanto ele pintava o quadrinho, eu tive a brilhante idéia de fazer um índio, arco e flecha e mais um índio... tá certo, sou jornalista, não artista! Mas valeu a intenção. Olha o resultado aí....


E a cara de felicidade do meu anjo? Confira...

10 de abril de 2011

Celebrando a amizade...

Mesa posta, amigo pra chegar e aquela noite agradável!!!

Foi assim a noite de sábado! Arrumei tudo bonitinho pra receber meu amigo querido Leandro(ou Silica na minha intimidade)! Estudamos juntos criancinhas, formamos, continuamos amigos e há quase 2 anos ele está morando em Salvador!

Há tempos eu vinha prometendo um jantar a ele. Algumas vezes eu furei. Outras, ele furou. Ontem finalmente aconteceu!!!
Detalhe da mesa
Ao lado, meu arrozinho na panela de pedra comprada em Ouro Preto-MG!!!

Ai gente, posso dizer que tenho loucura por ela??? E o arroz feito nela então??? Delícia!!! Fiz com cebola, azeite e alho. Pra temperar, essa maravilha aí abaixo... Tempero Knorr Meu Arroz Extra Alho! Di-vi-no!!!!

Usei também o extra cebola. Os dois juntos fizeram o arroz ficar um espetáculo!

 
Pra acompanhar o arroz, um salmão ao molho de manteiga e ervas. Receita que minha irmã Priscila já tinha feito e que pegou daqui.

Modéstia à parte, ficou divino!!!

Só é preciso tomar cuidado com o sal, afinal sal grosso é uma praga para salgar! Ah, essas coisinhas "escuras" por cima das batatas e do salmão são as ervas tostadinhas no meu grill.

Também fiz uma opção de massa, caso alguém não gostasse de peixe: um canelone basicão, de presunto e queijo.

O detalhe que sempre faz toda diferença nas massas que faço é a "massa" mesmo. Uso uma artesanal de Belo Horizonte, que compro aos montes quando vou pra terra amada!

E assim foi feito o jantar: arroz, salmão ao molho de manteiga e ervas, e uma massa básica como opção!!!

A sobremesa é que deu preguiça de fazer: investi num sorvete de framboesa comprado no supermercado. Quer coisa mais prática e gostosa do que sorvete???

Abaixo, Leandro, Felipe, Marcones e Taís.

9 de abril de 2011

Esmalte da semana - Verde Militar

Ultimamente tenho andado numa crise terrível de esmaltes. Não posso ver uma cor diferente, que lá vou comprar! E olha que não sou eu quem faço minha unha. É sempre no salão que eu vou me embelezar, justamente pra não correr o risco de ficar sem o dedo (sou um desastre para tirar cutícula, pintar, etc)!

Acho que o fato de esmalte ser uma coisa tão barata (menos que 3 reais) é o que mais me incentiva. Sem contar que a cada dia lançam uma cor nova, que dá vontade de ter em casa. E nem sempre o salão tem "aquela" cor que você quer pintar, né minha amiga?
 Meu último investimento foi um Verde Militar da Impala, lançado na São Paulo Fashion Week! E não é que eu gostei??? E vocês, aprovaram??
 


8 de abril de 2011

Viva os cupcakes!!!

Eu agora estou na fase dos cupcakes. Amando fazer e comer. A primeira vez que fiz foi antes do carnaval, para comemorar o aniversário de um amigo querido. Peguei uma receita da internet, no "escuro", e acabou dando certo. Ficou muito gostoso.

Claro que fiz as minhas alterações. Uma coberturinha de brigadeiro branco e confeitos coloridos pra dar um charmezinho a mais. Pra falar a verdade, os confeitos seriam dispensáveis.... mas com era um aniversário pré-carnaval, eu achei que dariam um colorido especial. Usei confeitos de estrelinha, beijinho, trevo da sorte e coraçãozinho. Pra quem é de Salvador, comprei num dos boxes da Ceasinha do Rio Vermelho.

A receita do Cupcake foi daqui. Mas de qualquer maneira, Crtl C + Ctrl V nela...

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de açucar
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo com fermento
1 xícara (de chá) de chocolate em pó
1 xícara (de chá) de óleo
1 xícara (de chá) de leite
2 ovos

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador; menos a farinha de trigo. Depois de batido coloque a mistura em uma vasilha e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo misturando bem. Coloque a massa nas forminhas só até a metade, para que a massa cresça sem transbordar. Coloque as forminhas em assadeira grande e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média por aproximadamente 25 minutos.

P.S: Como eu não tinha farinha com fermento, usei à parte uma colher de sopa de fermento. E tudo certo!!!

E como estou na fase de Cupcake, essa semana até bolo de cenoura eu fiz nas mini-forminhas. Distribuí no trabalho, no prédio e, claro, fiz a festa com Samuel. Ou melhor, ele fez a festa. Porque eu nunca vi uma criança gostar tanto de bolo como ele gosta! Principalmente de cenoura, receita da minha mãe.

Liquidificar:
- 2 cenouras grandes
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de açúcar

Tirar do liquidificador e acrescentar duas xícaras de chá de farinha de trigo (aos poucos) e uma pitada de sal. Misturar bem o com o batedor e por último colocar uma colher de sopa de fermento em pó. Despejar na forma untada (no meu caso coloquei em forminhas de cupcake sem untar).

Enquanto assa em forno médio, misturar bem:
- 6 colheres (sopa) açúcar
- 1 colher sopa de manteiga
- 2 colheres sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de leite.

***Coloquei um pouquinho de creme de leite também e levei ao fogo para dar uma engrossada.

Passar por cima do bolo assim que tirar do forno.

Ah, um detalhe importante: Não sei se perceberam pela última foto, mas alguns bolinhos saíram da forminha. É que na pressa de fazer, acabei enchendo demais as forminhas. E não pode ser assim, principalmente se você colocar alguma cobertura. Tem que encher até a metade da forminha, afinal o bolo cresce, né???

Outra coisa importante: tem que ter forma de silicone ou outra para servir de base para a forminha de papel. Caso contrário, se você colocar direto na forminha de papel, ela vai abrir toda...

A quem interessar: essas forminhas bonitinhas, decoradinhas, eu comprei na 1001 Festas, em Belo Horizonte. Mas vi igualzinha aqui em Salvador, na Le Biscuit.

******
Falando em guloseimas, como anda sua saúde??? Sabe qual é a medida certa da barriga segundo os médicos??? Então veja aqui.

4 de abril de 2011

Programa infantil

Fim de semana, além do jantarzinho de casal, também teve programa criança. Afinal, Samuel precisa de atenção, né???

E então que eu decidi fazer um pequenique com meu gostoso, com direito a toalha xadrez e cesta com guloseimas e material de artes....hehehe

Fizemos no bosque do condomínio, por onde costumamos passear vez ou outra. Óbvio que ele adorou, né? Levamos biscoito, livros, quadro e tintas.... Eles se esbaldou!

A propósito, ele está adorando pintar! Acho que muito em parte pela escola, já que lá ele tem várias atividades do tipo. É engraçado como eles aprendem rápido as coisas. Eu nem pensei em tirar a blusa dele para evitar que sujasse. Mas como ele tira a blusa na escola quando tem atividades de pintura, já foi logo pedindo para tirar. Além desse estímulo na escola, tem o fato de que Samuel está crescendo e se interessando mais por isso. E qual é a criança que não gosta de brincar de tinta???

No mais, o fim de semana também teve passeio na pracinha perto de casa, onde passamos quase duas horas entre gangorra, escorregador e gira-gira(deve ser esse o nome do brinquedo).

No domingo, mais atividade: fomos ao zoológico. Eu vinha prometendo isso a ele há alguns fins de semana. Mas sempre coincidia de chover. No sábado, quando comentei sobre o zôo, ele falou:
- tá sol (lembrando da chuva dos outros fins de semana).

Falei que não dava para ir no sábado, pois papai tinha saído com o carro pra trabalhar. Muito esperto, virou e disse:

- vamo de onbus (ônibus)...

É pra agarrar ou não é???

******

Mudando de assunto, você sabia que o existe um plantão de emergência médica no TJ da Bahia? Não?????
Veja aqui!

3 de abril de 2011

Jantarzinho de casal

Cheguei a comentar aqui que passei a sexta na cozinha adiantando as coisas para um jantarzinho em casa, né? Pois é, o cardápio foi uma lasanha de camarão. Já tinha feito outros tipos de lasanha, mas de camarão foi a primeira vez. E sabe que ficou muito boa???? (oi, sou modesta)

Eu usei uma massa caseira que sempre trago de Belo Horizonte (compro aos montes e congelo)! Fiz dois molhos: um de tomate e outro bechamel. E o camarão eu fiz à parte, dourando no azeite só para ficar rosinha. Na hora de montar a lasanha foi fácil: coloquei uma camada de molho de tomate no refratário e em seguida um pouco da massa. Depois coloquei molho de tomate, camarão gratinadinho, molho bechamel e queijo. E fui fazendo camadas assim, nessa ordem, até o fim. Pra encerrar, fechei com molho e queijo parmesão ralado por cima.

Pena que não tirei foto da lasanha em si.... Tirei foto apenas de alguns detalhes, como das velas (lá em cima). Sim, porque o jantar foi "meio à luz de velas".

"Meio" porque acendi apenas a luzinha do abajour em um canto da sala. Já na mesa de jantar eu coloquei as velinhas. Pena que o vento apagou todas...só restaram as velinhas de outro canto da sala.... Mas até que ficou bonitinho, não?


Ao lado, um detalhe da vela, que coloquei sobre o pé de uma taça de vinho. Dentro da taça, umas florzinhas de plástico, só para dar um toque romântico. Pra acompanhar, um bom vinho, claro!!!!  Aí embaixo, momento do jantar (e as velas apagadas por causa do vento).



Tá, pra não dizer que não tirei foto de nadica de nada do jantar, eu assumo: tirei!!! Dos petiscos (deu preguiça de fazer entradinha)...


E da sobremesa: gelatina colorida em taças individuais. Essa gelatina não tem erro: receita de família e que sempre agrada a gregos e troianos...