O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

5 de novembro de 2007

Halloween, it´s never too late...and...

....o batismo do Toy"

Apesar de estranho, foi este o "tema" de um jantarzinho que fiz aqui em casa, no último sábado.

Na verdade, juntei a fome com a vontade de comer. Eu estava querendo fazer um jantar e aproveitei dois bons motivos:
1 - O Halloween (o dia das Bruxas tinha passado, mas a semana ainda não tinha terminado);
2 - O batismo do Toy. Quem é Toy??? O porquinho, ora bolas! Sim, eu precisava garantir o "futuro" do bichinho e decidi angariar fundos... Uma espécie de evento "beneficente", dá para entender? Chamei alguns amigos e pedi a contribuição de moedinhas de R$1 ou R$0,50.
Não era obrigação, mas sim contribuição. Afinal, o Toy precisa crescer e "engordar" um pouquinho!!!! Nada melhor do que contar com a ajuda dos amigos!
Decorei a casa, acendi muitas velas, comprei máscaras e, claro, fiz uma comidinha especial.

Além disso, Marcones decorou uma abóbora no estilo Halloween. Pena que não ficou com uma cara medonha.... Na verdade, foi uma abóbora do bem....
Mas isso não atrapalhou em nada. Valeu a intenção dele!

Na foto ao lado estão Sílvia, eu (de máscara do Pânico e faca na cabeça), Rafa e Luíza. Cada qual com sua "fantasia".
Abaixo, Luíza.

Vamos ao que foi servido.....

ENTRADA:
Amendoins, queijo e uns canapés, receita da minha amiga Carla (Djenane).
Basta cortar o pão de forma em quadradinhos, passar geléia (usei uma diet, de abacaxi com manga, da St.Dalfour), e bacon. Mais fácil impossível.

PRATO PRINCIPAL:
Camarão na Moranga
Fiz duas receitas: uma com a abóbora-moranga (da foto ao lado) e outra com abóbora japonesa (da casca verde-escuro, na foto mais abaixo).

Abri uma tampa, limpei por dentro com uma colher (tirei todas as sementes e aqueles "fiapos"), passei bastante óleo por fora e levei ao microondas na potência alta por 20 minutos.

Observação: Da última vez que fiz esse prato eu fervi a abóbora e ainda levei-a ao forno para assar. Mas não ficou legal. Achei que a abóbora passou do ponto e cozinhou demais. Talvez eu tenha deixado muito tempo. Mas desta vez acertei no ponto. Vi essa dica no Doces Encontros e acho que não mudo mais! Além de tudo, é bem mais rápido!!!!

O molho eu fiz da seguinte forma:
Dourei meia cebola no azeite. Depois coloquei molho de tomate caseiro (mais ou menos 250 ml), leite de coco (duas garrafinhas de 500 ml), um copo de requeijão, sal, pimenta do reino e coentro picadinho. Só no fim acrescentei o camarão, que fiz à parte.

Usei 1,5kg e dei uma fritadinha (só para pegar o tom rosa) numa panela à parte, bem quente, com azeite. Depois juntei os camarões ao molho.

Por fim, coloquei em cada abóbora uma quantidade razoável do legítimo catupiry. Despejei o molho e salpiquei queijo parmesão por cima. Levei ao forno por alguns minutos, só para esquentar um pouquinho, e na hora de servir salpiquei coentro picadinho.

Abaixo a outra abóbora, na minha opinião a melhor. O sabor dela é superior ao da outra. Além de tudo, ela fica mais firme e tem mais "polpa". Foi um sucesso. Todos adoraram!



Para fechar bem a noite de Halloween, servi torta de limão. Eu quis fazer algo rápido e fácil, pois não tive muito tempo para preparar os pratos.

Para a base usei uns 40 biscoitos do tipo amanteigado (no lugar de biscoito maizena) e 100 ml de manteiga sem sal. Triturei os biscoitos e misturei à manteiga derretida até formar uma farofa úmida. Depois, forrei o fundo de uma fôrma e levei ao forno alto por 8 minutos.
Enquanto isso, fiz o creme com uma lata de leite condensado e o suco de três limões pequenos. Bati no liquidificador e despejei sobre a massa pré-assada.

Finalizei com um "creme-suspiro". Bati três claras em neve e depois acrescentei 4 colheres de sopa de açúcar. Joguei por cima do creme e usei uma colher para formar "picos" de neve. Por último, coloquei raspas de limão e levei ao forno só para dar uma douradinha. Uma maravilha!

6 comentários:

Laurinha disse...

Menina, qta coisa booooooa! Qto capricho, hein! Estou me convidado para o próximo jantarzinho, tá!
Beijinhos,

risonha disse...

no próximo halloween pode preparar o seu quarto de hóspedes, porque eu vou aí estar de pedra e cal.

Anônimo disse...

Estou salivando só de ler estas receitas deliciosas!!!
Saudades!!
Bjos,
Kill..

Karla Maria disse...

Camila o batismo do Toy foi tudo de bom.
Amei as dicas, a sua cozinha está bombando.
Beijo

Camila Marinho disse...

Laurinha e Risonha, já estão convidadas para o Halloween do próximo ano!!!!

Kill, não tem segredo nenhum! Super fácil. Você deveria fazer para agradar ao Luiz. Também estou com saudades. Espero que em Angra tenha sido maravilhoso.

Karla, esse batismo entrou para a história... rs..Bjos

Camila Marinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.