O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

3 de setembro de 2007

Caderno de receitas

Ainda não havia comentado aqui, mas todas as minhas receitas são anotadas (ou impressas e coladas) num Caderno de Receitas. Sim, daqueles à moda antiga!!!

Já me falaram sobre sites onde é possível montar o seu próprio "caderno" de receitas, mas confesso que gosto mesmo é de tê-lo em mãos para folhear à vontade e, assim, saborear cada delícia!!!! De novidade para mim já basta o Ctrl+C, Ctrl V e Ctrl+P: copia, cola e imprime!!!!

E além disso, já pensou se toda vez em que eu quiser fazer uma receita eu tiver que ligar o PC???? Definitivamente, é modernidade demais para o meu gosto. E olha que sou jovem héin!!?!!!

Mas é que, para mim, Caderno de Receitas é muito mais do que um simples caderno de anotações!!!! É a cara de uma infância recheada de guloseimas preparadas pela mãe.
E minha mãe tinha (e ainda tem) vários!!! Me lembro que ela vivia pedindo para que eu buscasse esse "tesouro de delícias" no alto do guarda-roupa na hora de preparar algo... Às vezes, eu mesma pegava o caderno e folheava até encontrar uma receita que tivesse vontade de experimentar. E lá ia eu.... correndo, pedir para minha mãe fazer!!!!
Além disso, ela sempre pedia a um dos quatro filhos para copiar alguma receita para ela...

Por isso, hoje não abro mão de ter o meu. Identificado e com um singelo escrito: Receitas!

Compro vários livrinhos e revistas, recorto jornais, fuço a internet e ainda recebo pelo Correio (mais uma raridade) cartas de minha mãe com receitas escritas à mão por ela!!! Tudo vai parar no Caderno de Receitas!!!! Recortado e coladinho, como manda o figurino. Até aquelas receitas retiradas da lata de leite condensado estão lá (coisa mais antiga, não é mesmo?)...

O fato é que eu adoro pegar meu caderno e folhear de vez em quando... Às vezes em busca de uma receitinha, às vezes só para olhar mesmo... que delícia!!!

Eu estava precisando dar uma organizada no meu caderno e fiz isso nesta segunda(03). Peguei livros, receitas soltas, o caderno e coloquei tudo em cima da cama. Enquanto assistia à novela (Paraíso Tropical), fui arrumando tudo. Aproveitei para relembrar algumas receitas deliciosas...Uma delas do tempo de criança. De vez em quando faço para matar a saudade. Anote aí...

DOCE DE LEITE COM AMEINDOIM
Misture bem numa panela funda:
- 1 lata de leite condensado
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite

Leve ao fogo mexendo sempre até desprender do fundo da panela.
Depois, acrescente 1 xícara (chá) de ameindoim torrado e sem pele, misture e retire do fogo. Ainda na panela (mas fora do fogo), bata com a colher de pau até a massa ficar opaca. Despeje no mármore untado, passe o rolo (untado) e deixe a massa na espessura desejada. Depois de frio, corte em quadradinhos!!!

8 comentários:

Bel disse...

Ô, mulher, já vi que cozinhar é pra você mais do que um simples prazer... é quase um orgasmo, né??? hhehehehehe

Eu também tenho um caderno de receitas assim (pasme, mas eu tenho!!!) que uma das minhas tias fez pra mim, há 21 anos, quando casei. E é desse jeitinho: copiado à mão, recortado e colado... e é muito usado, hj não mais por mim, mas pela Vera, minha secretária fantástica!

Bjo!

Camila Marinho disse...

Olha, é muito parecido viu??????
É uma mistura de orgasmo, terapia e diversão....hahaha
Agora, já que vc também tem um caderno, deveria tentar uma receitinha fácil. Quem sabe você não passa a gostar de cozinha?? p.s. Esse seu caderno deve ter cada preciosidade!!!!! hummmmmm

Anônimo disse...

Fala sério!!! É claro q tb tenho um caderno de receitas. Ganhei qd tinha uns 15 anos, e só fui usar agora. Mas lá eu só anoto as receitas q realmente fiz e aprovei. As que estão esperando o teste eu guardo em uma gaveta. Meu pai me deu aquela coleção de livrinhos da Ofélia, q tem muitas receitas ótimas!!
Ahh, entrei no site da sua Confraria e amei. Estou doida pra fazer aquele filé com gorgonzola no pão italiano!!!
Bjos...

Camila Marinho disse...

Kill, não tenho esses livrinhos da Ofélia!!! Devem ser ótimos, cheios de dicas maravilhosas (e gostosas)!!! Qto ao filé, faça pq é tudo de mais perfeito. E fica muito chique receBer amigos e servir o filé naquele pão gostosíssimo!!! Aproveite!

Luana disse...

Que legal, Camila! Aqui em casa também temos cadernos e livros de culinária... nós inclusive digitamos várias receitas e organizamos em pastas, mas não resistimos e imprimimos todas!
Nada como pegar nas mãos os cadernos, colar fotos e escrever à lápis novos truques.
Adorei seu blog.
Luana

Luciana disse...

Nossa sou que nem você amo receitas tenho vários cadernos de receitas,estou sempre fazendo um,pego recortes de jornal,as embalagens de todos os produtos,compro revista,escrevo para todas as marcas e peço receitas manda cada uma pelo correio ex:Sazón,perdigão,sadia,nestlé,ducoco,itambé,knorr,arisco,hellmanns,maizena,prato fino, amafil,tio joão,camil,garoto,nissin,piracanjuba,alimentos wilson,coqueiro,gomes da costa,dona benta,petybon,isabela,marilan,seara adria,guarani,união ai todas que existem alem de elogiar ainda dou dicas para fazerem mais livros durante o ano,pede você vai amar,escrevo sempre algumas marcas mandam de 3 em 3 meses,você já recebeu o novo do sazón é maravilhoso em Julho tem outro e da perdigão já recebi o calendário de receitas e mais um livro essa semana são 4 livros durante o ano.Pra unilever que são as marcas knorr,arisco,maizena,hellmanns etc todo mês peço cópias de receitas que quero por ex:da última vez pedi bolos com maizena.Amo copiar receitas pego dos programas de tv também é demais.

Luciana disse...

Nossa sou que nem você amo receitas tenho vários cadernos de receitas,estou sempre fazendo um,pego recortes de jornal,as embalagens de todos os produtos,compro revista,escrevo para todas as marcas e peço receitas manda cada uma pelo correio ex:Sazón,perdigão,sadia,nestlé,ducoco,itambé,knorr,arisco,hellmanns,maizena,prato fino, amafil,tio joão,camil,garoto,nissin,piracanjuba,alimentos wilson,coqueiro,gomes da costa,dona benta,petybon,isabela,marilan,seara adria,guarani,união ai todas que existem alem de elogiar ainda dou dicas para fazerem mais livros durante o ano,pede você vai amar,escrevo sempre algumas marcas mandam de 3 em 3 meses,você já recebeu o novo do sazón é maravilhoso em Julho tem outro e da perdigão já recebi o calendário de receitas e mais um livro essa semana são 4 livros durante o ano.Pra unilever que são as marcas knorr,arisco,maizena,hellmanns etc todo mês peço cópias de receitas que quero por ex:da última vez pedi bolos com maizena.Amo copiar receitas pego dos programas de tv também é demais.

Anônimo disse...

Sera que você tem receitas das caixas de maizena estou atras dessas receitas se tiver coloca pra gente,poderia colocar a foto de todas as paginas do seu caderno pra gente copiar suas receitas.Também pego todas as receitas de embalagem,escrevo para as marcas,compro revista,pego na internet todo dia e passo pro caderno gosto de olhar o caderno,pego da tv.Tenho muitas gavetas cheias quero sempre mais.