O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

26 de outubro de 2007

Biscoitos de nata com gostinho de infância

É difícil encontrar nata de leite hoje em dia. Não se vendem mais aqueles saquinhos de leite (são pouquíssimos os lugares), e os de caixinha nem de longe dão nata depois de fervidos.

Me lembro que, quando criança, minha mãe costumava juntar a nata para fazer um biscoito que eu simplesmente era A-PAI-XO-NA-DA!

Fazia muito, mas muito, muito tempo que eu não comia. Tive a idéia de fazer os biscoitinhos nesta última semana, quando minha sogra veio passar uns tempos aqui em casa. Ela vende o mais puro leite da vaca e havia trazido o tal leite diretamente dos currais de Arapiraca, Alagoas. A cada vez que fervia o "branquinho", lá estava a nata a despontar.

Pedi que juntasse a nata pra mim e logo liguei para minha mãe. Queria a receita do biscoito de nata.

Acabei fazendo e ficou muito gostoso!!! Porém, coloquei menos açúcar do que a receita pedia, então não ficou tão docinho (com "aquele" gostinho de infância). Mesmo assim, matei a saudade.

Segue a receita (original):
* 1 copo (de requeijão) de nata
* 24 colheres (sopa) de farinha de trigo
* 1 colher (sopa) de fermento royal
* 3 colheres (sopa) manteiga
* 1 ovo grande
* 1 pitada de sal
* 4 colheres (sopa) de açúcar refinado.

Modo de Fazer:
Amassar rapidamente. Se necessário, colocar mais farinha. Abrir com rolo e cortar os pedaços (como quiser). Assar em forno brando e em tabuleiro untado.

OBS: Depois que fiz a receita, minha mãe disse que eu poderia fazer com creme de leite no lugar das natas. Ainda não testei desse jeito, mas com certeza essa outra opção vai passar pela minha cozinha. Afinal, dificilmente terei nata para fazer.

18 comentários:

risonha disse...

é sempre bom recordar os paladares da nossa infância. gostei muito desta receita, ideal para um chá a meio da tarde.

Flor de Sal disse...

É verdade, a receita é maravilhosa! Eu também me lembro quando era pequenina de ir buscar leite a uma senhora que tinha vacas. Hoje em dia sai tudo do pacote! E se experimentarmos fazer os biscoitos com natas (creme de leite, em "brasileiro") ???

Marizé disse...

Já tinha ouvido falar desses biscoitos, de facto parecem-me uma delicia.
Em pequena eu também ia buscar o leite directamente vindo da vaca, parece que hoje já ninguem liga a como realmente as coisas aparecem nas prateleiras do supermercado.
Beijocas

Laurinha disse...

Já fiz biscoitinhos de nata, substituindo a dita por creme de leite - não tinha jeito não tem mais nata...
Mas esta receitinha é ótima, já anotei!
Beijinhos,

Camila Marinho disse...

Risonha, realmente com um "chazinho" (ou mesmo cafezinho) é tudo de bom!!!

Flor de Sal, minha mãe me disse que dá para fazer sim com creme de leite. Como é difícil encontrar a pura nata do leite de vaca (não sei como chama "nata" em Portugal), a solução é usar creme de leite. Eu ainda vou testar...

Marizé, é uma pena né?? O leite puro da vaca é tão gostoso!!! Eu já tomei muito leite assim... dá uma saudade.....

Laurinha, bom saber que já fez com creme de leite. Minha mãe me disse que dá mesmo para fazer. Claro que vou testar né????

Valentina disse...

Havia uma moça que trabalhava na casa da minha mae cozinhando, e fazia uns paezinhos deliciosos de nata. ai que saudades. estes biscoitinhos estão apetitosos.

Rhosanna disse...

..rsrsrs realmente tudo feito com nata é simplesmente, d e l i c i o s o.... parabéns, se alguém tiver mais receitinhas de nata ou coisinhas gostosas da vovó, please, mande-me... rosananleite@gmail.com
bjs no coração e muita luz

Anônimo disse...

OLÁ!!!!!!!!

REALMENTE ESTÁ DIFICIL ACHAR NATA DO PURO LEITE DE VACA, MAS HOJE NOS SUPERMERCADOS ENCONTRAMOS O CREME NATA OU CREME FRESCO PRA FAZER CHANTILLI, ESTE CREME É NATA PURA COMO AS QUE NOSSAS AVÓS JUNTAVA, ADIFERENÇA É QUE ESTA ÉSTÁ PASTEURIZADA.

Anônimo disse...

Camila!! O que vc acha melhor creme de leite fresco ou o de lata mesmo?? parabéns! adoro tudo que nos remeta a infância!!! Abraços

Pink_Blair disse...

Ahh, bom vou testar esse ae, eu ja fiz com creme de leite , ficou bom mas não com o gosto que eu esperava, deixa eu explicar, sou de uma cidade chamada cataguases, interior de minas, passei em uma padaria aqui um dia e comprei biscoitinhos de nata caseiros,levei pra casa e so comi eles mais tarde naquele dia, que festa foi na minha boca,desmanchava com uma mordida, um café com leite e foi perfeito, dois dias depois voltei a padaria e a mulher que os fazia não trabalhava la, vinha sem dia especifico , e os deixava para a padaria revender, volta e meia eu volto a mesma padaria na esperança de encontrar esse biscoito hauhshahuuha, mas a dita cuja dos biscoitos, so apareceu mais umas 2 ou 3 vzs e nunca mais , ¬¬ e eu perdi seus biscoitos nessas vzs!!
Minha saga pela receito desse biscoito continua,minha mãe me disse que eu devia estar inspirada no dia e mt feliz que passei isso pro sabor do biscoito O.o ahuhushua, confesso que no caminho da procura do biscoito, como varias coisas gostosas,enfim desculpa o testamento escrito, hj mesmo faço sua receita!
Um Abraço!

Anônimo disse...

Oi,como moro na Italia aki è facil de comprar leite puro ja estou jontando a nata e tbm matar a saudade dos biscoitinhos brasileiro da minha infancia,faço tua receita.bjs

Denise disse...

Oi amiga!
Consegui a nata com uma vizinha que tem fazenda em Cunha.Fiz a receita,ficou uma delícia.Tomamos um delicioso café da tarde com os biscoitos.
Abraços,Denise

Regiane disse...

Nossa deu agua na boca, lembrei dos biscoitos de nata da minha mae, que tem 6 anos que nao como, moro nos EUA onde e quase que impossivel encontrar nata, eu vi ai sobre substituir com creme de leite, ontem eu fiz com creme de leite, ficou uma delicia, mas nao tem aquele gosto que so com nata tem, quem nao tem cao caca com gato, fazer o que ne?
bjos

inacio lopes da silva disse...

OI CAMILA, amei sua receita, procurava uma receita com nata encontrei a sua estou preparando quando estiver pronta volto a te fala,outra coisa que me chamou atenção foi saber que vc já morou em MACEIÓ hoje se encontra em salvador, um grande abraço do servo do Senhor Jesus, para sua meditação, Is. 14.24, 27.

Vanessa Takano disse...

Ganhei dois litros de leite de vaca e consegui a nata para experimentar os biscoitos.
Ficaram uma maravilha... pena que não deu tempo de esfriar... pensei em chamá-los de biscoitos de nata instantâneos...
Obrigada pela deliciosa receita.
Vanessa Takano

Anônimo disse...

Infelizmente para mim a receita nao funcionou. As 24 colheres de sopa de farinha de trigo nao foram suficientes para dar o ponto de abrir com o rolo. Resultado: essas 24 colheres se transformaram em 35, 40 colheres (?), deixando o biscoito sem acucar e sem sabor... Aprendi agora que receita com "colheres" de farinha nunca mais. A fornada foi toda para o lixo!

Carlos Alberto Castro disse...

Olá, gostaria de saber quanto tempo de forno (temperatura e quantidade de minutos), para poder assar o biscoito. Obrigado.

Unknown disse...

Amei a receita , vou fazer com vc certeza