O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

7 de junho de 2011

Um bolo pra esquentar o coração

Tanto tempo sem falar sobre comidinha e vou logo dando a dica de um "condimento" show! Esse da foto ao lado eu trouxe de BH, do Super Nosso Gourmet. É da Áustria, mas deve ser encontrado em delicatessens e casas de importados, como eu encontrei. 

E posso dizer? É muito bom! Combinação perfeita de açúcar com canela, para aromatizar qualquer sobremesa, bolo ou torta. É o que é melhor: é um moedor!

A última vez que usei foi há uma semana para um perfumado bolo de iogurte. Um deleite para tomar com café quentinho e esquentar o finalzinho de tarde baiano...sim, porque eu adoro o ventinho "frio" que bate na minha janela. Não é exatamente um frio, mas ameniza a saudade do frio gelado de Minas Gerais!

Receita de mamys (para também matar saudade), e que pode ser feita até por quem não entende nada de cozinha. É só bater tudo no liquidificador e levar para assar!

Bolo de Iorgurte

- 4 ovos
- 1 copo de iogurte natural
- 1/2 copo* óleo
- 2 copos* açúcar
- 2 copos* farinha
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
* mesma medida do copo de iogurte

Bata tudo no liquidificador. Unte uma forma e salpique açúcar e canela. Depois, despeje a massa batida e leve ao forno médio.

Se quiser salpique mais um poquinho de açúcar e canela por cima. Antes ou depois de assar. Sirva com doses de amor e carinho e saboreie cada instante de felicidade.


******
E quer outra receita? Também é de bolo, mas essa tem que meter a mão na massa! E não precisa tirar as crianças da cozinha. Essa massa só dá certo se tiver criança junto. Olha Samuel aí, preparando o "bolinho da imaginação"...

A receita eu aprendi no último sábado, quando levei Samuel para uma feira de livros, artes e cultura. Foi na escola dos filhos de uma grande amiga. Uma das salas de aula era direcionada aos pequenos, para trabalhos com as mãos. Imagine massa de modelar na mão de criança? Uma festa, né? E para a minha surpresa, a massa de modelar, super fofinha, era feita de ingredientes caseiros: farinha, óleo, água, sal e anilina (para ter massa de cores diferentes). Segundo a professora, a medida ideal era o olhômetro. 

Mas aí, bem curiosa que sou, procurei na internet a receitinha dessa massa básica. E encontrei! Veja aí...

•4 xícaras de farinha de trigo
•1 xícara de sal
•1 colher de sopa de óleo
•1 xícara e meia de água
•Anilina suficiente para colorir

 Misture tudo com as mãos e vá brincar com seus filhos!
 
******
 
Agora o assunto é manteiga. Sim, porque eu amooo uma manteiguinha. Seja no pão, no arroz quentinho, num molho para acompanhar uma carne ou simplesmente para dar um brilho bonito e um sabor gostoso no risoto!

A minha manteiga preferida é a Aviação! É a mais cara, no entanto a mais saborosa! Sem contar que tem qualidade, o que é mais importante! Mas aí passeando pelo supermercado, acabei encontrando manteiga “Tirolez”. Os queijos são perfeitos, e por isso acredito que a manteiga também seja. Mas não tive coragem de pagar. Um potinho de 200grs estava na faixa de 6 reais, enquanto a deliciosa “Aviação” de 500grs custava 8 reais e uns quebrados.

Não foi dessa vez que levei a Tirolez para casa. Fica para a próxima!

******

E se você é dona de casa (ou dono de casa) como eu, que tal uma dica para economizar?

O que vale mais a pena? Comprar em mercadinho de bairro ou em grandes supermercados? Veja o resultado aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Samuel se achando fazendo bolo. O cabelo dele está comum corte lindo. Ele está um rapazinho. Pena não poder curtir estes momentos maravilhosos da vida dele e de vocês. Muita saudade. Amo vocês. Beijos. Mamys