O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

17 de agosto de 2007

Uai sô!!!! Esse trem é bão demais!!!!


Me senti indiretamente homenageada no programa "Mais Você" de hoje (17). Tudo por causa do pão de queijo mineiro, uai!!!!! Ô trem bão sô!!!

Foram selecionadas 15 mulheres de vários estados (7 delas de Minas) para fazer a receita que consideravam como a do melhor pão de queijo. Foi um verdadeiro festival dessa delícia de Minas. E coloca delícia nisso!!!

Comer um pão de queijo quentinho, que acabou de sair do forno, e ainda por cima acompanhando de um "cafezim" preto... hummmmmmmm.... PERFEITO!!!! na minha opinião, é a melhor coisa para se comer no café da manhã, no lanche, ou até mesmo como petisco, por exemplo, com patê!!!!!

E durante o programa, que recebeu, além das selecionadas, jurados de gastronomia, fiquei sabendo de coisas curiosíssimas a respeito do pão de queijo. A diferença entre o polvilho doce e o polvilho azedo era algo que eu não sabia. Ambos podem ser usados para fazer a massa, mas dão resultados bem diferentes.

"A acidez é uma coisa peculiar do polvilho azedo. Ele provoca uma explosão e deformação no pão. Sem ele, o produto não cresce tanto. Quando se usa só o azedo, o pãozinho fica parecendo um biscoito, mais arredondado, esse é o detalhe.
O polvilho doce entra como neutralizador, faz parte da receita, mas não deixa crescer tanto quanto o azedo.
O pão de queijo feito cem por cento com polvilho azedo tem uma certa liga e não fica totalmente firme. Ele tem alvéolos no meio do pão, fica bem aerado.
Já o que é feito com polvilho doce tem o interior mais escuro que o outro. A coloração mais acentuada é devido ao ingrediente um pouco adocicado."


Outra coisa interessante foi a respeito da origem do pão de queijo. Todo mundo sabe que essa é uma tradição mineira, mas e a origem?

Não há consenso ainda sobre a origem do pão de queijo. De acordo com os estudiosos, desde o século 18, a farinha de trigo que chegava de Portugal imprópria para consumo começou a ser substituída pelo polvilho e o queijo que endurecia, quase com aspecto de velho, começou a ser testado na receita. A mistura deu origem a uma infinidade de gostosuras. Hoje o Brasil tem 700 fábricas de pão de queijo, sete entre dez ficam em Minas Gerais.


O que mais me chamou a atenção foi o fato de que não há o dia do pão de queijo. Existe dia para tanta coisa, mas não para esta maravilha!!!!! Ousadamente, e eu adorei, o programa "definiu" hoje, 17 de agosto, como o Dia nacional do Pão de Queijo. Uma brincadeira, é claro, mas eu amei!!!!

Passei o programa inteiro com água na boca só de ver tanta receita gostosa e, principalmente, ouvir tantos elogios. Fico tão feliz quando ouço alguém dizer que adora pão de queijo!!!! Mas vamos confessar né, é bom demais da conta!!!

Ah, uma outra curiosidade (e essa me encheu ainda mais de orgulho)!!!! Uma das juradas foi uma japonesa que ministra aulas de gastronomia no Japão. E sabe qual a receita mais pedida nas aulas???? PÃO DE QUEIJO, UAI!!!

É ou não maravilhoso?????? E a receita que venceu o festival foi de uma mineira (merecidamente)!!!! Quer conferir todas as 15 receitas que participaram do festival?? Clique aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

Todo dia é dia de Pão de Queijo!
Como vc disse, pode ser no café da manhã, no lanche ou à noite, pra finalizar o dia deliciosamente!!!

PS: Os leitores do blog já repararam q de cada 3 posts, em 1 a Camila fala de comida?? Cuidado, Cacá!!! Tem que correr muito na praia pra não engordar!!!

Bjos..

Anônimo disse...

Acho que a Camila deveria se chamar Magali!!! Mas eu até concorodo com ela. Comer é tudo!
Bjo
Fafá

Bel disse...

Adoooooooooro pão de queijo! De vezx em quando compro uns congelados, aqui, mas nada se compara ao comido em Minas mesmo, feito pela Jú, na casa da Rosane... ai que saudaaaaaade!!!

Tuaempresa disse...

Boas tardes
Deve ser uma maravilha o pao de queijo... nunca comi e não sei se aqui em portugal existe, mas vou procurar... para provar.

Beijocas
Gina maques

Camila Marinho disse...

Gina, acho que encontrar aí pode ser meio difícil. Mas se gosta de cozinhar deveria tentar fazer um dia! É bom demais! Bjos

Anônimo disse...

Eu amo Pão de Queijo bem quentinho. Sou baiana, mas moro em Goiás ha muitos anos e nos ultimos 8 moro em Pirenópolis, tenho um restaurante e faço gastronomia me formo final do ano. www.lebistropirenopolis.com
Querida vou entrar aqui sempre amei. bjs e muito prazer