O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

26 de setembro de 2011

Quando Minas encontra a Bahia

Fim de semana de folga + encontro com amigos = farra gastronômica! Certo?

Certo! E depois de uma prainha, eu fiquei responsável pelo almoço. Como eu nunca tinha feito um prato mineiro para os amigos, decidi que aquele era o momento. Optei por "Galinhada", um prato típico das Minas Gerais que eu sou A-LU-CI-NA-DA!

E logo que eu falei em galinhada, a maioria pensou se tratar de um ensopado de frango. Vamos aos esclarecimentos. Galinhada não é ensopado. É algo muito mais simples, e muito, muito mais gostoso! É arroz cozido com pedaços de frango. Mas não adianta fazer o arroz à parte, cozinhar o frango separado e misturar lé com cré!!! Nã nã ni nã não!!!!

Tem que cozinhar arroz e frango juntos, TOGETHER! Pra dar sabor, ter cor, consistência e textura! Quer aprender? Vamos lá!

Eu gosto de fazer a galinhada com pedaços pequenos de frango. Então acabo optando por um pacote da Sadia de frango à passarinho ou de coxinha da asa. Desta vez misturei os dois! Mas se você quiser comprar frango inteiro e sair cortando tudo em pedaços pequenos...  também pode!!!

Para 20 pessoas usei:

- 3 kg de frango ("a passarinho" ou coxinha da asa)
- temperos como açafrão, coloral, sal, pimenta do reino, hortelã, manjericão, salsa e cebolinha.
- cinco tomates com pele e sementes cortados em cubinhos
- pimenta de cheiro
- duas cebolas grandes cortadas em cubinhos
- um pimentão amarelo, um verde e um vermelho. Todos em cubinhos
- bastante alho socado
- 2 talos de alho poró (só a parte branca) - cortado pequenininho
- caldo de galinha
- azeitona (um vidrinho)
- linguiça fininha (3 pacotes)
- 1 kg de arroz

Temperei o frango na noite anterior com muuuuito alho (uns 10 dentes de alho), sal, pimenta do reino e uma mistura de ervas socada no pilão: salsa, cebolinha, hortelã e manjericão. Ah, bastante azeite também!!!
OBS: Não tirei a pele do frango porque ela ajuda a soltar "gordura" no cozimento. Tirei apenas o excesso (aqueles pedaços com "pelancas" de sobra)!

Já no dia seguinte, preparei a galinhada num panelão. Coloquei azeite e dei uma dourada no frango (apenas para ganhar cor). Em seguida, coloquei o alho poró cortado pequenininho, a cebola, o tomate, os 3 tipos de pimentão, a linguiça cortada em rodelinhas, e a azeitona. Dei uma refogadinha e em seguida coloquei o arroz. Por último, acrescentei água fervida com caldo de galinha. Adicionei coloral, açafrão moído e acertei o sal!

Pronto! Aí foi só deixar secar a água. Não precisa mexer!!! É importante que você saiba que a galinhada não é seca. Ela é mais molhadinha, um pouco "empapadinha" mesmo! Sugiro que você meça o arroz numa vasilha (ou em xícaras) e coloque o dobro de água! Assim não fica empapado demais!

Por quê usar o frango com pele e o tomate com pele e sementes? Porque a pele do frango ajuda a soltar gordura e manter a carne molhadinha, e o tomate solta "água". Tudo isso garante uma galinhada molhadinha e do "jeitin" que mineiro gosta. Ah, a linguiça foi sugestão de uma amiga que eu gostei. A verdadeira galinhada não leva linguiça!!!

E por quê Minas encontra a Bahia? Porque usei pimenta de cheiro durante o cozimento! Só tome cuidado para a pimenta de cheiro não estourar e apimentar de vez sua galinhada. 

Quanto às fotos, só tirei durante o cozimento (na panela) e logo após o cozimento, também na panela. Com bastante salsa e cebolinha por cima. Detalhe: coentro é tempero de baiano!!! Não de mineiro!

Nenhum comentário: