O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de maio de 2007

Flores e um estudo sobre o pão de queijo


Duraram mais de uma semana meus lírios de cor rosa! Adoro flores enfeitando a casa - especialmente lírios - na minha opinião uma das espécies mais lindas!!! Além do mais, lírios exalam um perfume maravilhoso e dão um toque charmoso na decoração da casa. O único problema é que não tem tanta durabilidade. Mas cuidei tão bem desta vez que as flores duraram mais de uma semana. O que eu fiz foi simples: na hora de trocar a água optava por colocar água da geladeira... E aproveitava para cortar os cabinhos. Com um detalhe: eu cortava os cabinhos em diagonal. Essa foi uma dica do florista. Segundo ele, a flor pode "puxar" mais água dessa maneira!
--------


Lembram que eu falei de uma massa de pão de queijo, receita nova, que fiz no domingo??? Pois é, MARAVILHOSA!!!! Minha mãe deu a dica e decidi testar!!!
Gente, receita perfeita!!! Vale a pena fazer e é super fácil. O pão de queijo fica fofinho e com um sabor bem mineiro. Sim, receita mineiríssima!!!!! Nada melhor do pão de queijo mineiro né??? Morando longe de Minas, uma das grandes saudades é o famoso pão de queijo! Muita gente não entende essa paixão. Mas é como acarajé para baiano, cuscuz para alagoano, e por aí vai... Cada Estado tem suas peculiaridades: sua gíria, seu sotaque e principalmente seu tempero. E Minas tem "O TEMPERO", sem desmerecer os outros Estados, é claro!
Falando mais um pouco do PÃO DE QUEIJO, é muito difícil encontrar essa bendita gula por aqui no Nordeste. Poucos lugares vendem, mas nunca são iguais aos nossos. Sem contar o pão de queijo "paraguaio" que costumo encontrar por aí. Muitas vezes chego num estabelecimento e pergunto se tem pão de queijo. Quando ouço aquele sonoro SIM não me empolgo até ver a cara do bendito. É que eles costumam vender um tal pão delícia (tipo um mini-pãozinho feito com farinha de trigo e recheio de uma espécie de patê de queijo) que costumam chamar de pão de queijo. Ai ai ai...Gente, isso é como uma facada pra mim! Pão de queijo é pão de queijo feito com polvilho, ovo, óleo e queijo minas!!! Não tem igual, não tem mais gostoso!!! Aqui no Nordeste o local mais apropriado para encontrar o pão de queijo é no supermercado, congelado e vendido em saquinhos. Mesmo assim eles já perderam a qualidade e começaram a ficar muito industrializados! Além do mais, são muito caros, pelo menos no Nordeste. Um pacotinho custa em média 4, 5 reais. Às vezes tem promoção, mas não é sempre. Por isso decidi fazer uma bondade e publicar aqui a deliciosa receita. E essa leva um outro ingrediente na massa: batata!!!!
Obs: Marcones, que é alagoano, achou estranho eu fazer uma outra receita e ainda por cima com batata. Expliquei a ele que existem milhares de receitas de pão de queijo, com ou sem batata, com ou sem leite, com mais ou menos ovo, escaldado ou não, enfim....são mil maneiras de fazer. Mas o verdadeiro pão de queijo tem que ter polvilho, e não farinha!!!!! E ser feito com queijo minas curado! De preferência o Canastra, tipo de queijo produzido na região centro-oeste de minas.

Vejam o que diz a Wikipédia sobre o queijo canastra:
"É produzido com o leite de vaca, tendo sabor diferenciado, obtido a partir dos pingos de água (soro) que escorrem do queijo ressecado com sal grosso, que são misturados ao leite da produção seguinte. Essa combinação dá sabor, textura e aroma ao queijo canastra. Este tipo de queijo tem origem no século XVIII, sendo produzido apenas nos municípios de Bambuí, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita. A tradição local afirma que o gado da região alimenta-se de um tipo de capim apenas ali existente, o que transmite ao queijo o seu paladar especial.
O Canastra pode ser consumido fresco ou curado, este último com uma consistência mais firme e um sabor mais acentuado"


E vejam ainda o que diz o site www.serracanastra.com.br
"O produto típico mais importante da região é o queijo Canastra, artesanal e feito de leite cru. Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado.
O queijo Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação. Com o passar dos dias, ele adquire uma bela cor dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. É boa companhia para uma cerveja gelada, cachaça ou vinho tinto. Também é consumido fresco, com até 4 dias, quando se mostra branco e parecido – e até confundido – com o tradicional queijo Minas industrializado".


Bom, o fato é que eu ainda não consegui descobrir onde vende queijo canastra aqui em Salvador, por isso fiz o pão de queijo com mussarela e parmesão - uma mistura dos dois - que também fica muito bom!

Segue a RECEITA DE PÃO DE QUEIJO
- 1 Kg de polvilho azedo
- 3 batatas de tamanho médio a grande
- 3 ovos
- 1 1/2 copo de leite (copo tipo requeijão)
- 1 copo de óleo (copo tipo requeijão)
- 1/2 queijo ralado (eu prefiro ralado no ralo grosso.. e pode escolher o queijo)
- sal à gosto

MODO DE FAZER:
Cozinhe as batatas, amasse-as ainda quentes e acrescente o polvilho e o queijo misturando bem. Adicione ovos, óleo e o leite (todos em temperatura ambiente), sempre amassando com as mãos. Prove o sal.
A massa deve ficar homogênea e macia. No início ela gruda um pouquinho, mas misturando bem com as mãos (como se estivesse "sovando") você chega ao ponto. Modele os pães de queijo em forma de bolinha (eles crescem). Se fizer na hora, unte o tabuleiro e pré-aqueça o forno. Asse em forno baixo. Caso queira congelar, basta enrolar as bolinhas, colocar num prato e levar ao congelador. Quando já estiverem duras coloque em um saco plástico.
OBSERVAÇÃO: RENDE BASTANTE!
Eu fiz metade da receita, usando 1/2 kg de polvilho, 1 1/2 batata, 2 ovos, 1 copo de leite (faltando um dedo para completar o copo), 1/2 copo de óleo, sal e o queijo (esse foi no "olhômetro").

No mais é isso. Podem fazer porque a receita é muito boa. Pra acompanhar, assim que sair do forno, um cafezinho preto é perfeito!

9 comentários:

Anônimo disse...

Irmãaaaaa..isso é um verdadeiro tratado sobre o pão de queijo..kkkk
E as flores hein? Chiquetérrimaaasssssssss....
Beijos, Saudades
Vera

Camila Marinho disse...

Irmãaaaa....lembra quando eu fiz pão de queijo pra você em Maceió??? Agora espero fazer para minha sobrinha Maria Clara! Bjos

Anônimo disse...

pão de queijo que se preze NÃO leva batata...sou MINEIRA e sei o que estou falando,mesmo assim adorei seu blog,..

Anônimo disse...

Primeiro que para fazer o verdadeiro Pão de Queijo, tem que ser mineiro. Segundo é que não leva batata. Só porque gostei de você, vou dar uma dica, coloque um poucoi de fubá e depois me conta...

Camila Marinho disse...

Anônimo, também sou mineira e sei que há várias maneiras de se fazer um bom pão de queijo. Não falei que pão de queijo tem que ter batata. Dei apenas uma versão um pouco diferente e muito gostosa! Abs!

Humbertão, acho que serve pra você também né??? De qualquer maneira vou testar sua dica, de usar fubá. Obrigada e um grande abraço!

Anônimo disse...

Oi Camila! Não sou mineira mas adoro pão de queijo. Já tentei fazer mas não estou conseguindo o queijo certo. Qual foi o queijo que usou pra fazer o seu aqui em Salvador?
Meu e-mail é tgcastro16@hotmail.com
Vou aguardar sua resposta :).
Obrigada
Tatiana

Anônimo disse...

Ola Camila,

Aqui a Bea...brasileirisima..morando no Canada, eu fiquei muito feliz de ter encontrado seu "blog"..e correndo atras de "novas receitas de Pao de Queijo"..encontrei a sua..estou assando os meus agora, enquanto eu escrivo pra voce...em 15 minutos te conto como ficaram...infelizmente eu acho que nao tenho todos os ingredientes, por exemplo,aqui no Canada so encontre a farinha de mandioca, eu nem mesmo sei se e azeda ou doce..mas, tanto faz.....Seu blog e LINDO!!....e me sinto muito mais perto do Brasil cada vez que leio os comentarios do pessoal...Um grande abraco..e te conto logo, logo como ficaram o Pao de queijo com batata....Te logo....Bea

Anônimo disse...

Ola Camila,
Aqui a Bea, do Canada..eu AMEEEEEEEIIIIII o seu Pao de Queijo com Batata!!...e perfeito..., my fault, eu deveria ter colocado um pouquinho mais de sal e um pouquinho mais de oleo...mas, Todo mundo adorou!!
Obrigadinho!!...Bea

Camila Marinho disse...

Bea, que coisa maravilhosa!! Fico super feliz que tenha dado certo. Essa receita é uma delícia realmente!!! Da primeira vez eu também me esqueci de colocar sal. É necessário porque a batata não tem sal. Mas, mesmo assim, é uma receita deliciosa!!! Eu sou suspeita pra falar porque amo pão de queijo. E adoro essa receita!!! Bjos e boa sorte!!!