O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

6 de dezembro de 2007

Pão de arroz

Eu nunca tinha ouvido falar em pão de arroz. Até que certo dia desses uma colega de trabalho chegou com a guloseima e me deu um pedaço para provar. Adorei!!! A delícia era feita com sobras de arroz. Bem prático e fácil. Peguei a receita e não perdi tempo em fazer (com algumas modificações), até porque sobras de arroz sempre existem na geladeira.

Um detalhe: a textura é meio bolo, meio pão. Perfeito para comer com uma manteiga ou requeijão...

A RECEITA (já com as modificações)

* 1 copo de arroz (medi naquele copo plástico de requeijão)
* 2 colheres (sopa) açúcar
* meio copo de óleo
* 3 ovos
* 1 copo de leite morno
* queijo parmesão à gosto (coloquei mais ou menos meio copo)
* sal à gosto
* 2 colheres (sopa) rasas de fermento em pó (usei o Fermix, da Dona Benta)

Bater os ingredientes no liquidificador.

Em seguida, despejar a mistura numa vasilha e acrescentar, aos poucos, duas xícaras de farinha de trigo. Misturar e deixar descansar por uma hora (já na própria forma de assar).
Assar em forno médio até corar.

16 comentários:

laila radice disse...

bem pratico né Camila?
e o sabor deve sre neutro, otimo pra se permitir no cafe, no almoço, janta equem sabe ceia...bjos da gulosa!!eeheh

Laurinha disse...

Interessante, também não conhecia...... anotada!
Beijinhos,

Marizé disse...

Que forma original e deliciosa de aproveitar as sobras de arroz.

Gostei muito

Beijocas

Silvia Arruda disse...

Eu tb nunca tinha ouvido falar. Pela foto, deve ter ficado bem macio né? Legal!

Lua Limaverde disse...

Camila, o pão parece ótimo, fiquei com vontade de fazer. Agora fiquei com uma dúvida: você colocou fermento em pó (que é o químico), mas "fermix" é fermento biológico. Qual o certo para usar nesta receita?

Nani disse...

Perai Camila, você está me dizendo que este pão é feito com sobras de arroz, que essa medida é a sobra do arroz? Eu não acredito? Que ótima maneira de usar as sobras.
Beijos

risonha disse...

é pena que não possa roubar um pouco da fatia... mas estou de olho no monitor a babar...

Gourmandisebrasil disse...

Este é o tipo de receita bem vinda em qqr cozinha!
bjo,
Nina.

Camila Marinho disse...

Laila, é surpreendente de tão bom!!! Bjos

Laurinha e Marizé, muito prático e fácil... Vale a pena experimentar! Bjos

Sílvia, ficou bem fofinho e macio. Gostosíssimo!

Luna, na minha santa ignorância eu não sabia das diferenças entre fermentos. A receita pedia fermento em pó... Mas usei o Fermento Biológico Seco Instantâneo Fermix, da Dona Benta. Não é a mesma coisa???

Nani, exatamente isso mesmo!!! Sobras de arroz. Mais prático impossível!

Risonha, de repente ainda dá para mandar pelo correio. Lol....Bjos

Nina, concordo com você!! Bjos

Lua Limaverde disse...

Camila, não é a mesma coisa não, o fermento em pó é o químico, usado mais para bolos, o fermento seco granulado é biológico, usado para pães. Fiquei em dúvida porque com o químico geralmente não há descanso, mas com o biológico, sim. Bom, mas o que importa é o que o pão ficou apetitoso! Bj!

Camila Marinho disse...

Luna, obrigada pelas dicas. Ah, o fermento que usei é granulado. Vivendo e aprendendo né? Valeu. Bjos

Anônimo disse...

achei interessante a minha tia ta morando comogo

roberta disse...

querida camila fiz o pao e amei só que no meu coloquei recheio.fikou maraaaaa

roberta disse...

ah outra coisa a foma é untada e povilhada?bjnhos

Camila Marinho disse...

Oi Roberta! Que idéia legal o recheio! Amei! Tem muito tempo que não faço. Vou experimentar colocando um recheio gostoso! Ah, não untei (pq a massa já leva óleo) e nem polvilhei farinha! Bjs

Renata disse...

e eu que compro uma fatia por 2,50 aqui no trabalho...vou já fazer..rs.... aqui tem com ou sem recheio, mas prefiro sem recheio!!!!!

Valeu pela receitinha!