O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

28 de setembro de 2007

Coisas da Bahia (e outras mais)

Morando na Bahia há pouco mais de dois anos, a cada dia entendo e conheço um pouco mais sobre o estado. Mas uma coisa aprendi cedo: tudo é motivo de festa por aqui. É um lugar onde até o sagrado vira profano (isso explica a alegria dos baianos).

Ontem (27) foi dia de São Cosme e São Damião, os santos gêmeos, data festejada na Igreja Católica. Na Bahia, esse dia é muito mais do que uma simples data. É dia de folia, comilança, oferendas e agradecimento também nos terreiros de candomblé para os "Ibejis", ou orixás-crianças. Isso tudo faz parte do sincretismo religioso, que na Bahia é a mistura do catolicismo com o candomblé.

Como manda a tradição, no dia 27 há distribuição de balas e bombons para crianças e, principalmente, o Caruru, prato típico.


O QUE É O CARURU? O caruru é uma herança dos africanos, trazido para o Brasil pelos escravos. O ingrediente principal é o quiabo, mas leva também cebola, camarão seco, azeite de dendê, castanha de caju torrada e moída e amendoim torrado sem casca e moído.
((((na foto ao lado, cesto de quiabos na Feira de São Joaquim, em Salvador))))

Este é o prato do dia nas casas baianas, porque, segundo os adeptos do candomblé, agrada aos orixás-crianças.
Normalmente, é servido acompanhado de acarajé, abará, vatapá, feijão de azeite, banana da terra frita, arroz branco, xinxim de galinha (frango com camarão seco), feijão preto, milho, farofa de dendê, pipoca, roletes de cana, pedaços de coco seco e rapadura.

CURIOSIDADE: É costume dos aniversariantes de setembro servir caruru
para os convidados na festa. A primeira vez que fui a um "Caruru" foi logo quando cheguei aqui. Era um chá de bebê (imagine só!!). Quando olhei para a mesa repleta dessas iguarias, achei que fosse só para oferendas, e não para comer. Só depois que vi as pessoas se servindo é que fui atrás. Achei exótico (e ainda acho) e gostei dessa mistura (apesar de não ser fã da iguaria).

Nunca preparei, mas se alguém quiser arriscar... aí está a receita (by Dadá, a cozinheira mais famosa da Bahia)

CARURU

Ingredientes: 100 quiabos; 1 xícara de castanha de caju; 100grs de amendoim torrado e moído sem casca; 2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos; 2 cebolas grandes; 2 xícaras de azeite de dendê; 3 limões, 2 colheres (sopa) de sal; 4 xícaras de água quente; pimenta; gengibre; alho.

Modo de fazer: Lave e corte os quiabos em rodelinhas bem finas. Ponha na água com limão para cortar a baba. Coloque os camarões, a cebola, o alho, o sal, a castanha e o amendoim no azeite de dendê. Adicione alguns camarões secos inteiros e grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso. Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.

**********

BATENDO PALMAS

Se tem uma coisa que adoro fazer é bater uma palma de repente, de uma hora pra outra!!! Principalmente quando estou empolgada!!! É como se "aquela" batida me fizesse despertar, ganhar ânimo e energia. Acho um barato, uma delícia, soltar uma palma e, de repente, me sentir melhor.

Sábado passado, durante minha aula de teatro, minha professora pediu que fizéssemos uma sessão de palmas para melhorar a energia do ambiente. Segundo ela, isso faz parte de uma filosofia (acredita-se que seja chinesa).

Sobre isso não posso afirmar. Mas eu realmente acho que é uma ótima maneira de melhorar o astral. Pesquisando na internet, achei o seguinte sobre palmas e aplausos:

"Origem do Aplauso
O acto de bater palmas das mãos em sinal de aprovação, tem origem desconhecida, mas existe há pelo menos 3.000 anos. Nessa época, o gesto era essencialmente religioso, popularizado em rituais pagãos de diversos povos como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses, geralmente nos teatros. No teatro clássico grego, tornou-se, então, a forma pela qual os artistas pediam à plateia que invocasse os espíritos protectores das artes.

O costume chegou ao Império Romano, onde passou a ser comum nos discursos políticos. O Imperador Nero, preocupado com a repercussão de suas aparições públicas, carregava uma claque com mais de 5 mil soldados e cavaleiros só para o aplaudirem! Dali, o costume espalhou-se para o resto do mundo e nos séculos XVIII e XIX, quase todos os teatros de Paris contratavam pessoas que tinham uma única função na plateia e essa função era simplesmente: APLAUDIR."


ENTÃO, QUE TAL BATER UMA PALMA? OU VÁRIAS PALMAS????

**********

O assunto de hoje é o final da novela "Paraíso Tropical"!!! Por onde quer se ande, não se fala em outra coisa. Quem matou Taís??? Dentro da padaria, no trabalho, nas ruas.... Todo mundo quer a resposta para a pergunta.
Estou louca para saber e hoje não perco a novela de jeito nenhum!!! O meu programa de hoje é insubstituível: Paraíso Tropical!!
Sabe que o fim da novela está até me inspirando a fazer um pratinho "tropical"???
Se fizer, depois posto a receita aqui!

P.S 1: Meu palpite continua o mesmo! Olavo Novaes!!!!
P.S 2: O site oficial da novela começou a riscar da lista alguns suspeitos da morte de Taís. Já foram eliminados Cláudio, Bebel e Jáder.
Para acompanhar clique aqui.

5 comentários:

Agdah disse...

É por isso que se chama "Terra da Felicidade". Tudo é festa. Mas quer dizer que você nunca arriscou fazer um caruruzinho, nem na Semana Santa?

Carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...

É bom festejar a vida =) Nunca provei quiabos, tenho de experimentar.

Fico a aguardar a notícia:quem matou Taís?! eheh

Quando puder vá ao meu blog, tenho lá uma "prendinha" para si!
http://carlapinheiro.blogspot.com/2007/09/5-estrelas.html#links

Bjs, bom fim de semana!

Allan Robert P. J. disse...

Morei em Salvador muitos anos. Desde cedo aprendi a comer antes de sair para qualquer convite no mês de setembro. Detesto Caruru!

Camila Marinho disse...

Agdah, nunca me arrisquei porque não sou muito fã (nem meu marido)... mas tenho até vontade de fazer... um dia!!!

Carla, quiabo é "ame ou odeie"! Tem gente que ama e gente que odeia. Uma coisa é certa: é preciso provar!

Allan, você era esperto então né?? Já ia prevenido para não passar fome!!!