O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

17 de março de 2008

Comemoração de aniversário e páscoa antecipada

No sábado (15) fiz uma pequena comemoração pelo aniversário do Marcones, que tinha sido sexta-feira (14 de março).

Aproveitei a proximidade com a semana santa e resolvi unir o útil ao agradável: aniversário + troca de ovos. A idéia surgiu numa reunião de amigos. E todos aprovaram!!!

A festa foi na casa de um casal de amigos, mas eu cuidei do cardápio. Passei o sábado na cozinha, mas sobrevivi...

De entradinha, algo que é `3s´: Simples, Sucesso e Saboroso. Aliás, saborosíssimo: catupiry ao alho frito. É esse aí, da foto ao lado. Você pode fazer com qualquer queijo, mas catupiry é catupiry!!!

COMO FAZER: Numa panela, coloque azeite em quantidade suficiente que depois dê para jogar por cima do queijo e escorrer pelas bordas. É neste azeite que você vai fritar alho bem picadinho com um pouquinho de sal. Tem que ter cuidado na hora de fritar o alho porque mesmo depois de desligar o fogo ele continua fritando (por causa da temperatura do azeite). Se quiser colocar ervinhas ou pimenta, fique à vontade. Eu gosto mesmo é do alho puro. Fritou??? Pronto! Agora é só colocar por cima do queijo e levar à mesa com torradinhas.

Outra entradinha, parecidíssima, foi catupiry com geléia de pimentão vermelho. Só que a geléia eu comprei pronta. No caso da geléia, fica a gosto do `cliente´. Outro dia, numa festa de casamento, eu comi com geléia de damasco e maracujá. Também serve com torradinhas!

Além disso, tinha umas castanhas e amendoins na mesa. Já o prato principal não poderia ser outro, a não ser o bom e velho BACALHAU!!!! Afinal, além do aniversário tinha a comemoração antecipada da páscoa!!!! É este aí da foto abaixo.



Sei que há muitas maneiras de preparar, mas faço do jeito que aprendi com minha querida mãe.

Modo de fazer:
Primeiramente você deve se preocupar com bacalhau. Na véspera da festa, de manhã cedo, coloquei o bacalhau do jeitinho que comprei em vasilhas com água na geladeira. Troquei a água 3 vezes durante o dia. E sempre que trocava a água aproveitava para `lavar´ o bacalhau. Já no sábado, dia da festa, tirei o bacalhau da água e dei uma leve fervida nele. Experimentei para ver se ainda estava salgado e se precisaria de mais uma fervida, mas estava ótimo!

Então vem a única parte um pouquinho trabalhosa (Êê preguiça): limpar o bacalhau! Fui tirando peles e espinhos e `quebrando´ o bacalhau em pedaços. Atenção!!! Não é desfiar! São pedaços relativamente grandes para ficar bonito e mais saboroso!!!!

Enquanto isso, a batata já estava cozinhando no fogo com um `tiquinho´ de sal (isso se você achar necessário. Tudo depende de como ficou o bacalhau. Às vezes nem precisa cozinhar a batata com sal!). E a cebola eu já tinha `desfiado´, ou seja, estava em tiras numa bacia com água. Essa técnica aprendi com mamys! Serve para tirar o gosto forte da cebola. Você deixa de molho em água fria e troca a água umas duas vezes (coisa rápida mesmo). Ah, também já tinha cortado o pimentão em tiras e o tomate em rodelas!

Ok, ingredientes na mão e começa a montagem.
No fundo de uma assadeira eu coloquei azeite. Depois, fiz camadas com batata, bacalhau, tomate, pimentão (não precisa ser muito!), cebola e cheiro verde (salsa e cebolinha). Terminou a primeira camada??? Segue para a segunda (normalmente dão duas camadas numa assadeira). Por cima, coloquei azeitonas pretas e ovos cozidos cortados em rodelas.... Pra finalizar, tem que regar com bastante azeite!!! Sem miséria mesmo. E cheiro verde.

Aí é só colocar no forno e deixar o azeite borbulhar... Com um arrozinho branco como acompanhamento não precisa de mais nada!!!!

Sucesso total!!!!

No final, um parabéns pra você com um bolo prestígio, que preparei rapidamente durante a manhã de sábado.
Obs: Detalhe para a vela, que eu esqueci de comprar, e para a decoração, que ficou simples mesmo (tudo preparado no dia dá nisso!)




MODO DE FAZER:

INGREDIENTES PARA A MASSA:
- 2 xícaras (chá) de açúcar - (*usei meia xícara)
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - (*usei um pouco menos)
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
- 1 ½ xícara (chá) de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 2 xícaras (chá) de coco fresco processado - (*usei daqueles saquinhos vendidos em supermercado)

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
*** Na verdade usei uma caixinha de creme de leite e um tablete de 170 grs de chocolate (usei metade meio-amargo e metade ao leite).
Salpiquei por cima chocolate em pó.

Massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo e branco (ele não fica branquinho, branquinho). Continue batendo e acrescente aos poucos a farinha, o chocolate, o óleo e, por último, o fermento. Despejar em uma forma untada e enfarinhada, de lateral removível. Assar em forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 20 minutos.

Recheio: Em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e o coco fresco. Leve ao fogo e mexa sempre até obter uma massa firme.

Cobertura: Derreter o chocolate e acrescentar o creme de leite. Misturar bem e cobrir o bolo.

Montagem: corte o pão-de-ló em três. Em uma forma, coloque a primeira fatia da massa e espalhe um pouco de recheio. Repita a operação com a segunda e a terceira camadas. Finalize com a cobertura.

Depois de muita comilança, hora do coelho secreto e a troca de ovos.


******

Todos sabem do meu medo de espíritos/assombrações, mas acho que poucos sabem que adoro filmes de terror!!! Não me perguntem a razão, talvez um psicanalista possa explicar melhor.

Desde criancinha sempre gostei de ver filmes de terror/suspense. Mesmo sabendo que bate o medo depois... Freud explica!

Ontem, a contragosto do marido (que não gosta deste tipo de filme), fui ao cinema assistir ao filme `O OLHO DO MAL´, com Jéssica Alba.

A todo momento o marido dizia: `Isso não faz bem para o bebê. Você se esqueceu de que tem que colocar música calma pra ele? Samuel não está gostando deste filme... Essas coisas não fazem bem pra ele...´

No fim das contas, até concordei com ele. Levei alguns bons sustos e a cada um deles eu colocava a mão na barriga (com a cara de reprovação do marido). Prometi não mais assistir a filmes de terror durante a gravidez.

E para me redimir com Samuel, que ainda devia estar assustado, li para ele historinhas infantis. Os livros eu havia comprado no sábado, justamente para ler durante a gestação. Acho que estou perdoada...

******


Linda a garrafa, não é mesmo???? Eu também achei. Tanto que comprei! Mas, mal usei e já fiquei insatisfeita. Ela vaza café na base. São poucos pingos, mas imagine usar uma garrafa e ela pingar toda vez que você virar para despejar o líquido na xícara????

Já mandei e-mail e reclamei no site da empresa. Tentei ligar, mas ainda não consegui. Espero resolver o problema!!!

8 comentários:

Carla disse...

Olá Camila,

que linda festa recheada de alegria e boa comida (adorei as receitas). Dê os parabéns ao seu marido!

Quando ao filme de terror... esse eu passo! Não gosto mesmo nada mas acho que o seu bebé não se importou. Compensou-o bem com as histórias infantis! =)

bjs e boa Páscoa!

Laurinha disse...

entradinhas, bacalhau, bolo, 'coelho secreto', muuuuuuuitas atividades, gostei!!
De garrafa térmica, já desisti faz tempo!
Beijinhos,

Nanda disse...

Hummmm este post está cheião de coisas gostosas!!! No aniversário do meu marido também fiz um bolo como este (mais uma coincidência,rsrs).
Que Deus te abençoe e cuidado com os filmes.
Beijos

Anônimo disse...

Ei Cá! Que bom q vc gostou do tenisinho, achei lindooooo e talvez diferente de ganhar tanto roupa né?! Espero q o papito Marcones tbm tenha gostado! E por falar nele,manda um abração e fala com ele q mandei um super parabéns atrazado com votos de q Deus continue sempre o abençoando! Hj to passando pra te contar q o neném da Erika é meninaa, e vai chamar Lais! nossa, to nas nuvensss! não sei onde colocar tanta corujisse! hahahah! Saudades amiga! bjãoooooo! Bel/BH

Silvia Arruda disse...

Adorei o menu no niver do maridão!
E fiquei apaixonada por essa garrafinha térmica!! :)

Silvia Arruda disse...

Adorei o menu no niver do maridão!
E fiquei apaixonada por essa garrafinha térmica!! :)

Cláudia disse...

Oiii, Camila, quanto tempo? E o Samuelzinho vai bem, pelo jeito sim, ultrasom, histórinhas, tadinho dele no cinema! (brincadeirinha). Parabéns para o seu marido e bela confraternização!

bjs

Geórgia disse...

Quanta coida gostosa, mas o que me chamou atenção mesmo foi o queijo com molho de alho, divino! Bjs.