O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

26 de novembro de 2007

Pão de queijo para começar bem o dia

Minha paixão por pão de queijo não é nenhuma novidade! E outro dia estava louca por um pão de queijo para comer quentinho com café. O problema é que eu tinha poucos ingredientes em casa, então precisava de uma receita fácil e econômica. Aí adaptei uma receita da minha querida Tia Jú, super simples de fazer! Não é que o "trem ficou bão demais da conta"???

A receita original era esta:
Para cada copo de polvilho azedo, 1 ovo e 1 copo de queijo mineiro ralado. Colocar sal e acrescentar leite até o ponto de fazer as bolinhas.

As adaptações...
Bom, primeiramente não tinha em casa o maravilhoso queijo mineiro. Fui de parmesão.
Quanto ao restante dos ingredientes, misturei um pouquinho de leite (mais ou menos 4 dedos) com óleo (também uns 4 dedos) e fervi a mistura. Aí escaldei o polvilho, coloquei os ovos e o queijo. Depois acrescentei mais um pouco de leite e mais um pouco de polvilho.

Bom, a mistura não deu o ponto exato para enrolar, mas fui colocando colheradas num tabuleiro untado. Aí foi só assar e saborear.

OBS 1: Coloquei o restante da massa na geladeira e no outro dia deu para enrolar e fazer as bolinhas.
OBS 2: Confesso que fiquei receosa em adaptar a receita, e só me acalmei quando coloquei o primeiro pãozinho na boca. Deu tudo certo.

O resultado foi esse aí, da foto abaixo (gosto dele assim, mais moreninho)

23 comentários:

Silvia Arruda disse...

Eu adoro pão de queijo tb e olha que nem sou mineira!! hehehe
Mas nunca fiz em casa, acredita? Sempre "apelo" aos industrializados e congelados!! hehe

Paula Amanda disse...

Também AMO pão de queijo! Os seus estão lindos!!!! Vou copiar a receita!
Abraços e boa semana!
Paula Amanda

Marizé disse...

A receita da tia Ju é o máximo, mas os seus pãezinhos mesmo "adaptados" estão lindos!

Beijocas

Laurinha disse...

é sempre melhor dar um gelo neles, antes de enrolar...
Ficaram com uma carinha boa...
Beijinhos,

Flor de Sal disse...

E essa Tia Ju não tem mais umas receitinhas para partilhar!!!????
Maravilha!

Lua Limaverde disse...

Adoro pão de queijo! E depois que fiz do zero pela primeira vez nunca mais quero dos congelados! :)

Camila Marinho disse...

Sílvia, pão de queijo feito em casa tem outro sabor. Nem se compara aos congelados... Tente, um dia, fazer! Bjos

Paula e Marizé, obrigada. Bjinhos

Laurinha, você tem toda razão. Bjos

Flôr de Sal, adoro as receitinhas que ela me passa. Quando tiver mais publico aqui. Bjos

Luna, concordo com você! Pão de queijo feito em casa é PER-FEI-TO!!! Bjos

Cláudia disse...

Também adoro pão de queijo, mas o último que eu fiz, não consegui fazer bolinhas, ficou uma massa grudenta que até tirou a ponta do meu esmalte, justo aquele dia estava de francesinha. Mas acho que não mexi bem a massa, porque depois de um tempo deu para enrolar. Você tem algum segredo?

obs.: Não pense que eu sou perua, porque não sou!

bjs

Anônimo disse...

CAMILA,

Agora chega de fazer receitinhas para agradar marido.
Vou mandar uma bem simples para marido fazer e agradar esposinha quando ela estiver vendo o "pãozão GIBA", que não e de queijo e sim de carne e osso(e que carne!..)
Salsichas (ideal é aquela mini, mas o preço é máximo, não dá.
se for a mini, enrolar cada uma em uma fatia de bacon, espetar com palito e levar para assar. Servir quente.
Se for da grande, parta-as na metade e faça a mesma coisa.
O cheiro é perturbador e o paladar nem se fala. DÊ um guardanapo para a pessoa quando for se servir, por causa de gordura.
è uma delícia.

Anônimo disse...

outra receitinha para agradar esposinha:

fatias de pão-de-forma, sem as cascas e partidas ao meio.
Passar em todas elas um pouco de manteiga, depois requeijão, colocar um pedacinho de bacon e levar para assar.
Essa é para acordar esposa depois que ela acordar do desmaio ao ver o Brad Pitt na tevê!..

Anônimo disse...

depois mando mais receita para maridinho fazer esposinha ficar eternamente apaixonada!..

Unknown disse...

Pão de queijo tira-me do sério! E o seu tá lindo e de chorar por mais! :)
Bjs

Anônimo disse...

cláudia

acrescente um pouco mais de polvilho e unte as mãos para facilitar o enrolar dos pães de queijo

Camila Marinho disse...

Cláudia, estragar a unha na cozinha é tudo o que há de pior!!!! Mas a dica é essa mesmo do anônimo (Tia Ju): colocar mais um pouco de polvilho e untar as mãos. Outra coisa: não estou pensando que você é perua não!!! Eu também detesto estragar as unhas na cozinha. Especialmente francezinha, que amo de paixão!!!!

Anônimo (Tia Ju), Marcones mandou agradecer pelas receitinhas. O resto ele diz que dá conta. Segundo ele, quem são Brad Pitt e Giba perto dele???? risos...

Joana, nem me fale, amo pão de queijo!!!! Amoooooo demais da conta! Bjos

Nani disse...

Preciso falar alguma coisa sobre pão de queijo, rsrsrs
O seu tá lindo! Beijos

Anônimo disse...

Camila,
a receitinha para maridinho fazer esposa ficar completamente apaixonada:
Fatias de pão-de-forma cortadas ao meio e sem as cascas.
Passar todas elas no leite condensado e depois no coco ralado
(aí pela Bahia é fácil achar. Fica melhor se for do coco natural mesmo e não esses de pacote)
Usar um garfo para ajudar no preparo(mão melada é o fim!..)
colocar uma camada e ao ir colocando as fatias na 2 camada entre uma fatia e outra da camada de baixo.
Levar ao forno para dourar.
Servir quente. É uma delícia

Romy Almeida disse...

adoro pão de queijo... quando provei a 1ª vez nem queria acreditar que o pãozinho que tanto ouvia falar nas novelas estava sendo degustado por mim...eheh

agora faço sempre que tenho oportunidade pois é dos meus preferidos ;-)

bjokas

Camila Marinho disse...

Nani, você conhece tão bem quanto eu!!!!

Anônimo (Tia Ju), gostei dessa receitinha. É fácil e gostosa. Bjos

Romy, é tudo de bom, não é mesmo?? Também amooooo pão de queijo. Quem prova não esquece jamais! Bjos

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Taí o lanche que seja vc mineiro ou não se apaixona. Adoooro pão-de-queijo e esse sua receita está maravilhosa. bjos

Lílian disse...

Sua foto tá uma gostosura!!!

Magui disse...

Delícia. Deu água na boca.
Desculpe usar o meu blogspot mas não vejo outra saída.
http://somagui.zip.net

Natural Naturalmente disse...

Querida, pão de queijo é para começar bem o dia, a tarde, a noite e se possivel a madrugada. Amei.
beijinhos
Natural Naturalmente - Márcia
www.medicinasnaturais.blogspot.com

Camila Marinho disse...

Rosa, é verdade. É difícil encontrar alguém que não goste de pão de queijo. É uma gostosura nacional. Bjos

Lílian, quer um pedacinho? Bjos

Magui, obrigada. Não tem problema usar seu blogspot. Relaxe. Bjos

Márcia, concordo com vc!!! Bjos