O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

9 de junho de 2008

Arroz com açafrão e tomate seco

Dia desses, numa reuniãozinha na casa de amigos, não faltou boa comida. Alguns ficaram encarregados dos pratos, e eu fui uma delas. Fiz o acompanhamento e a sobremesa.
Um dos petiscos servidos na entrada já vinha pronto: polvo seco e prensado. Uma espécie de salgadinho gigante, para ir tirando pedaços.... Trazido diretamente do Japão, onde a "iguaria"é bastante apreciada.
O salgadinho fez "taaaanto"sucesso que sobrou aos montes. O polvo mal foi despedaçado.

Mas pulando para o prato que eu fiz, o acompanhamento foi um arroz com açafrão e tomate seco. Uma maravilha que aprendi há alguns anos em um curso de culinária. Além de gostoso, fica super bonito. Vejam na foto abaixo.

Segue a receita:

* Arroz (uma xícara de café por pessoa)

* 1 colher de sopa de açafrão

* Alho e sal à gosto

* 250 grs de champgion

* 1 lata de ervilha ******NÃO USEI

* 2 colheres de sopa de óleo

* 2 colheres de sopa de salsinha

* 1 xícara de chá de tomate seco

* 1 xícara de chá de vinho branco seco

MODO DE FAZER:

Refogar o arroz no óleo colocando o sal com alho. Quando estiver fritinho, coloque o açafrão, misture bem e acrescente o vinho. Quando o álcool evaporar, junte a água, o champgion cortado em quatro (ou fatiado), o tomate seco em tiras, a salsinha picadinha e as ervilhas (que eu não usei). Deixe o arroz cozinhar. Pronto. Bastar transferir para uma travessa ou servir na própria panela (a minha foi numa wok). Decore como quiser e regue com um fio de azeite!

A carne servida no jantar foi feita por um casal de amigos, Renata e Marcelo. Maravilhosa, por sinal. Um filé mignon enrolado em uma fina folha de massa folhada. O grande detalhe é que entre a massa folhada e a carne existia uma camada de pasta feita com frango, espinafre, ricota, ovo e outras especiarias. Coisa de cinema!!!!

Já a sobremesa, que eu também fiz, foi um petit gâteau, cuja receita já postei aqui. Para acompanhar, Marcelo fez um sorvete da mais pura fava da bauninha com pedacinhos de chocolate. Delícia total. Só faltou a foto...

6 comentários:

Laurinha disse...

Um arroz delicioso!!!!! Eu quero!
Beijinhos,

Luciana Macêdo disse...

Encontrocom amigos e boa comida...perfeito. O arroz parece muito saboroso com este contraste de cores, e a carne é uma ótima dica.
Bjs!

carmencita disse...

Nossa deve ter sido um sucesso!Esse arroz tem tudo pra ser delicioso, além do visual huuuum!!!

Silvia Arruda disse...

É o típico prato que adoro! Anotei a receita e depois te conto qdo eu fizer! :)

Lua Limaverde disse...

Não sou fã de arroz, mas adoro idéias para arroz porque tenho que fazer pros outros, rs. Sempre faço com açafrão, mas esse toque do tomate seco nunca tinha pensado! Será na próxima! :)

Camila Marinho disse...

Laurinha, fica realmente muito diferente e um sabor marcante. bjos

Luciana, tem coisa melhor??? O contraste de cores do arroz realmente é bárbaro... E a carne perfeita. bjos

Carmencita, realmente foi sucesso. Tente fazer qualquer dia desses. bjos

Silvinha, me conte mesmo se fizer. bjos

Luna, o toque do tomate e do champgion fazem a diferença!!! Pode fazer que é garantido. bjos