O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

19 de outubro de 2007

Palha italiana

Há muito tempo eu não fazia "palha italiana". Houve uma época em Belo Horizonte que esse doce era uma febre. Todo mundo fazia.... Aqui no nordeste eu nunca vi, e quando comento com as pessoas ninguém sabe que doce é esse.

Decidi fazer esta semana, já que meu sobrinho está passando uns dias aqui em casa. Eu iria fazer brigadeiro, mas me lembrei da "palha italiana". Tão simples e gostoso, e o melhor: sem segredos. Nada mais é do que um brigadeiro com biscoito maizena (ou Maria) quebradinho. Ao postar essa receita aqui, procurei na internet a origem do doce e a razão do nome, mas não encontrei.

PALHA ITALIANA
- 1 Lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- biscoito maizena (ou Maria) quebradinho (não é triturado! É quebrado com as mãos, em pedaços pequenos).
obs: Coloquei uns 10 biscoitos.

Modo de fazer:
Faça o brigadeiro e no fim coloque o biscoito. Unte uma assadeira e coloque a "palha". Depois, é só cortar em quadradinhos e passar no açúcar!


OBS: Desta vez eu fiz bolinha por causa do sobrinho (que queria brincar de enrolar). E dei três tipos de "acabamento": no açúcar de confeiteiro, em castanha de caju triturada e em bolinhas de arroz cobertas de chocolate (como na foto acima). Adoramos o resultado (e principalmente o sabor)!!!


13 comentários:

Marizé disse...

Que delicia de goluseima.
È parecido com o salame de chocolate aqui em Portugal, que se enrola em papel manteiga ou aluminio como uma torta (rocambole), vai ao frigorifico e corta-se em fatias.
Beijocas

Márcia disse...

Eita que farra boa, hein, Camila?
Eu sempre ouço falar nessa palha, e no tal salame q a Marizé falou aí em cima, mas nunca me arrisquei a fazer...
Acho q vou esperar a afilhada vir aqui em casa, para fazer com ela!
Bjos e um ótimo fim de semana!

Nani disse...

Eu me lembro da época da "febre" deste doce aqui em BH, eu estudava no 2º grau e a moda era vender e comprar palha italiana na escola, elas eram vendidas em quadrados envolvidas em filme plástico.
Eu que nunca gostei de chocolate acabei experimetando o doce!

Lídia Lopes disse...

Vim retribuir a sua simpática visita e adorei conhecer o seu blogue. Estes bolinhos devem ser mesmo uma delícia e a apresentação ficou maravilhosa.

Flor de Sal disse...

Ai ke sobrinho sortudo! Como eu queria ser sua sobrinha!!!!

laila radice disse...

que lindinho seu sobrinho!!! e a palha maravilhosa!!! bjos

Camila Marinho disse...

Marizé, esse salame de chocolate deve ser uma delícia.

Márcia, vale a pena fazer. É muito bom!

Nani, vivi essa febre também. E era exatamente assim: uma moda danada vender em quadradinhos e num filme plástico.

Lídia, que bom que veio por aqui. O doce não tem como errar (nem se arrepender)!

Flor de sal, foi uma festa mesmo!!!! Bom demais!

Lailinha, obrigada! Bjos

Laurinha disse...

Adorei o quebrado e não triturado, é isso mesmo! Prefiro com açúcar de confeieiro...
Beijinhos,

Anônimo disse...

que lindo seu sobrinho. quando vamos enturmá-lo com os "meus"? vamos marcar uma farra gastronômica infantil. que tal?
bjs

Camila Marinho disse...

Laurinha, eu também acho mais gostoso com açúcar de confeiteiro.

Rê, essa é uma ótima idéia... Qualquer farra gastronômica é uma boa idéia. Este fim de semana levei o Artur a tantos lugares que mal paramos em casa! bjos

Anônimo disse...

EU AAAAAMOOOO PALHA ITALIANA!!!!
Bjos...

Marcos e Raiane disse...

o nome "Palha" italiana é uma forma "aportuguesada" de "PALLA"(fala-se padja) do italiano, que significa bola, esfera...

ESPERAMOS TER RESPONDIDO À DÚVIDA DA AUTORA.
Bjos.

Unknown disse...

uma delicía mesmo, eu só queria saber um pouco mais da história do doce e ñ consegui nenhum resultado!!


mas é uma delicíaaaa...