O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

8 de abril de 2011

Viva os cupcakes!!!

Eu agora estou na fase dos cupcakes. Amando fazer e comer. A primeira vez que fiz foi antes do carnaval, para comemorar o aniversário de um amigo querido. Peguei uma receita da internet, no "escuro", e acabou dando certo. Ficou muito gostoso.

Claro que fiz as minhas alterações. Uma coberturinha de brigadeiro branco e confeitos coloridos pra dar um charmezinho a mais. Pra falar a verdade, os confeitos seriam dispensáveis.... mas com era um aniversário pré-carnaval, eu achei que dariam um colorido especial. Usei confeitos de estrelinha, beijinho, trevo da sorte e coraçãozinho. Pra quem é de Salvador, comprei num dos boxes da Ceasinha do Rio Vermelho.

A receita do Cupcake foi daqui. Mas de qualquer maneira, Crtl C + Ctrl V nela...

Ingredientes:
1 xícara (de chá) de açucar
2 xícaras (de chá) de farinha de trigo com fermento
1 xícara (de chá) de chocolate em pó
1 xícara (de chá) de óleo
1 xícara (de chá) de leite
2 ovos

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador; menos a farinha de trigo. Depois de batido coloque a mistura em uma vasilha e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo misturando bem. Coloque a massa nas forminhas só até a metade, para que a massa cresça sem transbordar. Coloque as forminhas em assadeira grande e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média por aproximadamente 25 minutos.

P.S: Como eu não tinha farinha com fermento, usei à parte uma colher de sopa de fermento. E tudo certo!!!

E como estou na fase de Cupcake, essa semana até bolo de cenoura eu fiz nas mini-forminhas. Distribuí no trabalho, no prédio e, claro, fiz a festa com Samuel. Ou melhor, ele fez a festa. Porque eu nunca vi uma criança gostar tanto de bolo como ele gosta! Principalmente de cenoura, receita da minha mãe.

Liquidificar:
- 2 cenouras grandes
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 xícaras de chá de açúcar

Tirar do liquidificador e acrescentar duas xícaras de chá de farinha de trigo (aos poucos) e uma pitada de sal. Misturar bem o com o batedor e por último colocar uma colher de sopa de fermento em pó. Despejar na forma untada (no meu caso coloquei em forminhas de cupcake sem untar).

Enquanto assa em forno médio, misturar bem:
- 6 colheres (sopa) açúcar
- 1 colher sopa de manteiga
- 2 colheres sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de leite.

***Coloquei um pouquinho de creme de leite também e levei ao fogo para dar uma engrossada.

Passar por cima do bolo assim que tirar do forno.

Ah, um detalhe importante: Não sei se perceberam pela última foto, mas alguns bolinhos saíram da forminha. É que na pressa de fazer, acabei enchendo demais as forminhas. E não pode ser assim, principalmente se você colocar alguma cobertura. Tem que encher até a metade da forminha, afinal o bolo cresce, né???

Outra coisa importante: tem que ter forma de silicone ou outra para servir de base para a forminha de papel. Caso contrário, se você colocar direto na forminha de papel, ela vai abrir toda...

A quem interessar: essas forminhas bonitinhas, decoradinhas, eu comprei na 1001 Festas, em Belo Horizonte. Mas vi igualzinha aqui em Salvador, na Le Biscuit.

******
Falando em guloseimas, como anda sua saúde??? Sabe qual é a medida certa da barriga segundo os médicos??? Então veja aqui.

Um comentário:

Juliana disse...

Oi! Camila!
descobrir seu blog meio por acaso, através d outro blog d receitas. Isso ja tem um bom tempo..Samuel estava na sua barriga.
lembro um dos meus comentários da lata d leite condensado, esse post foi hilário me identifiquei logo, sou canhota e não sei abrir lata.rss

sempre quando posso entro aqui no seu cantinho.


os cupcakes estão lindos, parecem deliciosos.
Tenho uma dúvida será q fica legal eu colocar a forma d papel dentro daquelas forminhas d empada?
abraço