O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de dezembro de 2007

Torta Cremosa de Frango

Depois de uma curta temporada em Belo Horizonte, já estou de volta a Salvador. Já faz quatro dias que aqui estou, mas o coração ainda está na terrinha adorada. É a saudade, um dos sentimentos mais difíceis de driblar...

Mas, a vida segue em frente.... Ainda estou preparando meu espírito para trabalhar na virada do ano. Sim, estarei de plantão das 19hs do dia 31/12 até às 04hs (da manhã) do primeiro dia do ano.

Confesso que estou desanimada, mas vou tentar mudar esse estado de espírito!!! Para alegrar vocês que por aqui passam, dou a dica de uma torta de frango simplesmente luxo que minha mãe fez no Natal e eu tive que testar com as próprias mãos. E não se enganem.... é luxo mesmo, digna de troféu. O recheio cremoso e a massa nada "massuda" ganharam pontos comigo.

TORTA CREMOSA DE FRANGO

MASSA:
* 2 xícaras de farinha de trigo
* 4 colheres (sopa) de margarina (**usei manteiga)
* 1/2 caixinha de creme de leite
* 1 colher (chá) de fermento em pó (royal)

Misture e amasse até obter uma mistura homogênea. Deixe descansar por 20 minutos

RECHEIO:

* 2 colheres (sopa) margarina (**usei manteiga)
* 1 cebola picadinha
* 1 peito de frango cozido e desfiado
* 1 tomate sem pele e sem semente picadinho
* 2 colheres (sopa) azeitona picadinha
* 1 caldo de galinha
* 1/2 xícara (chá) água quente
* 1 colher (sopa) farinha de trigo
* 1 xícara (chá) de leite
* 2 colheres (chá) mostarda (**usei duas colheres de sopa sem querer, mas o sabor não ficou forte)
* 1 colher (sopa) salsinha picada
* sal (se achar necessário, pois o caldo de galinha já tem sal)
* 1/2 caixinha de creme de leite

Na panela derreta a margarina e frite a cebola (até que murche). Acrescente o frango desfiado, tomate, azeitonas e o caldo de galinha dissolvido na água quente. Junte a farinha dissolvida no leite, a mostarda e a salsinha. Cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente o sal, se necessário. Retire do fogo e misture o creme de leite. Espere esfriar.

MONTAGEM:
Forre o fundo e lateral de uma assadeira de fundo removível (mais ou menos 22 cm de diâmetro), untada e enfarinhada (me esqueci desta parte e não tive problemas). Fure o fundo com garfo (também me esqueci disso e não teve alteração) e distribua o recheio.
Por cima, coloque requeijão (* de preferência do tipo catupiry)

Abra o restante da massa, corte em tiras e cubra a torta como desejar. Pincele gema.

Assar em forno pré-aquecido (180º) por + ou - 40 minutos.
Bom apetite!!!

8 comentários:

Laurinha disse...

Bela torta........ seria perfeit para meu almoço hoje!
Beijinhos,

E bom trabalho!!

Camila Marinho disse...

Laurinha, muito boa mesmo. Além de tudo, é super fácil de fazer. Não tem segredo!!! Bjos e feliz 2008!

Fernanda disse...

Olá Camila,
cheguei aqui através da Elvira(bistrot)e queria dizer-lhe que fiz hoje esta torta para o jantar, e ficou uma delícia!Obrigada :)...
Ah, felicidades para vocês e bebé!
Uma boa semana!

Unknown disse...

Amei a receita e quem quiser pode acrescentar milho verde! Deixei no fogo por mais tempo para não ficar um recheio muito molezinho...parabéns pela receita!

Camila Marinho disse...

Fernanda e Carina, que bom que gostaram!!!! E Carina, da última vez fiz como você, também deixei mais tempo no fogo.. Também não coloquei muita água (na receita pede 1/2 xícara). bjos

Unknown disse...

amei essa receita,muito boa mesmo!!!uma delicia! valeu!beijão

Anônimo disse...

Teresa É a receita que eu estava procurando.Facíl de fazer e muito saborosa. Beijos ...... suzano 22/04/2011

Miriam disse...

Eu estava procurando uma receita desse tipo, pois planejei uma janta pro meu namorado, e encontrei esta... Fiz, e ficou uma delícia! Assim que tirei do forno espalhei batata-palha por cima e ficou ótimo!
Obrigada por compartilhar a receita...