O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

2 de outubro de 2007

Inspiração tropical na cozinha

Me desculpem a falta de atualização, mas a semana começou puxadíssima para mim! Estou fazendo uma série de reportagens para ser exibida durante a semana das crianças, e isso tem tomado muito meu tempo. Mas não me esqueci da promessa de postar aqui as receitinhas inspiradas no fim da novela Paraíso Tropical.
Vamos lá! Usei frutas para dar um toque bem tropical.

O prato principal eu já vinha pensando em fazer há algum tempo (pois tinha visto em um restaurante e fiquei louca de vontade de testar). O único porém é que eu não tinha nenhuma receita! Assim, teria que "inventar", tentar a meu gosto, como eu imaginava ser. Mas acabei encontrando uma receitinha recém-saída do forno, da Márcia, do Fouet, Roux & Demi Glace.

Não tive dúvida!!! Foi essa mesma, mas com algumas poucas modificações. Para começar, troquei o nome para Camarão Tropical no Abacaxi (em função da novela).
A receita??? Segue aí....(by Márcia. E adaptações by Camila)
Obs: Veja na foto ao lado como o prato fica chique!!!!

Primeiro você vai fazer o molho bechamel:
* 3 colheres de sopa de manteiga;
* 3 colheres de sopa de farinha de trigo peneiradas;
* (+/-) 800 ml de leite;
* sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora a gosto (eu usei bastante noz moscada, pois amooooo).
* Queijo Parmesão ralado à gosto (eu usei para dar um gostinho ainda mais especial)

Modo de fazer:
Sempre no fogo baixo, derrete-se a manteiga, junta-se a farinha, cozinha o creme mexendo bem, acrescenta o leite, mexe bem com o fouet para não empelotar, pitadinha de sal e pimenta moída e um toque de noz moscada raladinha na hora. Depois, coloque o queijo ralado (ralo grosso).
Obs: É importante mexer bem este molho para não empelotar. Mas se empelotar não tem problema. Basta esfriar um pouco e passar pelo liquidificador!!!!

Para o camarão:
* 400 gramas de camarões (preferencialmente grandes, mas os médios dão conta);
* sal, alho, pimenta do reino e suco de limão.

Deixe os camarões de molho no limão, temperos e sal por aproximadamente 1 hora (qto mais tempo melhor, assim "pega" mais o sabor). Em seguida, coloque um fio de azeite numa frigideira larga (para evitar juntar água), e deixe aquecer BEM. Coloque os camarões, e dê uma leve fritadinha, só para eles ganharem aquele tom rosa.

Montagem:
Junte o molho e o camarão. Reserve.
Pegue um abacaxi e corte no sentido longitudinal (de cima a baixo). Retire delicadamente a polpa com ajuda de uma faca.

Termine de deixar as "cumbucas" bem certinhas usando a faca. Agora, você vai colocar o molho com camarão nas "cumbuquinhas".

Detalhe: você pode optar por colocar parte da polpa cortada em cubinhos no molho. Aí, é só acrescentar na panela desligada.
Eu experimentei dos dois jeitos. Mas achei bem melhor sem os cubinhos, porque eles soltam suco demais e escondem muito o sabor do molho.
Mas aí você pergunta: o abacaxi é só para enfeite???? NÃO!!!!
As "cumbucas" têm um pouco da polpa. Então, à medida em que você vai comendo vai sentindo o gostinho do abacaxi.

Mas isso é questão de gosto né???

Bom, depois de preencher as "bandas" do abacaxi, basta levar ao forno pré-aquecido com mais queijo parmesão por cima (só para gratinar). Então, sirva imediatamente (com arroz ou não, como quiser) e vá ao Paraíso!!!!!!



Perfeito e super fácil. Não tem segredo!!!! E além de tudo, é grau zero de dificuldade. Aliás, a única parte que você pode achar difícil é quando for cortar o abacaxi. Só!!!!

Como adoro uma sobremesa, não resisti!!!! Aproveitei que tinha a polpa do abacaxi e entrei no clima tropical, fazendo Bananas Flambadas ao Rum!!!! Essa é aquela típica receita que perfuma a casa toda na hora de fazer. Deliciosa, deliciosa, deliciosa. E super simples também!!!!


Anote aí os ingredientes:
- 1 colher (sopa) manteiga
- 2 bananas cortadas ao meio (usei a prata)
- 30 ml de rum
- um pouco de mel
- 2 a 3 folhas de hortelã
- 1 copo (tipo americano) de suco de abacaxi (natural)
- canela em pó a gosto

Modo de preparo
Numa frigideira, em fogo médio, coloque a manteiga para derreter e as metades das bananas para dourar.. Retire a frigideira do fogo e coloque rum. Flambe.
Cubra as bananas com um pouco de mel e coloque as folhas de hortelã. Despeje suco de abacaxi e cozinhe um pouco. Por fim, salpique canela em pó a gosto.
Pronto. Sirva com uma bola de sorvete de creme!
Bom apetite!

6 comentários:

Elvira disse...

Esse abacaxi ficou lindo e apetitoso demais! :-)

Márcia disse...

Camila, que bom q vc gostou!
Esse camarão já virou especialidade da casa, pela praticidade total no preparo!
Gostei dessa banana aí, hein...
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Cá,
Vc me fez lembrar da minha lua-de-mel, em Porto de Galinhas. Eu e o Luiz fomos no restaurante Beijupirá, o melhor de lá, e comemos esse Abacaxi ao Bechamel. Tava diviiiiiino!! Agora vou poder fazer em casa.
PS: daqui a pouco não vou entrar nas minhas roupas, de tantas delícias q vc está postando aqui!!
Saudades!!
Bjos,
Kill..

Geórgia disse...

Gente, você é mesmo prendada! Que banquete, qualquer dia vou fazer paraagradar maridinho, que ama abacaxi. Bjs.

Camila Marinho disse...

Elvira e Geórgia, façam o camarão no abacaxi e não se arrependerão!

Kill, surpreenda Luiz!!! Já pensou?? Qto aos quilinhos a mais, vc não sofre desse problema. Pode comer à vontade!!!Saudades!

Márcia, mais uma vez obrigada!!! essa receita é mesmo um arraso!

Karla Maria disse...

Entrei sem bater e me deparei com uma maravilha.
Futuquei um pouco, mas volto logo que puder pra espiar mais.
Amei tudo.
Parabéns, Camila.
Beijo