O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

22 de julho de 2008

Aos prazeres da mesa...

... eu não vou mentir: me entrego sem medo e sem culpa!!!

O último domingo foi mais um dia de reuniãozinha entre amigos, desta vez para recepcionar amigos vindos de fora!!! Ao nosso grupo, que já é uma mistura do Brasil (baiano, mineiro, paulista, alagoano, paraense e por aí vai), se juntaram um português, um casal belga com sua linda filha e uma "baianataliana" (Mara, baiana que vive há anos na Itália e tem um filhote italiano)!!!

Foi perfeito! E o que é melhor: no Dia Mundial da Amizade.

Para beliscar, bruschetas preparadas pelos donos da casa, Marcelo e Renata! Maravilhosas, foram feitas no beiju, com tomate, azeite, manjericão e queijo coalho. Tinha também um outro tipo, com molho pronto para bruscheta!



A entrada também foi preparada por Marcelo. Foi uma salada feita com alface crespa e roxa, queijo pecorino, maçã verde, cebola roxa, presunto parma, redução de aceto balsãmico e uma bola de sorvete de mostarda para acompanhar!!! Coisa dos Deuses!!!



O prato principal ficou por conta da "baianataliana". Foram dois tipos de massa: uma ao pesto e outra ao funghi porcini, todas duas maravilhosas!!!! Mesmo levando em consideração que na Itália massa não é servido como prato principal, todos nós queríamos uma bela pasta!!! E assim foi! Na foto ao lado, uma provadinha para saber se a massa estava al dente! E abaixo o espetacular Pesto, salpicado por Pecorino Romano!



Eu fiquei com a sobremesa. Fiz dois tipos: copinhos de maracujá e chocolate, e charlotte de morango!

Abaixo, os copinhos de maracujá, que fiz assim:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 lata de suco de maracujá (eu fiz da polpa)

Bati no liquidificador e enchi cada copinho até a metade. Depois, coloquei chocolate picadinho (ao leite e meio amargo) e biscoito Maria quebradinho. Por fim, completei os copinhos com mais mousse e levei para gelar! Simples e gostoso.

Pra ficar mais bonitinho, fiz uma calda com sementes de maracujá para jogar por cima.
Usei a polpa de um maracujá, duas colheres (chá) maizena dissolvidas em 1 xícara de água, e açúcar. Levei ao fogo até dar uma engrossadinha e pronto!!! Tá feita a calda.



Já a outra sobremesa, charlotte de morango, eu vi primeiro no blog da Laila e depois no da Nani. Fiquei tão tentada a fazer que não perdi tempo.

Antes da receita, uma foto pra tentar você também...



Pão de ló - ingredientes:

- 4 ovos
- 100 grs de açúcar
- 150 grs de farinha de trigo peneirada
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ****USEI DUAS!

Modo de fazer
Bater os ovos com o açúcar e a essência na batedeira em velocidade alta por 10 minutos. Com um fouet, ir colocando a farinha aos poucos. Com movimentos suaves, vá incorporando a farinha. Coloque a massa em uma fôrma untada de mais ou menos 20 cm de diâmetro (a minha era maior, não sei precisar quanto) e leve ao forno pré aquecido a 220°C por aproximadamente 30 minutos. Deixe esfriar.

Dica da Laila para saber se um pão de ló está assado: aperte delicadamente a superfície. Se voltar é porque está pronto.

Recheio e Cobertura
Ingredientes

- 500 mL de creme de leite fresco
- Açúcar a gosto
**** Se usar chantilly pronto pule essa etapa.

- 500 grs de morangos limpos
- 4 colheres (sopa) de açúcar ou a seu gosto
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 300 grs de biscoito champagne

Modo de fazer

Bata o creme com o açúcar desejado até o ponto de chantilly. Cubra e reserve na geladeira. (*****MAS É O QUE EU DISSE: SE USAR CHANTILLY PRONTO PULE ESSA ETAPA)

Corte os morangos em 4, misture ao açúcar (as 4 colheres) e ao limão, cubra e reserve. Deixe repousar uns 15 minutos na geladeira.

Montagem
Forre a fôrma que usou para assar o bolo com filme plástico.
Corte o pão de ló em 3 camadas. (****PELO FATO DA MINHA FÔRMA SER MAIOR, FICOU DIFÍCIL CORTAR O PÃO DE LÓ EM TRÊS. TENTEI, FICOU UM POUCO DESPEDAÇADO, MAS AOS TRANCOS E BARRANCOS DEU!)

Acrescente os morangos ao chantilly, mas reserve um pouquinho de chantilly para a cobertura.

No fundo da fôrma já forrada, coloque um pouco do creme de morangos, cubra com uma camada de bolo, coloque mais um pouco do creme de morangos, outra camada de bolo, o restante do creme de morangos, e termine com bolo.
Cubra com filme plástico e leve a geladeira por 2 horas no mínimo.

Desenforme direto no prato de servir. Tire o plástico e passe chantilly nos biscoitos champagne só para ir grudando na lateral.

Decore como preferir.

Obs: A Laila disse que é útil colocar uma fitinha em volta da charlotte para segurar os biscoitos. Eu não coloquei e ficou bem firme. Mas a fita dá um charme à parte. Dá próxima vez vou colocar e ainda enfeitar com florzinha.

Depois dessa "trabalheira" toda, basta saborear!!!



Ah, claro: um brinde ao Dia Mundial do Amigo!!!

6 comentários:

Em Pauta disse...

camila,
você esta linda grávida. Que o samule te traga muitas alegrias. saudades da época de faculdade.
Aline do E. Santo

laila radice disse...

q dia maravilhoso!! adoro qdo vc nos mostra os encontros...percebe-se a animação e alegria que os envolve..


a saladona es´´a linda..e o sorvete de mostrada me tentou..

pela fot deu pra perceber q sua forma era bem amior mesmo..a forma da charlotte é alta e pequena, ams ficou linda a sua!!fico feliz q tenham gostado!!

beijos

Betechef disse...

Parabéns esta tudo maravilhoso e muito lindo. Os pratos simplesmente deliciosos.
Um grande beijo e estou com saudades de suas visitinhas.

Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.
M. Taniguchi

Michelle Carnaúba (Cherry) disse...

Oi Camila!

Que linda essa salada! Fiquei com água na boca! E o sorvete de mostarda, nunca tinha ouvido falar... fiquei bem tentada a descobrir como se faz!
A charlotte de morango também ficou com uma cara ótima!!!!!!
Fiquei surpresa com as semelhanças entre nós! Sou baiana, casada, morei em São Paulo e vivo em Porto Alegre há 2 anos. Grande parte da família de meu marido mora em Maceió. Sou capricorniana também e plenejando um bebê para o próximo ano e por falar nisso, sua barriga está linda!Parabéns!!!
Adorei seu blog!
Bjos

Camila Marinho disse...

Aline, menina!!!! Qto tempo! Saudades também dos tempos de faculdade!!! Que legal ver você por aqui. Obrigada pelo carinho. Apareça sempre. Bjos

Oi Laila, obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa. Da próxima vez realmente vou fazer numa fôrma pequena e ainda colocar fitinha. A sua ficou um charme!!!! Bjos mil

Oi Bete, obrigada querida!!!! Acho que o simples fato de gostar de cozinhar e ter prazer em agradar os amigos faz toda a diferença na cozinha. Um super beijo

Michelle, que coincidência menina!!! "Nômade" como eu, capricorniana, casada, família do seu marido em Maceió.... meu Deus do céu!!!! Muito legal isso. Bom, apareça sempre aqui!!! Sobre o sorvete de mostarde, vou ver com meu amigo os ingredientes que ele usou e te passo depois. Bjos mil!

Nani disse...

Camila que delícia ficou tudo isso hein?!
Ah! A charlote ficou linda e gostosa!
Beijos