O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

8 de setembro de 2007

O forte de São Marcelo

Pela segunda vez estive no Forte de São Marcelo, em Salvador. Fui cobrir uma apresentação teatral em homenagem ao 7 de setembro, Dia da Independência.

Apesar de estar trabalhando, não deixei de aproveitar para tirar lindas fotos do lugar!!!

Para quem não conhece, o Forte fica no meio da Baía de Todos os Santos, e pra chegar lá...só de barco! A estrutura, em formato circular, foi construída em 1650 para defender a cidade dos ataques inimigos. Mais tarde serviu de prisão para nomes como o revolucionário gaúcho Bento Gonçalves (1788-1847).

E o lugar é um espetáculo! A começar pela localização!!! De longe, a impressão que se tem é de ver uma arena no meio do oceano. Alinhado a dois dos principais pontos turísticos da capital baiana (mercado Modelo e elevador Lacerda), o Forte enfeita ainda mais o cenário!

Durante quase 40 anos permaneceu fechado, e só no ano passado reabriu (depois de uma reforma) para visitação.

Para pegar o barco que leva até o Forte é muito simples. É só caminhar poucos metros a partir do Mercado Modelo até o Centro Náutico, onde são vendidos os bilhetes. E o trajeto, no mar, é rapidíssimo!!! Bastam poucos minutos para chegar a esse lugar repleto de história!

Lá dentro, as 14 salas foram transformadas em um museu de sua própria história!!! O melhor de tudo é a vista que se tem de lá! É possível ver toda a cidade, como se estivéssemos em um camarote!
p.s: Há um restaurante dentro do Forte, o Buccaneros! Ainda não tive a oportunidade de provar os pratos, mas já me disseram que são maravilhosos!

Um comentário:

Benja disse...

Que trabalho mais chato o seu hein?
Enquanto os pobres editores ficam na monotonia de uma redação no dia sete de setembro, os repórteres visitam lugares de onde se pode ter vistas maravilhosas, como do Forte de São Marcelo. hehehehe
Bjos