O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

1 de junho de 2007

As "belezas" do Rio e a alegria da Bahia


Li na edição deste mês da Revista "Viagem": O Rio vai ensinar inglês às prostitutas por causa do Pan."
Quase não acreditei! Antes que me chamem de preconceituosa, já vou logo dizendo que compreendo muito bem as garotas de programa e acredito que esta seja uma profissão, queiram ou não. Mas daí a ensinar inglês às meninas, isso já é demais! Depois, não adianta reclamar quando disserem que o Brasil, mais especificamente o Rio de Janeiro, é conhecido não só por suas belas praias mas também por ser um destino de turismo sexual!!! Será que é essa a imagem que o Brasil quer ter lá fora?? Do RJ como um lugar de sexo fácil?? E o que será que elas vão aprender nas aulas de inglês?? Banalizaram o Pan!!!! Banalizaram o RJ!
Enquanto isso, continua a votação para o Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo. Os organizadores estimam que o turismo deva crescer 20% caso o Cristo seja escolhido!!! E agora, com essa ajudinha do inglês para as garotas de programa, aí é que vai crescer mesmo.
--------

E por falar em Pan, ontem fui cobrir a coletiva na prefeitura de Salvador sobre a chegada da Tocha do Pan à capital baiana. Sim, pela primeira vez Salvador vai receber o fogo simbólico dos jogos pan-americanos! A chama será trazida do México e no dia 5 de junho chega a Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, para acender a tocha. O local foi escolhido por estar na Costa do Descobrimento. E no dia 9 de junho, um sábado, vem para Salvador (eu estarei de plantão neste dia). Só para lembrar: a Tocha passará por todas as capitais brasileiras e outras 22 localidades do Brasil.
Bom, mas o fato é que a prefeitura de Salvador programou um mega-evento para receber o fogo simbólico! Eu quase não acreditei. Mas depois me lembrei que estou na Bahia, e aqui tudo é motivo de festa! O percurso da tocha na capital baiana será de 45 km! Passará por vários pontos turísticos e será carregada por 100 pessoas, entre atletas e personalidades baianas, que farão um revezamento!
Pois bem, em alguns dos pontos por onde a tocha irá passar a prefeitura está organizando RODA DE CAPOEIRA, APRESENTAÇÃO DO BLOCO FILHOS DE GANDHI E ATÉ UMA MINI-LAVAGEM DO BONFIM. Dá para acreditar?? E tem mais: o encerramento da "festa" será em ritmo de carnaval! Um trio elétrico onde estarão grandes estrelas da música baiana irá animar o povo!
E como o povo daqui adora uma festa!!!! Essa foi uma das coisas que mais me impressionou quando vim morar aqui. Basta ter um evento para o povo ir para as ruas e fazer festa. Até data religiosa termina em festa! De uma coisa ninguém duvide: não tem povo mais festeiro e mais alegre que baiano!!!!
E tem uma música que é a cara da Bahia e de seu povo: "Chame Gente", de Armandinho (filho de Osmar, o precursos do trio elétrico). As pessoas me diziam que era uma espécie de hino para os baianos. Eu não entendia, mas hoje consigo sentir toda a energia e emoção desta música que, não tenham dúvidas, é uma das maiores composições já feitas na Bahia!

Ah! Imagina só
Que loucura essa mistura, alegria
Alegria é um estado
Que chamamos Bahia

De todos os Santos, encantos, axé
Sagrado e profano
O baiano é carnaval

No corredor da história
Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias
Escorre o sangue e o vinho

Pelo mangue, Pelourinho
A pé ou de caminhão
Não pode faltar a fé
O carnaval vai passar

Na Sé ou no Campo Grande
Somos os Filhos de Ghandi
de Dodô & Osmar

Por isso chame, chame
chame, chame, chame gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta

É um verdadeiro enxame
chame, chame gente
E a gente se completa
Enchendo de alegria
A praça e o poeta


OBS: a música pode ser ouvida no site: http://jammil.letras.terra.com.br/letras/327355/

Nenhum comentário: