O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

21 de junho de 2007

É São João!!!!


Quem não é ou não vive no Nordeste nunca poderá imaginar o que o "São João" significa na vida dos nordestinos... Como eu poderia explicar? Antes de mais nada é preciso entender que "São João" é o período de junho, e não propriamente o dia do Santo, comemorado 24 de junho. E dificilmente você vai ouvir alguém falar em "Festa Junina" (apesar de ser uma grande festa junina). É São João e pronto, mesmo com as comemorações em torno de Santo Antônio e São Pedro!!!! Claro, o auge da festa acontece na noite de 23 para 24...Mas durante todo o mês as pessoas vivem e respiram São João. E é uma paixão inacreditável. As ruas ficam enfeitadas, é milho assado sendo vendido em cada esquina, barraquinhas de comidas típicas, lojas cheias (as pessoas compram roupas novas, como no natal) e muita empolgação. Mas todo esse clima chega muito antes do mês junino.
Quando maio começa a se despedir do calendário, sempre surge alguém com a pergunta clássica: "Vai passar aonde o São João?" Sim, a data é tão importante e tradicional que há muito tempo é feriado no dia 24! E o forró (que o nordestino já adora) invade as cidades do interior, onde a festança rola solta. O clima é vivido nas capitais também. A foto de cima, no início do post, foi durante o São João do ano passado no Pelourinho, aqui em Salvador.
Esta outra ao lado também foi tirada no Pelourinho, de uma quadrilha junina.
Mas nada se compara ao interior. É muito gostoso!

MEU PRIMEIRO SÃO JOÃO - Foi no interior de Alagoas. Até então eu não imaginava o que era "aquela festa". Marcones, meu marido, que é nordestino e apaixonado por São João, me convenceu a pegar estrada e seguir em direção a "São Miguel dos Campos", a mais ou menos 70 km de Maceió. Foi no dia 23 de junho de 2005!!! E neste dia eu comecei a entender o que era o São João. De longe, ainda da estrada, eu vi a cidade iluminada... E lá chegando compreendi o que era aquele "clarão". Para onde eu olhava lá estava uma fogueira na porta de casa... Cada família, da mais pobre à rica, estava reunida em volta da fogueira, conversando, comendo sua canjica, seu milho assado... As crianças corriam alegres queimando seus fogos de artifício... Uma coisa maravilhosa, que me arrepio só de lembrar! Enquanto isso, o autêtico forró esquentava a noite no gigante palco armado na praça da cidade. O São João de "São Miguel dos Campos" é um dos mais famosos de Alagoas!

O ANO SEGUINTE - Em 2006 eu passei o São João em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas. É a terra onde Marcones nasceu. Ali também vivi um excelente São João... Fui a algumas festas, mas bom mesmo foi a noite de 23!!! Minha sogra fez milho, canjica e acendeu fogueira na porta de casa...Todos os vizinhos tinham a sua fogueira acesa, e mesmo que cada um tivesse preparado a sua comida típica eles trocavam pratos entre si. Essa foto abaixo foi na rua da minha sogra..Vejam as fogueiras, que coisa linda...


FOGOS DE ARTIFÍCIO - São João sem fogos é a mesma coisa que Natal sem Papai Noel. Em qualquer cidade há barraquinhas que vendem desde fogos para crianças até para adultos. E elas são tradicionalíssimas!!! Me lembro que em Arapiraca tive que sair com meus sobrinhos (filhos das irmãs de Marcones) para comprar os tais fogos... Para mim, que sou mineira, é engraçado viver isso. Eu soltava no máximo aqueles "traquezinhos", que quando são jogados no chão "explodem"! Já no Nordeste são centenas de opções, e os pais sempre compram para seus filhos!!!

DECORAÇÃO - As ruas ficam lindas, todas enfeitadas, com brilho, luz e muita cor!!!
E não são apenas as ruas. Muita gente gosta de colocar balões e bandeirolas dentro de casa e nas varandas. É quase um Natal!!!! E tudo fica muito alegre e festivo!!! Essa foto abaixo foi tirada em Arapiraca... Vejam o colorido!!!


SÃO JOÃO 2006 - No ano passado, em 2006, eu já estava na Bahia!!! Foi quando tirei as fotos no Pelourinho, durante o evento "São João no Pelô". Mas a noite de 23 para 24 foi em "Coração de Maria", cidadezinha a uns 130 km de Salvador. Na época, meu irmão Gustavo estava passando uns dias em Salvador juntamente com a então noiva (hoje mulher) Marcela, a cunhada Marianne e o concunhado Gabriel. Foi aí que eu e Marcones decidimos levá-los para passar o São João no interior. E lá fomos nós, em busca de forró, fogueiras e comidas típicas!!! Primeiro, fomos para a casa de um amigo na cidade e depois, já à noite, passamos em outras casas pelo caminho, onde os "forasteiros" puderam provar as comidas típicas de São João! Essa foto ao lado foi num desses momentos em casa. A noite foi agradável, com forró, fogos e fogueiras, mas a chuva atrapalhou um pouco...Na foto abaixo o grande espetáculo da festa, na minha opinião...


Vale ressaltar que neste dia, em Coração de Maria, tudo correu bem. O único e grande problema, foi que decidimos voltar de madrugada e acabamos com os 2 pneus furados no meio da estrada. Já pensou? De madrugada, no frio e correndo o risco de ser assaltados no meio do nada? Valeu a experiência para não repetir nunca mais o mesmo erro!!!

SÃO JOÃO 2007 - Ainda não sei para onde vou!!! Eu queria mesmo era ir para o interior! Mas com a grana curta acho que vou para a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, para a casa de uns amigos. Claro que já me certifiquei de que há sim São João por lá!!! E onde é que não há??
Enquanto isso vou curtindo a festa nas barraquinhas de comidas típicas. Há várias espalhadas pela cidade. E viva o São João!!!

Nenhum comentário: