O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

14 de junho de 2008

No ritmo dos Santos Juninos

Sábado passado fui em uma trezena de Santo Antônio, pelo qual sou muito devota (além de Madre Paulina). Aliás, a devoção ao "Santo casamenteiro" é muito forte aqui no Nordeste, daí a quantidade de trezenas por todos os cantos.

O interessante, pelo menos aqui, é que depois da trezena as pessoas costumam "festejar" com comidinhas típicas. Cada um leva um prato, bebidinha ou "belisquete", e está feita a festa.

Antes de falar sobre o meu prato, quero falar sobre esse senhor aí da foto ao lado. Seu Mizito, ou Palhaço Pinduca (se aposentou nesta profissão). Pai de Almir, grande amigo, que recebeu todo mundo de braços abertos na trezena. Um homem com seus mais de 90 anos e exemplo de vida, de força e determinação. Dá para imaginar que depois da trezena ele apresentou uma maquete enorme com o "Circo de Jose"??? Tudo feito por ele... E ainda dançou, com grande entusiasmo, New York, New York...

Maravilhoso!!!!!! Que Santo Antônio continue sempre abençoando a vida de Seu Mizito.

Voltando ao que eu levei para a trezena, foi aquele bolo de milho (foto ao lado), que postei dias atrás aqui. Desta vez fiz numa fôrma maior, redonda, e ficou muito mais maravilhoso, tanto em sabor, quanto em aparência (modéstia à parte).

OBS: Não sei se foi pelo tamanho da fôrma, mas ele acabou ficando mais do que 40 minutos no forno.

Para dar um toque diferente, cobri com coco ralado por cima...

2 comentários:

Bel disse...

Sexta eu tava na casa do Namô, e pela vizinhança tinha uma turma fazendo a trezena... não sei como conseguem ter tannnnntas músicas sobre Santo Antônio! Cantaram e rezaram um bocado, e a gente assistindo da janela.

Bambam Capoeira disse...

oi camila , sou morador aqui da massaranduba, onde seu mizito viveu muitos anos de sua vida e inclusive participou de uma sociedade chamada progresso e defesa da massaranduba, quero lhe falar especialmente sobre essa sociedade, hoje está ocupada por um déspota de vulgo juninho, que mora nas dependencias de lá , tem uma irmã morando nos fundos e um outro rapaz de vulgo guto morando tambem, isso é ilegal pois a associação é da comunidade e eu estou com um projeto com crianças carentes , ensinando capoeira lá desde 2009 mas agora o pseudo-dono nos proibiu de fazer as aulas lá e resolvi levantar essa bandeira pra retomar o que é d povo por direito, a defesa como é mais conhecida aqui de todos, vive o dia todo fechada, só abre para quem pode pagar o aluguel do espaço, mesmo sendo da comunidade, as crianças não tem um lugar pra fazer uma aula de reforço, os idosos tem que ficar pelas esquinas , jogando seu dominó, correndo risco de ser atropelado, as aulas de capoeira estão sendo na rua , por cima de côcô de cachorro e mijo de rato, tudo isso por que ele não quer nada disso na casa dele como ele fala, agora preciso saber como faço pra falar com seu mizito que ele possui documentos que podem nos ajudar a mover uma ação judicial pra expulsar esse crápula de lá e dar ao povo o que é do povo,
faço essa denuncia na certeza de que poderei contar com sua ajuda e fazer do fuuro de nossas crianças algo melhor do que temos visto no dia-a-dia, meu nome é Ildevan barbosa da silva, sou sgt do exercito, pro de capoeira, lutador de jiu jitsu e um pai que só quer o melhor pra os filhos mesmo os emprestados os quais me dedico na certeza que faço o melhor de mim, deixo meu contato para vcs que possam nos ajudar: 0xx 71 91692926 33150133 peritocontabiljudicial@ig.com.br