O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de agosto de 2007

Auto-ajuda direto da fonte....

Há poucos dias comentei aqui sobre a questão dos livros auto-ajuda. Disse, e repito, que não sou muito fã deste tipo de livro...
Especialmente livros com nomes do tipo: "Como ficar rico", "Como emagrecer", "Como ser feliz"...
Se funcionasse mesmo, todo mundo estaria rico, magrinho e muito, muito feliz!!!!

Ontem(29), por obra do destino, fui parar direto na fonte!!! Entrevistei o escritor
e consultor americano James Hunter, autor do best seller
"O Monge e o Executivo - Uma história sobre a essência da liderança". Eu, que não havia lido o livro, fui buscar informações sobre o autor e seu escrito para fazer uma boa entrevista. E pelo que pude perceber, o livro é interessante na medida em que proporciona ao leitor uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

A meu ver, esse é um aspecto positivo. Deixar as regras de lado para tratar a essência do ser humano é sempre interessante, especialmente nos dias de hoje, quando importa mais o TER do que o SER!

A conversa com Hunter foi ótima. Mas não vou negar que em alguns momentos eu olhava pra ele e vinha um milhão de pequenos pensamentos (dúvidas), como: "Será que ele se acha o dono da razão?" ou "Será que ele aplica o que diz na vida pessoal?"...
Mas a boa impressão prevaleceu!!!

É claro que ele falou coisas óbvias. Mas nem sempre o que é óbvio para mim, também é para você! E também não significa que o óbvio é seguido por todo mundo!!!

Vamos às obviedades ditas por Hunter...Para ele, o caráter pessoal é a característica mais importante de um líder. Além disso, um líder deseja servir e isso significa querer que as pessoas cresçam e se tornem o melhor que elas podem ser.

Na minha opinião, ponto positivo. Afinal, vivemos num mundo em que a inveja está por todos os lados.

Hunter diferencia o poder e a autoridade: "Todo mundo pode dar ordens! O poder é o mesmo que "Faça!". Faça isso porque sou seu pai, eu sou maior, eu sou o chefe. Ele quer ser um líder, mas não inspira as pessoas. Um líder inspira e usa sua influência para ajudar alguém a se tornar melhor".

Para o escritor, o maior exemplo de líder foi Jesus.
"Jesus foi uma pessoa de influência elevada. Ele disse que se você quer ser um líder, você tem que servir".

E completa:
"Se você não faz seu trabalho bem, você não faz nada bem. Líderes não precisam ser chefes. Líderes usam a influência. Seja um líder onde estiver. Quando você mudar, o mundo também vai mudar".

Para ver a entrevista, clique aqui.
A matéria foi ao ar no dia 30, no primeiro bloco do jornal. Depois que entrar no site, é só clicar em "assista ao vídeo". Está no final do vídeo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Li o livro e aconselho muito. Ótima entrevista. Bjs

Anônimo disse...

Li "O Monge e o Executivo" e "Como se tornar um líder servidor", também de James Hunter. Como a Camila falou, são dicas óbvias, mas q não praticamos no dia-a-dia.
Vale a pena a leitura!
Bjos...

Bel disse...

Pra usar o google reader (http://www.google.com.br/reader/view/ ) é simples: faça login com sua conta google (a do blog, mesmo) e adicione os URLs dos sites que vc normalmente vai, mas que não tem uma certa constância temporal na atualização. Aí entrando só lá, vc pode ver quem atualizou e não perde tempo!

Divirta-se!!!

Unknown disse...

Li o livro e adorei... realmente falta colocar em prática muita coisa óbvia..
Gostaria de ver a entrevista, mas não está mais no site que vc colocou.. onde consigo? bjos