O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

29 de fevereiro de 2008

Comidinhas e visitas...

As fotos ao lado são de um jantar japonês preparado pela amiga Sílvia Mizuno, que está iniciando na prática culinária... Não me perguntem o nome do prato, afinal, é japonês. Apesar de amar a comida japonesa, eu não sei nome de nada oriental. A única explicação que posso dar é que é um prato servido tradicionalmente em casas de famílias japonesas. É a típica comida caseira, entende??? Dificilmente você vai encontrar um prato desses num restaurante japonês!

E estava divino!!! Super saudável e saboroso...

Depois da comilança, a mulherada na cozinha deixando tudo limpinho!!! E com um detalhe: nesta cozinha grávida não tem preferência. Basta olhar a foto: de avental e lavando vasilha estão eu (grávida de 4 meses) e Melissa (grávida de quase 8 meses). As outras (que tem a "árdua" tarefa de enxugar vasilha) são Sílvia (de laranja), Raquel (de branco) e Priscila (minha irmã, de vermelho, quando ainda estava de férias por aqui).

******
Observação importante: Já é tarde da noite, mas estou esperando meu pai, a namorada dele e minha tia, que estão vindo de Belo horizonte passar uns dias em Salvador. Marcones foi buscá-los no aeroporto e dentro de pouco tempo eles estarão chegando. Para recebê-los, obviamente fiz uma "comidinha". No forno, uma torta cremosíssima de frango espera por eles. A receita eu já dei aqui. E de sobremesa, uma gelatina colorida, que minha avó paterna fazia quando era viva. Receita dela que depois posto aqui.

25 de fevereiro de 2008

Então...o sexo!!!

O exame foi na última sexta-feira. Confesso que estava um pouco tensa. Talvez mais ansiosa do que propriamente tensa. Afinal de contas, era o dia de saber o sexo do meu baby. Exatamente dois meses depois de descobrir que eu estava grávida (o que aconteceu com quase dois meses de gestação)!

Pois bem, lá fomos eu e Marcones para a clínica. O exame marcado para às 09h20 da manhã só começou por volta das 10h30! E assim que a médica começou a ultra-sonografia já foi logo dizendo:

- Já vi!
- O que é??? --- (não me conti e quis logo saber)
- Menino!!!! --- (disse a médica entusiasmada)

Foi uma emoção grande. Quis logo ver o "pingolim" do menino para acreditar! Eu já tinha dito aqui antes que eu não tinha preferência de sexo para o primeiro filho, mas quando eu era mais nova pensava que teria uma menina primeiro. Depois que eu engravidei, acho que no fundo, no fundo, algo me dizia que era um menino... Talvez eu não quisesse admitir para mim mesma.

Revelações à parte, estou muito contente. Filhos homens são bons, cuidam da mãe e ainda costumam ser muito apegados à figura materna...

Quanto ao marido, este não tinha preferência nenhuma, nenhuma! Mas achava que era menina (apesar de o tempo inteiro conversar com o baby na barriga chamando pelo nome do menino)!

Sim, o nome do menino: Samuel! A escolha não foi pelo significado (nome bíblico), mas por empatia mesmo. Nome é algo engraçado. Sempre remete a alguém. E de repente você tem "birra" de uma pessoa com nome "x" e passa a detestar o nome. Conhece uma outra pessoa de nome "y" de quem não é muito "fã" e também deixa de gostar do nome... e por aí vai... A gente sempre vai lembrar de alguém com o mesmo nome.

Samuel era um nome que nem eu, nem o marido, tínhamos birra. E por isso ficou! Alguns gostaram da escolha, outros não... Mas como já dizia o ditado, "é difícil agradar a gregos e troianos"! Além do mais, depois todos se acostumam! E de repente a gente pode mudar de idéia também. Mas a princípio é Samuel mesmo!

Agora deixa eu falar do ultra-som. A primeira "cena" que vi depois do "pingolim" foi a do Samuel ajoelhado. Sim, ele parecia que estava rezando. Estava de joelhos e super fofinho. A toda hora mudava de posição. E muitas vezes levava a mão à boca (mas não chupava dedo). Parecia que estava pensando.... Em outro momento passou a mão pelo útero, como se estivesse empurrando a "parede" do útero (talvez dizendo: "o que é isso que estão passando na sua barriga mamãe????). Ah, vi também a sola do pé (não é demais?????), com todos os dedinhos e ossinhos.... E vi as mãozinhas, da mesma maneira... É muito lindo, muito mágico e emocionante.

Estou muito contente e agora preocupada no quartinho do baby. Tenho contado com a ajuda (à distância) de algumas pessoas, com dicas e palpites. Passei as medidas do quarto para minha cunhada, que é arquiteta, e ela, à distância, vai tentar ajudar.

É tanta coisa para olhar/pensar/arrumar que fico louca só de pensar!!! Marceneiro, pintor, obras, reformas.... Vou aproveitar para mudar algumas coisas aqui em casa e isso também me deixa tensa. Minha mãe se sente culpada por não estar ao meu lado neste momento. Mas já disse a ela para parar com bobagens. Vou precisar muito mais dela quando o baby nascer!!!! Isso é fato!!!

Bom, no mais, tudo vai muito bem. A não ser que comecei a sofrer para dormir (logo eu que encosto e durmo em minutos)! É que estou tentando acostumar meu corpo a dormir apenas de lado. Li que depois dos quatro meses de gestação (o tempo que já estou) a mulher deve evitar dormir de barriga para cima, já que o peso pode prejudicar não só a coluna, como também alguns vasos sanguíneos. E justamente para deixar livre a circulação sanguínea, o indicado é dormir deitada sobre o lado esquerdo. Então, preciso me acostumar logo a esses "detalhes" (sei que vou conseguir e essa noite vai ser bem melhor)!

E falando em dormir, já vou me recolher. Amanhã o dia vai ser puxado: inglês, supermercado, lojas de móveis, serviços do lar e muito trabalho na TV.

Depois volto aqui para falar de comidinhas...

20 de fevereiro de 2008

São tantas emoções....

É engraçado como o mundo virtual realmente aproxima as pessoas. Desde que criei este blog, há menos de um ano, já participei de um amigo secreto virtual, troquei receitinhas, dicas, idéias, conheci pessoas e fiz inúmeros amigos. Mesmo que nunca tenha estado com eles pessoalmente, sinto como se fossem velhos amigos. E a cada dia a gente se surpreende mais e mais!

Na última segunda-feira fui indicada por duas queridas para um prêmio virtual muito legal. A Lílian, do "Brincando de Casinha" , e a Chris, do "Chrises". É clarooooo que me senti honrada e feliz ao saber que elas gostam muito de trilhar por aqui. Quem ainda não conhece o blog dessas duas fofas não sabe o que está perdendo! Pode ir que vai ser recebido de braços abertos e encontrar muitas coisas boas!

Agora, vale citar algumas regrinhas básicas para quem ganha este prêmio:

1 - Este prémio deve ser atribuído aos blogs que considerem serem bons. Entende-se como "bom" os blogs que costuma visitar regularmente e onde deixa comentários;
2 - Só se recebeu o "É um blog muito bom sim senhora", deve escrever um post incluindo:
* a pessoa que lhe deu o prémio com um link para o respectivo blog;
* a tag do prémio; as regras;
* e a indicação de outros 7 blogs para receberem o prémio;

Só vou fugir à regra quanto à indicação. São tantos blogs que visito e aprecio que prefiro não "dar nomes aos bois". Me sinto melhor homenageando todos eles: os que estão na listinha do canto esquerdo da tela, onde está escrito "Blogs na Trilha".

******

Outra homenagem que me deixou profundamente emocionada foi a da querida Zazá Lee, do blog "Espelho sem aço". Pra quem não a conhece, ela é uma artista de habilidades incríveis, mulher cheia de vida e de alma poética. Sensível e forte ao mesmo tempo, ela demonstra firmeza e certeza em tudo o que quer. Vive a vida intensamente e contagia a todos com seu jeito doce e delicado.

A homenagem foi para mim e para o baby, e pode ser vista aqui. Mais uma vez Zazá, obrigada de coração!

18 de fevereiro de 2008

Um pouquinho sobre a gravidez...

Essa foto ao lado foi tirada ontem (17), em Imbassaí, a aproximadamente 80 km de Salvador, onde eu, o marido e alguns amigos fomos passar o dia. E esta coisinha aí é minha barriguinha, de três meses e meio de gestação.

Até agora não senti nada mais do que sono e preguiça. É incrível como o sono vem a qualquer hora, e a preguiça chega junto! Fora isso, tudo corre bem e tranquilo!

Aliás, outro dia eu tive um enjôo que durou no máximo três minutos. Eu estava indo trabalhar e ainda não tinha almoçado. De repente, no meio do caminho, comecei a sentir uma coisa estranha e falei pro marido:

- Acho que estou enjoada...
- O que você está sentindo? - perguntou ele
- Não sei, tô enjoada.
- Bota a cabeça pra fora e vomita. - emendou o marido.
- Nó, que sensação horrível!!! Acho que vou vomitar! Encosta o carro!

Ele parou o carro, o enjôo aumentou e eu quase cheguei "aos finalmentes".
De repente, de uma hora pra outra, passou. Eu estava nova. Assim como chegou rápido, passou rápido. Então eu disse pro marido:

- Passou. Tô bem! Vamos?
- Está bem mesmo? - perguntou ele
- Estou. Apenas deixe os vidros abertos para eu respirar ar puro.


E isso não durou mais do que 3 minutos. Cheguei na TV e ainda almocei normalmente. Talvez tenha sido fome!

(Nesta foto, eu e Marcones alisando o baby)

Por enquanto é assim que tudo vem acontecendo. Não estou deixando de comer nada, apenas estou evitando doces, frituras e comidas fora de casa. Verdura crua só como em casa. E nadica de nada de comida japonesa, que eu amoooooo!!!! Aliás, deste tipo de comida eu só posso comer o que for grelhado ou fritinho. Carne crua ou mal passada nem pensar!!! A explicação está no fato de que eu não tenho imunidade para toxoplasmose. Para quem não sabe sobre a doença, abaixo vai uma pequena explicação:

"A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felídeos, por carnes cruas ou mal passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do Toxoplasma e pela ingestão de leite cru, principalmente de cabra, contendo os taquizoítos do parasito. A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra." FONTE: WIKIPÉDIA

Voltando ao assunto gravidez, já tinha comentado aqui que só devo saber o sexo nesta sexta-feira, dia 22. Por enquanto, estou na mais pura ansiedade. Alguns dizem que é menino, outros dizem que é menina.... O meu pressentimento?? Sinceramente?? Não sei...
No início eu pensava que fosse menino. Até sonhei com menino. Mas depois comecei a pensar que fosse menina. E também já sonhei com menina. E quando me perguntam se tenho preferência, digo logo: sim, SAÚDE!!!! Como eu tenho vontade de ter um casal, o que vier primeiro está ótimo!

Quanto aos exercícios físicos, vou começar a fazer hidroginástica. Eu estava esperando completar os três meses para dar início! Enquanto as aulas não começam, me exercito na piscina do meu prédio!

E aqui uma dica para quem está grávida, ou está tentando engravidar, ou pensa em engravidar um dia: o livro "O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO". É um dos mais vendidos nos EUA. Um guia completíssimo, de mais de 700 páginas, e perfeito. Comecei a ler ontem e fiquei "furiosa" por não ter conhecido este livro antes.

O interessante é que o livro fala sobre tudo: desde o período em que a mulher está tentando engravidar até o pós-parto. Aborda as preocupações comuns, dieta ideal, mês a mês de gestação, preparação para o próximo filho, tudo, tudo.... Muito bom mesmo!!!

15 de fevereiro de 2008

De volta à ativa!!!!

Quem imaginava que eu tinha tomado um "chá de sumiço" se enganou. Eis que estou de volta!!! Devo confessar que estive afastada do blog por alguns dias em virtude de muito trabalho e visitas em casa.

Como todos bem sabem, o carnaval de Salvador (maior carnaval de rua do planeta, segundo o Guiness Book) tomou parte do meu tempo. Mas nada de curtição, apenas trabalho. Aliás, pra não dizer que não curti um diazinho sequer, confesso que UM dia eu fui para a rua. Fiquei num camarote, esquema mais light por causa do baby que está no ventre...

Quanto às visitas, elas ocuparam a outra parte do meu tempo: minha irmã Priscila (que segundo Marcones eu trato como se fosse minha filha, e ela já é adulta) e um amigo de BH, o Júnior, ou "Gaúcho".
Bom, "leréias" à parte, cá estou eu.

A gravidez vai bem e o baby cresce aos pouquinhos. Já estou com pouco mais de três meses e meio de gestação e a barriguinha aponta saliente. O sexo ainda é segredo. Quer dizer, farei ultra-som no dia 22, e aí sim devo saber se é menino ou menina...

Enquanto isso, retorno ao mundo dos blogs, ao meu cantinho compartilhado com todos vocês.

Aproveito para me jogar no desafio lançado pela querida Bete, do "Receitas de todos os dias": falar um pouco sobre as minhas MANIAS! E como cada louco tem a sua mania, divido um pouquinho das minhas esquisitices com vocês:

* Antes de dormir e antes de sair de casa olho "300 mil vezes" o gás da cozinha. Mesmo sabendo que já desliguei, costumo conferir "in loco" mesmo.

* Quando uso minha panela de pressão coloco a imagem da minha santinha querida "Madre Paulina" de frente para a panela. É como se Madre Paulina estivesse vigiando a panela para evitar desastres. Já ouvi vários casos em que panela explodiu, por isso gosto de ter as bençãos divinas.

* Tenho mania de limpeza. Sim, infelizmente....E mania de organização. E mania de perfeição... Será que é TOC ("Transtorno Obsessivo-Compulsivo")???? Não, longe de mim...

* Sempre que viajo (de carro, ônibus, trem ou avião) ou me vejo em situações arriscadas, peço a todos que estejam comigo que rezem 3 vezes em voz alta: "Nós estamos envolvidos na luz branca do Senhor". Aprendi com uma guia de turismo há alguns anos, quando viajava de excursão para Cabo Frio-RJ;

* Antes de dormir sempre bebo água;

* Não gosto de dormir olhando para a porta (se ela estiver aberta). Tenho medo de "assombração" e sinto como se alguém estivesse me olhando. Como minha cama fica de frente para a porta, costumo dormir de cabeça pra baixo. Assim não olho para "lá". Um detalhe: o marido é obrigado a me acompanhar!

* Quando acordo à noite não gosto muito de abrir o olho. Se preciso ir ao banheiro vou com um olho aberto e outro fechado. E não olho para o espelho. O motivo?? Sim, assombração. Vai que eu vejo algo que não quero ver????

* Tenho mania de guias. Guia de viagem, guia de lugares, guia de bares e botecos, guia de restaurantes, guia disso, guia daquilo... Tenho vários em casa. E sempre que vou para algum lugar levo um na bolsa.

* Quando viajo de carro estou sempre com um mapa nas mãos. Adoro!!! Me sinto mais aventureira e bem informada.

* Tenho mania de carregar dicionário na bolsa. Aliás, dicionários: de inglês e português!

* Depois do banho é regra básica passar hidratante e perfume! Se eu tomar banho 1000 vezes, 1000 vezes irei passar hidratante no corpo e um perfuminho!

* Não passo debaixo de escada em hipótesa alguma. E se um gato preto atravessar na minha frente eu mudo de calçada, de direção, de lado...

Está bom né??? Tenho milhares de outras manias... Mas já me empolguei demais contando essas "intimidades"!!!

Quem quiser se jogar neste desafio, fique à vontade. Mas vou sugerir algumas pessoas:
* Marcinha, do Fouet, Roux et Demi Glace ;
* Bel, do "Deixo Ler"
* e a Chris, do Chrises.

******



E como o verão ainda não acabou, resta aproveitar a estação com preço de baixa temporada...

Vejam a reportagem aqui, no site do Bom Dia Brasil.

12 de fevereiro de 2008

Será que vai dar certo?

A lei que proíbe a venda de bebidas alcóolicas nas estradas federais já está em vigor, mas não vem sendo cumprida.

Culpa do governo ou dos motoristas, que ainda não têm consciência da gravidade do problema????

Veja reportagem aqui, no site do Jornal da Globo.