O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

25 de setembro de 2008

Um verdadeiro ritual!

Dá ou não dá vontade de apertar e morder essa coisa gostosa???



Samuel completa hoje um mês e meio e está uma fofurisse (sou coruja mesmo!!!)!!!

Essa foto linda foi tirada ontem à noite, logo após o banho...

Por falar no banho, é um dos momentos dos quais eu mais gosto!!! Para mim, é como se fosse um ritual. Às vezes, quando está muito quente, dou dois banhos por dia. E quando dou um banho apenas ele acontece à noite!! É sagrado!

Algumas pessoas acham estranho dar banho à noite. Mas não tem nada de estranho! É justamente esse banho, o da noite, o que ele mais gosta!

Em primeiro lugar, eu fecho tudo (para não entrar corrente de ar).
Depois, eu tiro a roupinha e começo a fazer shantala nele. Vou massageando bracinhos, perninhas, mãozinhas, pezinhos e barriguinha...Depois viro de costas e mais massagem.... Só o rostinho é que ele ainda não tem paciência. Mas no restante do corpo ele adora. Fica "conversando", dando risadinhas e às vezes com o olhar parado e atento em mim! Em seguida, coloco ele na banheira (mais cheinha) e começo pelo rostinho, onde só vai água...

Depois, pingo umas gotinhas de lavanda na água e começo o banho propriamente dito, ou seja, com sabonete. À noite uso o sabonete líquido da Jonhson (cujo nome é "Hora do Sono"), que tem propriedades relaxantes (não, não estou fazendo propaganda)... Quando termino de lavá-lo eu coloco na água um chazinho de erva-doce ou camomila (às vezes eu misturo os dois) bem morninho... Neste momento eu o deixo como se estivesse relaxando numa banheira de hidromassagem...Eu o seguro e vou mergulhando e molhando o corpinho dele. Enquanto ele fica ali alguns minutinhos relaxando, eu vou conversando com ele. Só depois de um tempo é que eu o tiro da água e o enrolo na toalha. Às vezes ele chora (quando sai da água), às vezes fica quietinho. Choro mesmo é na hora de colocar a roupa, que ele detesta. Tem dia que aceita numa boa. Mas fala sério: é ou não é um "parto" colocar aquelas blusinhas apertadas em bebê?? Passar a camisa pela cabeça é um sacrifício, e Samuel de-tes-ta!!!

Passado isso, levo ele para o meu quarto, acendo o abajour e ligo o som. Enquanto ele mama, escuta música clássica para bebê (que eu escutava na gravidez)...Este é o ritual de todas as noites. Ele mama e desmonta! Sempre dorme muito bem depois desse banho!!! Acho que essas pequenas coisas ajudam a acalmar o bebê, especialmente quando eles são bem novinhos e têm cólicas de vez em quando...

Abaixo, mais um momento zen pós-banho...

10 comentários:

Anônimo disse...

Ele está muito fofo!!! Cada dia mais bonito e gostoso...

Beijos

Tio Ique, tia Sonia, Paula e Arthur

Anônimo disse...

isto é um castigo para a vovó que está tão longe. Vocês não imaginam como é ver tudo isto e não estar pertinho para apertá-lo. Ele a cada dia que passa está mais lindo (não é corujice). Ele é tudo de bom que você e Marcones nos deram. Amo muito vocês. Bjos e em especial no meu pequenininho. Vovó

Anônimo disse...

Q lindooooo!! Tb dou banho a noite, só no invernão q dava na hr do almoço (moro no sul e no frio aqui é sacanagem dar banho à noite.. rsrs). Eu até tentei fazer shantala, mas não durou mtos meses não.. o Nicolas não tem paciencia e fica puxando o bracinho e a perninha qdo eu quero massagear.. rsrs. Geralmente ele dorme bem, de 10 a 12 horas acordando 1 vez pra mamar. O problema é q ele dorme mtoo cedo (5:30, 6:00) e acorda madrugada ainda (por volta de 5:00) e não dorme mais.. já tentei fazer ele ficar acordado até um pouco mais tarde, mas ele não fica.. =/
Então o jeito é ir pra cama cedo tb.. antes de ontem dormi às 18:30 e ontem às 20:30.. melhor do q ficar morrendo de sono no dia seguinte, né? Aos poucos ele acerta o horário dele e eu o meu..

Bjussssssssssssssss pra vcs!!

Rita Bonifácio disse...

Que banho MARAVILHOSO !!!!!!!..senti o clima do banho só de ler seu post..muito gostoso !!!!..em por falar em "gostoso" que nenem mais lindooooo..fofooooo..Parabéns !!!!!
Otima forma de fazer seu bebê dormir criando uma rotina antes do sono é o ideal para ele saber que está chegando a hora do soninho...
bjos
bjos
bjos

Anônimo disse...

Oi Camila,
O seu baby está muito fofinho! Hoje eu achei o olhar dele parecido com o seu!
Anotei as suas dicas sobre o banho,em dezembro nasce a minha afilhada,e quero colocar em prática.
beijinhos!

Karla Maria disse...

Camila,
o meu Bê até hoje, com 6 anos, não dorme sem o banho da noite, compijama limpinho e cheiroso antes de dormir. Tb fazia igual vc, fechava tudo, shantala com música no fundo, peito e dormia como um anjo.
O Samuel tá lindo de viver, muito fofo, parabéns.
Bjs

Unknown disse...

Que delícia!! Todo mundo merece um ritual desses, não é? E olha a carinha de feliz dele, os olhinhos a brilhar! Deve ser uma beleza dar um banhinho à noite, com certeza relaxa demais e dorme gostoso. Eu ainda não dei banho à noite na Bia pq por aqui o tempo ainda não ajudou, embora tenhamos entrado na primavera, estou esperando os dias ficarem quentes, aí aproveito para dar o banho ao meio dia ou até o meio da tarde. Agora colocar a roupa é ruim mesmo...eles gostam de ficar na água, peladinhos..quando vem aquela roupa chata...atrapalha tudo..quer ver aqui que eu entroxo de roupa...hehehe!
mas, muito legal mesmo teu ritual Camila! O Samuel merece!
Bjs e bom final de semana!
Pri & Bia

ameixa seca disse...

Samuel está lindo!!!
:)

Márcia disse...

Camila, como está fooofffooooo esse menino!
Benza Deus, como dizemos por aqui!!!
Eu estou louca para pode repetir esses rituais com Guigão, tenho certeza de q eles ficam muuuito mais tranquilos depois do banhozinho relaxante... Beijos!

Camila Marinho disse...

Tia Sônia, Tio Hique, Paula e Artur: em breve vocês vão apertar ele todinho!!! Bjos

Mamys, você também não demora muito a apertá-lo todinho!!! Samuel te ama muito!!!

Oi Bia, pelo menos O Nicolas já dorme bem... Mas fique tranquila. Daqui a pouco você consegue colocar ele "nos eixos". Bjs.

Oi Rita!!! Não esquecendo que a dica do chazinho no banho foi sua!! Muito obrigada!!! Bjos

Dani, engraçado que todo mundo acha ele muito parecido comigo... Acho ótimo... rsrsrs.

Karla, acho que um banho assim faz bem pra todo mundo, não só para bbs ou crianças!! Banho só faz relaxar mesmo!!! Bjos

Pri, menina do céu!! Até imagino vc colocando 300 roupas na Bia... Não gosto nem de pensar... Se fosse Samuel ele iria abrir ainda mais o berreiro.. rsrsrs. Bjos

Ameixa, muito obrigada. bjos

Marcia, daqui a pouco Guigão tá na área. E tenho certeza que ele vai adorar esse ritual. bjos