O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

21 de outubro de 2008

Enquete

Ele está dormindo como um anjinho. Parece até que tirou o dia para dormir. Aí é que está o problema: O DIA!!!

Atire a primeira pedra a mãe que nunca ficou tensa vendo seu filho dormir horas seguidas durante o dia. Tudo pensando em como vai ser a Dona Noite!!!

Samuel dorme bem à noite. Acorda uma ou duas vezes para mamar, mas logo adormece.
Durante o dia ele passa muito tempo acordado. Mas quando resolve tirar um cochilo mais prolongado em plena luz do dia logo nasce uma pulguinha atrás da orelha: será que ele vai dormir horas seguidas à noite??? Será que vai simplesmente dormir bem à noite????

E aí surge a dúvida: acordo o pequeno ou não?
Confesso que algumas vezes cheguei a acordar Samuel(morrendo de pena, é claro). Em outras, deixei dormir. Em ambas as vezes ele dormiu bem à noite.

Já percebi também que o fato dele tirar apenas curtos cochilos durante o dia não significa que vá dormir mais à noite. E dormir muito durante o dia não significa noite perdida!

Mas ainda assim a tensão me persegue. O que fazer nessa situação????
Acordar??
Deixar dormir??

Quem nunca passou por isso??? Está aberta a questão!

24 comentários:

Nathália Martins disse...

Deixe o Samuel tirar o soninho dele :)
Se ele dorme bem à noite, não vai ser a sonequinha do dia que vai interferir, pode ser que ele vá dormir mais tarde, mas assim que o soninho chegar, ele vai embora.
Bjs.

Karla Maria disse...

Camila,
o meu Bê se dormia bem durante o dia, dormia bem durante à noite. Se o dia era agitado, a noite tb era agitada, nada que um banho não resolvesse.
Relaxe. Pais tranquilos, filho tranquilo.
Bjs

Lílian disse...

Camila, fique tranqüila. Bebês dormem muitooo. E precisam dormir para crescer bem e se manterem calmos e de bom-humor. Nesta fase o meu filho dormia muito durante o dia e à noite só acordava para mamar. Uma vez o outra ficava 1 horinha acordado. Normal, afinal nesta idade eles estão acertando os hormônios que se relacionam com o tempo e o claro/escuro.
Aos 6 meses, lembro que meu filho dormia 2 horas pela manhã e duas horas e pouco à tarde. Lá pelas 19h30 ele embarcava e acordava de tempos em tempos para mamar. Hoje ele tem 2 anos e 3 meses e ainda dorme à tarde 2h30 ou 3 horas. Pensa que ele não dorme à noite? Nananinão... Lá pelas 20h desmaia e acorda às 7h. (Dei vários detalhes, hein? hehehe) Pela minha experiência é bom deixar a criança dormir. Ela aprende a gostar do soninho... : )

Bel disse...

Camila, tenho uma amiga médica que diz que o baby é o que é desde a barriga. Na barriga o Samuel nunca te incomodou, não é? Pois não será agora que vai começar! Ele é bonzinho, e vai ser sempre. Por enquanto, deixe dormir o quanto quiser, a hora que quiser, mas deixando claro pra ele que a noite é hora de TODOS dormirem: ambiente calmo, luz apagada, música suave... e boa noite para a família!
Beijão!!!

Deisi disse...

é unanime a resposta...
e a minha não podia ser difernte..
tb acho q vc não deve acordar..
beijos

Rita Bonifácio disse...

oi..camila o davi com 02 /03 meses sempre dormiu durante o dia, o que eu sempre fiz foi que durante o dia a movimentação da casa continuasse a mesma, tv ligada, conversas, janelas abertas..porque assim o davi saberia diferenciar a noite do dia por mais que ele estivesse dormindo...
Agora a noite, abajur do quarto ligado, silencio, não converso com ele, e pronto o bebezinho dorme rapidinho...
bjos

Geórgia disse...

Com os meus não foi diferente da maioria: se o dia era agitado, a noite também era, assim sempre deixei dormir à vontade, porém o movimento da casa continuava o mesmo, não se fazia silêncio. Eles cresceram tranquilos e sempre dormiram bem com ou sem barulho. Mas, acredite, siga o seu coração, sua intuição, pois ninguém conhece melhor o Samuel de que você! Boa sorte. Bjs.

Anônimo disse...

Tb nunca acordei o Nicolas não. E confesso que às vezes quando ele dorme de dia eu paro tudo e não faço nenhum barulho pra não acordá-lo, mas acho q é ruim, pq ele não se acostuma a dormir com barulho...

Beijãoo!!

Andréa Almeida disse...

Oi Camila, amei seu blog. Seu bebê é muito lindo! bjss

Anônimo disse...

escute o conselho que todos te deram. Já cansei de falar para você não acordar Samuel. Quando você acorda ele acaba ficando nervoso.Não mexe com quem está quieto. Amo muito vocês. Bjos e em especial para o meu fofucho. Vovó Valéria.

Anônimo disse...

Cá querida, não sou mae ainda, mas pelo q mamae me conta, eu era uma bebe super dorminhoca, álias, até hj sou...hehehe...mas ela conta q dormia muito o dia tdo e de noite tbm, sempre fui muito tranquila. Então, deixa o Samuca na boa, só no soninho! faz bem pra ele, tenha certeza disso! aki, mudando de assunto.....ontem fechei um pacote da Oi aki por telefone e cara q me atendeu era ai de Salvador, ai perguntei pra ele se ele conhcia seu tralho, vc como repórter...ai ele disse, conheço sim, ela é uma profissional super competente, muito boa mesmo! uauauau! achei super legal! sou amiga de uma amiga famosa, hahahahah! saudades querida! Bjooooo! Bel/BH

Elaine disse...

essa dúvida tb me persegue!

Andréa Almeida disse...

Oi Camila! Obrigada pela visitinha tb. Sim! mora em Salvador. Bjss

Allan Robert P. J. disse...

Camila,

Quando a minha esposa estava grávida, fizemos um acordo: ela cuidaria do bebê durante o dia e eu, durante a noite. Com a primeira filha, quase morri. Em pé. Ela tinha cólicas e só dormia no colo. Eu passava a noite levantando a cada duas horas pra pegar a Bia no quarto dela, levar para a mamadeira biológica dela (a mãe), passar uma hora, uma hora e meia, entre trocar fralda, fazer arrotar e ninar a Bia. Quando a colocava no berço, cochilava uns vinte, trinta minutos até ela acordar de novo. Foi assim durante três meses. Com a segunda foi mais fácil.

Aprendi duas coisa: 1) se o bebê tem sono, deixe-o dormir. Não muda nada na rotina noturna dele. 2) chega um período (por volta do terceiro mês) que, ou o bebê muda o ritmo naturalmente, ou você o muda. Ou seja: até o terceiro/quarto mês ele acorda a cada duas horas, mais ou menos. A partir daí o bebê dormirá com a última mamada - às dez?! - e só irê mamar às seis. Cinco dias são o suficiente para ele mudar a rotina.

Boa sorte.

:)

G disse...

Hoje o Gustavo tbm tirou o dia para dormir, e nessa situação eu tm me pergunto: Será que ele vai dormir bem À noite. MAs geralmente dorme sim, principalmente porque ele não é de fazer isso todos os dias. Eu só o acordo para mamar (Ele mama de 3 em 3 horas mais ou menos, mas se chega a hora de mamar e ele tá dormindo, eu acordo, aí aproveito pra trocar, porque com certeza a fralda tá cheia de xixi.
Às vezes passar o dia inteiro agitado não só não ajuda a dormir mais como pode até atrapalhar o sono noturno, porque eles ficam muito agitados. Até durante o dia eles precisam relaxar e tirar uma sonequinha.
Pois é CAmila, as dúvidas das mamães de primeira viagem são as mesmas, só mudam de endereço... Bjos!!!

Unknown disse...

Camila

estou acompanhando tudinho viu?
DEIXE SAMUEL DORMIR.
Ele terá o resto da vida para ficar acordado!

Dany disse...

OI Camila!
Deixa ele dormir...
A Luana quanto mais dorme mais sono tem!
Beijão
P.S.comprou o termômetro?

Rita Bonifácio disse...

Oi, Camila todas as rotinas do Davi desde quando ele nasceu, primeiro eu observava depois mudava algumas coisas.
Por exemplo: Agora com 04 meses o davi dorme menos durante o dia, então na adinatva eu tentar faze-lo dormir que ele não dormia e ficava irritado, porém comecei a perceber seus horarios de cansaço ( sinais como, bocejo, cochar os olhinhos) e rapidinho já o fazia dormir e anotava o horario, então todos os dia no mesmo horario eu faço ele dormir, assim ele vai percebendo e se adptando.
Outro ponto é que o davi dormia muita tarde, as vezes 23:00..então perto das 20:00 já ia diminuindo o ritmo das brincadeiras, das conversas e assim que dou a "ultima" mamada imediatamente já o faço dormir,e assim ele foi assimilando que estava chegando a hora do sono.

A rotina do davi está assim:
7:00 - acora
10:00 - soneca
11:00 - acorda
13:00- banho
15:00 - soneca
16:00 - acorda ( matenho o acordado)
19:00/20:00 - banho e preparação para o sono da noite.

Big Family disse...

Passeiando de blog em blog, acabei encontrando o seu.. e lendo os post.. vi o do porquinho e achei super interessante. Mais dai fui funçar a origem do porquinho e vi q vcs moram aqui em Salvador. Fiquei feliz.. pq encontrar gente daqui é igual a jogar na loto..kkkkk... Detalhe: sempre leio o perfil, mais dessa vez mim passei:D rs... O Samuel é lindo... muito fofo.. essa foto domindo então. Parece um anjinho! Posso add vcs lá no nosso cantinho? Bjinhos...

Lele disse...

ahhhhhh eu nunca acordei a Isabela. Nunquinha.
Uma coisa o pediatra diz pra gente: bebê descansado dorme melhor a noite.
E não é que é verdade??
Isabela tira uma soneca grande de manha, cerca de 1h20, e outras 2 menores a tarde (30 min cada), sendo que a segunda da tarde é quase sempre às 17h30... e tem dormido feito um anjinho a noite toda.
bjs

Márcia disse...

Camila, ainda não tenho prática com filhos, mas sempre dormi muito de dia E à noite! Acho q vc deve sim deixar ele cochilar de dia, e se começar a notar q isso atrapalha o soninho da noite, aí sim, tenta alterar isso. Mas se num prejudica, deixa ele sonhar com s anjinhos!
E como ele tá fofo, hein? Imagino sua coluna como deve estar... gordinho lindo e sapeca!
Beijos!!!

Márcia disse...

Camila, ainda não tenho prática com filhos, mas sempre dormi muito de dia E à noite! Acho q vc deve sim deixar ele cochilar de dia, e se começar a notar q isso atrapalha o soninho da noite, aí sim, tenta alterar isso. Mas se num prejudica, deixa ele sonhar com s anjinhos!
E como ele tá fofo, hein? Imagino sua coluna como deve estar... gordinho lindo e sapeca!
Beijos!!!

Unknown disse...

Ai deixa ele dormir Camila!
Não vai interferir no sono dele não!
O pediatra da Bia disse que era para tentar deixá-la acordada o máximo de tempo possível durante o dia, quando ela tinha a idade do Samuel..mas eu tinha peninha..deixava ela dormir.
Deixa ele nanar também, ainda mais se ele dorme bem a noite..
Beijão

Camila Marinho disse...

Obrigada a todos e todas pelas dicas. Pelo visto a opinião é unânime: deixar dormir!!!!!
Bjos.