O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

8 de novembro de 2008

Novidades...

Quase uma semana sem postar...Resultado da correria.
E culpa da equação: serviços de casa + cuidados com Samuel + atenção ao Samuel + exercícios de inglês para fazer + cansaço + outras coisitas!

Mas cá estamos nós. Essa semana Samuel teve pediatra e recebeu nota mil! Prestes a completar 3 meses ele está pesando 7,020kg, tem 64 cm e muita energia. A médica também elogiou o fato dele já estar todo durinho e sociável (já que sorri para todos que falam com ele)! E além do mais está lindo né????

Ah, e já lê também! Está duvidando? Veja só na foto abaixo...



Pois é, livrinho do Ursinho Pooh que a mamãe deu de presente... Olha mais um clique aí..



Bom, outra novidade diz respeito à chupeta! Desde que nasceu Samuel não pegou bico. Na verdade eu nem tentei muito. Só algumas vezes em que precisei dar funchicórea. Mas ele resistiu, fez cara de vômito e cuspiu fora.

Ontem foi um dia em que tentei dar o bico. Ele estava com sono, mas resistia a dormir. Ficava resmungando, sem posição no colo e inquieto. Na verdade se eu embalasse mais um pouco ele dormiria. Mas fui atrás do bico. Pensei: "quem sabe né??". Coloquei na boca e ele cuspiu. Tentei de novo e nada. Depois, coloquei outra vez e fiquei segurando... Ele foi resistente, até que..... sugou com toda a força!!! E não cuspiu. Depois, quando eu mudei ele de posição no colo a chupeta caiu. Coloquei na boca de novo e ele cuspiu. Aí segurei e ele sugou de novo. Coloquei ele no berço, ainda acordado, com o bico na boca, e liguei o móbile... Assim ele ficou...



Não reclamou, não chorou, não fez dengo....Depois de um tempo, quando voltei ao quarto, assim ele estava...



Tinha adormecido. Pensei, "que bom!". Mas ao mesmo tempo minha cabeça "fervilhava"... Ficava pensando: "o uso de bico ou mamadeira pode atrapalhar a amamentação".

Chamei o marido, que logo disse: "Você deu bico??? Ele vai ficar dentuço!!!"
Pronto, mais uma neura para minha cabeça.
Falei:
- "Deixa ele ficar que nem o "Ronalducho"... risos.... pelo menos está calminho e dormiu..."

Pois é, mas diante da pressão do marido e do turbilhão de pensamentos, fui lá e tirei o bico. Ele acordou, é claro. Mas ficou bonzinho. Até saímos com o pequerrucho (fomos até a sorveteria, onde se comportou muito bem!).

Depois fiquei pensando: dou ou não o bico??? Atrapalha ou não a amamentação? Ele pode largar o peito? E depois, quando eu quiser tirar o bico??? Vou conseguir??? Ainda estou na dúvida.

20 comentários:

Lílian disse...

Oi Camila,
(acho engraçado chamar de bico!)
Quando o meu sofria com as cólicas, até pensei em dar a chupeta. Ofereci duas vezes e ele recusou. Larguei pra lá.
Não tinha receio de parar a amamentação, pois chupeta não mata a fome e criança é bem esperta. Mas ouvi histórias de amigas que tinham que acordar à noite para colocar a chupeta, pois a criança acordava chorando. Ou seja, pode criar uma dependência. Assim pensei: "È melhor que aprenda a relaxar sozinho, sem artifícios." Deu certo! Abraços

Anônimo disse...

Para quem ficou até agora sem bico para que inventar essa. Bico para tirar é muito difícil. Você querendo ou não acaba viciando Samuel. Por favor, não dê o bico. Para mim o pior momento sem bico já passou. A coisa mais feia são aquelas crianças já maiores com essa coisa horrorosa na boca. Saudades. Beijos no meu pequenininho. Ele está cada dia mais lindo. Como ele está lendo bem. Peça a ele para ler o que estou escrevendo sobre bico. Ele mesmo vai ser contra. Amanhã a tia Priscila chega. Vai ser a nova babá. Quem dera eu estar podendo também estar indo. Amo vocês. Vovó Valéria

G disse...

Oi CAmila, sobre o bico, o Gustavo pegou desde o início. No meu caso, nunca atrapalhou a amamentação, e tem a vantagem de acalma quando ele está nervoso, com soninho, etc. MAs À noite não deio el dormir com o bico, tiro. E ele não usa direto, é só quando tá mais nervoso, choroso, e o acalanto dos braços não basta... Quanto À dentição, converse com a pediatra, mas acho que basta vc moderar o uso da chupeta, e enquanto ele crescer, não deixar que ela vire um hábito constante, e depois, tirar o mais cedo possível.
Quanto ao sabonete, não sabia que tinha em barra, da próxima eu compro, com certeza é muito melhor, porque na banheira não rende e ficar pondo na mão pra passar tbm não rola.
Bjos em vc e nesse bebê lindão!!!

Bel disse...

Não se preocupe.
Criança tem NECESSIDADE de sugar. Seja lá o que for. E, como você mesma percebeu, por seu próprio instinto, naquela hora ele estava com as necessidades satisfeitas, precisava relaxar, e nada como uma sugadinha para isso!

Os meus dois chuparam bico até 1 ano e meio à hora que quiseram. Depois, só pra dormir. E perto de fazer três, deixaram o bico através de um "acordo" básico: "O que você quer trocar pelo 'bibi'?" Ela pediu um livro de histórias, ele um avião. E na primeira vez que foram dormir sem bico, quando pediram eu lembrei do acordo, dei o livro/avião e eles dormiram agarrados, por umas duas ou três noites, depois nem lembraram mais.

Agra pense, se na necessidade de sugar ele resolver chupar o dedo ou a língua? O dedo você não pode jogar fora!
E se der uma chupetinha daquelas bem pequenas (de recém-nascido) não chega nem perto de alterar a arcada dentária. É só você não trocar a chupeta pelos modelos maiores! ;)

Fique tranquila, o bico é um aliado, não um inimigo!!!

Unknown disse...

Cami!
Sam ficou lindo de bico!
Deixa eu te contar. Com a Bia também foi assim, insistimos bastante, mas ela não pegava, nem com o funchicórea. Aí deixamos. Um dia ela estava inquieta aí pensei, quem sabe agora? Aí dei, e ela pegou. Ela estava com 3 meses e alguns dias. O pediatra dela me falou que não atrapalha nem nada não, nem precisa se preocupar com a amamentação. O bico acalma a criança. Lógico que depois, quando ficar maiorzinho, pode dar trabalho para tirar o bico, mas quando chegar o momento a gente se preocupa com isso né?
O bico se tornou um aliado aqui em casa. Quando a Bia tá com sono, dou o bico e ela logo embala no soninho. Se estou na rua e ela tem fome e não dá pra parar para amamentar, coloco o bico aí engana um pouco até eu dar o mamá.
Não te preocupa agora não..se ele gostou, deixa. Depois tira a dúvida com o pediatra dele.
Agora mudando de assunto, Bia tá aqui dizendo que ter um namorado bonito, simpático, alegre e de família já era ótimo, mas um namorado culto e inteligente isso é o que há! É maravilhoso.
Adoramos saber que Sam já está trilhando o caminho da leitura. É algo que se faz desde o berço MESMO.
Beijão e bom domingo
Priscila e Beatriz

Dany disse...

Oi Camila, Luana só pegou o bubu com quase 4 meses e eu insisti muito por que ela estava pegando o dedo... e dedo, nem pensar...
não tenho nada contra chupeta, pelo contrário, acalma muito o bebê... Natália também chupou´e foi fácil tirar... quanto a amamentação, nem se preocupe... se o seu leitinho estiver satizfazendo naõ vai ter chupeta certa ...
Luana já fez 5 meses, até 2 dias atrás estava exclusivamente com o meu leite...
Bj
Dany

Geórgia disse...

Não se preocupe com o bico, tenho três filhos e todos três chuparam o calmante, digo, bico. No início não aceitavam pelo simples fato de que a boquinha ainda é pequena. Ele é um excelente calmante e atrai o sono. Todos passaram pela fase oral chupando seus bicos e sem por outros objetos na boca para chupá-los, uma vez que é normal sugar nessa fase, mas não esqueça que a fase oral não dura para sempre. O pediatra me mandou tirá-lo por volta dos dois anos e assim fiz com os três: dormiram no dia do aniversário de dois anos com o bico pela última vez.
P.S.: Aqui não tem dentuços, rsrs!
Bjs e boa sorte!

Anônimo disse...

Camila querida!

Nem vou entrar na polêmica da chupeta, porque eu AINDA não tenho experiência para palpitar. Vim'só elogiar a fofura do Samuel! Tá muito gostoso, pode mandar o telefone dele para a Gabi, viu!

Beijos

Chris

Nathália Martins disse...

A Ana Luiza também não suporta a chupeta. Até tentei, mas ela cuspia toda hora.
O Samuel ficou lindão de chupeta, mas se ele conseguiu ficar sem ela até agora, acho dispensável...
E como ele tá fortão, hein?!
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Camila,
Como o Samuel está lindo, parabéns!
Então... eu ainda não sou mãe e nem gestante, mas eu e meu marido fizemos um "curso para gestantes" para ajudar a cuidar da nossa afilhada que nasce em dezembro. No curso uma odontopediatra falou um pouco sobre a "chupeta", disse que a criança tem NECESSIDADE de sugar, e é de longe muito melhor chupar o bico do que o dedo, por exempo. Existem chupetas anatômicas que não prejudicam o crescimento dos dentes e o desenvolvimento das arcadas (cetifique-se em dar uma dessa para seu baby), agora se o bebe começar a chupar o dedinho, daí sim é bem provavel que desenvolva problema na dentição.
A odontopediatra tb orientou que o bico deve ser usado somente até os 2 anos de idade, e deve ser retirado à noite quando a criança dorme.
Eu acho que seguindo essas orientações vcs não terão problemas.
E mais, ele ficou muito lindinho de chupeta!
beijinho, Dani/Curitiba

Deisi disse...

oiii..
é complicado..tb tinha mhs duvidas
+ preferi não dar no começo, agora ela nem quer e qdo usa, faz de mordedor
rsrs
bj

Big Family disse...

Que gostosura que está o Samuel.. Ai meu Deusss.. que vontade de apertar todoo.. Lindo, lindoo... olha só o sorriso..Coisa mais Fofaa!!!!
Sobre a chupeta,Mila, não vejo nada demais. Primeiro lugar se atrapalha na amamentação não sei, mais acho q não. Em segundo lugar não fica dentuço se usar a chupeta CORRETA. Também tirar ela com um ano, é o ideal, nada de criança andando, falando e com ela na boca, não ajuda em nada, só atrapalha. Aqui em casa, todos os 7 xuparam bico, algum dentuço? Nenhum..pelo menos eu imaginoo...kkkkkkkkkkk..brincadeirinha..rs..Então.. nenhum teve problema, mais com 1 ano ja ia tirando.. no maximo até 2 anos, q era a idade do menor fazer 1 ano.rs.. Os meninos(Ageu e Mateus) não quiseram, o Ageu de tanto insistir, pegou. Tava com uns 3 meses +/-, com 1 ano largou.O Mateus não teve jeito. De uma coisa eu sei, prefiro chupeta q eu tiro quando eu quero.. e o dedo? Humm? Esse ai sim, é complicadíssimo. ..e não tem condições para tirar com um ano... grandão ainda continua chupando dedo... eu acho horrível. Então meu voto é na chupeta! rs... É só tirar depois.. é bom que acalma o bebê... e não vou menti.. é tão lindoo!!!... Bjinhoss!!

Paciente Crônico disse...

Camila, o Samuel está uma delícia!
Tenho dois filhos que usaram a chupeta, o primeiro porque tinha a necessidade da sucção, mas depois deixou de lado e eu só dava pra acalmar - um consolo!
O segundo não gostava de chupeta, preferia o dedo, aí dava com um tiquinho de água pra fazer choc-choc e ele abandonou o dedo - thanks god! Ele ainda não abandonou, mas já usa bem menos, hoje com 1a8m. Se fica irritado e não quer o bico ele joga longe, mas também quando quer procura a casa inteira atrás do "pepê". rsrsrsrs
A dúvida, só seu coração vai responder. Tem criança que nunca chupou, vai ver que o Samuca é uma delas, ou ainda vai chupar, afinal a vidinha dele só tá começando.
Uma beijoca =)

Paciente Crônico disse...

Camila, o Samuel está uma delícia!
Tenho dois filhos que usaram a chupeta, o primeiro porque tinha a necessidade da sucção, mas depois deixou de lado e eu só dava pra acalmar - um consolo!
O segundo não gostava de chupeta, preferia o dedo, aí dava com um tiquinho de água pra fazer choc-choc e ele abandonou o dedo - thanks god! Ele ainda não abandonou, mas já usa bem menos, hoje com 1a8m. Se fica irritado e não quer o bico ele joga longe, mas também quando quer procura a casa inteira atrás do "pepê". rsrsrsrs
A dúvida, só seu coração vai responder. Tem criança que nunca chupou, vai ver que o Samuca é uma delas, ou ainda vai chupar, afinal a vidinha dele só tá começando.
Uma beijoca =)

Rita Bonifácio disse...

Oi..dri que lindo o samuel..
as fotos com a revista tb..
bjos

merciaemanoel disse...

mercia saudades

merciaemanoel disse...

ow mulher nem se preocupe q nao atrapalha em nada é bom pq ele fica mais calminho e dorme tambem,titi ta morrendo de vontade de conhece-lo.
E voce nada de colocar as roupinhas q mandei né? to achando q vc nem gostou.rsrsrs
mercia barbosa,saudades...

Andréa Almeida disse...

Nossa Camila, o Samuel está cada dia mais lindo!! Adorei a idéia do livrinho, como futura pedagoga isto é mais que aconselhável... A criança precisa desde cedo manusear livros, pois incentiva a tomar gosto pela leitura! Aprender a ler por prazer... Vc está de parabéns. Bjss

Meus pequenos Príncipes disse...

OLá Camila,
Nossa como o Samuel está gordinho e enorme! parabéns!!!
Quanto a chupeta, eu também fui um pouco resistente pois também ficava cheia de neuras as pessoas dizem tanta coisa para a gente!
Comecei a dar quando o caio começou a fazer o meu peito de chupeta... Eu optei pela ortodôntica, foi um sossego, mas não quero deixar ele por muito tempo com a chupeta e a uso mais para fazê-lo dormir ou quando quero acalmá-lo.
Quanto a amamentação posso te garantir que não atrapalhou em nada.
Quanto a escolha de dar ou não, só você vai poder fazê-la é só escutar o seu coração. Coração de mãe é sábio.
Bjinhos

Camila Marinho disse...

Tantos comentários, tantas opiniões. Muito obrigada a todas que aqui escreveram...Ainda fico na dúvida quanto a dar, ou não, a chupeta. Estou fazendo assim: só uso em caso de EXTREMA necessidade, ou seja, quando ele está choroso, inquieto e o colo não basta... Nada de oferecer a chupeta para dormir... Vamos ver como vai ser... Beijocas em todas voces. Camila