O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

24 de novembro de 2008

Os velhos e bons encontros....

Lembra dos encontros e farras gastronômicas??? Pois é, estou de volta à ativa. Aliás, estamos!!! Afinal, agora tem Samuel na parada!!!

Depois de um tempo "afastada" das delícias da boa mesa (por causa do nascimento de Samuel e daquele tempinho básico de adaptação), finalmente voltei.

E desta vez o encontro foi em Interlagos, na casa dos amigos Nico e Ana Paula. Mas antes de falar da boa mesa, prioridade para o meu pequerrucho, o meu "bebezuco" Samuel....

Olha a gente aí...



Tia Priscila, bebezuco e eu...



A primeira vez de Samuel na praia (apenas no colo da mãe)...




Momento mãe e filho...



E agora sim os prazeres da mesa....Abaixo o prato preparado por Marcelo: purê de batatas com wasabi (raiz forte) e peixe à moda oriental. Simplesmente fabuloso. Nunca havia comido purê de batata com um sabor que não fosse o da batata somente. E o toque da raiz forte foi digno de chefe! Perfeito!!! Ah, detalhe para o camarão caramelizado decorando o prato. Fabuloso!



Eu fiz a sobremesa. Duas! Uma delas, mais docinha, foi a que chamei de "copinhos de amêndoas e cardamomo ao perfume de baunilha". O sabor é incrível! Fácil de fazer:

INGREDIENTES

- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- amêndoas trituradas (não é para moer! Tem que ter uns pedacinhos.)
- grãos de cardamomo
- extato de baunilha.

MODO DE FAZER:

Leve o leite condensado, a manteiga e a baunilha ao fogo baixo e mexendo sempre até começar a virar um doce (uma espécie de brigadeiro branco). Acrescente as amêndoas e o cardomomo até dar o ponto. Como eu coloquei em tacinhas, deixei mais molinho. Mas se for para enrolar ter que esperar o ponto de doce mesmo. Decorei com amêndoas trituradas por cima.



A outra sobremesa eu tirei do livro "A grande cozinha - Cremes, Pudins e Musses", da da coleção Abri: Panna cotta com coulis (calda) de morangos (no livro a receita era com framboesas. Como não encontrei usei morangos). Essa é uma sobremesa não muito doce, levinha e saborosíssima! Além de tudo fácil de fazer!

INGREDIENTES

- 500 ml de creme de leite fresco
- 150 grs de açúcar de confeiteiro
- 3 folhas de gelatina
- 2 cestinhas de morangos
- 1 fava de baunilha

MODO DE FAZER

Lave os morangos delicadamente. Coloque as folhas de gelatina para amolecer em água fria (conforme manda a embalagem). Numa panela, despeje o creme de leite, 100 grs de açúcar e a fava de baunilha com uma incisão no sentido do comprimento. Leve ao fogo baixo e deixe ferver. Quando levantar fervura, desligue e acrescente a gelatina mexendo até que tenha dissolvido.

Coe e coloque numa forma retangular (*não coei, apenas tirei a fava). Acrescente algumas frutas inteiras e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.

Calda
Passe 3/4 dos morangos na peneira, recolhendo a polpa e o suco numa vasilha. Junte o açúcar de confeiteiro restante, misture bem e coloque o coulis (calda) na geladeira.

Antes de servir molhe rapidamente a fôrma em água quente e desenforme a panna cotta diretamente na travessa. Decore com as frutas inteiras e algumas colheres do coulis, servindo a calda restante à parte.

OBSERVAÇÃO: Fiz duas fôrmas: uma retangular e outra em formato de pudim. A foto da retangular não ficou legal, então vai a outra foto. Mas se vale a dica, use a retangular! Fica mais bonita e mais chique.



Depois de tantas delícias, um brinde à amizade!

10 comentários:

Nathália Martins disse...

Nossa! Que delícia de encontro :)
O bebezuco Samuel é uma graça!!!
Beijinhos

renata purri disse...

que bom que vc está de volta à ativa, amiga. e agora em excelente, maravilhosa, gostosa e fofa companhia. vamos continuar com nossas farras, sempre. daqui a pouco samuca vai estar correndo atrás dos mais velhos, lulu e rafa. realmente não há nada melhor do que filhos, amores, amigos e boa comida, claro!

Deisi disse...

ola!!

nossa q vontade de provar essas comidas.. =)
vou fazer a receita do pudim,,amei

é sobre o canguro, é mt bom, mais eu usei poco, e pageui mt caor no meu me arrependi..
=(

mais é isso ai.
bj

Anônimo disse...

OI Camila, que foto linda vc e o Bebezuco!!!!Muitas saudades dele!(de vcs tb, calma).Vc acredita que na hora que fomos embora daí eu e gustavo sentimos o cheirinho dele que ficou na nossa roupa a viagem toda.Muito gostoso!!!!É bom mesmo vc estar na ativa para prepararmos nosso Tetê de Bhte!!!!BJs
Cunhada

Dany disse...

Que delícias!!!!!
De passeio e de comida!
Beijão

Anônimo disse...

As fotos estão lindas. A beleza da comida nem se fala. Samuel a cada dia mais gostoso. Daqui a pouco ele vai estar deliciando dos apetitosos pratos de vocês. O tempo passa muito depressa. Curtam bastante. Muita saudade. Amo vocês. Contagem regressiva. Bjos e em especial no meu fofucho.

Unknown disse...

As fotos estão lindas como sempre!
Amei de paixão a que estás com ele na praia e a outra em preto e branco com o Sam nos braços, outra digna de porta-retrato.
E que delícia de encontro, hein?
Como sempre digo, vir aqui é um prazer duplo: primeiro para ver o lindinho do Sam, e dpois se deliciar com essas receitas divinas que fazes!
Parabéns amiga!
Bjs e boa quarta-feira para vcs!
Pri

emmibi disse...

Mas que farra, hein?
Que bom que estão de volta ao mundo das farrinhas =]

Rita Bonifácio disse...

Ahhhhhh...que delicia...fica com agua na boca no seu blog.....rsrs
e o Samuel..nem se fala fofuxo como sempre lindas a s fotos..eita menininho que gosta de passear
bjos Camila
Adorouuuuuu vcsss

Camila Marinho disse...

Naty, eu estava com saudades desses encontros. Bjs

Rê, você tem razão em tudo o que disse. E você já pensou no Samuel correndo atrás dos meninos??? Melhor: ele e os meninos já grandinhos nos ajudando na preparação dos pratos???? hehehhee. bjs

Deise, eu ganhei o canguru. Mas foi baratinho. O meu não foi tão caro. Samuel gosta muito, mas acho que não valeria comprar um tão caro. Afinal, eles crescem rápido e a gente pouco usufrui. bjs

Marcella, estou adorando seus comentários. Finalmente né???? Ai, o cheirinho dele é tãoooo bom!!!! Bjos e até BH!

Dany, nem se fala. Bjinhos!!!

Mamys, daqui a pouco ele vai estar provando as gostosuras que você faz!!! Te amo. Contagem! Bjos

Pri, adoro os seus comentários... Que delícia saber que adora passear no meu cantinho. Bjos em vc e na princesa!

Emmibi, é muuuito bom estar de volta! Bjs

Rita, você tem razão. Samuel adoooora passear!!! Bjocas