O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

3 de novembro de 2008

Sabor em dose dupla

Uma das coisas que eu mais comi depois que Samuel nasceu foi canjica, que aqui no Nordeste é conhecida como munguzá (ou seria mungunzá??). Sempre adorei canjica, e quando estava grávida várias pessoas me falaram que tudo o que derivava do milho era ótimo para dar leite. Como adooooro tudo o que vem do milho, não foi difícil "cair matando".

Quando minha mãe estava aqui, no primeiro mês de Samuel, ela sempre fazia canjica. Todo dia à noite eu comia. Depois, com minha sogra, não diferente. Além de canjica (ou munguzá como minha sogra diz), comi cuscuz de milho, mingau de milho verde.... Uma farra!!! E o leite veio em abundância!!! Não sei se tem mesmo algum fundo de verdade nisso, mas que o leite veio, isso veio!!!!

Bom, e depois que minha sogra foi embora eu é que fui para a cozinha fazer canjica à moda mineira!!! Sim, porque no Nordeste o munguzá é feito com manteiga, coco e leite. Mas em Minas é feito com leite condensado, coco, amendoim e creme de leite (em alguns casos)!!! Bem docinho!!! É tradição nas festas juninas, mas eu como eu qualquer período.... hehehehe.

Fiz e ficou uma delícia!!!!
Segue a receita:

* 250 grs de milho branco (para canjica)
* 2 latas de leite condensado
* 1 caixinha de creme de leite
* 50 grs de coco ralado
* 500 ml de leite
* amendoim torrado e moído (usei 3 paçoquinhas)

MODO DE FAZER:

Na véspera deixei o milho de molho na água.

No dia seguinte, levei a canjica para a panela de pressão e coloquei bastante água e uma pitada de sal. Levei ao fogo alto até que pegasse a pressão. Depois que pegou a pressão, baixei o fogo e deixei cozinhar por 55 minutos. Só abri a panela depois de umas duas horas, quando retirei boa parte da água. A canjica já estava cozida. Acrescentei o leite, leite condensado, creme de leite, o coco ralado e paçoquinha esfarelada. Aí foi só deixar no fogo baixo até engrossar!!! Perfeito!!! Sabor em dose dupla: para a mãe e para o filhote (já que não faltou leite)!!!

Para não mentir, olha só as dobrinhas de tanto leite...



Mais uma foto. Essa só por causa da carinha de rapaz sério...

22 comentários:

Meus pequenos Príncipes disse...

Olá,
Também comi várias comidinhas que diziam aumentar a quantidade do leite,e o meu bebê também ficou uma gostosura de gordinho.
Não pode existir alimento melhor para o bebê. Amamentei o meu só com leite materno até os seis meses, foi a melhor coisa que fiz para ele, pois é forte como um touro e super desenvolvido.
Seu bebê é lindo, parabéns.


Beijos

Nathália Martins disse...

Eu num gosto de canjica... acho que sou a única kkkkkk
Que dobrinhas mais gostosas...
Bjs!!!

emmibi disse...

menina, mas 2 latas de leite condensado é caloria pra caramba!
heheheheeh
mas eu soube que enquanto se amamenta as calorias vão embora junto com o leite, direto pro bebê né?
que bom!

G disse...

Nossa senhora, ele tá muito fofo, dá vontade de apertar!!!! Vc aperta muito ele né, fala sério?? rsrsrsrsrsrs. E essas buchechas? Pedem uma mordidinha, muito fofo!!! EScuta, quando vc come coisas muito doces dá cólica no SAmuel? Morro de medo de comer doces por causa disso.

Bel disse...

Eita, eu tô de dietaaaaaa!!! Fiquei com água na boca, mas fiz de conta que uma maçã tinha o mesmo gosto!!!

Bjoooo

Anônimo disse...

Amamentar é de tudo de bom. Tudo que pudermos comer para aumentar o nosso leite devemos fazer. É gratificante sabermos que tem alguém muito especial que depende de nós. Alimente-se. Continue sendo essa fortaleza, cheia de saúde para manter o Samuel forte como um touro. Muita saudade. Amo muito vocês. Beijos e em especial para o meu fofinho. Vovó Valéria

Li e Pedro Henrique disse...

Oi Camila....seu bebe da vontade de morder, ta uma gostosura...parabéns
Quando sai do hospital minha mãe ja estava com uma travessa de canjica quentinha me esperando em casa, e eu também amo em qualquer época, como o meu marido não gosta tive que comer a travessa toda sozinha, eu nem achei ruim rsrsrs...amamentando podemos abusar um pouquinho...bjs

Unknown disse...

Adoramos visitar esse cantinho Cami! Eu para ficar com água na boca, pois sempre me deparo com uma fotinho 'apetitosa', como essa canjica, aliás, acho que prefiro à moda mineira, pq a baiana nunca provei. E a Bia adora vir aqui para ver o Sam né? E ele, com essa cara de sério e esses lábios? Jesus! O que é isso? Dá vontade de apertar e morder todas essas dobras.
Por falar em dobras esses dias me passei! Estava dando uma mordidinha nas dobrinhas da Bia e acho que me passei na intensidade. Tens que ver que braba que ela ficou! Com toda a razão é claro. Fez um beiço, ficou magoada...Ainda bem que logo ela perdoou a mamãe! Acho que ela fica pensando que a mamãe acha que ela é bolacha!
Mas não dá né Cami? Olhar umas fofuras como nossos babies e não dar uns apertões, amassar, beijar e dizer que ama muito né?
Beijos e boa terça-feira.
Pri e Bia

Anônimo disse...

CAMILA,

O PEQUERRUCHO ESTÁ UMA COISA FOFA!!!!!!!!!!!!MUITAS CARAS E BOCAS!!!PODE PREPARAR VAMOS APERTAR MUITO ESTE MENINO!!!!AHAHAHAH ADOREI A FESTA DE HALOWEEN!VCS DOIS COMO SEMPRE SEMPRE EMPOLGADOS E REGISTRANDO CADA MOMENTO!!!ADORO !
SEMANA QUE VEM ESTAMOS AI E PODE PREPARAR A PISCINA DE AGUA MINERAL DO SAMUEL!!!!CURTIR PRAIA COM A GENTE!!(BOM, MINHA OPINIÃO É DE QUE ESTÁ CEDO DE MAIS, MAS....) SEU IRMÃO JÁ DISSE QUE VAI COLOCAR NA PISCINA. BJS
CUNHADINHA MARCELLA

Karla Maria disse...

A natureza é tão engraçada, eu sou louca por milho e derivados, mas tinha muita azia na gravidez e o meu Bê, recem nascido, muita cólica qdo eu os comia.
Fiquei quase um ano sem comer.
Mas essa sua canjica tá boa demias, Camila.
O Samuel tá cada dia mais lindo.
Bjs

Andréa Almeida disse...

Oi Camila!! Olha fiquei de água na boca com este munguzá!! A-DO-RO... Seu bebê é muito lindo, uma graça!! Adicionei o seu blog ao meu, ok? bjss

Karla Saldanha disse...

Bom dia!!!
Esse mungunzá à mineira deve ser muito gostoso!! Peguei a receita e vou tentar fazê-la no fim de semana!!
Boa semana pra vc! E um bjo nesse bebê lindo!!

Karla Saldanha disse...

Ah!! Add seu blog ao meu, viu?? Bjo

Big Family disse...

Se depender do milho pra chegar leite, fico sem leite...kkkkkkkkkkk...Brincadeira...rs..O q não fazemos pra nossos filhos, hein? mais não sou fã de milho não.. o q ainda desce é bolo e canjica (+/-), mingal? Nem pensar..rs.. E que bolota não da o Samu, hein? Lindo, lindo..vontade de apertar todo...Bjinhos!!

Anônimo disse...

Querida Camila,

Seu querido priminho lindo, o Arthur, (o único defeito e ser atleticano!)foi criado mamando até os seis meses de idade. Nao tomava nem água... e te digo que valeu a pena cada ml de leite.Até hoje só me lembro dele tomando antibiótico uma vez... numca teve uma infecçao de garganta! E era uma bola igual ao Samuel. Muito fofo.
Continue dando o que tem de melhor para ele. O nosso leite não alimenta só o físico mas alimenta a alma pois é cheio de amor e carinho...
Bjs
Tia Sonia

Unknown disse...

Cami!
Recadinho para o papai da Bia já foi dado! Ele tá dizendo que só vai deixar a Bia namorar depois dos 30, acha??? Pai ciumento já viu? Mas até lá, a Bia e eu fazemos a cabeça dele! Imagina, duas contra um...aí é covardia né?
Será que peixinho casa com tartaruga? hahahahahahah
Beijos
Pri

Nathália Martins disse...

Oi Camila...
Respondendo a sua pergunta, ela dorme muito bem... Vai das 10 às 07horas. Bom, né????
Beijinhos!!!

Rita Bonifácio disse...

OI..Camila lindassssss as fotos de boné...adorei !!!!!!!!!!!!!!!
Bjos para o Samuel meu bebê lindão

Dany disse...

O Samuel está uma fofura!!!!
Bj
Dany

Anônimo disse...

Tá um lindão mesmo!! Canjica é TUDOOOOO de bom.. amo muito.. hehe. Pena que não me arrisco a fazer (eu e a cozinha não somos grandes amigas), mas espero minha vó fazer pra mim, ela sempre faz.. hehe

bjão

G disse...

CAmila, li num post seu que vc usa aquele sabonete liquido a hora do sono. Deixa eu te perguntar: Você usa só ele na banheira ou usa outro sabonete junto? Só ele e suficiente. Achei estranho porque ele não faz espuma nenhuma na banheira. Bjos!

Camila Marinho disse...

Meu pequeno príncipe, realmente amamentar é tuuuudo de bom. E tudo o que pudermos fazer para aumentar o leite é válido. Bjs

Naty, não é possível que não goste de canjica... Eu amooooo!!!

Emmibi, são muitas calorias, mas realmente vão embora rapidinho na amamentação!!! Por isso, sem neuras! Bjs

Gislene, muito obrigada. Sobre comer doces, não influencia não. Pelo menos no Samuel. O que dá cólicas é pimentão, cebola, chocolate... sobre o sabonete líquido, realmente ele não rende muito não, e nem espuma tanto. Por isso comprei o mesmo, só que em barra. Bjs

Bel, como pode se contentar com uma maçã??? Bjs

Mamys, você é demais!!! te amo. Bjs

Li, fala sério. É ou não é tudo de bom???? Realmente amamentando dá para abusar um pouquinho. bjs

Pri, você tem toda razão. Impossível não amassar, apertar, morder, "saracutiar" nossas fofurisses. Essas dobras são de enlouquecer! bjs

Marcella, finalmente conseguiu comentar aqui né???? Realmente ele está muito gostoso. Estou louca para vocês chegarem. Ah, e vou comprar uma piscininha de plástico para encher com água mineral. Você acha que vou perder essa oportunidade??? bjos e saudades.

Karla, graças a Deus Samuel não teve cólicas com derivados do milho... Ainda bem, porque amooooo canjica, milho, mingau, etc... Tudo de milho é bom demais da conta! bjs

Andréia, obrigada. sobre o munguzá, pode fazer que é delícia na certa. Bjs

Sol, realmente é tudo de bom. Bem docinho, bem gostosinho... bjs

Big Family, vale a pena tudo por nossos filhos. ainda mais se é para amamentar... Pelo menos você gosta de algo de milho, nem que seja um bolo. bjs

Tia Sônia, realmente não alimenta só o físico. alimenta a alma mesmo. É tão bom aquele momento mãe e filho.... tão gratificante!!! sobre o arthur, ele não tem defeito nenhum. Pelo contrário, ser atleticano é uma vitória.. Bjs

Pri, com o tempo ele amolece... Samuel é rapaz direito, honesto e íntegro. Vai fazer a Bia feliz... hahaha. Ah, e acho que peixinho casa sim com tartaruga. Bjs

Naty, que benção héin???? Bjs

Rita, obrigada. Bjos para o gato do Davi também.

Dany, obrigada. Bjs

Bia, também amoooo canjica. Que bom que sua vozinha faz para você. Comida de vó é sempre bom né? bjs