O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

4 de maio de 2009

"Butequeira"

O que eu queria mesmo era estar em Belo Horizonte. Por várias razões.

Uma delas é o "Comida de Buteco", evento já tradicional na capital mineira!

O concurso elege o melhor prato entre 41 bares de BH. No ano passado o tema era o torresmo. Neste ano as vedetes da festa são couve, taioba e mostarda. Ou seja, um desses ingredientes tem que fazer parte do prato!!!

A criatividade rola solta entre os donos de "buteco", que capricham nos pratos (e nos nomes deles).

Quer exemplo???

No Bar do Doca tem o tira gosto "DEZmaio mineiro" (foto ao lado), que é costelinha ao molho de goiabada, e empadinha de angú recheada com requeijão. Acompanha couve.

Já no Bar do João o prato é "Trem esquisito", que é músculo à milanesa acompanhado de mandioca cozida na manteiga de garrafa, couve, molho especial e pimenta biquinho.

Outra coisa gostosa deve ser o "Cada um no seu quadrado", prato servido no Bar do Véio. O que é??? Bolo de carne recheado e bolinho de mandioca com parmesão. Acompanha molho ao sugo. É esse daí, da foto ao lado. Notou o quadrado?

Outros nomes de pratos??? "Fondi Mineiro" (Fondi mesmo, e não Fondue), "Resguardin de Minas" e "Rabo no Mato".

Mais informações aqui.

OBS: A votação é até o dia 17 de maio, mas nos dias 22, 23 e 24 de maio acontece a Saideira, uma grande festa reunindo shows musicais e a participação de todos os bares participantes. Fica a dica para quem está em BH (ou pretende visitar a cidade mineira nos próximos dias).

5 comentários:

Unknown disse...

Que delícia Camila!!!
Comida mineira é mesmo uma delícia e botecagem mineira deve ser gostosa demais né?
pão-de-queijo de verdade só em Minas mesmo, o resto é imitação. O melhor que comi foi em Uberlândia!
Adorei o "cada um no seu quadrado".
Bjs
Pri
Ps. Beijos no Sam da Bia e da Pri

Renata disse...

humm...quero um de cada!!!Mas Camila, tenho que falar sobre o jogo de ontem....VITÓRIAAAAA.. desculpa, mas tenho uma torcedora mirim em casa tb-pé quente!!!!

Kill... disse...

Eu também quero ir no "Comida di Buteco"!!!

emmibi disse...

MATE-ME.
salvador, definitivamente NÃO É a capital de comida boa de bar.

Katia disse...

Camila,
Vc realmente devia ter vindo!Foi um mês tenso por aki!rs E os pratos estavam divinos! O Fondi Mineiro.....aiaiaiaiai! Um forte concorrente! O DEZmaio mineiro.....pena que não poderei ir na saideira!
Abraços