O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

22 de agosto de 2009

O primeiro ano de nossas vidas...


Quando me falavam que os dias passariam voando eu não acreditava. Pensava: "que nada, vai custar a passar". Ainda bem que eu curti bastante, porque o tempo realmente passou depressa demais. Tão depressa que às vezes custo a acreditar!

Parece que foi ontem. Às 11h07 da manhã de um domingo dos pais, dia 10 de agosto, nascia Samuel. Até então eu me via como uma mulher grávida, e não como mãe (ainda). Na verdade, eu até tentava me "achar" mãe, mas não tinha a noção exata do peso que este nome carrega. Estranho, eu sei, mas essa é a sensação que eu tinha.

De fato, eu comecei a entender o que é "ser" mãe a partir do momento em que eu ouvi o choro de Samuel. As lágrimas brotavam dos meus olhos e eu só agradecia a Deus por aquele momento... Quando os médicos colocaram Samuel coladinho ao meu rosto, para que eu pudesse "conhecer" o serzinho que durante nove meses alugou minha kitinete, senti aquela pele macia de pêssego e fui ao céu...Daquele dia em diante eu deixei de ser a Camila para ser a mãe de Samuel.

E como a vida mudou de lá para cá...No início veio o medo. O medo de não conseguir, de não dar conta, de falhar e de não ser a mãe esperada. Por várias vezes eu me peguei chorando do nada, sem motivo algum. Algumas vezes era a alegria de ter MEU filho nos braços, cheio de saúde e todo perfeitinho. Em outras, o medo de um futuro incerto. "E se eu perder o emprego? E se um dia ele adoecer? E se um dia ele precisar de algo que eu não possa dar? Como vai ser??"

Mas nada como um dia após o outro. Parece até que eu nasci sendo mãe. Não há curso de gestante, não há livro que ensine mais do que a prática. E a prática nos prova que somos capazes. Só quem é mãe pode confirmar o que estou dizendo. Dar banho naquele neném molinho vira tarefa fácil. Colocar roupa, carregar, trocar fralda... parece até que fizemos isso a vida inteira! Na verdade, é o dom de "SER MÃE".


Se eu parar para pensar quanta coisa vivi (e aprendi) ao lado de Samuel...
o choro das malditas cólicas (em que eu chorava junto),
as noites de sono e cansaço por causa das mamadas,
as milhões de dúvidas que eu levava para a pediatra,
a obra do vizinho, que não deixava Samuel dormir durante o dia,
a vez que eu achei que ele tinha engasgado com o leite e quase morri do coração,
os cocôs "aguados" que espirravam feito spray justamente quando eu tirava a fralda,
a alegria dele na hora de mamar no peito...

Tanta coisa...

Me lembro do meu desespero quando eu precisava sair e deixava ele em casa com o pai ou com a avó. Uma vez eu tinha ido ao shopping comprar um sutiã amamentação quando o marido ligou. No fundo eu só ouvia o choro. E marido dizendo: "venha logo, ele está com fome". Larguei tudo o que tinha na mão e voei para casa. Devo ter passado em todos os sinais vermelhos da cidade!!!

A verdade é que, durante a gravidez, a gente sempre acha que vai ser fácil, que a vida não vai mudar tanto, a não ser pelas fraldas, pelo leite e pela responsabilidade. Mas tanta coisa muda... A gente abdica de tudo só por causa daquela pessoinha. Se antes eu "fazia hora" na rua, hoje eu faço tudo nas pressas, só para voltar logo pra casa. Nada de uma esticada no barzinho depois do serviço... primeiro é preciso ir para casa. Ah... e a gente passa a não ter hora para nada. Aliás, nosso relógio vira o filho. Ida ao shopping? Só depois que Samuel acordar... Hora do almoço?? Só depois da hora do almoço dele!!! E por aí vai...

Nem tudo é um mar de rosas, é verdade. Mas poder acompanhar o crescimento, o desenvolvimento e as descobertas dos nossos filhos paga qualquer sacrifício. A recompensa vem à medida que eles crescem. E hoje posso dizer que sou completa. Sou a mãe de Samuel!

12 comentários:

Flavia disse...

Lindo post Camila!
Parabéns pro Samuel, e parabéns aos papais pelo primeiro ano de pais.
E o melhor de ser mãe é que o amor se renova, se multiplica a cada dia.
beijos pra linda familia

Dany disse...

Quanta foto linda!
Parabéns pelo primeiro aninho!
Beijos Bochechudos

Suzana disse...

Que lindo o post Camila....realemnte so sabemos o que é amor de mae qdo nos tornamos uma!
Amei as fotos, cada uma mais linda do que a outra, mas essa ultima esta maravilhosa!!
Parabens pro um ano de vida desse fofo;Que Deus abençoe mto ele , com mta saude!!! Nao pude deixar mensagem antes pq estava viajando!
Toda felicidade pra voces sempre!!!
bjuss

Anônimo disse...

Você realmente é MÃE. Não é uma tarefa fácil.A gente tem sempre medo de tudo. Se o que estamos fazendo é mesmo certo, se é o mais indicado. Mas sempre temos a mão de Deus nos abençoando e o nossso amor que tudo dá certo. Continue sempre neste caminho. Você realmente é uma pessoa muito abençoada. Tenho orgulho de dizer que você é minha filha. Amo você. Beijos.

Nathália Martins disse...

Que post lindo!!!
E é verdade, nenhum livro supera a prática. Aprendemos a cada dia.
As fotos estão lindas.
Beijinhos***

Adriana disse...

Lindo o post Camila...
Parabéns pelo aninho do seu Samuel, que venham muitos e muitos. cheios de saúde, alegria e amor!

bjs
Dri

Karla Maria disse...

Camila,
esse amor e alegria só aumentam com o passar do tempo e a aprendizagem é contínua, nossa e deles. Nada se compara a ser mãe.
Beijocas enormes no pezinho do lindo e fofo Samuel.
Parabéns pra vocês.

Nanda disse...

Linda mensagem Camila!
Parabéns pelo Samuel... está lindo!
Parabéns pra vc tb!! Conseguiu...
Bjs

Eliane de Sá disse...

Nossa, senti cada palavra sua. Se eu tivesse que expressar o meu primeiro ano com o André usaria o seu post! Parabéns pelo primeiro e lindo ano de vida do Samuel!
Um grande beijo,
Eliane e André

emmibi disse...

LINDO, LINDO texto.
=]
um dia serei eu!

Anônimo disse...

Oi Camila!
Que delícia de post, fiquei relembrando os meus momentos com a Ana Luiza nesse primeiro ano! Como passou rápido... q saudades daquele bbzinho... Só sendo mãe mesmo pra ter noção!!!
Parabéns pro Samuel!!!

Bjão
Laiane e Ana Luiza

Anônimo disse...

酒店
酒店經紀 酒店上班 酒店兼差 台北酒店 酒店打工 酒店工作 禮服酒店
酒店兼職 酒店PT 打工兼差
酒店喝酒 酒店消費 喝花酒 粉味