O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

13 de abril de 2010

Atendendo a pedidos

Hoje vou conforme o título: atender a pedidos!

Primeiro vou falar sobre o desfralde do Samuel. A pediatra recomendou que eu começasse o desfralde só aos 2 anos, quando a criança já tem um controle maior da esfíncter. Mas eu quis antecipar! Desde um ano e meio venho ensinando Bebeco a ter seu auto-controle ou a me pedir para ir ao penico. O desfralde ainda não aconteceu, mas meu gostoso já fica bastante tempo de cuequinha. Logo no início ele não tinha muito controle e vivia fazendo xixi na cueca. Hoje percebo que ele já consegue segurar bastante tempo, mas ainda não pede para ir ao vaso (ou penico) e nem se sente à vontade (acredito eu) para tal. Quando ele está de fralda, ele faz xixi. Mas se está de cueca demora muito tempo a fazer. Ele chega a ficar a manhã ou a tarde inteira de cueca sequinha, sem fazer xixi. Tenho inclusive usado bem pouca fralda nele. O único problema é que, quando ele faz, ele só avisa depois. E tenho a impressão que ele tem birra do penico e do redutor. Pergunto de tempo em tempo: Samuel, quer ir ao banheiro? Quer fazer xixi? Quer fazer cocô??? E quando mostro o penico ele grita, fica bravo e sair correndo.

Uma única vez ele fez uma bolinha de cocô no penico. Mas parou por aí. Uma vez ou outra, ele faz na cueca. Nesses quase 2 meses de tentativas, o avanço que percebi é que ele se segura mais, tanto para o cocô ou o xixi. A cueca fica sequinha muito tempo. Só não sei o que fazer para ele sentar no penico ou aceitar ir para o vaso. Já citei os exemplos dos amiguinhos, já coloquei os bonecos para fazer cocô, o cachorro de pelúcia....mas ele mesmo ainda não foi!

Ah, um detalhe importante: quando acontece dele fazer xixi ou cocô na cueca, percebo que ele fica "encabulado" (principalmente com o cocô). Nunca briguei. Sempre digo para ele: Samuel, mamãe não vai brigar com você. Não tem problema. Mas quando quiser fazer xixi ou cocô, é só pedir para a mamãe. Aí eu te levo no penico, você abaixa a cueca e faz lá. Tá bom???

Mas é claro que este é um exercício de paciência e determinação. Não adianta ter preguiça e apelar para a fralda!!! Sei que ainda há muito chão e cueca para limpar e lavar.

Até lá..."Nossa Senhora do Desfralde" vai ajudar!!!

******

Também recebi pedidos para postar a receita da torta sertaneja, de carne seca com banana-da-terra, que fiz para um brunch entre amigos!

Simples. Fiz a mesma massa da torta cremosa de frango. Aí fatiei as bananas da terra e dei uma fritadinha nelas. Coloquei-as sobre a massa e, por cima, o recheio de carne seca, que fiz da seguinte maneira: desfiei a carne, levei ao fogo com um fio de azeite, cebola e temperos (já que a carne estava dessalgada). Depois, acrescentei um pouquinho de requeijão cremoso, só para dar uma "liga", e pronto! Coloquei por cima das bananas.

Para finalizar, queijo coalho ralado no ralo grosso.

Importante: a torta ficou cerca de 40 a 45 minutos no forno médio. Mas foi só no finalzinho que coloquei o queijo coalho. Caso contrário ele iria ficar todo esturricado.

*******

Ainda a atendendo a pedidos, mais vídeos do Bebeco da Bahia!

5 comentários:

Suzana disse...

Isso vem com o tempo,é assim mesmo camila, mta paciencia, que qdo chegar o momento dele ele vai pedir com mais naturalidade!! Eu comprei um penico que cantava qdo ele sentava ,era como se fosse uma privadinha,e o rik adorava ir la pra brincar,menos pra fazer,pq fazer mesmo ele queria fazer no vaso diretamente, mas acredito que isso o incentivou mto a ir a vontade sem ter medo! Brincava com ele sempre tb,contava historinhas(coisa que ele adora) qdo levava-o vaso! As vezes leve o Samuel de vez enquando ,mesmo que ele nao peça e faça uma brincadeira q ele goste pra ele levar na descontraçao! Lembro que fiz um curso de baba no senac e,eles sempre disseram que criança aprende td na brincadeira, e ate mesmo qdo ele fazia coco eu vi q ele mesmo sentia nojo ai eu brincava ,vamos dar tchau pro coco e pro xixi??? ai davamos a descargar ele dizia tchau xixi, tchau coco, e ria!! Acabou que ele ficou mais avontade pra fazer! Faz um ano que ele vai sozinho fazer seu xixi e coco, so chama pra limpar! Mas nao isista mto se ele nao queira usar o penico, mostra como a mamae e o papai fazem ai ele vai entender!
Agora que ele esta um rapazinho lindo ele ta!! Parabens por esse fofo! Adoro ouvir ele falando!!
bjus pra vcs!

Priscila disse...

Ai meu Deus, não aguento escutar o Samuel falando "tem não" hahaha morro de vontade de morder e claro pirraçar também como fazia em BH. Ele tá muito esperto, muito inteligente e muito desenvolvido. Tô morrendo de saudades. PS: estou vendo que Samuel está com presença constante na piscina, porque ele tá com a perna moreninhaaa... hahaha Bjo Amo vocês
Pri

Anônimo disse...

Não esquente a cabeça com relação ao uso do pinico. Com o tempo ele vai entender e vai pedir. Ele é muito inteligente. Vá com calma como você está indo. Um bom sinal: quase não faz na cueca. Se ele sentir nojo vai ser melhor ainda, pois assim vai ter que pedir. Ele está tão bronzeado que a dobrinha do pescoço e das pernas está branco. Amo muito vocês. Beijos. Saudade grande. Vovó Valéria

Anônimo disse...

olá adorei seu blog, estou te seguindo...eu sou uma tentante e achei bonitinho vc está tirando ele da frauda..beijinhos

Anônimo disse...

pois é, esse tema desfralde é mesmo para tese de doutorado....
beijos