O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

15 de agosto de 2013

Geléia fresquinha

Depois que eu aprendi a fazer calda ou geléia de fruta, eu nunca mais fui a mesma! Hohoho..... É um negócio tão simples de fazer que você se pergunta: "por quê eu comprava geléia pronta?".

Então, se você não sabe, chegou a hora de aprender! Escolha a fruta de sua preferência e se jogue. A última que eu fiz foi com blueberry, ou mirtillo, como é mais conhecida no Brasil. É aquela frutinha meio roxa, meio azul, e em formato de bolinha que os Smurfs adoram (olha que legal pra incentivar seu filho a comer também)! Não é fácil encontrar no Brasil, mas quando encontrada é vendida pelos "olhos da cara". Aqui em Salvador comprei no supermercado Rede Mix por R$75,00 o quilo. Óbvio que não comprei um quilo. Comprei quase 200g, o que deu em torno de R$13! Como a fruta é pequena e não pesa quase muito, isso significa que 200g não é tão pouco assim! 

Mas você pode fazer com morango, amora, framboesa e o que mais sua paixão permitir. No meu caso, fiz com blueberry. Lavei a frutinha e coloquei numa panela com um punhado de água e um pouco de açúcar! 
À medida que a frutinha vai cozinhando, ela vai ganhando uma cor roxa linda. Enquanto estava no fogo, coloquei um pouco de limão siciliano e vodca. E um detalhe: é bom mexer de vez em quando, e não o tempo inteiro, para a frutinha não desmanchar. Enquanto está no fogo, é só provar para ver se está bom ou não de açúcar. Aí você me pergunta a quantidade de água! Mas depende do quanto de fruta você está usando. Para 200g de blueberry eu usei uns três copos de água e 2 colheres de sopa cheias de açúcar. O segredo é deixar em fogo baixo até a água reduzir um pouco e ganhar consistência de calda (se quiser usar numa cheesecake, por exemplo) ou de geléia. Para a consistência de geléia deixe reduzir bem a água. 

É tudo na base do olhômetro! E se você não tentar, nunca vai saber se dá certo ou não! Portanto, se arrisque! Seja feliz! 

Beijos! 

Nenhum comentário: