O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de agosto de 2007

Auto-ajuda direto da fonte....

Há poucos dias comentei aqui sobre a questão dos livros auto-ajuda. Disse, e repito, que não sou muito fã deste tipo de livro...
Especialmente livros com nomes do tipo: "Como ficar rico", "Como emagrecer", "Como ser feliz"...
Se funcionasse mesmo, todo mundo estaria rico, magrinho e muito, muito feliz!!!!

Ontem(29), por obra do destino, fui parar direto na fonte!!! Entrevistei o escritor
e consultor americano James Hunter, autor do best seller
"O Monge e o Executivo - Uma história sobre a essência da liderança". Eu, que não havia lido o livro, fui buscar informações sobre o autor e seu escrito para fazer uma boa entrevista. E pelo que pude perceber, o livro é interessante na medida em que proporciona ao leitor uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

A meu ver, esse é um aspecto positivo. Deixar as regras de lado para tratar a essência do ser humano é sempre interessante, especialmente nos dias de hoje, quando importa mais o TER do que o SER!

A conversa com Hunter foi ótima. Mas não vou negar que em alguns momentos eu olhava pra ele e vinha um milhão de pequenos pensamentos (dúvidas), como: "Será que ele se acha o dono da razão?" ou "Será que ele aplica o que diz na vida pessoal?"...
Mas a boa impressão prevaleceu!!!

É claro que ele falou coisas óbvias. Mas nem sempre o que é óbvio para mim, também é para você! E também não significa que o óbvio é seguido por todo mundo!!!

Vamos às obviedades ditas por Hunter...Para ele, o caráter pessoal é a característica mais importante de um líder. Além disso, um líder deseja servir e isso significa querer que as pessoas cresçam e se tornem o melhor que elas podem ser.

Na minha opinião, ponto positivo. Afinal, vivemos num mundo em que a inveja está por todos os lados.

Hunter diferencia o poder e a autoridade: "Todo mundo pode dar ordens! O poder é o mesmo que "Faça!". Faça isso porque sou seu pai, eu sou maior, eu sou o chefe. Ele quer ser um líder, mas não inspira as pessoas. Um líder inspira e usa sua influência para ajudar alguém a se tornar melhor".

Para o escritor, o maior exemplo de líder foi Jesus.
"Jesus foi uma pessoa de influência elevada. Ele disse que se você quer ser um líder, você tem que servir".

E completa:
"Se você não faz seu trabalho bem, você não faz nada bem. Líderes não precisam ser chefes. Líderes usam a influência. Seja um líder onde estiver. Quando você mudar, o mundo também vai mudar".

Para ver a entrevista, clique aqui.
A matéria foi ao ar no dia 30, no primeiro bloco do jornal. Depois que entrar no site, é só clicar em "assista ao vídeo". Está no final do vídeo.

29 de agosto de 2007

As flores de plástico não morrem....

... mas também não têm perfume, não tem emoção, não tem vida!!!!

Amo verde, amo planta, amo flores!!! Flores para dar, receber ou apenas para admirar!!!

Flores naturais são energia e o que têm de melhor para surpreender e emocionar pessoas. É ou não é gostoso receber flores sem esperar (e depois descobrir que foi enviada por alguém especial)?? Receber flores no dia do aniversário, no dia dos namorados, ou até num dia normal??? É sinal de que alguém gosta muito de você!!!

Dentro de casa, as flores não só embelezam, mas também tranqüilizam, alegram e deixam um clima mais leve, mais harmônico. Eu acredito muito na energia que as coisas emitem. E flores emitem boas energias!!!

Por isso, eu adoro flores dentro de casa. E, cá pra nós, casa florida é um charme!!!
Vivo comprando flores. Desde um simples botão de rosa até um vaso ou arranjo! Amo lírios, especialmente o rosa, que além de ser lindo cheira muito gostoso!

Há duas semanas fui em um horto comprar plantas. Eu estava louca por uma Bouganville. Sempre gostei desta espécie, que dá flores charmosinhas! E o legal é que ela dá flores o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, e ainda ramifica fácil!
Eu queria para colocar na minha varanda (onde já tenho flores). A minha única preocupação era quanto a sobrevivência dela. Como moro perto da praia, a salinidade podia não combinar com ela. Já tive algumas plantas que não deram certo.

Bom, a vendedora me garantiu que a Bouganville é resistente!!! Paguei pra ver!!!
Fuçando na internet, li que essa é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima, sendo, inclusive, muito resistente a mudanças bruscas de temperatura. Além disso, as espécies com coloridos mais vibrantes e intensos são encontrados em locais de clima quente e úmido.

Parece perfeito para a minha varanda. Vamos ver se sobrevive à "maresia"!!!
Eu costumo dar nomes a tudo, mas a minha "bouga" ainda não foi batizada.. Olha a foto dela aí....


Além da "bouga", comprei ainda uma outra graça de flor, da espécie Exacum. Segundo a vendedora, dá flores o ano todo e gosta de sombra (por isso não está na minha varanda). Procurando informações sobre a espécie, descobri na internet (Santa Internet!) que ela é conhecida como Violeta persa ou Violeta alemã.

Essa já ganhou um nome: Engraçadinha! Veja a foto dela.


Fiz a festa no horto, e comprei ainda o que vendedora chamou de "Árvore da felicidade". Já tinha gostado da planta, e depois de ouvir o nome gostei mais ainda. Por isso, não hesitei e levei!!!

Hoje, na (Santa) Internet descobri outra "espécie" da árvore da felicidade. Não acredita?? Veja então...





Ri
Perdoa
Relaxa
Pede ajuda
Faz um favor
Delega tarefas
Rompe um hábito
Faz uma caminhada
Expressa o que sentes
Sai para correr
Termina um projecto desejado
Sorri outra vez. Escuta a natureza
Lê um bom livro. Canta na ducha
Pinta um quadro. Sorri ao teu filho
Permite-te brilhar. Olha fotos antigas
Ajuda um idoso. Cumpre as tuas promessas
Escuta um amigo. Aceita um compromisso
Mostra a tua felicidade. Escreve no teu diário
Trata-te como um amigo. Permite-te enganares-te
Faz um álbum familiar. Toma um banho prolongado
Por hoje não te preocupes. Deixa que alguém te ajude
Olha uma flor com atenção. Perde um pouco de tempo
Apaga o televisor e fala. Escuta a tua música preferida
Aprende algo que sempre desejastes
Fala aos teus amigos. Faz uma pequena mudança na vida
Faz uma lista das coisas que fazes bem. Olha a biblioteca
Fecha os teus olhos e imagina as ondas da praia.
Faz alguém sentir-se bem-vindo
Diz às pessoas amadas o quanto lhes queres
Dá um nome a uma estrela
Sabe que não estás só
Planeja uma viagem
Pensa no que tens
Dá-te um presente
Respira profundo
Cultiva o amor

28 de agosto de 2007

Um passeio pelo supermercado!

É engraçado dizer isso, mas adoro passear no supermercado. Isso mesmo, PASSEAR!!!
Olhar as prateleiras, ler os rótulos dos produtos, ver as novidades ... A explicação para isso deve estar naquele meu velho prazer de comer (já dito tantas vezes aqui!!).

Porém, detesto fazer a chamada "COMPRA DO MÊS". Prefiro comprar aos poucos, à medida em que vou precisando das coisas.. Claro que, para o bolso, isso é um perigo!!! A gente termina por gastar mais, mas é menos estressante! Calma e tranquilidade são fundamentais para descobrir as novidades do mundo gastronômico!!!!

Sempre que viajo para algum lugar, a mala vem com uma "lembrancinha" e recheada de ingredientes fabulosos para a minha cozinha!

Especialmente quando a viagem é para fora do Brasil! É a chance de trazer não apenas coisas diferentes, mas também produtos que são vendidos aqui e custam uma "pechincha" lá fora!!!

Quando estive na Noruega, trouxe um molho de pimenta doce feito na Tailândia excepcional. Os noruegueses amam a Tailândia e viajam muito para este país asiático. Digamos que eles estão para a Tailândia assim como os mineiros estão para o sul da Bahia ou Cabo Frio. Ou seja, a maioria já foi!!!!

Por isso, são bastante comuns (e baratos) os ingredientes típicos da cozinha tailandesa. Foi de lá que eu trouxe também "Grön Currypasta", fundamental para fazer o prato típico tailandês "Green Chicken Curry" (que aprendi a fazer lá)!

Então, com certeza um supermercado vai sempre estar na minha lista de "pontos turísticos"!!!

Ainda mais se eu levar em consideração o fato de que em Salvador não é possível encontrar um monte de produtos interessantes para o meu "maravilhoso mundo da cozinha". Só me resta mesmo "importar" algumas delícias.

Por exemplo:


- O café que eu adoro é o "3 Corações" (e não encontro aqui!)


- Amo amo amo requeijão! E amo ainda mais o "Requeijão Itambé" (na minha opinião, a melhor marca). Por isso, ou eu me contento comprando o "Poços de Caldas" em Salvador (o 2º melhor pra mim), ou peço para alguém trazer o "Itambé" de Minas (ou eu mesma carrego na mala quando venho de BH).


- E queijo canastra??? Se alguém já comprou aqui em Salvador, fresquinho, por favor me avise!!!!


Enfim, tem tanta coisa que se eu for listar.... passo o dia todo aqui!!!!

Por isso, basta eu ir a BH para fazer a festa!!!!! Minha mãe já separa os encartes de jornal (com as promoções, claro!) e os supermercados que me aguardem!!! Além, é claro, do delicioso Mercado Central!!!

Da penúltima vez em que estive lá, trouxe 5 trutas (inteiras, congeladas)!!! A razão não estava no preço, mas sim na "necessidade" gastronômica (eu queria fazer um prato diferente).
Em Salvador, eu já tinha rodado todos os supermercados, delicatessens, o que você imaginar, e não encontrei o peixe!!!! Por fim, me disseram que se eu quisesse poderia encomendar pela internet (avanço demais para meu gosto.... sem contar o preço, que devia ser um absurdo e eu nem quis saber)!!!

E amora??? Outro dia precisei para uma receita e lá fui eu, por mais um giro por Salvador!!!! Resultado: um amigo do Marcones, que tinha um pé da fruta em casa, me deu um pouco!!!

Quando entro no "Verde Mar", em BH, tenho vontade de levar tudo!!!!
Para quem não conhece, veja o que diz a Wikipédia sobre o lugar:
O Supermercado Verde Mar, ou simplesmente Verde Mar, é uma rede de supermercados da cidade de Belo Horizonte. Seu público principal é das classes A e B, interessados na grande variedade de produtos gourmet, como frutos do mar, carnes nobres, bebidas e outros produtos importados.


Claro que o lugar tem coisas caríssimas, mas há produtos de marca própria que são fantásticos (e às vezes mais em conta que outros supermercados)!

Para se ter uma idéia, o Verdemar já ganhou vários prêmios da Revista Veja no concurso "Veja Belo Horizonte - o Melhor da Cidade". Recebeu a premiação de "Melhor pão de queijo".




Uma de minhas últimas aquisições lá foi o tomate cereja pelado, em molho!!!
Delicioso!!! E perfeito para uma boa massa!!!!


Outro "achado" foi o Azeite Aromático Borges, de Alho Frito!!! Criado pelo chef catalão Ferran Adrià a partir do Borges 100% Puro, é indicado para salada verde, batata assada, peixes, ovo frito, massas e molhos.
Há vários outros sabores, como Alecrim Fresco, Casquinha de limão, quatro pimentas, baunilha, canela e por aí vai....

Aqui em Salvador eu só vi no Sam´s Club, e mesmo assim apenas dois tipos: Alecrim Fresco e Casquinha de limão!!! Espero que, em breve, todos os supermercados estejam vendendo...

Enquanto isso, continuo à procura de sabores, temperos e ingredientes supreendentes para as minhas receitas!!!!

p.s: ainda não comentei aqui, mas participo de um outro blog (de gastronomia, claro!!). Todos os temperos reúne as experiências dos integrantes de uma recém criada Confraria! Vale a pena dar uma passada por lá!

Para entender como o grupo foi criado, dê uma lida aqui.

26 de agosto de 2007

Um charme francês na noite de sábado...

Foi com um Quiche Lorraine que brindei a noite de sábado.
Pra quem não conhece, é uma torta clássica da cozinha francesa, inspirada no küchen (bolo alemão). Sua origem data do século XVI, na cidade de Lorraine. Tratava-se de uma torta aberta à base de creme de leite fresco, ovos e bacon (bem temperados).

Por extensão, a maioria das tortas salgadas feitas no mesmo formato passaram a levar o nome de Quiche Lorraine. Vale lembrar: a massa que envolve o recheio, chamada de "podre" ou esfarelada, recebe também na gastronomia francesa o nome de pâte brisée, quando salgada, e pâte sucrée quando doce.


Fácil de fazer, o quiche é bonito e muito, muito gostoso!!!!
Não é preciso ser nenhum expert na cozinha para preparar.
E há receitas com muitas opções de recheios. Costumo fazer o de alho poró (fantástico) e o Lorraine.

Aí vai a receita do QUICHE LORRAINE.
MASSA:
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (sem fermento)
- 6 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 pitada de sal.
Misture os ovos (ligeiramente batidos) com a água e o sal.
Junte essa mistura à farinha e margarina.
Amasse bem até a massa ficar macia e desgrudar das mãos.
Deixe descansar por 20 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio.

RECHEIO:
- 2 ovos
- 1 caixa de creme de leite
- 1/2 colher (chá) de noz moscada
- 50 grs de queijo emental ralado (no ralo grosso)
- 50 grs de queijo provolone ou parmesão ralado (no ralo grosso)
- 250 grs de bacon
Corte o bacon em pedaços pequenos e salteie-os em uma frigideira. Reserve.
Em um recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a noz moscada. Adicione os queijos, o bacon e misture bem. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 40 minutos.
Bom apetite!!!

OBS: Veja abaixo como ficou meu Quiche.

22 de agosto de 2007

Qual é mesmo o seu nome?

Às vezes me sinto tão esperta para umas coisas, e logo em seguida lenta para outras.
Esperta não no sentido de esperteza, de tirar proveito das coisas. É esperta no sentido de ser rápida, ágil, dinâmica!!!

Agora, lenta eu também sou um bocado! Lenta para entender e contar piada (principalmente), lenta para observar um "interesse", uma maldade, e por aí vai...Eu não sei se lenta seria a palavra certa.. Talvez desligada soaria melhor.

E eu sou desligada para tudo. Acho que por isso eu sou tão estabanada! E também deve estar ligado a esse jeito de ser os meus "surtos" de esquecimento. São coisas pequenas, mas..... vivo esquecendo panela no fogão (olha o perigo!), onde coloco papéis e documentos importantes e até coisas pessoais em tudo quanto é lugar.

Mas, caso sério mesmo é equecer nome e fisionomia! Essa sim, é a minha especialidade!!! Principalmente nomes! Sou péssima para isso!!!
Às vezes eu acabo de ser apresentada a alguém e, um segundo depois, já não sei mais o nome dessa pessoa. Já até pensei que isso pudesse estar relacionado a algum desvio de atenção (para quem não sabe, uma doença), mas acho que não. Meu problema são apenas os nomes. Por causa disso, vivo me metendo em saia justa!!!!

No início desta semana fui a uma festa e lá fui apresentar um conhecido a uma amiga. Um conhecido..... (já consegue imaginar o problema??) Conversamos rapidamente (e eu me lembrava de tudo a respeito dele), mas na hora de apresentar falei:
- "Juliana, esse é o Fulano de tal". E ele disse:
- "não, Beltrano de tal".
Claro, morri de vergonha! Ri, para descontrair, e ele ainda brincou dizendo que era o Proseco que eu bebia (não, eu não estava bêbada). É uma situação que pode acontecer com qualquer um, mas eu me sinto péssima!!!!

Pior mesmo eu me senti quando, certa vez, perguntei o nome do presidente da empresa onde eu trabalhava. Havia uma semana que eu estava na cidade e eu não conhecia ninguém. Do presidente eu só sabia o nome (ele não era uma pessoa conhecida fora do Estado, portanto eu não era "obrigada" a conhecê-lo de vista). Fui cobrir uma solenidade da qual ele participava e tinha que entrevistá-lo. Pedi ao cinegrafista e auxiliar que estavam comigo para que me mostrassem o "homem". Eles tentaram me mostrar, mas o lugar estava cheio e eu não consegui enxergar. Além disso, na minha cabeça vinha a imagem de uma outra pessoa que eu pensava que pudesse ser o presidente (essa sim, uma pessoa que está sempre na mídia e tem nome idêntico, só muda o final).
Foi quando o "homem" surgiu na minha frente e os colegas já foram ligando a câmera. Eu, que estava com a "imagem" de outra pessoa na cabeça, perguntei o nome completo dele para começar a entrevista. Quando ele me respondeu, as palavras entraram martelando no meu ouvido...ERA ELE O PRESIDENTE. Engoli seco e pensei: estou despedida!!!! De qualquer maneira, fingi que nada tinha acontecido e nem desculpas eu pedi... Acho que foi o choque do momento! E sabem o que ele fez?????? NADA!!!!
Deu uma risadinha e também fingiu que nada tinha acontecido!!! Ele sabia que eu era de fora e estava há uma semana na cidade...

Claro que esse episódio me deixou traumatizada!!! Passei uma semana morrendo de medo de ser despedida. A cada vez que o chefe me chamava (para dizer qualquer coisa), eu pensava: É agora! Mal cheguei e já estou indo embora!!!

Hoje eu dou risada!!! Mas continuo esquecendo nomes (não do presidente, risos)!!!!!

Mas é engraçada a vida de jornalistas! É muito comum um colega ajudar o outro durante uma cobertura na rua. Sabemos os nomes e fisionomias daqueles que estão sempre na mídia, mas é só aparecer alguém diferente para ficar um burburinho de "quem é aquele?".

Quando o senador Antônio Carlos Magalhães morreu, eu estava na Base Aérea de Salvador esperando a chegada do corpo (que vinha de SP) e lá estava uma multidão de políticos e, claro, de jornalistas!
Tudo corria bem, quando uma pessoa, que não era conhecida dos jornalistas, chegou e cumprimentou um grupo de deputados, um por um. Logo pensamos que era alguém importante. Foram flashes, luzes e tudo mais. Mas não sabíamos quem era! Ninguém conhecia! Foi até engraçado! Até que um de nós chegou, discretamente, perto de um deputado e perguntou quem era a tal pessoa! Resultado, não era ninguém "importante"... O fato é que, nessa profissão, a gente passa por muita saia justa!!! Haja jogo de cintura!

19 de agosto de 2007

LA VIE EN ROSE

Não sou fã de livro auto-ajuda, mas alguns são até "digeríveis". Quando ainda morava em BH (há uns 3, 4 anos), comprei um livrinho de bolso espetacular! Na verdade, eu não o considero propriamente um auto-ajuda, mas um tipo de livro que dá aquele "click", aquele toque para você despertar e correr atrás de tudo o que te faz feliz! É auto-ajuda???? Tá, tudo bem, pode até ser. Mas vale a pena ser lido e relido.
"A Vida é Bela", de DOMINIQUE GLOCHEUX. Ou, na tradução original, "LA VIE EN ROSE" . É um pequeno manual com 512 conselhos (ou reflexões) sobre a vida. Sem querer fazer propaganda, custa R$9,90 no Submarino, mas é facilmente encontrado em qualquer livraria.

Eu costumava andar com este livrinho na bolsa, e sempre que tinha uma oportunidade me punha a ler e refletir. Sim, é um livro para ler com calma e refletir, refletir, refletir. Só para que vocês tenham uma idéia, vou reproduzir aqui algumas dicas contidas no manual.

- Volte aos lugares e lembranças da sua infância,
- Quando discutir com pessoas queridas, deixe-as ganhar. Escolha ser feliz em vez de ter razão.
- Aguente firme. Se você acreditar que está no caminho certo, não pare. Aguente firme.
- Seja ousado.
- não tenha vergonha de dizer "preciso de ajuda"
- Conserve sua alma de criança
- Aprenda a apagar as más lembranças,
- Aprenda a se amar. Do que jeito que você é. Tanto por dentro, quanto por fora
- Carpe Diem. Aproveite o dia. Aqui e agora. Você nunca será capaz de fazer o tempo recuar. Aproveite este instante, cada instante, com deleite.

Gostou? É só um aperitivo. Há duas dicas que sempre me fizeram refletir mais:
- Se você fosse morrer daqui a um ano, o que mudaria em sua vida? Encontre 3 idéias. Comece logo a executá-las!
- Se você fosse morrer amanhã, o que faria em seus últimos instantes? Faça isso em 48 horas...
É difícil imaginar isso, principalmente porque não estamos preparados para a morte. Mas a idéia é mostrar que só se vive uma vez. E nunca mais teremos outra oportunidade para viver ESTE momento. Ele vai e ficam as lembranças. Por isso, não seria melhor deixar as boas lembranças?? Só quem é feliz, e sabe viver feliz, vive de bem com a vida. Pense nisso!!!!

Uma música desperta para isso. EPITÁFIO, dos Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
enquanto eu andar...

17 de agosto de 2007

Uai sô!!!! Esse trem é bão demais!!!!


Me senti indiretamente homenageada no programa "Mais Você" de hoje (17). Tudo por causa do pão de queijo mineiro, uai!!!!! Ô trem bão sô!!!

Foram selecionadas 15 mulheres de vários estados (7 delas de Minas) para fazer a receita que consideravam como a do melhor pão de queijo. Foi um verdadeiro festival dessa delícia de Minas. E coloca delícia nisso!!!

Comer um pão de queijo quentinho, que acabou de sair do forno, e ainda por cima acompanhando de um "cafezim" preto... hummmmmmmm.... PERFEITO!!!! na minha opinião, é a melhor coisa para se comer no café da manhã, no lanche, ou até mesmo como petisco, por exemplo, com patê!!!!!

E durante o programa, que recebeu, além das selecionadas, jurados de gastronomia, fiquei sabendo de coisas curiosíssimas a respeito do pão de queijo. A diferença entre o polvilho doce e o polvilho azedo era algo que eu não sabia. Ambos podem ser usados para fazer a massa, mas dão resultados bem diferentes.

"A acidez é uma coisa peculiar do polvilho azedo. Ele provoca uma explosão e deformação no pão. Sem ele, o produto não cresce tanto. Quando se usa só o azedo, o pãozinho fica parecendo um biscoito, mais arredondado, esse é o detalhe.
O polvilho doce entra como neutralizador, faz parte da receita, mas não deixa crescer tanto quanto o azedo.
O pão de queijo feito cem por cento com polvilho azedo tem uma certa liga e não fica totalmente firme. Ele tem alvéolos no meio do pão, fica bem aerado.
Já o que é feito com polvilho doce tem o interior mais escuro que o outro. A coloração mais acentuada é devido ao ingrediente um pouco adocicado."


Outra coisa interessante foi a respeito da origem do pão de queijo. Todo mundo sabe que essa é uma tradição mineira, mas e a origem?

Não há consenso ainda sobre a origem do pão de queijo. De acordo com os estudiosos, desde o século 18, a farinha de trigo que chegava de Portugal imprópria para consumo começou a ser substituída pelo polvilho e o queijo que endurecia, quase com aspecto de velho, começou a ser testado na receita. A mistura deu origem a uma infinidade de gostosuras. Hoje o Brasil tem 700 fábricas de pão de queijo, sete entre dez ficam em Minas Gerais.


O que mais me chamou a atenção foi o fato de que não há o dia do pão de queijo. Existe dia para tanta coisa, mas não para esta maravilha!!!!! Ousadamente, e eu adorei, o programa "definiu" hoje, 17 de agosto, como o Dia nacional do Pão de Queijo. Uma brincadeira, é claro, mas eu amei!!!!

Passei o programa inteiro com água na boca só de ver tanta receita gostosa e, principalmente, ouvir tantos elogios. Fico tão feliz quando ouço alguém dizer que adora pão de queijo!!!! Mas vamos confessar né, é bom demais da conta!!!

Ah, uma outra curiosidade (e essa me encheu ainda mais de orgulho)!!!! Uma das juradas foi uma japonesa que ministra aulas de gastronomia no Japão. E sabe qual a receita mais pedida nas aulas???? PÃO DE QUEIJO, UAI!!!

É ou não maravilhoso?????? E a receita que venceu o festival foi de uma mineira (merecidamente)!!!! Quer conferir todas as 15 receitas que participaram do festival?? Clique aqui.

16 de agosto de 2007

Prova de amor


Um casal adota uma criança com 21 dias de vida.
Pouco mais de um ano depois, descobre que a criança tem leucemia mielóide, um tipo raro em crianças.
E pior do que isso: com o tratamento de quimioterapia, essa criança tem menos de 20% de chances de cura!!! A melhor alternativa é fazer um transplante de medula. Mas, para que isso aconteça, é preciso encontrar os pais biológicos da criança. Ou então, um doador compatível que não seja parente. Neste caso, a possibilidade existe, mas é remota. Uma em um milhão!!!

A história é real! O drama é vivido por uma família baiana que tenta, desesperadamente, encontrar qualquer pista dos parentes de sangue do menino. Ele é Luis Flávio, um lindo garotinho que corre, brinca e aparenta ser muito saudável. Mas corre risco de morte se não fizer logo o transplante de medula.
Ás únicas informações que os pais adotivos têm do garoto são de um jornal da época em que ele foi encontrado abandonado. O menino foi achado na carroceria de um carro, enrolado num lençol rosa, e ainda com o cordão umbilical!!!

Conheci o garoto e os pais adotivos ontem (15), quando fui fazer uma reportagem sobre o caso. Para ver a matéria que foi ao ar no Jornal da Globo , basta clicar aqui.

15 de agosto de 2007

Vivendo de sonhos...

Não sou de jogar toda semana na loteria, mas, vez ou outra, gosto de tentar a sorte na Quina ou Mega-sena. Pra falar a verdade, gosto mais da Quina! Mas só de ouvir falar que a Mega acumulou, lá estou eu numa loteria a tentar a sorte!!! Hoje é um daqueles dias...Claro que vou fazer uma aposta!!!! Afinal, o dinheiro do prêmio pode chegar a R$18 milhões!!!!!

Eu não saberia nem o que fazer com tanto dinheiro, mas ele seria muito bem aproveitado!!! Isso seria!!!

A melhor parte de jogar na Mega, pelo menos para mim e meu marido, é sonhar!!!
Como a gente sonha acordado!!! Às vezes, passamos um bom tempo conversando sobre o que fazer com o dinheiro.

E como o sonho ganha corpo!!!

Ajudar a família, claro!!! Dar um pouco da bolada para pai, mãe e cada um dos irmãos....Além da família, caridade com quem não tem o que comer, o que vestir, onde morar... Mas de que maneira ajudar???? Instituição de caridade ou ajuda por conta própria? Algo a pensar...

Comprar um outro apartamento e alugar o nosso...Uma casa em Belo Horizonte e outra em Maceió. Aonde morar??
Minas ou Alagoas?? Praia ou no meio do mato??
Qual carro comprar??
Viajar é uma coisa certa! Viagem de volta ao mundo!!! Conhecer cada cantinho desse mundo cheio de maravilhas!!!! Acho que eu viveria viajando....
Mas ainda vai restar dinheiro... E aí, montar um negócio?? Que tipo de negócio? Aplicar o $$$$ é uma alternativa...
São tantos sonhos, tantas pensamentos gostosos, que não dá vontade de parar de pensar...


Muitas vezes, o sonho é tão grande que parece real.. Me sinto a mais nova milionária da Mega-sena!!! E aí, de repente, olho o relógio...
Tô atrasada... Tenho que ir trabalhar. Ainda não fiquei rica...

Só para constar:
O concurso 749 da Lotomania, que também será sorteado nesta quarta, pode pagar R$ 6,2 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas de todo o país. O jogo de seis números da Mega-Sena custa R$ 1,50. A aposta da Lotomania custa R$ 1.

13 de agosto de 2007

Primo Basílio


Assisti ontem ao filme "Primo Basílio" e gostei muito. Dirigido por Daniel Filho, o filme traz no elenco Débora Falabella, Glória Pires, Reynaldo Gianecchini, Fábio Assunção, Simone Spoladore, Guilherme Fontes, Laura Cardoso e Gracindo Junior.

A história, inspirada no romance de Eça de Queiroz, é perfeita. Uma jovem casada (Débora Falabella) reencontra seu primo, Basílio (Fábio Assunção), que passou anos na Europa. O flerte, dos tempos de criança, é revivido num caso extraconjugal. Seria tudo perfeito, não fosse a empregada da casa (Glória Pires) descobrir tudo e passar a chantagear a patroa.

O filme merece um olhar especial por ser inspirado num clássico da literatura. Talvez por isso, não agrade aos quem leram o livro! Alguns detalhes são deixados de lado, como a caracterização dos personagens. Além disso, a história, antes ambientada na Lisboa do século XIX, agora se passa na São Paulo de 1958. Ao longo do filme, cenas picantes, o que o torna impróprio para menores da idade. A classificação é 14 anos, mas sinceramente acho as cenas muito fortes para a idade.

De qualquer maneira, é preciso destacar as excepcionais atuações de Débora Falabella e Glória Pires! Elas estão perfeitas em seus papéis e dão todo o brilho ao filme!!!

11 de agosto de 2007

Sanduíche para todas as horas


Um dos sanduíches que vivo fazendo aqui em casa é o de coração de galinha! Pode parecer estranho para muita gente, mas só para quem não gosta de coração. Agora, se você gosta e nunca provou, não sabe o que está perdendo. É simplesmente perfeito!
Eu sou viciada em pão com coração (além do famoso pão com linguiça mineiro)!!!!

A receita é facílima!
Tempere o coração com alho amassado e sal à gosto (ou o tempero que preferir).
Em seguida, coloque um fio de azeite numa panela e o coração.
Misture de vez em quando. Como o coração vai soltando uma água e um pouco de gordura, ele vai "cozinhando-fritando" no próprio caldo!
Ele não pode ficar muito tempo na panela, caso contrário fica duro e "emborrachado". Pronto! Coloque fartas fatias de queijo num pão francês e o coração.
Leve ao forno por poucos minutos (só para o queijo derreter)!
Depois de retirar do forno, coloque folhas de alface e tomate!

Bom apetite!!!!

8 de agosto de 2007

O tempo não pára!!!!

Completei pouco mais de 3 meses de blog e, devo ser sincera, achei que a "vida útil" de "Caminhos Trilhados" iria se expirar antes desse tempo. Em parte, pela correria de minha vida: mulher, dona-de-casa, esposa, estudante, jornalista e agora membro do Conselho Fiscal do prédio! Deixa eu explicar melhor, em tópicos.

1 - Mulher! Mulher, e não precisa ser fútil, vai ao salão, depila, faz unha, enfim... perde um tempo danado com isso.

2 - Dona-de-casa. Sim, ao contrário do que muita gente pensa, sou dona-de-casa. Talvez "Desperate Housewife", mas dona-de-casa! Vou ao supermercado, faço comida (café da manhã, almoço do maridinho e até um jantar, ou lanche quando o tempo é curto), arrumo casa..... Sim, arrumo casa!!! Tenho uma faxineira que vem só uma vez por semana! Portanto, nos outros 6 dias da semana o trabalho é meu!!! É até engraçado ser confundia com "madame" nos lugares. Outro dia, no supermercado, um certo tipo de peixe estava em promoção. Perguntei pra senhora que estava ao meu lado como ela fazia o tal peixe.. Ela me explicou direitinho, mas no fim emendou: "Claro que é a sua empregada quem vai fazer"!!! Já pensou??? No salão foi a mesma coisa. Enquanto a manicure fazia minha unha, ela dizia que eu não estragava o esmalte porque não fazia "serviços domésticos".. ai ai... mal sabe ela... Só minhas luvinhas domésticas conhecem bem meu esforço!!!!
Pois bem, de madame não tenho nada!!!
Que venha o próximo tópico!!!

3 - Esposa! Esse não precisa comentar.... O maridinho precisa de atenção, caso contrário o casamento desanda!!!

4 - Estudante... de inglês!! Toda terça e quinta, de 07h30 às 08h50!!! E ainda tô querendo voltar ao espanhol, fazer francês (falar com biquinho é um charme!!)...

5 - Jornalista!!! Isso significa trabalhar sábado, domingo, feriado, natal, ano novo, carnaval e por aí vai.... Sabe aquele feriado que você torce pra chegar??? Eu nem sei o que é isso!!! Sem contar que eu não tenho hora pra nada. Um dia trabalho de manhã, outro à tarde, outro à noite...Às vezes o dia inteiro! Um dia eu viajo, um dia eu passo do horário (hora extra!)!!! Um dia eu chego em casa na hora certa, no outro eu chego tarde.. Acordo de madrugada, chego de madrugada... É isso mesmo! Notícia não tem hora!! Se tivesse não chegaria a qualquer momento!!! E além de tudo isso, preciso dedicar um certo tempo do meu dia para ler jornal, livro, internet, fuçar novidade, criar "fonte"...Domingo passado mesmo, que era minha folga, fui me encontrar com uma "fonte", que disse não poder falar nada por telefone. É mole??? É o preço da profissão!!! Mas eu gosto... e muito!!! Tirando a parte dos feriados!!! Quem merece?

6 - Membro do Conselho Fiscal do prédio!!! Desde o dia 25 de julho!!! Isso significa reuniões semanais! Ontem à noite, depois de chegar cansada do trabalho, ainda fui para a reunião falar sobre os problemas do prédio!!!

Enfim, são muitas obrigações!!! E olha que nem citei outras básicas, como ir ao banco, ao médico, dentista, mecânico... Meu marido diz que não entende como eu consigo fazer tanta coisa!!! A verdade é que nem eu mesma sei! Mas não consigo parar!!! É como se, dentro de mim, existisse "uma formiguinha atômica" me impulsionando o tempo inteiro!!! Claro que eu relaxo! Arranjo tempo para ir ao cinema, à praia, ao teatro... pra viver a vida! Talvez o desejo de viver intensamente cada instante do meu tempo seja responsável por essa "formiguinha" que existe dentro de mim!!!!

Mas.... vou deixar as filosofias para outra hora!! O que eu quero mesmo é dizer que estou amando escrever aqui... E sempre vou arranjar um tempinho pra isso!!!! Afinal, o blog não pode morrer!!!! Muita gente me diz que já se tornou dependente do blog e não consegue deixar de ler!!! Isso é muito engraçado porque, quando escrevo algo aqui, muitas vezes nem imagino quem vá ler! Mas é ótimo saber que estão gostando!!!!
E continuem sempre lendo!!! E opinando também!!!!

Alguns me mandam e-mail, outros comentam comigo, e uns poucos deixam comentário (escrito mesmo). Há aqueles que simplesmente preferem não escrever (apenas ler!) e muitos que chegam pra mim e dizem que não encontram o campo para comentários!!!!! Mas ele existem... E é muito fácil!!!
No fim de cada post tem:
1) A hora em que o texto foi publicado
2) Uma cartinha, que, ao ser clicada, serve para enviar aquela publicação, por e-mail, para um amigo.
3) E ainda o campo para comentários. É só clicar ali e um novo campo será aberto para que você possa opinar ou escrever o que quiser! Você pode publicar de qualquer maneira, até mesmo como anônimo!!!! É fácil e rápido.

Bom, faça como quiser!!! Mas não deixe de ler!!!

5 de agosto de 2007

O prazer está na mesa

"Então o que fazer já não quero mais saber
Se como alguma coisa que não devo comer
Se tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda."

As palavras do Rei Roberto Carlos se encaixam perfeitamente em muitas coisas de minha vida. Principalmente quando o assunto é comida. Tem coisa melhor do que comer??? Principalmente uma boa comida??? Discordo de quem disser que tem... porque simplesmente não tem! E tudo o que é gostoso.... engorda!!!!

Acho que toda a minha paixão por cozinhar vem do prazer de comer. Sempre fui muito gulosa (sem cometer o pecado da gula) e, principalmente, curiosa, o que me instigava a provar algo novo. Isso me tornou um pouco "eclética" no quesito comida. Mais uma vez, o prazer de comer.

O dicionário Houaiss define prazer como “sensação ou emoção agradável, ligada à satisfação de uma necessidade.

E ainda há uma palavra que não pode faltar nessa prosa.
Hedonismo (dicionário Houaiss): "doutrina filosófica que encara o prazer e a felicidade como bem supremo. Dedicação ao prazer como estilo de vida."

Acho que sou hedonista....Me dedico ao prazer em tudo na minha vida... E o prazer de comer bem é um deles. O prazer de cozinhar, o prazer da gastronomia....
Sim, porque gastronomia é uma arte que transforma o ato de comer num prazer para os sentidos e para a mente.

Neste domingo(5), segui o hedonismo culinário na sua mais pura forma! Me meti na cozinha e, modéstia à parte, de lá saiu o mais perfeito Petit Gâteau!!! Receita de minha amiga Carla ("Djenane") que eu tinha guardada há um certo tempo.

O bolinho saiu perfeito! Casquinha crocante, fofinho na medida certa, cremoso por dentro, e de um sabor indescritível!!! Claro, fui além de simplesmente assar o bolinho de chocolate!!! A montagem do prato fui fundamental para aliar o prazer de comer bem à arte da gastronomia. Afinal, primeiro a gente come com os olhos, não é mesmo????
Tirei muitas fotos (como sempre faço) e aqui está uma delas!


Não serei egoísta a ponto de privá-los desta receita saborosíssima.

Ingredientes
- 5 ovos
- 250 grs de chocolate meio amargo
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
- Toddy (só para polvilhar as forminhas)

Modo de preparo
Derreter o chocolate com a manteiga (coloque no microondas, potência alta, por quase 2 minutos), e reserve.
Enquanto isso, bata as claras em neve.
Adicione as gemas (eu costumo peneirar as gemas), o chocolate e o açúcar. Adicionar a farinha aos poucos e ir mexendo. Untar as forminhas com manteiga e o Toddy.
Levar ao forno previamente aquecido e deixar assar por 7 a 10 minutos.
Servir com sorvete de creme
Importante
Tem que ficar de olho para não assar muito e o bolinho ficar sem o recheio.


DA WIKIPÉDIA
Petit gâteau (no plural petits gâteaux) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Criado por acidente nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996.

A denominação "Petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer "pequeno bolo" e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é absolutamente desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares "tarte au chocolat" e principalmente o "fondant" ou "moelleux de chocolat".

Dica: A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre preaquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370ºC, asse os bolinhos por 5 minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250ºC, aumente o tempo de forno para 7 minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo..


"A cozinha é uma das belas-artes pelas quais podemos resolver o problema da existência"
MARINETTI (Filippo Tommaso Marinetti - 1876 1944)
Escritor italiano. Criador do movimento estético denominado futurismo.

4 de agosto de 2007

Lições de vida

Foi ao ar neste sábado(4), no telejornal Bahia Meio Dia, uma reportagem que fiz sobre
uma exposição de fotos em Salvador que vai além de simples retratos. São histórias reais, de sentimentos, medos e superações de mulheres que têm, ou tiveram, câncer de mama. É emocionante ver tanta história, tanto caso, e no fim de tudo saber que foi possível vencer. Fiquei emocionada com cada foto e relato! E indignada ao saber que ainda existem tantos homens que não compreendem a doença e desprezam as companheiras em um momento tão difícil, que é a luta contra o câncer de mama.
Não deixem de assistir a reportagem aqui, vale muito a pena.

2 de agosto de 2007

Ah, a infância....


Na foto acima, a Elefante Mila (qualquer semelhança com o nome é mera coincidência), do Circo Beto Carreto World. No último fim de semana, eu e Marcones voltamos à infância e fomos para o circo (em sessão matinê). Claro que os únicos adultos desacompanhados de crianças éramos nós! Mas como todo adulto tem seu lado criança guardado bem lá no fundo..... Lá fomos nós!
E sabe que foi ótimo???

Bom, devo admitir que já cheguei ao circo à procura de maçã do amor!!! Sim, eu estava louca por uma daquelas bem bonita e vistosa!!! Confesso que na porta do circo senti uma decepção por não ver "nenhumazinha"...Mas, logo que entrei avistei o vendedor e senti a maior alegria. Nem bem consegui um lugar e eu já estava comprando a guloseima.... Hummmmm....que delícia!!!

Devo admitir que custei a conseguir morder a "gostosa" por conta daquela casca caramelizada. Mas foi uma diversão. É claro que, como toda criança, quando cheguei na metade da maça eu já não quis mais....
Acho que o que me atrai mesmo é a aparência, como o vermelho vivo e aquele brilho bonito.

Bom, foi uma grande diversão. Dei risada do palhaço (e olha que não acho muita graça em palhaço), senti medo quando os malabaristas se arriscavam lá do alto, calafrio com o atirador de facas...fiquei tentando imaginar como uma mágica era feita...enfim, foram todos os medos e sensações de uma criança. Era como se eu não soubesse que tudo aquilo daria certo, ou que uma mágica não era mágica, e sim real....
Saí de lá mais leve, mais feliz e mais jovem talvez....

1 de agosto de 2007

Mulher de preso

A rebelião no Presídio Salvador, na capital baiana, já entra para o quarto dia sem solução. Tenho acompanhado de perto, por causa da cobertura jornalística. E todo santo dia é a mesma coisa. Passo a tarde toda e, ainda, parte da noite na porta do presídio à espera de fatos novos. Nessas horas de plantão, a imprensa fica toda reunida! Cada um fazendo seu trabalho, tentando algo diferente na cobertura de todo dia! Claro que em alguns momentos não há nada para fazer e nos resta ficar de papo pro ar, tentando adivinhar quem entra e sai nos carros de vidro escuro.
- "Ah, é fulano de tal saindo", grita um
E dá-lhe fotos e imagens...
- "Não é não, não é não", grita outro.

Nessa brincadeira toda, já nos tornamos "amigos(as)" das mulheres dos presos. Papo aqui, papo ali, e se descobre várias coisas, como por exemplo o número do telefone celular do marido dela QUE ESTÁ DENTRO DO PRESÍDIO. Pasmem!!! A maioria dos detentos tem celular e liga a todo momento para as mulheres do lado de fora. Até conversei com um deles na segunda-feira!!! E tem mais: ontem, foi um dos presos que nos avisou (por telefone) que as negociações estavam encerradas!!!

Na foto abaixo, o colega Lúcio Távora, fotógrafo do "A Tarde", me clicou na porta do presídio.


Nesta outra, eu e a colega Rita Dantas, fotógrafa da "Tribuna da Bahia". É o famoso bate-papo nas "horas vagas" do plantão!