No sábado (15) fiz uma pequena comemoração pelo aniversário do Marcones, que tinha sido sexta-feira (14 de março).
Aproveitei a proximidade com a semana santa e resolvi unir o útil ao agradável:
aniversário + troca de ovos. A idéia surgiu numa reunião de amigos. E todos aprovaram!!!
A festa foi na casa de um casal de amigos, mas eu cuidei do cardápio. Passei o sábado na cozinha, mas sobrevivi...
De entradinha, algo que é
`3s´:
Simples,
Sucesso e
Saboroso. Aliás, saborosíssimo:
catupiry ao alho frito. É esse aí, da foto ao lado. Você pode fazer com qualquer queijo, mas catupiry é catupiry!!!
COMO FAZER: Numa panela, coloque azeite em quantidade suficiente que depois dê para jogar por cima do queijo e escorrer pelas bordas. É neste azeite que você vai fritar alho bem picadinho com um pouquinho de sal. Tem que ter cuidado na hora de fritar o alho porque mesmo depois de desligar o fogo ele continua fritando (por causa da temperatura do azeite). Se quiser colocar ervinhas ou pimenta, fique à vontade. Eu gosto mesmo é do alho puro. Fritou??? Pronto! Agora é só colocar por cima do queijo e levar à mesa com torradinhas.
Outra entradinha, parecidíssima, foi catupiry com geléia de pimentão vermelho. Só que a geléia eu comprei pronta. No caso da geléia, fica a gosto do `cliente´. Outro dia, numa festa de casamento, eu comi com geléia de damasco e maracujá. Também serve com torradinhas!
Além disso, tinha umas castanhas e amendoins na mesa. Já o prato principal não poderia ser outro, a não ser o bom e velho BACALHAU!!!! Afinal, além do aniversário tinha a comemoração antecipada da páscoa!!!! É este aí da foto abaixo.
Sei que há muitas maneiras de preparar, mas faço do jeito que aprendi com minha querida mãe.
Modo de fazer:Primeiramente você deve se preocupar com bacalhau. Na véspera da festa, de manhã cedo, coloquei o bacalhau do jeitinho que comprei em vasilhas com água na geladeira. Troquei a água 3 vezes durante o dia. E sempre que trocava a água aproveitava para `lavar´ o bacalhau. Já no sábado, dia da festa, tirei o bacalhau da água e dei uma leve fervida nele. Experimentei para ver se ainda estava salgado e se precisaria de mais uma fervida, mas estava ótimo!
Então vem a única parte um pouquinho trabalhosa (Êê preguiça): limpar o bacalhau! Fui tirando peles e espinhos e `quebrando´ o bacalhau em pedaços. Atenção!!! Não é desfiar! São pedaços relativamente grandes para ficar bonito e mais saboroso!!!!
Enquanto isso, a batata já estava cozinhando no fogo com um `tiquinho´ de sal (isso se você achar necessário. Tudo depende de como ficou o bacalhau. Às vezes nem precisa cozinhar a batata com sal!). E a cebola eu já tinha `desfiado´, ou seja, estava em tiras numa bacia com água. Essa técnica aprendi com mamys! Serve para tirar o gosto forte da cebola. Você deixa de molho em água fria e troca a água umas duas vezes (coisa rápida mesmo). Ah, também já tinha cortado o pimentão em tiras e o tomate em rodelas!
Ok, ingredientes na mão e começa a montagem.
No fundo de uma assadeira eu coloquei azeite. Depois, fiz camadas com batata, bacalhau, tomate, pimentão (não precisa ser muito!), cebola e cheiro verde (salsa e cebolinha). Terminou a primeira camada??? Segue para a segunda (normalmente dão duas camadas numa assadeira). Por cima, coloquei azeitonas pretas e ovos cozidos cortados em rodelas.... Pra finalizar, tem que regar com bastante azeite!!! Sem miséria mesmo. E cheiro verde.
Aí é só colocar no forno e deixar o azeite borbulhar... Com um arrozinho branco como acompanhamento não precisa de mais nada!!!!
Sucesso total!!!!
No final, um parabéns pra você com um bolo prestígio, que preparei rapidamente durante a manhã de sábado.
Obs: Detalhe para a vela, que eu esqueci de comprar, e para a decoração, que ficou simples mesmo (tudo preparado no dia dá nisso!)
MODO DE FAZER: INGREDIENTES PARA A MASSA: - 2 xícaras (chá) de açúcar - (
*usei meia xícara)
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo -
(*usei um pouco menos)
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento
INGREDIENTES PARA O RECHEIO: - 1 ½ xícara (chá) de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 2 xícaras (chá) de coco fresco processado -
(*usei daqueles saquinhos vendidos em supermercado)
INGREDIENTES PARA A COBERTURA: - 1 xícara (chá) de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
*** Na verdade usei uma caixinha de creme de leite e um tablete de 170 grs de chocolate (usei metade meio-amargo e metade ao leite).
Salpiquei por cima chocolate em pó.
Massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo e branco (ele não fica branquinho, branquinho). Continue batendo e acrescente aos poucos a farinha, o chocolate, o óleo e, por último, o fermento. Despejar em uma forma untada e enfarinhada, de lateral removível. Assar em forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 20 minutos.
Recheio: Em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e o coco fresco. Leve ao fogo e mexa sempre até obter uma massa firme.
Cobertura: Derreter o chocolate e acrescentar o creme de leite. Misturar bem e cobrir o bolo.
Montagem: corte o pão-de-ló em três. Em uma forma, coloque a primeira fatia da massa e espalhe um pouco de recheio. Repita a operação com a segunda e a terceira camadas. Finalize com a cobertura.
Depois de muita comilança, hora do
coelho secreto e a troca de ovos.
******
Todos sabem do meu medo de espíritos/assombrações, mas acho que poucos sabem que adoro filmes de terror!!! Não me perguntem a razão, talvez um psicanalista possa explicar melhor.
Desde criancinha sempre gostei de ver filmes de terror/suspense. Mesmo sabendo que bate o medo depois... Freud explica!
Ontem, a contragosto do marido (que não gosta deste tipo de filme), fui ao cinema assistir ao filme `O OLHO DO MAL´, com Jéssica Alba.
A todo momento o marido dizia:
`Isso não faz bem para o bebê. Você se esqueceu de que tem que colocar música calma pra ele? Samuel não está gostando deste filme... Essas coisas não fazem bem pra ele...´No fim das contas, até concordei com ele. Levei alguns bons sustos e a cada um deles eu colocava a mão na barriga (com a cara de reprovação do marido). Prometi não mais assistir a filmes de terror durante a gravidez.
E para me redimir com Samuel, que ainda devia estar assustado, li para ele historinhas infantis. Os livros eu havia comprado no sábado, justamente para ler durante a gestação. Acho que estou perdoada...
******
Linda a garrafa, não é mesmo???? Eu também achei. Tanto que comprei! Mas, mal usei e já fiquei insatisfeita. Ela vaza café na base. São poucos pingos, mas imagine usar uma garrafa e ela pingar toda vez que você virar para despejar o líquido na xícara????
Já mandei e-mail e reclamei no site da empresa. Tentei ligar, mas ainda não consegui. Espero resolver o problema!!!