O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

14 de junho de 2009

Em clima de São João...

Pra mim, junho é um dos períodos mais agradáveis aqui no Nordeste. Não só pelo clima frio, que adoro e morro de saudades, mas também por causa do São João, que no Sudeste não tem tanta tradição. Aliás, o nome lá não é nem São João. A gente costuma dizer "festa junina".

Totalmente diferente do que se vive aqui. No Nordeste, o clima de São João dura o mês inteiro. O ápice é a virada de 23 para 24 (o dia propriamente dito de São João). É quando todo mundo quer estar no interior curtindo um forró, tomando um licor, comendo amendoim e canjica, e curtindo o friozinho. Sim, porque não tem coisa mais gostosa. Melhor ainda é quando tem milho assando na fogueira. E por falar em fogueira, na porta de cada casa tem uma. Ai que delícia.

É algo que eu nunca vivi em Minas. Lá, a gente vai numa festa junina na casa ou no sítio de fulano. Ou então na festa junina do clube (já fui em várias). Mas o som não é o do forró. Tem comida e bebida típica (em Minas é o quentão), quadrilha e fogueira. Mas dura uma noite! E não é a noite do São João. É em qualquer noite do mês de junho ou julho (sim, julho tem festa JUNINA). E não existe aquela ansiedade gostosa que o nordestino vive, pensando e programando como vai ser o São João.

E como eu aprendi a gostar do São João nordestino, Samuel também vai gostar. Vai ter também a influência do pai, que é um apaixonado por fogueira e São João!

Mas chega de lero-lero e vamos ao que interessa: fotos! Atendendo a pedidos, vou postar algumas de Samuel. Ah, são fotos que tirei inaugurando a câmera nova (presente do maridão no Dia dos Namorados).

Já que o clima é o de São João, Samuel no painel de caipira!
OBS: Este painel estava no salão de festas do meu prédio, e não pude perder a oportunidade.



Pausa para comer mingau de milho verde. Foi durante uma paradinha na barraquinha de comida típica que encontrei no shopping hoje.



Hoje de manhã...



Ele já anda se apoiando nas coisas...
Acho que em breve estará andando sozinho.



Sem as mãos...



E aqui um "quase flagrante" do primeiro dente. Percebi a pontinha na última quinta-feira (11), um dia depois de Samuel completar 10 meses. Ele teve febre e ficou todo enjoadinho. Ontem mesmo, assim que eu cheguei do trabalho, ele se acabou de chorar e nem o peito (que ama) ele quis. Foi preciso dar remédio para passar a dor. O dente ainda está rasgando a gengiva. Se for assim com cada dente que aparecer o bichinho vai sofrer...

11 comentários:

Flavia disse...

Oi,
encontrei teu blog linkando um, e outro, e vim parar aqui na tua trilha.
Adorei o blog, e com certeza vou "roubar" algumas receitinhas.
Tambem tenho um filhote (18 meses) tambem já morei em Salvador, sou paulista e agora moro na Espanha e tambem adoro São João só que o daqui é bem diferente.

um beijo

Nathália Martins disse...

Olá!!!
Por aqui (RJ) nem essas festas impedem a criminalidade, as agressões, enfim, a maldade.
As noites de sábado e domingo foram bem agitadas. Há uns três quarteirões do meu condomínio, acontecia uma festa junina e nos dois dias deu para ouvir tiros. Por aí as festas acontecem em paz???
E o Sam (como diz a Pri) tá muito fofo. Já, já vai estar andando, né?
Bjs***

Karla Maria disse...

Tá cada dia mais lindo.
Oh dó, els sofrem muito com os dentes, mas os pediatras insistem em dizer que não.
Bjs

Adriana disse...

Lindas as fotos!
A Giulia ficou enjoadinha só quando sairam os dois primeiros dentinhos, os outros fora tranquilos, espero que por aí seja igual!!

bjs e uma ótima semana!

Anônimo disse...

Só mesmo implorando para você postar fotos do meu amorzinho. Re almente a cada dia que passa como ocorrem transformações.É muito gostoso curtir tudo isto.Aproveite cada instante. Curtam você e Marcones juntos com ele todas as descobertas da vida. Ele está numa fase muito gostosa. Até que enfim os dentinhos estão aparecendo. Não vai precisar mais da dentadura. Amo vocês. Beijos. Vovó Valéria.

Kill disse...

Ei Cá!!

Fala sério! O Samuel está ficando cada dia mais gostoso!! Ainda mais dando os primeiros passos!!
Estou com muita saudade de vocês.

Agora, preciso saber de algo: mata minha curiosidade e conta o preço da LAGOSTA!!! Eu amo, pena que é um absurdo aqui no sudeste!

Bjos,
Kill..

Renata disse...

Camila, seu filho é q é um lindo! quase andando e de dentinho!!! que massa!!!não vejo a hora da minha começar a sentar..rs... e quero ver ele de caipira nesse são joão - com direito a costeleta bigode e td!

emmibi disse...

Faz tempo que não dô uma passada por aqui. Seu príncipe está lindoooo.
bjuss

as melhores receitas disse...

EM CLIMA DE FESTAS JUNINAS TUDO DA CERTO NÉ..QUE LINDO BLOG..PARABENS!!!

Any disse...

Camila...lindas as fotos...e o flagrante do denrtinho foi a melhor...mas como sofrem nossos filhotes. Clarinha tb fica super enjoadinha e fazem quase 2 meses que os dentes debaixo estão para sair...e nada...sofremos juntos. Tb amo festas juninas, mas aqui no Rio como disse a Nathi tá dificil de ir, pq nuca se sabe quando numa festa de rua vai sair uma briga, um tiro..enfim coisas da "cidade maravilhosa". Aproveite bastante por aí...esta epóca é mesmo muito diferente, uma questão de tradições...beijinhos juninos...Any e Ana Clara

Dany disse...

Querida Camila!
Resolvi privatizar o blog...
Pelo menos farei a experiência.
Se desejar nos acompanhar( o que será um prazer)mande um e-maol para danielasimoes@uol.com.br
bj
Dany