Quer um exemplo?? Que tal um pastel deli deli, porém sem ser frito? Simples, né? Essa semana fiz um com recheio de palmito. Anota aí:
INGREDIENTES PARA RECHEIO:
- Palmito picadinho
- Tomate
- cebola
- alho
- cheiro verde
Depois de picar tudo pequenininho, refoguei no azeite de oliva e reservei. Tem que esperar esfriar, ok?
Comprei massa de pastel pronta (daquelas vendidas em supermercado, para serem fritas), coloquei o recheio e fechei com ajuda de um garfo. Em vez de fritar, optei por assar a massa. Untei um tabuleiro, levei pro forno e páhhhh! Delícia total!
Pra acompanhar, fiz um molhinho de ervas: bati no processador coentro + manjericão + cebolinha + um punhado de azeite e uma pitada de sal. Se não tiver processador, bate naquele "socador" de alho, amassando bem as folhas. Já fiz assim também e deu super certo.
Pastel assado de palmito e molho de ervas |
Se ligue: varie o recheio! Queijo, carne moída, bacalhau, siri e, quem sabe, até banana com canela! Varie também a massa! Nos supermercados também vendem massas folhadas para pastel. E próprias para forno!
Outro petisco saudável, bem cara de boteco, foi o meu bolinho de bacalhau. Fez o maior sucesso! Se eu fosse você tomava nota para aprender também.
BOLINHO DE BACALHAU
- bacalhau desfiado (usei cerca de 300 grs)
- batata cozida (usei umas 5 batatas médias)
- 1 ovo
- cheiro verde
- farinha de rosca (ralei um pão francês mais durinho)
- sal a gosto
- cebola roxa picadinha
O primeiro passo é dessalgar o bacalhau. Você pode deixar de molho em água fria de um dia para o outro. Como eu fiz no dia, deixei um pouquinho de molho e depois dei uma leve ferventada nele!
Feito isso (e depois de frio), tirei espinhas e pele e desfiei.
Aí é só acrescentar as batatas cozidas e espremidas, o ovo, a farinha de rosca (ou pão ralado, o que dá no mesmo), cheiro verde, a cebola picadinha, temperos a gosto e sal (cuidado com o sal)!
Os bolinhos depois que passei no farelo de pão |
Feito isso é só misturar lé com cré até dar o ponto de enrolar.
Detalhe: o meu ponto não ficou durinho, durinho. Mas foi fácil moldar na mão mesmo! E confesso que não me ligo muito em quantidade de ingrediente. Vou no "olhômetro" mesmo!
A primeira vez que fiz, depois de enrolado, eu passei no pão ralado (além daquela quantidade que tinha usado na receita).
Bolinhos de bacalhau assado e servido com limão! |
Agora, deixa eu dizer uma coisa: passar no farelo de pão não é regra, viu? Da segunda vez que eu fiz eu não passei em nada. Apenas untei o tabuleiro e levei os bolinhos pra assar em forno baixo! Deu super certo.
Os bolinhos sem passar no farelo de pão |
Aproveitem! Saúde e sucesso!
2 comentários:
Olá Camila, ótimas dicas para petiscos mais saudáveis,simplesmente amei,
Tenho um blog o Mundo do Sabor, sempre posto receitinhas para crianças como o hot dog no cahorrinho, e saladas criativas para os pequenos,
www.mundodosabor.blogspot.com
Beijooos
Adorei as dicas!
Postar um comentário