O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

24 de fevereiro de 2010

Desfralde, comidinhas e coisinhas de mãe...

Samuel está prestes a completar um ano e 7 meses. Mas desde um ano e meio comecei o processo "desfralde", apesar da pediatra dizer que é só a partir dos dois anos.

Achei melhor começar antes para que ele possa já ir assimilando a idéia. Deixo que ele fique o maior tempo possível de cuequinha (ou sem). Claro que já foram muitas mijadas, muito cocô (no chão e na cueca), mas nada ainda de pinico. Ele sabe pra que serve o pinico, de vez em quando entra com a gente no banheiro, mas ainda não se sente muito à vontade para tal (assim eu imagino).

O fato é que nesse período todo veio a dúvida: como ensinar um bebê menino a fazer xixi??? Em pé, segurando o pintinho, ou sentado?? Perguntei para minha mãe.

- "Como é que ele vai ficar em pé, controlando o xixi, e ainda por cima segurando o pintinho?? Ele não sabe ainda... Claro que é sentado!"- disse ela.

Perguntei para uma amiga com filho homem, que "achava" que tinha ensinado em pé.

Ainda mais em dúvida recorri à pediatra durante a consulta de rotina. Segundo ela, é sentado, já que normalmente quando ele faz cocô, faz também o xixi.

Na internet acabei encontrando um site super interessante, com dicas valiosas para o momento do desfralde de meninos. Portanto, se você também tem um menininho e está passando por isso, clique aqui.

******

Para quem é de Salvador (ou estará aqui neste fim de semana), domingo tem encontro do grupo de pais e mães com bebês. Vai ser no MAM - Museu de Arte Moderna. O lugar é lindo e cheio de atrativos. Do pôr-do-sol às obras de arte, tudo vale a pena. Sem contar que no domingo tem o projeto "Pinte no MAM", o qual já comentei aqui, voltado especialmente para crianças. O encontro vai ser a partir das quatro da tarde. Para mais informações, é só ir no blog da Nádia, mãe da Ana Clara.

Lá também, no blog da Nádia, tem um post super interessante com mais dicas sobre decoração do quarto das crianças levando em consideração o desenvolvimento e os desafios dos pequenos. É só clicar aqui.

E para encerrar, um vídeo do meu gostoso, o Bebeco da Bahia. O vídeo foi gravado antes do carnaval, na hora da refeição. Vale a pena ver. Só não levem em consideração a corujisse da mãe. Afinal, mãe é tudo igual.

4 comentários:

Laís disse...

hahaha!
Esse vídeo tá uma coisa, espertinho demais o Bebeco! É pra ficar muito orgulhosa mesmo...

Bjo!

:)

Dany disse...

Que vídeo lindo!
Acho que, dessa vez, nos conheceremos pessoalmente.
Bj

Nathália Martins disse...

Amei! Ah! E entendo a corujisse!!!
:)

Beijos***

Ilana disse...

Oi camila,

Uma dica que minha mãe deu pra meu sobrinho aprender a fazer xixi em pé foi acostumá-lo a fazer no box do banheiro. Ele aprendeu rapidinho e hoje já consegue usar o vaso sanitário sozinho!

bjs,