O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de maio de 2013

Quando a gente acerta na cozinha...e erra também!

Vou começar o post falando do dia em que tudo (ou nem tudo) deu errado na cozinha. Afinal, notícia ruim a gente dá primeiro, né? 

A minha missão era fazer uma sobremesa para um jantar entre amigos. Cismei que queria uma massa diferente, com um recheio diferente! Mas no fim foi tudo meio normal e sem grandes surpresas. A não ser o fato da torta ter ficado meio estranha. Alguma coisa não bateu, não deu "liga" e aí não encantou! Fiz uma torta doce com base de massa podre com nozes e macadâmia! Para o recheio, fiz um creme de nozes (que na minha opinião estava parecendo um mingau) e uma cobertura de brigadeiro de cacau! O que deu errado? Não sei.... Só sei que bom, bom, bom... não estava! Estava, digamos, "comível" . Vamos combinar que  a foto convence, né? 

Se pelo menos a foto estava boa, mais uma pra vocês...

Chega de notícia ruim, né? Vamos falar de coisa boa agora! E coisa boa foi o meu risotto do último domingo! Uma perfeição, modéstia à parte! Antes de qualquer coisa, foto pra vocês terem uma noção...

Risotto de camembert, damasco, macadâmia e sakê! Parece chique e é mesmo! Rá! Parece difícil também, mas não é não! 

Pra começar, aquele processo básico do risotto, que é refogar um cebola, alho e colocar o arroz na panela! Depois de uma "fritadinha" rápida, sakê na panela (no lugar do vinho)! Assim que o álcool evapora (coisa de minutinhos), é só ir acrescentando aos poucos o caldo de sua preferência. Eu fui no basicão de galinha (o certo é fazer um caldo gostoso, caseiro, e não usar pronto)! Detalhe: o caldo não é colocado de uma vez! Vai colocando aos poucos e mexendo o arroz pra não "pegar" na panela. Assim que a água vai secando você vai acrescentando, com ajuda de uma concha, mais do caldo! Este é o segredo do risotto e uma das diferenças do arroz comum! 

Quando o risotto estava praticamente no ponto e tinha chegado o momento de colocar a última água, eu acrescentei a macadâmia (natural) quebradinha e o damasco cortado em cubos. E só depois que já estava no ponto, é que eu coloquei o camembert cortado em cubos e uma colher farta de manteiga pra dar aquele brilho bonito no risotto! Feito isso, foi só levar pra mesa! Você pode servir com queijo parmesão ralado grosso por cima! Eu optei por salsinha picadinha, pra dar o contraste do verde com o branco do risotto! 

Sinceramente? Não vejo a hora de fazer de novo! Pense num "trem" bom!!! 

Boa sorte pra você que vai se arriscar também! E não se esqueça de me contar se deu certo! 

Beijos

Nenhum comentário: