O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

22 de janeiro de 2008

Maternidade - oficial

Eu demorei alguns dias até ter coragem de fazer o teste. Talvez não acreditasse que pudesse dar positivo.

Enrolei, enrolei, enrolei até que, três dias antes do Natal, em Belo Horizonte (tinha que ser lá) eu decidi ir à farmácia e comprar o tal teste. Não contei nada para ninguém (nem para o maridão) e lá fui eu, escondida de todo mundo, como se fosse uma criminosa.

Cheguei falando baixinho com a balconista, um pouco sem jeito, um pouco sem saber ao certo o que pedir (e como pedir).
- Você tem teste de gravidez? - disse eu sussurrando, com medo que alguém ouvisse.
- Sua menstruação está atrasada em quantos dias? - perguntou a balconista super natural e bem entrosada.

A partir daí relaxei. Ela me indicou o melhor teste, como eu faria e tal. Fiquei aliviada, mas não perdi a "feição de criminosa". Paguei e logo escondi na bolsa.

Já na casa da minha mãe, esperei que todas as visitas fossem embora e lá fui eu fazer o teste. Parecia uma adolescente medrosa.

Quando fiz o teste e as linhas indicando gravidez despontaram, me senti feliz, mas um pouco estranha. Não sei explicar como era esse estranhamento. Talvez eu me sentisse mais mulher, mais madura, mais responsável...

Ao mesmo tempo que olhava para aquele fino pedaço de papel, manchado pelas linhas do destino, um filme rápido começou a passar pela minha cabeça. Me lembrei da infância, da adolescência, do casamento e da vida que levava agora. Como seria? O que mudaria? Meu Deus, eu vou ter um bebê!!!! Foi tão planejado e mesmo assim eu não conseguia acreditar! Olhei para a barriga e não encontrei nada. Chamei o marido.

- Venha ver. - disse eu assustada - Comprei um teste de farmácia e pelo que deu acho que eu estou grávida!
- Eu sabia. A sua menstruação estava atrasada. Parabéns! - disse o marido feliz da vida, já me abraçando.

Naquele momento a ficha começou a cair. Chamamos minha mãe, a única que estava em casa, e mostramos a ela, que logo começou a chorar.

Foi um dia especial. Pelas minhas contas eu estaria com mais ou menos um mês e meio de gravidez. Então eu comecei a ficar tensa. Me lembrei de todas as "estripulias" que tinha feito sem saber que estava grávida. Será que o bebê estava bem??

E aí veio a fase de um outro tipo de medo. Medo de correr na rua e machucar o bebê, medo de espreguiçar e esmagar o bebê, medo de tudo. Minha mãe me acalmava.
- Pára com isso Cá, que bobeira. É claro que está tudo bem e que isso não faz mal nenhum.

Mas só me acalmei mesmo quando liguei para a médica e ela disse:
- Camila, desde que o mundo é mundo as mulheres ficam grávidas. Fique tranquila. Quando você chegar em Salvador, na próxima semana, você vem aqui.

Foram dias de ansiedade até fazer o primeiro ultra-som e ver que realmente estava tudo bem. Foi no dia 02 de janeiro, e eu estava com 9 semanas de gestação.

Desde que soube que estava grávida convivi com o segredo. Só a família sabia. Como sou supersticiosa, preferi aguardar os três meses de gestação para então contar a todo mundo.

Agora é oficial e já posso compartilhar esse momento tão feliz e esperado com todos vocês! Estou com 12 semanas e 3 dias (segundo cálculos do 2º ultra-som).

A barriguinha começou a despontar, mas para quem não sabe que estou grávida parece que descuidei da forma física. Pouco me importa. Agora só quero cuidar do meu bebê, que é lindo e já tem carinha de gente. São apenas 4,5 centímetros, mas já vi as perninhas, bracinhos, cabeça e até ouvi o coração. Um "trocinho"!!!! É uma emoção indescritível.

Estou muito feliz e agora focada na maternidade. Mas acho que a ficha só vai cair de verdade quando a barriga crescer mesmo e eu sentir os primeiros chutinhos!!!

Tenho melhorando a minha alimentação, comendo mais frutas, legumes e verduras. Em breve, devo começar a fazer hidroginástica ou natação. Também tenho pensando em yoga para gestante, mas não sei se vai me sobrar tempo para tanta coisa. E assim vou curtindo cada etapa da gravidez, descobrindo as coisas aos poucos. Mãe de primeira viagem sofre, ainda mais eu que não sei quase nada sobre a maternidade. Devo fazer aqueles cursos básicos junto com o marido e ouvir muitas dicas de médicos, amigos e família, além de consultar alguns livros.

Quanto ao sexo, só vou saber dentro de mais ou menos um mês. Não tenho preferência, a saúde é o que mais importa.

Estou muito feliz e só queria compartilhar esse momento com todos vocês que passam por aqui.

27 comentários:

Bel disse...

Uhuuuuuuuuuu!!!
Primeira a dar os parabéns via blog!!!

Que Deus te abençoe muito, e ao baby também!!!
Pelo jeito nada de enjôo, né? Isso é muuuuuuuuito bom!!!

Parabéns mesmo!!!

Carla disse...

Camila, MUITOS PARABÉNS!!!!!!

É uma grande alegria saber que vem mais um anjo para o nosso mundo! Ele vai iluminar a vossa vida. Tenho a certeza que correrá tudo bem, goze bem estes momentos!

Muitas felicidades para vocês, fico a aguardar notícias!


bj grande de Portugal

Geórgia disse...

Parabéns, me emocionei com seu post. Já sou mãe de três. E passei por isso em cada uma, era como se fosse a primeira gravidez. Boa sorte, que Deus derrame suas bençãos sobre vocês três. Bjs.

Silvia Arruda disse...

Nossa, que post lindo... me arrepiei..
Acho q é pq q sei q um dia passarei por isso tb...
Estou com 31 anos e quero ser mãe... mas acho que não estou preparada, sabe como é... a gente vai adiando o projeto, por puro medo. Mas deve ser ótima esta sensação!!
Desculpe se estou sendo mto xereta, mas qto tempo sua menstruação ficou atrasada? Depois de qto tempo de atraso resolveu fazer o teste?
Sabe como é... além de jornalista, tem a curiosidade normal de quem pode passar por isso tb!! hehe
Beijos e parabéns!!

Sheila disse...

Que post mais lindo...
me emocionei tbm e confesso que estou ansiosa pelas próximas notícias!
Que bênção, que maravilha!
Estou genuinamente feliz por vc, ainda que não nos conheçamos.
Deus cuide de sua gravidez e saúde, e que logo logo possamos ver a carinha linda da criança em seus braços

bjo grande

Anônimo disse...

Camila,

A gente pouco se conhece, e se conhece há pouco tempo, mas eu senti uma alegria imensa por você, do fundo do coração.

Parabéns, e vou ficar daqui acompanhando o desenvolvimento do(a) futuro(a) atleticano(a).

Beijos

Chris

Lílian disse...

Camila, fiquei emocionada com seu post!
Tenho um filhote com exatos 1 ano 6 meses e 25 dias... e posso te dizer que a vida fica bem mais emocionante!! Curta muito cada momento. Te aconselho a amamentar o máximo que puder. É tudo de bom mesmo. O meu foi até 1 ano e 2 meses e até hoje só pegou um leve resfriado. Nem febre teve.
Desejo que você seja muito feliz com seu bebê.
: )

laila radice disse...

Camila PARABENS!!!

fico super feliz e torço pra que tudo corea da melhor maneira possivel! lindas suas palavras, fiquei ancioosa...como será esse momento? lógico q meus planos são pra um futuro um tanto distante, ams quem nao sonha com esse momento?

bjos aos 3!

Anônimo disse...

mainha, só você sabe como estou me sentindo. Sinto um grande aperto no coração por não poder estar aí com você. Quero que saiba que mesmo longe estou cuidando de você, você vai logo saber os que são as coisas de mãe. Amo muito os três: mainha, painho e meu netinho tão esperado e desejado. Saudades. Bjos.

Anônimo disse...

Oi Nazinha!!! PARABÉNS!!! ESTOU MUITO FELIZ POR VOCÊS! Fiquei emocionada com as suas palavras... Que Deus te abençõe vocês merecem TUDO DE BOM!
Bjos Madrinha!!

kini disse...

Por momentos lembrei-me de quando descobri que estava grávida!!!
Aproveite bem e curta bem esta fase,que é uma das melhores coisas na vida da mulher.
Que corra tudo bem.
Bjs

Anônimo disse...

Camila,

Ainda há quem saiba que você não está grávida. É o pessoal do seu serviço? A meu ver você já deveria ter contado.Talvez haja uma forma de poupá-la sem prejudicar aos seus colegas. Gravidez não é doença, pelo contrário, é sinal de saúde, mas você não pode se arriscar tanto, como fez há poucos dias indo salvar um boto sem colete salva-vidas. Agora não é só você: são dois!..
Ouça o meu conselho e fale com o pessoal do seu serviço.
Amo muito vocês.
Tia Jú

risonha disse...

os meus mais sinceros parabéns.. aproveita ao máximo pois a gravidez é um estado de graça e é maravilhoso estar grávida.
fico muito contente por ti, espero que corra tudo tão bem contigo como correu comigo.
felicidades para ti e para o teu marido e cuida bem dessa criança.

Camila Marinho disse...

Bel, que maravilha! Vc foi a primeiríssima!!!! Obrigada pelo carinho! Quanto a enjôos, nada ainda!!! Só um mal estar com uns poucos cheiros. E só! Bjos

Carla, obrigada pelo carinho também querida!

Geórgia, muito obrigada! É engraçado saber como toda mulher se sente neste momento tão especial!!! Bjos

Sílvia, é um momento muito lindo, acredite! E você não está sendo xereta. Eu perguntaria a mesma coisa. Minha menstruação estava atrasada mais ou menos um mês e meio. No começo do atraso achei que não era nada demais, porque sentia umas cólicas (o que é normal) e achava que a menstruação ia descer. Mas juntei o atraso com um leve mal estar, tipo pressão baixa (isso com um mês e meio) Aí juntei lé com cré e pensei: Será que estou grávida??? Foi assim! Relaxe e fique tranquila! Acho que no fundo toda mulher tem um dom para ser mãe. Bjos e obrigada pelo carinho.

Sheila, é tão bom saber que podemos contar com o carinho até de quem não conhecemos!!! Fico feliz pela demonstração de afeto. Bjos

Chris, que legal o que escreveu! Obrigada pelo carinho. E pode ter certeza de que será um (a) atleticano (a). Aliás, já é!!! Sabe qual foi o primeiro presente? Um sapatinho do Galo!!! Uhuuuuuu!!! Bjos

Lílian, que bom esses seus conselhos. Também quero amamentar o máximo que puder. E se Deus quiser vou conseguir! Bjos e obrigada.

Laila, eu nunca pude imaginar como seria esse momento, até vivê-lo de verdade. É mágico. Obrigada pelo carinho. Bjos

Mãe, também te amo muito e adoraria que estivesse aqui comigo. Dói o coração estar longe de você!!! Saudades! Te amo!!! Bjos

Carlaranha, morena!!!! Obrigada pelo carinho afilhada!!! A Nazinha agora é de "responsa". Nada dessa vida fácil.... rsrsrsrs. Bjos

Kini, obrigada pelo carinho também. Um grande beijo.

Tia Ju, fique tranquila porque agora todos dos serviço já sabem!!! Inclusive meu chefe!!! Agora é só esperar que a escala do carnaval venha branda... rsrsrs
E não vou me arriscar. Da próxima vez eu deixo o boto no mar... rsrsrsrs. Também também te amamos muito. Bjos

Risonha, obrigada pelo carinho. Você é uma fofa! Bjo duplo.

Anônimo disse...

Camila:

Estou felicissima por vcs e ainda mais porque vai nascer bem pertinho da data de Maria Clara, quem sabe até no mesmo dia? Estar gravida é bom demais, é a melhor experiencia da vida da gente. Eu também não enjoei nada e tive uma gravidez maravilhosa, eu te recomendo a yoga para gestantes, faça coisas leves que relaxem , deixe as atividades mais agidas para depois que o bebê nascer e vá preparando os seios para a amamentação, é otra experiencia m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!! Beijos
Vera

Karla Maria disse...

Parabéns, Camila.
Deus a abençoe, curta a gravidez que é o melhor presente que recebemos, um estado de graça só nosso que nos faz plenas ao descobrirmos o maior amor do mundo.
Beijo

Eli disse...

Parabéns!! Seu post está lindo! Eu sou mãe e posso te falar que é sem dúvida a experiencia mais linda que já vivi e vivo todos os dias.

Camila Marinho disse...

Vera, querida irmãaaaaa.... Obrigada pelas dicas, pelo carinho, por tudo. Já pensou nascer na mesma data que Maria Clara??? Bjão e muitas saudades!!!

Karla, obrigada pelo carinho também. Estou muito feliz!! Bjos

Eliana, cada dia que passa me sinto mais e mais feliz! Realmente é uma experiência única! Bjos e obrigada!

Smas disse...

Camila, é tão bom ser mãe!
Foi a melhor coisa que me aconteceu, tenho um menino de 5 anos e uma menina de 2 e é tão bom o amor inocente deles, descobrir coisas que os adultos nem vêem mas que eles notam que existem.
Você vai ser mais feliz!
Muitos parabéns e muitas felicidades e que tudo corra como mais deseja.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Cá!!!
Como já te falei, fiquei muito feliz com a notícia, e acho que você será uma mãe maravilhosa.
Que essa criança traga mais alegria para a sua vida e do Marcones, e que venha com muita saúde.
Que Deus abençõe vocês!
Saudades!!
Bjos,
Kill

Natural Naturalmente disse...

Camila, eu chorei, sou mesmo assim uma chorona, mas adorei ler o seu post, tenho três filhotinhos, uma com 20 outro com 18 e a ultima com 15, já faz tempo que passei pelo que você passou, mas lendo o seu post, podia jurar que foi ontem...Parabéns e muitas, muitas felicidade, para o bebe, a mãe e o pai, um grande beijinho
Márcia

Lua Limaverde disse...

Parabéns, Camila!!! Esse é um caminho que ainda não sei se vou trilhar, mas imagino que deva ser emocionante! Muita saúde pra ti e pro bebê! :)

Só Magui disse...

Parabéns, de coração. A vida é boa para quem sabe ser feliz .Vai sair tudo bem e nós vamos acompanhar tudo direitinho.Eu vou ao blogue da Telminha, de Moçambique desde qd ela namorava o Zacarias e hoje ela tem um filho de um ano, Davi.Não perco anada que acontece lá.Ela escreve muito bem .Como vc.É um prazer ler os textos.
http://somagui.zip.net

Anônimo disse...

Mamiiiiiiii, q delícia poder partilhar as boas news em??? Li os 1000 parabéns q vc recebeu aki e fiquei + feliz ainda, pena q vc não esta aki perto pra gente te "paparicar",hahah!
Vou mandar um presentinho pela Pri viu? não esqueça de cobrar dela! Saudadessss Cá, e muito, muito feliz por vc! Te contei q a Erika tbm ta grávida? ta com 2 meses, colada em vc! falei com ela q vai ser o máximo ter 2 sobrinhos(as) quase juntos, uauauauau! Bjoooooooo mulher! Fica com Deus! Juízo ai nas suas andanças! Bjo no baby! amo vcs! Bel Leal

Camila Marinho disse...

Smas, obrigada pelo carinho!

Kill, obrigada também. Sinto saudades! E você, quando é que vai animar ter um baby??? Bjos mil!

Márcia, o amor de mãe é algo incrível né??? Passa-se o tempo e as mães continuam as mesmas. Mãe é um ser insubstituível e que deveria ser eterno. Bjos

Luna, obrigada pelo carinho. Tenho certeza de que, se decidir trilhar o caminho da maternidade, vai ser muito feliz. Bjos

Oi Magui, obrigada. É ótimo saber que posso contar com os amigos virtuais. Um grande beijo.

Bel, não acredito! Que emoção. Nós duas casamos no mesmo período e vamos ter filhos praticamente juntas!! Que máximo. Ai Bel, queria tanto estar perto dos amigos e família neste momento... Bjos mil e muitas saudades.

Cláudia disse...

Camila, minha amiga! Só hoje entrei no seu blog, estava viajando, voltei semana passada e que alegria saber da tua gravidez. Fiquei emocionadíssima! Já li tudo, todas os posts atrasados e desejo-lhe logo logo ver vc com um bebezinho no colo. Que Deus abençoe esta nova vida em seu ventre e fico feliz que esteja passando bem.

bjokas

Laurinha disse...

PARABÉNS!!

Que benção maravilhosa!

Minha filha tem 17 anos, meu filho, 9. Parece que foi ontem... primeiros sintomas, alegria, temor, preocupação, risos... tudo faz parte, é uma delícia!

Agora é sentir a barriga crescer, cuidar de si e se preparar pelos próximos meses!

Beijinhos,