O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

29 de janeiro de 2008

Farra gastronômica

Uma das maravilhas da minha gravidez é a possibilidade de poder comer de tudo e não enjoar nadica de nada!!! Isso me permite as deliciosas aventuras gastronômicas, que tanto gosto de fazer!

Nos últimos dois fins de semana, lá fui eu para encontros regados à boa comida ao lado de amigos!!!

Um deles foi em Interlagos, no litoral norte. Chegamos no sábado (19), e o primeiro a ir para a cozinha foi Almir (foto abaixo), que fez uma massa espetacular!
Primeiro, ele levou ao forno pedaços de frango com muitas ervas e temperos, além de pimentão amarelo e vermelho, tomate e cebola. Depois, desfiou esse frango e agregou à massa farfale (tipo gravatinha ou borboleta), além dos "legumes". Por fim, regou com bastante azeite e colocou lascas de queijo parmiggiano (que lembra bastante o parmesão e pecorino). Ah, sem contar as folhas de manjericão, que perfumam e dão um sabor especial ao prato. Perfeito. Só isso e nada mais!!! De sobremesa, um souflê de limão saborosíssimo (que me esqueci de tirar foto)!



No dia seguinte, já no domingo, eu fiz um rocambole de doce de leite, cuja receita vem lá da terra da iguaria, Lagoa Dourada, em Minas Gerais. Foi a minha primeira experiência com um rocambole. Apesar de não ter ficado muito bonito, ficou bem saboroso. Esse foi só um "tira-gosto" para o café da manhã.

Já o almoço ficou por conta do Niko, o dono da casa. E foi um almoço pra guardar na memória, de tão gostoso e caprichado que ficou! Um arroz de pato acompanhado de endívias e tomates. Primeiro, ele cozinhou o pato com inúmeras ervas e temperos. Depois, desfiou em pedaços grandes e cozinhou junto com um arroz especial (caso não esteja enganada foi arroz arbóreo). Veja foto abaixo:



A sobremesa foi dos Deuses! Maçã ao forno.
Ele tirou o miolo da maçã (parte mais durinha e com sementes) e depois colocou uma mistura de manteiga, açúcar, cravo e canela, levando ao forno. Depois da maçã já assadinha, ele colocou uma bola de sorvete de manga e polvilhou com uma farofa de biscoitos. Essa farofa nada mais é do que biscoito maizena triturado, manteiga e gengibre (que ele levou ao forno antes para dar uma "assadinha" e ganhar crocância)!!!



Já neste último fim de semana, a farra foi na casa do Rafa e da Carol, mineiros que estão em Salvador há quase dois anos e agora se preparam para mudar para São Paulo!
Ele fez uma costelinha de porco com um molho agridoce e purê de abóbora.



Segundo ele, depois de temperar a costela, ele fez uma espécie de calda com açúcar (mascavo) e colocou a carne para que desse aquele dourado bonito. A costelinha cozinhou ali mesmo, por quase uma hora e meia (caso não esteja enganada). Nesse meio tempo, ele foi acrescentando água ( à medida que ia secando) e virando a carne. Por fim, levou ao forno! À parte, ele fez um molho com o próprio caldo da carne que ficou na panela, suco de abacaxi e karo (acho que foi isso mesmo).

Vocês não tem noção da delícia que ficou!!! Com o purê de abóbora, o sabor ficou completo!

8 comentários:

Cláudia disse...

Que delícia de pratos, um melhor que o outro, e quando a gente está grávida, o paladar fica mais aguçado e tudo fica mais gostoso. Aproveite (com moderação)!
Deixei mensagem no post "Oficial", pois voltei dia 22/01 das férias e foi uma correria só, esta semana as crianças já começaram as aulas!

bjs, de sua amiga secreta!!!!!

Anônimo disse...

Camila,

As farras gastronômicas são ótimas, o bebê vai engordar quantos quilos?

Só Magui disse...

Quantas delícias!!!Estou sentindo o cheiro das carnes aqui e salivando.

Marcia P. disse...

Olá Camila,
Que farra hem...estas maçãs são dos deuses mesmo, vou experimentar esta receita pois adoro confeccionar pratos a base de maçã.
Felicidades para voc e seu futuro bebê.
Márcia - Cascais/Portugal

Bel disse...

Te vi apresentando o BA TV hoje! Não é puxa-saquismo, não... mas adorei vc de apresentadora. E é melhor ficar quietinha no estúdio, e não fazer estripolias, né??? Já estava imaginando vc em cima do trio, cobrindo o carnaval... ai ai ai, olha a responsabilidade!!!

Beijão e um carinho na barriga!

Paula Pereira disse...

Olá
Passei para espreitar as novidades.
Beijos

PAULA

Anônimo disse...

Irmã..vc não fez um rocambole não. Vc fez um "quadradole" ..pode patentear, que esse formato quadrado é o segredo do chef..(rs)
Beijos

Camila Marinho disse...

Oi Claudinha, obrigada pelo carinho. Qto às comidinhas, realmente são uma maravilha!! Bjos

Anônimo, relaxe... As farras não acontecem todos os dias... Estou cuidando direitinho do meu peso.. abs!

Magui e Márcia, realmente é comida dos Deuses. Deu até vontade....

Bel, que legal que voce viu!!! Obrigada. Mas sabe que prefiro reportagem? Só que levando em consideração que estou grávida, é melhor ficar quietinha no estúdio mesmo. Bjocas. Valeu! :)

Vera, não ria do meu rocambole... Você iria amar.... E Maria Clara também. Bjos mil e saudades.