O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

26 de setembro de 2009

Direito de resposta

Enquanto jornalista tenho o dever de dar o direito de resposta a qualquer pessoa que se sinta ofendida por algo que eu tenha dito.

Minha mãe pediu o direito de resposta! Pelo post anterior. Pode?
Pode!

Tadinha. Acha que teve a imagem denegrida quando eu disse que apanhei de tudo quanto é jeito!

- Cá, a próxima vez que você me "queimar" no seu blog dizendo que eu bati em vocês (filhos) não converso mais com você. - disse ela.

Só pude dar risada, é claro!

Então vamos aos esclarecimentos, querida mãezinha!

Comecei o assunto com a seguinte frase: "Apanhei na infância e não virei um monstro comedor de criancinha." - Ponto positivo para você!

Depois, ainda disse: "Claro que eu morria de ódio do que minha mãe fazia. Mas hoje acho que valeu a pena cada castigo aplicado." - PONTO SUPER POSITIVO!

Esclarecimentos gerais: conheço milhares de pessoas que apanharam e, assim como eu, não viraram monstros comedores de criancinhas. Muitas pessoas da minha época apanhavam da mesma forma. As "correiadas" no bumbum eram clássicas. Minha mãe só não batia no rosto e na cabeça! Isso sim seria demais!

Repito: acho que valeu a pena cada castigo aplicado. Isso me fazia ter medo, me fazia respeitar e ter limites. Coisa que a garotada de hoje vem perdendo.

Minha mãe deu uma educação exemplar. Me ensinou a ter respeito, me ensinou a ser uma pessoa correta e honesta. Se hoje sou o que sou, devo tudo a ela!

Esclarecido?

Outro ponto que ela reclamou diz respeito a um post um pouco mais antigo, sobre o primeiro ano de Samuel.

- Ele já está falando "tudo", mas e vovó??? Você está querendo me boicotar??? Quer que ele esqueça vovó??? - disse em tom de braveza.

Esclarecimentos: não, não estou querendo te boicotar! Ele nunca vai esquecer vovó. E ele fala "uouó" quando vê sua foto ou quando eu digo: "Vamos ligar para a vovó??"

Fique tranquila! Você é a melhor mãe e avó do mundo! E eu e Samuel te amamos do fundo do nosso coração!

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu também assim como você apanhei, levei muita bronca e nem por isso hoje tenho traumas, pelo contrário agradeço meus pais pelas broncas e pelas palmadas, pois hoje sou uma pessoa honesta, tenho respeito pelas pessoas.
Abraços,
Simone Lima

Se puder leia esse texto é bem interessante para nós que somos mães.


“LIMITES”.

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E, com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.

Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo a outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos.

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos.

Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos.

E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos que nossos filhos nos faltem com o respeito.
`
À medida que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudou de forma radical, para o bem e para o mal.

Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam suas ordens e os tratavam com o devido respeito.

E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem.

E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver.

E além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer: os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado.

Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão.

Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.

Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar sua vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, os carregando e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundado uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.

Os limites abrigam o indivíduo.

Com amor ilimitado e profundo respeito.

Mônica Monasterio (Madrid- España)

Anônimo disse...

Antes de qualquer coisa agradeço do fundo do coração suas palavras. Quando me sentir no direito de resposta é porque realmente este assunto é muito polêmico. Mas hoje realmente o que vemos é um total desrespeito de filhos com os pais. Hoje os pais querem tirar um peso das costas no quesito de educação então tentam comprar os filhos. Como disse a você as minhas correiadas e palmadas eram por uma causa justa. Antes de doer em vocês doia em mim. Era uma difícil tomar esta atitude. Mas antes de mais nada foram necessárias. Hoje vendo vocês vejo que valeu a pena. Meu maior orgulho são vocês meus filhos. Orgulho também das escolhas que fizeram com marido e esposas. Outra grande geração que vem vindo me enchendo a boca de orgulho: Samuel e daqui a pouco Matheus. Quero ser uma avó que meus netos tenham orgulho de falar. FAMÍLIA É UMA BENÇÃO DE DEUS. Educação é uma benção dos pais. Que Deus dê a vocês muita sabedoria na hora de agir, de tomar atitudes. Nunca faça nada no momento de raiva pois a raiva cega as pessoas. Obrigada por tudo. Obrigada a Deus por ter me dado uma família maravilhosa. Que vocês continuem sempre sendo pessoas respeitadas e respeitosas. Amo muito vocês. Beijos e em especial meu amorzão. Vovó Valéria. Amei quando você me ligou e meu amor disse uouo. Encheu meu coração de felicidade.

Anônimo disse...

People can not Guanzhuziji life, nor can block the dates of death, so that my human live forever. Since the lives to come to such a capricious, we should make good care of it, use it to enrich it, so that the capricious, and precious lives, distributing its sublime glory, reflecting the real value of life.
讓網路行銷SEO團隊告訴您~以下各種網路行銷資訊
網路行銷
關鍵字
關鍵字廣告
關鍵字行銷
seo
網路排名
網站優化
自然搜尋

Mamãe Nathi disse...

hehehehe
Então tudo explicado para a vovó, né?
Beijinhos***

Anônimo disse...

你想選擇一位大陸新娘 外籍新娘的話,請進入我的網站也許就是你一生中最好的選擇。
納豆 保健食品要如何選擇呢?
選擇現代生活中最好的運動就是瑜珈,要選擇瑜珈就要先了解瑜珈教室設備、師資及瑜珈教學喔!
高雄瑜珈中的簡善琳瑜珈教室是南部地區最完善的瑜珈教室耶^^
MOTEL就是汽車旅館,它是提供情人溫馨休息住宿的好地方,到台中住宿時別忘了到台中汽車旅館看看喔!!!
台中乳酪蛋糕中禾雅堂乳酪蛋糕提供讓您難忘的蛋糕口味,除了chocolate蛋糕之外還有中秋禮盒多種樣式。
選購服飾潘朵拉日韓服飾有日系服飾服飾批發流行服飾及韓國服飾。
外籍新娘 大陸新娘 越南新娘這些都是一生一世最專業的服務與選擇。
您在尋找墾丁旅遊網資訊嗎?畯富包車旅遊提供阿里山旅遊 高雄縣旅遊 高雄租車 高雄計程車 高雄一日遊 機場接送等專業服務,高雄旅遊 墾丁旅遊超值網站。
僑泰裝潢廚具網是全台最大的居家生活廚具網站有廚具 廚具工廠 系統傢俱 傢俱 裝潢 抽油煙機以及系統櫃歐化廚具 室內設計作品與免費室內設計喔!
網路行銷是網站曝光的首要指標,如何能讓網站排名於首頁是需要靠SEO技術與專業,當然關鍵字的選擇就格外重要了,這是決定瀏覽者在搜尋行銷中唯一的方向。網路行銷seo
你了解整形有哪些手術?整形外科一定要具有專科證照醫師才是基本要素。隆乳 果凍矽膠是目前市面上最好的材質!
汽車隔熱紙 大樓隔熱紙有何差異?隔熱紙不是係數越高效果就會越佳喔!

Anônimo disse...

隆乳
清潔公司
高雄縣旅遊
廚具
柴犬
巧克力
墾丁旅遊
台中汽車旅館
哈士奇
系統傢俱
整形

Anônimo disse...

Ei Cacáaaaaaaa! saudades! amei seu post, já morri de rir, cLaro!
aki, excelente o texto da sua amiga lá em cima em? uauaua! top!
E vc, vê se desencanaaaaaa dessa bobagem de q bater traz traumas, nada haverrrrr! quase joguei a tv pela janela no dia daquela reporatgem infeliz q saiu no fantástico! ridículo! não sou nada anormal, pelo contrário, foram os tapinhas, castigos e etc q tbm fizeram de mim um ser humano leal.
Don´t worry runny, sou a favor dos bons tapinhas e correções, a meninada hj faz o que quer e esta totalmente sem limites por falta destes! Crie seu filho como vc acha q convém, não vá pelo q a tv ou pediatras falem, quem aguenta o "perrengue" dentro de casa é vc!
E como tdo na sua vida, com certeza tbm será uma ótima mãe!
Bjooooo enorme! Bel/BH

Anônimo disse...

I am from Taiwan! Si vous voulez visiter Taiwan, bienvenue sur mon site et des visites Zhijiao, je vais proposer divers types de visites guidées et visites guidées ...

I am from Taiwan! If you want to visit Taiwan, welcome to my site visits and Zhijiao, I will provide various guided tours and guided tours .

Ich komme aus Taiwan! Wenn Sie nach Taiwan besuchen möchten, herzlich willkommen auf meiner Besuche vor Ort und Zhijiao, werde ich verschiedene geführte Touren bieten und Führungen ...

高雄旅遊
墾丁旅遊
阿里山旅遊
日月潭旅遊
清境旅遊
包車旅遊
高雄一日遊
墾丁一日遊
台南一日遊
租車旅遊

Anônimo disse...

電波拉皮歐化廚具
外籍新娘果凍矽膠
流行服飾室內設計
汽車旅館日光花園
法拍屋隔熱紙
雙眼皮新彩整形
大陸新娘高雄租車
中秋禮盒肉毒桿菌
瑜珈教室高雄旅遊
保健食品乳酪蛋糕
台中住宿墾丁旅遊
整形外科首頁科技

Dri disse...

Oi Camila... eu também apanhei várias vezes de meu paizinho hehh, era muito peralta ahahh
Era cada cintada hehhe, mas nem por isso fiquei com traumas e tudo que meu pai fez por mim e faz até hoje sempre foi pro meu bem, hoje com filhos percebo o quanto é difícil impor limites...tenho um menino de 12 anos então imagina??!!
adorei o direito de "resposta" da sua mãezinha hehhe
Vc acredita que quando falo que meu pai me batia ele diz que não se lembra! ahahhah
Quem bate esquece rápido, quem apanha humm outra história...

Anônimo disse...

酒店
酒店經紀 酒店上班 酒店兼差 台北酒店 酒店打工 酒店工作 禮服酒店
酒店兼職 酒店PT 打工兼差
酒店喝酒 酒店消費 喝花酒 粉味