O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

11 de julho de 2011

Dia da pizza!

Eu sei que a foto não está das melhores e nem deixa a pizza com cara de apetitosa. Mas de que adianta uma foto no melhor estilo "bolo de padaria"(bonito, mas péssimo)? Nada né?

O que importa é o sabor. E a pizza ficou boa! Delícia para comemorar o Dia da Pizza! Eu já tinha feito uma vez, mas a massa não ficou legal. Na persistência (e na vontade de uma pizzazinha) decidi tentar de novo. E não é que deu certo? O segredo, como sempre, é a farinha. Ir colocando aos poucos....


Vamos aos ingredientes?

- 30grs fermento biológico (*vendido em envelopes de 10grs)
- 1 colher (chá) açúcar
- 1/2 xícara de água morna
- 1 caixinha creme de leite
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) manteiga
- 1 colher (chá) sal
- 4 xícaras de farinha de trigo

Primeiro acrescente o fermento com o açúcar e a água morna. Mexa bem até dissolver. Depois que dissolver tudo (leia-se derreter), você vai acrescentar os outros ingredientes. Tudo, menos a farinha.

Aí é que está! Você vai colocando a farinha aos poucos. Quando sentir que a massa está dando ponto, desgrudando das mãos, está ok! Eu mesma nem utilizei toda a farinha (já reparei que a quantidade depende da marca. Por isso, vá aos poucos)!

Massa no ponto, você vai colocar um pano por cima e deixar descansar por uns vinte minutos. Passado este tempo, você vai se assustar! A massa vai estar gigante! Aí você vai dar um murro na massa. Sim, um MURRO. Então essa é a hora para descarregar toda a raiva que você tem de algo ou alguém! Dê aquele murro bem dado. Só não me pergunte qual a função do murro. Nem minha mãe, que me passou a receita, sabe dizer!

Pronto. Aí é hora de fazer os discos. Jogue farinha numa superfície lisa e vá abrindo a massa. Depois, pré-asse por alguns minutos (coisa de uns 5 minutos) e tire do forno! Monte a pizza com o recheio de sua preferência e volte ao forno apenas para aquecer e derreter o queijo.

A minha eu montei com molho de tomate, mussarela de búfala, blanquet de peru, azeitona, milho, cebola e requeijão cremoso!

MINHAS IMPRESSÕES E ALGUMAS OBSERVAÇÕES: Na minha opinião, é o tipo de receita para quem já tem uma experiência na cozinha. E habilidade! Afinal, fazer uma pizza redondinha não é tarefa das mais fáceis! Eu mesma, que estava sem meu rolo, sofri para fazer um "disco" bonito! Usei um pote de vidro (daqueles de molho de tomate) para abrir a massa. Deu certo, mas a pizza não ficou redooooonda... Mais uma vez, vale o sabor, né? Receita de mamys! Anyway, aprovada!

******

Sabe o copo de requeijão da Danúbio, que citei aqui? Encontrei em Salvador, no Hiper BomPreço do Iguatemi, por R$3,80! Minha mãe disse que em Belo Horizonte está custando na faixa de 6 pila! Dei sorte. Comprei o da Caveirinha!

Aproveito para agradecer ao leitor (ou leitora) Cris Taissoun pela dica!

******

Hora de falar de beleza, né? Comprei esses dias um creme que estou achando um espetáculo!!! Me surpreendi com o resultado (e a maquiadora da TV, que faz meu cabelo, idem)!

É um creme de tratamento preventivo da Pantene, chamado Pre-Styling. Ele é indicado para usar antes do secador ou da chapinha, no cabelo liso ou molhado! E diz que dá 95% mais proteção.

Eu vinha usando um outro, chamado Geléia Real, que é mais oleoso. Já esse, da Pantene, não é nadica de nada oleoso. E deixa o cabelo super sedoso! Super recomendo! E foi baratinho. Custou na faixa de 9 reais!

4 comentários:

Juli disse...

oiee!!
minha mãe também costumava fazer massa de pizza. dá um trabalho danado. hj ela se cansou disso.
essa pizza tá parecendo deliciosa!!

ahh..lembra q de perguntei uma vez se daria certo fazer cupcake nas forminhas d empadas..depois d muito tempo vou tentar fazer esse fim d semana...adorei o q vc fez!


abraço!

Camila Marinho disse...

Oi Juli, realmente é chato fazer massa de pizza. Mas nada como a prática, né?

Quanto ao cupcake, eu me lembro sim. Até fiz um post comentando sobre isso. Fiz os meus nas forminhas de papel, mas tendo como base as forminhas de empada. E acho que é show! Funciona super bem! Grande beijo e boa sorte!

Anônimo disse...

posso garantir que o paladar foi melhor do que qualquer foto que vc pudesse postar! rs
a pizza estava simplesmente MARAvilhosa
beijos
nay

Camila Marinho disse...

Uau Nayrara!!! Ponto pra pizza MARA então! Vc provou e tá dizendo! Mega feliz! bjs