O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

2 de julho de 2007

2 julho - Independência da Bahia


2 de julho é um dia especial para a Bahia. É o dia em que povo vai para as ruas comemorar a independência baiana!!!! A festa lembra a batalha que tornou o Brasil totalmente livre da dominação de Portugal. Quem não vive aqui talvez nunca tenha ouvido falar nisso, afinal o fato não está nos livros de história!! A data que consta nos livros como o Dia da Independência é 7 de setembro de 1822 . Erroneamente!!!

HISTÓRIA - No dia 7 de setembro de 1822, dom Pedro I proclamou a independência em uma viagem de volta de Santos para São Paulo. Esse dia é considerado a data da emancipação do Brasil como nação, o dia da Independência. Entretanto, durante algum tempo ocorreram lutas em diversos pontos do território brasileiro contra tropas portuguesas, que defendiam a continuidade da dominação de Portugal sobre o Brasil. Essas lutas pela consolidação da independência prolongaram-se do final de 1822 ao final de 1823. Na Bahia as lutas se estenderam até julho de 1823.
Salvador: foco de resistência portuguesa
Portugal desejava fazer de Salvador um foco de resistência à independência da Colônia. No início de 1823, tropas portuguesas chegaram a Salvador para reforçar os contingentes da Metrópole. A partir de então começou o cerco a Salvador, onde concentravam-se os militares e os comerciantes portugueses. Cercada, a cidade ficou incomunicável, sem alimentos e munição. Nos primeiros meses de 1823, a situação de Salvador deteriorou muito. Sem alimentos, as doenças matavam cada vez mais pessoas. Diante dessa situação, o chefe português permite a saída dos moradores de Salvador e cerca de 10 mil pessoas deixam a capital da província. Em fins de maio, uma nova frota brasileira comandada pelo inglês lord Cochrane chega a Salvador. Vendo que era inútil a resistência, as tropas portuguesas se rendem. O mês de julho começa com o embarque dos portugueses. No dia 2, o Exército brasileiro entra vitorioso em Salvador.

FESTA NAS RUAS
- Desde então, há 184 anos, o povo vai para as ruas vestido de verde e amarelo, carregando bandeirinhas, enfeitando casas e acompanhando o desfile cívico, que percorre inúmeras ruas da cidade! É uma linda demonstração de orgulho e patriotismo. Nem se compara ao 7 de setembro!!!! O 2 de julho é muito melhor!!
A fama dos baianos de povo guerreiro, feliz e festeiro não é à toa! Eles realmente têm orgulho de suas origens, de sua história e adoram demonstrar isso diariamente. Por isso comemoram tanto!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

camila... sou eu Rubem Lopes.... to com muitas saudades, gostei de suas fotos.. o blog tá bem legal... to lhe passanbdo meu e-mail .. anota aí e entra em contato rubemlopes@gazetaweb.com .. e meu novo número é 9935-7511 e o outro continua na ativa. Beijos... depois volto com tempo pra falar com vc!