O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

1 de julho de 2007

Ilha de Itaparica - Parte 2


Terra de João Ubaldo Ribeiro e tema de versos e canções.... Assim é a maravilhosa Ilha de Itaparica. Impossível não se apaixonar por ela! Já diziam Caetano e Gil, na música Beira Mar:


Mas o mar não é todo mar
Mar que em todo o mundo exista
Ou melhor, é o mar do mundo
De um certo ponto de vista
De onde só se avista o mar
E a Ilha de Itaparica

A Bahia é que é o cais
A praia, a beira, a espuma
E a Bahia só tem uma
Costa clara, litoral
Costa clara, litoral

É por isso que é o azul
Cor de minha devoção
Não qualquer azul, azul
De qualquer céu, qualquer dia
O azul de qualquer poesia
De samba tirado em vão

É o azul que a gente fita
No azul do mar da Bahia
É a cor que lá principia
E que habita em meu coração
E que habita em meu coração
E que habita em meu coração




Além de toda a beleza natural da Ilha, o que também me chamou a atenção foi a limpeza das ruas de Itaparica e o charme das casas, tanto as mais antigas quanto as mais novas! Vejam que interessante a casa na orla da cidade... Reparem que a frente é levemente arredondada, como se fosse o casco de um barco.

"ENDINHEIRADOS" - No post anterior comentei que muitos baianos têm casas de veraneio na ilha. Em sua maioria são casas simples, até porque os terrenos costumam ser baratos. Uma coisa é certa: não precisa ser rico para ter casa lá. Mas é claro que muitos abastados financeiramente têm maravilhosas casas no local.
E como a maioria deles não vem de ferry-boat, o píer de Itaparica costuma ficar cheio de lanchas que atracam por ali. Vale a pena conhecer...

ÁGUA MINERAL - Única Estância Hidromineral do país localizada à beira-mar, Itaparica é famosa por suas águas, que possuem propriedades medicinais. Passeando por ali, não dá para deixar de conhecer a Fonte da Bica, construída em 1842. O motivo é único: "promessa" para rejuvenescer! Verdade ou não, bebi da água, lavei o rosto e até molhei o corpo... Saí de lá me sentindo mais leve....

Um comentário:

Marcus Vitória disse...

Camila seu blog esta cada vez melhor, infelizmente ñ deu pra vc ir na ultima aula do teatro, pra falar a verdade só eu e Mayla foi, grande abraço e até agosto.