O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

18 de setembro de 2010

Quem vive sem saudade???

Desde os meus 23 anos convivo diariamente com a saudade. Me lembro do dia em que deixei BH rumo a uma cidade até então desconhecida para mim: Maceió. De longe, caminhando pela pista do aeroporto em direção ao avião, olhei para trás e vi a família acenando. Os passos seguintes seriam sem eles por perto.

Sozinha, sem conhecer nada, nem ninguém, segui rumo à capital alagoana. Por escolha minha, claro. Sabendo que minha tentativa de acertar, poderia também ser de erros e frustrações. Quase 7 anos se passaram desde que saí de BH. E o que começou como uma tentativa de sucesso decolou. Sobrevivi, cresci e só ganhei. Em todas as minhas escolhas.

Apenas uma coisa, em todos esses anos, me incomodou. A saudade! Tive que aprender a conviver com ela. Porque eu sempre fui muito ligada à família, aos amigos, aos fatos e coisas de BH e de minha Minas Gerais.

Me lembro das minhas primeiras semanas em Maceió. Eu ligava para minha mãe, para ter notícias, e em meio a tantos assuntos ela dizia:
- "Tá todo mundo aqui. Estamos lanchando. Eu, Cristiano, Gustavo, Marcela, Priscila, Hique, Sônia, mamãe, Juliana, beltrano, fulano, blá blá..."

Nunca demonstrei, mas ouvir este tipo de coisa sempre me doeu muito. Várias vezes me peguei chorando sozinha, com um álbum de fotos nas mãos, relembrando tudo e todos que eu havia deixado para trás. Minha mãe, que me acha uma fortaleza, talvez só saiba disso agora.

Mas não era um choro de arrependimento, medo ou incerteza... era apenas saudade!!!
Saudade da família...
Saudade dos amigos...
Saudade dos encontros...
Saudade da terra...
Saudade do povo...
Saudade da comida...
Saudade! E quem é que nunca chorou de saudade?

Saudade...Um sentimento que eu tive que aprender a conviver.

E, dia desses, bateu uma saudade dos meus primos, que são muitos. Mas uma saudade maior de dois deles em especial: Mohammed (não, ele não é terrorista) e Samir.

Mohammed, da foto ao lado, foi meu padrinho de casamento. Com ele eu já desabafei, já chorei, já falei besteira, já falei "putaria", já ri muito, já dancei forró a noite inteira... E depois de tanto forró, a gente se deitou na grama da Praça Santa Tereza, lá em BH, e ficou ali olhando pro céu e batendo papo... Até quase amanhecer. Às cinco da manhã partimos pro Bolão, onde comemos um rochedão especial!!!

Mas nunca tivemos nada, que fique bem claro! Nossa relação sempre foi de grande amizade. Sinto saudade...Ele agora nem está mais em BH... E poucas vezes nos encontramos, porque as datas nunca coincidem...

Outro, que também sempre teve um papel especial enquanto primo, é Samir. Engraçado que durante anos ele viveu fora de BH por causa dos estudos. Mas teve uma época, em que ia para lá de férias, que era certo da gente se encontrar. E aí vinham churrascos, baladas, boates...

Nos braços de parte dos primos no dia do casório.


O mais bonitinho é que, vez ou outra, ele me liga só para dizer que está com saudade. A última vez foi durante a Copa do Mundo.
- Oi Prima!
- Oi primooo!
-  E aí beleza??? Tô te ligando porque deu saudade "docê" uai... Saudade demais! Quando é que você vem pra BH???

Na foto acima, ele é o terceiro da direita para a esquerda! Fala sério gente... sou mesmo privilegiada! Família MARA(vilhosa) que eu tenho!!!! Primos mara!!!!


De negativo deles só o ciúme!!! Como somos todos de idades parecidas, me lembro de festas em que eu não podia paquerar porque eles davam demonstrações quase explícitas de ciúme.

Uma vez formaram um círculo em volta do menino... Só para mostrar que comigo não se podia mexer! Mas eu entendo... era um ciúme de proteção, coisa de primo e irmão! Hoje damos risada relembrando tudo isso!!! Na foto abaixo, uma pequena parte dos primos da Família Andrade...


E num dia em que eu falo tanto de saudade, vou amenizar um pouco esse sentimento. Daqui a pouquinho minha irmã chega de BH!!! Para passar o fim de semana! E é por isso que vou curtir cada minuto como se fosse o último!

6 comentários:

Juliana disse...

Vixi..deu um aperto agora viu..
Saí com 20 anos de casa e deixei um bando de getne querida tambem...
Sinto muita falta dessas farras de primos!!! Quando voce falou em dançar forró até de manhã, me lembrei demais dos meus primos..era muito bom..muito!

Família é tudo de bom né?
Pena que na minha tenha algumas chatices insuportaveis, mas quanto aos primos e amigos...ufa!! Saudades monstras!

Beijocas
Ju e CLara

Anônimo disse...

Lindo pots Cacá! Quem nunca chorou por saudade??? eu vivo chorando até hj de saudades das minhas melhores amigas que moram longe! Tda vez que a gente se encontra é uma festa, e tda vez que elas vão embora eu fico morrendo de saudades! Coisas da vida né? Só não sei como vcs que moram fora dão conta, deve ser bem + difícil! Admiro, pq não sei se daria conta...Deus sabe pra quem dar certas coisas na vida! E que Ele conforte os nossos corações!
Bjão com enormes saudades de vc!!
Com carinho, Bel - BH

Suzana disse...

Saudade é um sentimento que doi ne?! Sei bem o que é isso! Voce ainda tem uma vantagem alguem ou vc mesmo pode matar saudades num fim de semana, feriado, agora eu nao, so uma vez por ano e olha la?! Faz tres anos que nao vejo meus pais, irmaos, amigos..enfim a saudades esta enorme e nao vejo a hora de chegar dezembro pra aproveitar cada segundo ao lado deles! Mas o bom da vida e o mais importante é que temos familia e amugos maravilhosos! Que a saudades é pequena em relaçao ao amor que nos sentimos, pense assim! E que mesmo de longe eles estao sempre do seu lado pra te apoiar sempre.
Fiquem com Deus! bjuss

Renata disse...

ai que maravilha é a família - a sua é linda!!!!!! Casou de sereia camila? Muito linda!!!!! E queria deixar registrado, desculpe, VITÓRIA 3X2 num certo time lá de Minas, tadinho...rs..... beijão no Bebeco que não teve vez no post, afinal, saudade dele vc mata td dia né?

Anônimo disse...

Camila, foram lindos os seus comentários.
A FAMÍLIA é realmente tudo de mais importante. E convenhamos, a nossa é ainda mais especial.
Mesmo distantes e sem muito contato, todos nós nos amamos muito.

Grande beijo e muito sucesso.

Gabriel de Andrade Ivo

Anônimo disse...

Demais essa foto prima, posta mais. Sei bem o que e saudade, convivo com ela desde que nasci. Tive com minhas irmas na noruega, voltei ontem e tava tao bom, com sobrinhas e tudo, ruim e despedir ne, doi ate, mas pra lancar passos e necessario, sabemos bem disso, e sempre em busca do amor e da felicidade. Nao to no andrades e ivos. Gabriel, me add la. nao sei o que deu que meu email nao ta mais la. Como ta o filhao Camila? Beijocas daqui do friozinho suico.

Carol prima