O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

30 de maio de 2008

Atraso recompensado....

Há três semanas não passo por aqui, nem que seja para dizer um “oi” e dar sinal de vida ou, até mesmo, responder às mensagens aqui deixadas. Bom, devo esclarecer que está tudo bem (comigo e com Samuel) e que o fato de não ter postado absolutamente nada neste período foi devido a problemas no computador e internet de casa, falta de tempo, cansaço, trabalho e muitas coisas a pensar/fazer/decidir.

Não gosto de ficar tanto tempo ausente, mas tenho percebido que nos últimos meses isso tem acontecido com certa freqüência... Portanto, me perdoem.

Para marcar a minha volta (de novo....hehehehe), quero falar de um momento muito especial, e que fui adiando devido às questões levantadas acima: o Dia das Mães.

Foi o meu primeiro dia das mães. Um domingo de tempo instável em Salvador. E um dia em que meu coração também estava bastante instável, triste e choroso. Só conseguia pensar no meu pequenino Samuel dentro da barriga. E nas palavras do médico um dia antes, durante o exame de ultra-som:

- “Está tudo bem com seu bebê. Sem nenhum problema, nenhuma alteração significativa. MAS, ele tende a ser uma criança pequena tá? Ele está com 1015grs, um pouco abaixo do limite normal de crescimento fetal.

COMO ASSIM, UM POUCO ABAIXO????

- “Ele só tende a ser pequeno...Não é preocupante. Mas eu sugiro um novo exame de ultra- som daqui a umas 3 semanas. É só uma opinião, viu? Converse com sua médica e diga que sugeri um outro ultra-som dentro de 3 semanas, só para acompanhar a evolução dele. Se ele continuar crescendo como está, não há problema. A questão é se eu não perceber isso. Aí a gente tem que verificar o que está ocorrendo.

MAS PODE SER O QUÊ????

- “Pode ser um problema placentário, por exemplo...Por via das dúvidas a gente repete o exame...”

Saí de lá arrasada. Mal entrei no carro e já estava chorando. Marcones ao meu lado tentava me animar, dizendo que não era nada demais, que era só questão estética mesmo. O fato dele ser pequeno não iria influenciar em nada. Ele mesmo tem alunos que nasceram abaixo do peso e hoje são uns “monstros” de tão grandes, blá, blá, blá....

De nada adiantaria ele me dizer tudo aquilo. O que importava era o que eu estava sentido naquele momento, no meu coração de mãe. Acho que ali, pela primeira vez, senti como o amor de mãe é grande. Tudo o que a gente mais quer é proteger, cuidar, zelar, como uma leoa faz com seus filhotes...

Pensei em ligar para a médica, mas desisti. Na segunda-feira eu ligaria. Em compensação, cheguei em casa e comecei a pesquisar. Fui na internet e procurei nos livros tudo o que falasse sobre baixo peso fetal. Algumas coisas me aliviavam. Outras martelavam em minha cabeça. Eu estava entrando na 28 semana de gestação e, pelos cálculos de especialistas, o peso deveria estar na média de 1100grs. Ou seja, pouca diferença. Mas a preocupação já tinha nascido, e nada me fazia esquecer as palavras do médico...

Passei o dia calada, introspectiva, e bastante tristonha.

O dia seguinte era o dia das mães. Ao mesmo tempo em que uma felicidade imensa por ser mãe tomava conta de mim, existia aquela “pulguinha” de preocupação que tanto me incomodava...Tentava pensar positivo, mas nada me animava.
Chorei muito nesse dia. Conversei com minha linda mãe, que logo tratou de me despreocupar dizendo:

- “Deixa de bobeira Cá...eu nunca fiz um ultra-som, nunca soube nada, e no entanto vocês nasceram bem, perfeitos... Para que se preocupar??? Acho que essa modernidade muitas vezes atrapalha em vez de ajudar... Você fica se preocupando à toa...”

Fiquei mais tranqüila, mas na segunda-feira corri para a médica. Ela olhou o exame, me analisou, mediu a barriga, etc e tal... E falou o que eu tanto que eu tanto queria ouvir.

- "Sinceramente Camila, acho que ele não está pequeno não."

MAS POR QUE O MÉDICO DE ULTRA-SOM DISSE ISSO ENTÃO?

- “Vamos repetir o exame, até antes do período que ele sugeriu. Mas pode ser erro de diagnóstico, pode ser que você não esteja se alimentando direito, nem descansando, nem dormindo do lado esquerdo (o indicado durante toda gravidez), nem se aimentando de 3 em 3 horas... Tanta coisa!!! Mas vamos repetir. Enquanto isso, se alimente bem, descanse bastante, durma do lado esquerdo e tal..."

Pois bem. Segui tudo como manda o figurino e me senti mais aliviada...Também conversei com Samuel. Disse que ele precisava se alimentar direito, para ser um garoto forte e sadio. Recebi dengo da mãe, do marido, da família... E repeti o exame. Cheguei tensa, mas saí feliz como um sortudo que acaba de ganhar na loteria.

Desta vez fiz o ultra-som com outra médica. E foi um exame mais detalhado (que eu realmente tinha que fazer levando em consideração a semana em que eu estava). Tudo lindo, perfeito, e Samuel com peso estimado entre 1305 e 1343grs. O ideal para aquela idade gestacional...Eu estava com 29 semanas e 3 dias. Ufa, tudo bem.

Passado o sufoco, agora estou mais tranqüila. Amanhã (sábado) completo 31 semanas de gestação, o que equivalente a mais ou menos sete meses. Tenho curtido cada chute como se fosse o primeiro. E como ele tem mexido!!! Ás vezes a barriga pula, fica como uma onda (pra lá e pra cá)...ás vezes ele mete o pé debaixo das minhas costelas e me causa uma certa câimbra, formigamento, sei lá...Mas cada sensação é mais gostosa do que a outra.... Uma delícia. O marido, super carinhoso, conversa, brinca e diz que o ama. Toda hora beija a barriga. E Samuel já tem amiguinhos...São os filhos dos meus amigos, que também conversam com ele e beijam a barriga. Ou seja, Samuel sabe que é e será muito amado.

O quartinho dele está caminhando. Ainda não está pronto. Faltam os móveis, que o marceneiro ficou de instalar na segunda-feira, o berço (que deve chegar semana que vem), os objetos de decoração (para o início de julho), e outros detalhezinhos... Mas está tudo certo e definido, o que me alivia bastante.

Como há muito tempo não posto aqui, fiquei devendo as fotos do chá de bebê que fiz em Belo Horizonte. Foi tudo perfeito! Antes de mais nada, tenho que agradecer muito a querida Tia Jú e a minha linda avó. Duas mãezonas, que desde o início têm se mostrado delicadas, carinhosas e atenciosas. Claro, a minha mãe também, avó babona de Samuel que fez a comidinha servida no dia.

O Chá de bebê foi no dia 26 de abril, quando eu estava com 26 semanas.
Claro que o tema não poderia ser outro a não ser o Galo!!! A decoração teve balões da cor do ano do centenário, enfeitinhos de mesa, bandeiras e coisas de bebê com motivos do Galo Forte e Vingador, como roupinhas, mamadeira e chupeta!!! Recebi a família e alguns dos velhos e grandes amigos. E como foi bom revê-los num momento tão especial!!!

Abaixo, mamãe, eu (e Samuel) e minha irmã Priscila.


Eu e Priscila



Carlota (Djenane) e Pablo (Seu Jôse) dizendo que minha barriga era falsa igual a da Nazaré, da novela Senhoras do Destino...rsrsrs


Outros grandes amigos...









Família..com papai e Priscila


Mais família..


Maaaiiisss família e amigos...


Olha ela aí...Tia Ju!!!


Muito obrigada a todos vocês!!!

9 de maio de 2008

Um novo chef desponta em casa....

Sábado passado o marido cismou que queria (ele mesmo) fazer a receita do Conchiglione, aquela com queijo brie e presunto de parma, que postei no dia primeiro de maio...

Antes de mais nada, é bom dizer que ele não cozinha nada. Aliás, para não ser maldosa, digo que ele faz um bom café, cuscuz de milho e miojo com ovo frito. Ressaltando que o café e o cuscuz euzinha ensinei...Portanto, dá para perceber que ele é cru na cozinha, apesar da minha insistência para que aprenda a cozinhar. Acho que no fundo meu sonho é chegar em casa e encontrar um jantar especial preparado por ele (hohohoho)!!! Mas como é só um sonho...é melhor acordar!!!

Voltando ao desejo do marido, eis que ele resolveu fazer o prato para alguns amigos. Foi ao supermercado sozinho e comprou os ingredientes (tudo bem que ele me ligou de cinco em cinco minutos para pedir orientação! Mas no fim das contas se saiu muito bem!)! Decidiu trocar um queijo por outro e fez a primeira ´grande` receita da vida dele: CONCHIGLIONE COM MUSSARELA DE BÚFALA E PRESUNTO DE PARMA!

Dá para ver a cara de feliz e orgulho dele aqui, enquanto prepara o prato!


Bom, a receita é aquela mesma que postei aqui, mas em vez do brie ele usou mussarela de búfala. O queijo brie é mais refinado e sofisticado, além de ter um sabor mais forte. Mas confesso que prefiro a mussarela de búfala. Para o meu paladar ficou muito melhor!

Ah, ele também fez uma outra versão: mussarela de búfala com tomate cereja cortado ao meio e folhinha de manjericão (para quem, de repente, não gosta de presunto de parma).

Tudo isso é para dizer que a receita é realmente simples e que QUALQUER UM PODE FAZER!!! Além de saborosíssima. Veja como o prato dele ficou lindo...


Foi uma bela noite de massa e vinho ao lado dos amigos. Todos elogiaram, e é claro que ele ficou todo orgulhoso, já pensando no próximo prato a fazer! Quem sabe eu não ganho um jantarzinho feito por ele??? Não custa sonhar né?

5 de maio de 2008

Moqueca baiana



Uma das coisas que tive que aprender quando vim morar no Nordeste era como fazer a famosa moqueca. Primeiro em Alagoas, depois aqui na Bahia.

Claro que a tradicional mesmo é a moqueca baiana (apesar da briga com o capixaba, que por razões óbvias e de naturalidade prefiro ficar de fora!).

Em Alagoas, a maneira de fazer é praticamente a mesma do baiano. A diferença é que lá não se usa o azeite de dendê!

Bom, vamos aos "finalmentes". Gosto das duas! Esses dias, aqui em casa, fiz a baiana, já que o marido gosta de um dendê!!!! Mas vale ressaltar: faço como já vi e aprendi, mas cada um tem seu toque, seu segredo. E não sou nenhuma expert em moqueca. Portanto, não tenho propriedade para falar desta delícia. Sendo assim, erros são aceitáveis. Mas vou logo dizendo: a minha moqueca é o que há de bom!!! Já me sinto até meio baiana quando me meto a fazer uma.... (hohohohoho)

É muito fácil e rápido. Não tem segredo.
Na quinta-feira (02/05) fiz uma Moqueca de Caçonete (filhote de tubarão). É essa aí da foto acima....
Usei: dois tomates, uma cebola, um pedaço de pimentão verde, coloral (tem gente que não usa), coentro, um vidro grande de leite de coco e pouco mais de uma colher (chá) de azeite de dendê (não gosto de usar muito, mas o baiano "enche a mão").

Cortei as cebolas e dei uma leve refogada no azeite doce (extra-virgem). Foi só até o ponto de murchar as cebolas. Aí coloquei os tomates picadinhos em cubinhos (com pele e sementes), o pimentão e o coloral. Deixei dar uma refogada e soltar um caldinho. Então coloquei um pouco de sal e depois o leite de coco e um pouco de coentro (fundamental para dar o verdadeiro sabor!!!). Por último, coloquei as postas de caçonete (cinco postas pequenas, que já estavam previamente temperadas com sal e limão) e a colherzinha de dendê!

Atenção!!! Depois de colocar o peixe não pode mexer, caso contrário ele vai despedaçar na panela!!!

Viu como é fácil???? Depois de uns vinte minutos o peixe está cozido. Aí e só colocar mais coentro e servir!!!!

Obs: fica gostoso também usar pimenta de cheiro (aquela que não arde) durante o cozimento... Como eu não tinha em casa, ficou sem!!!!

Para quem gosta de pirão, como eu, é só coar um pouco do caldo do cozimento e levar ao fogo com farinha numa panela à parte....

Bom apetite!!!

1 de maio de 2008

Polêmica na Bahia... ((e outras "coisitas" mais))

A declaração do coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia deu o que falar no Brasil inteiro. Questionado sobre qual teria sido a razão para a baixa nota dos alunos de medicina no Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ele soltou o verbo.

Entre outras coisas, disse que a razão era o "baixo QI dos estudantes baianos". Não menos satisfeito, acrescentou: "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda, se tivesse mais, não conseguiria" .

Em tempos de liberdade de expressão, cada um pode dizer o que quiser. Mas um coordenador de curso abrir a boca para dizer uma coisa dessas em um jornal de circulação nacional já é demais!!! Ah, vale ressaltar que o homem é baiano.

Para conferir a reportagem, clique aqui, no site do Jornal da Globo.

******

Ultimamente tenho trabalhado mais à noite, o que me impede de chegar em casa e ainda preparar uma janta gostosa. Ontem, decidi abrir uma exceção e fiz uma massa maravilhosa. Massa que, por sinal, o marido não cansou de elogiar (logo ele, chato para comer!).

Foi uma receitinha que inventei de última hora, com o que tinha na geladeira. Acabou ficando chique e saborosíssima: Conchiglione ao queijo brie e presunto de parma.

Primeiros passos:
Cozinhei os conchigliones até que ficassem "al dente". Depois, coloquei dentro de cada "concha", um pedacinho de queijo brie, um pedacinho de presunto de parma e uma folhinha de manjericão. Exatamente como nas fotos ao lado. Ah, no fundo da travessa joguei uns dois fios de azeite só para dar aquele gostinho e não deixar grudar a massa...

Depois de cada "concha" recheada e disposta na travessa, coloquei um pouquinho de molho de tomate pelado por cima (sem tempero algum, porque o presunto já é bem salgado)... Salpiquei queijo parmesão (ralado no ralo grosso) e levei ao forno até que os queijos derretessem. Quando tirei do forno ainda coloquei mais umas folhinhas de manjericão.
Pronto! Sem segredo!



******

Só um comentário feliz: o Galo venceu o Náutico por um a zero ontem, no Mineirão, em Belo Horizonte, e se classificou para as quartas-de-final da Copa do Brasil. O próximo adversário é o Botafogo. Coincidentemente, o mesmo do ano passado, que acabou eliminando o Galo depois de um erro do árbitro Carlos Eugênio Simon. Este ano será diferente!!!!

Outro comentário feliz: A derrota do Cruzeiro por 2x1 para o Boca Juniors, no Estádio La Bombonera, na Argentina, pelas oitavas-de-final da Libertadores. Ainda tem a partida de volta, no Mineirão, quando o time azul celeste precisa de uma vitória simples. Mesmo assim é gostoso ver o Cruzeiro perder!

27 de abril de 2008

Decepção????

Tinha tudo para ser uma tarde maravilhosa. Eu estava tão empolgada e contente porque, depois de mais de 4 anos, voltaria a ver o Galo jogando de perto. E, claro, com uma companhia especial: a do mais novo atleticano, Samuel!!!!

Na saída de casa, a alegria. Na foto abaixo, ao lado da minha irmã Priscila, eu estava confiante na vitória.


A caminho do Mineirão, gritos pelas ruas...É incrivel, mas os cruzeirenses estavam escondidos (como sempre!!! Eles só aparecem na porta do estádio ou quando o time ganha). Só no estádio é que vimos a "bicharada". Na porta do Mineirão encontramos o "amigo bamby"...Paradinha pra foto.


A um passo do paraíso....Prestes a entrar: Meu irmão Cristiano, eu, Priscila e Marcones.


A primeira visão lá dentro... Haja coração!!!!!


Mais emoção!!!!!


Recordar é viver... O famoso tropeirão do Mineirão, que não pude deixar de comer. Ao fundo, a MASSA!!! E quando dizem por aí que é a maior torcida de Minas, não é mentira ou paranóia. Dos mais de 46 mil ingressos vendidos, pouco mais de 25 mil foram para a torcida do Galo!!!! Lindo demais!


Eu vibrei, torci, gritei, fiquei rouca!!! Samuel, aqui dentro, me acompanhava. Mexia e remexia, como se estivesse torcendo junto com a mãe.


A massa atleticana realmente fez uma bonita festa e mostrou que é a maior e melhor torcida!!!


Mas, infelizmente, a tarde não foi nossa. Aos poucos fui enxergando um desastre... O time do Galo não mostrou nem um pouco da sua raça!!! Os jogadores pareciam brincar em campo. Davam a impressão de usar sapatilhas de ballet.

Marques, o velho ídolo, não fez nada. Marcos, um zagueiro desastrado, que entregou gols e ainda ajudou a aumentar o placar, marcando um contra. Renan Oliveira pouco brilhou. Tentou apenas um, e foi na trave. Juninho, o goleiro, também não fez boas defesas e acabou falhando em momentos importantes do jogo.

De fato, eu preciso reconhecer que o time do Cruzeiro esteve, a todo momento, superior. Uma pena!!! A massa fez a sua parte, mas não teve o retorno da equipe, que entregou o jogo com 5 gols!!! Goleada histórica??? Pode ser... Mas isso não abala um atleticano, que torce contra o vento. Que sente orgulho do centenário time mesmo na mais triste derrota!!!

E foi isso o que aconteceu. O mais novo atleticano viu uma derrota. Mas isso não significa o fim. Ele viu a massa, ele vibrou e cantou aqui dentro da minha barriga. No fim do jogo, Samuel estava quieto. Pouco mexia. Acho que estava triste por não ter visto o Galo ganhar. Mas ele sabe que muitas vitórias estão a caminho!!!!

26 de abril de 2008

Direto de BH

Depois de 4 meses sem vir a BH, eis que estou de volta à terra amada.
Sentir o saudoso cheirinho de pão de queijo, ouvir aquele gostoso sotaque meio "caipira" e ter por perto tanta gente querida é muito especial.

Cheguei na sexta-feira de manhã e volto segunda-feira à noite. Portanto, curtir cada momento como se fosse o último é fundamental. Ou melhor, necessário e vital!!!!!!

Na véspera de vir pra BH, mal dormi à noite. Aliás, é sempre assim quando venho pra cá. A ansiedade para que o momento chegue logo toma conta de mim, e aí fica difícil controlar.

Agora, ao lado de mãe, pai, irmãos, tios e tias, avó, toda a família e amigos, só quero dengo. E eles também só querem me encher de dengo. Principalmente agora, grávida!!!! Ainda mais que Samuel é o primeiro neto, bisneto e sobrinho...

Ontem, aproveitei o dia para fazer um passeio especial. Fui à praça do papa rever a Serra do Curral e aquela maravilhosa vista da cidade. Subindo a avenida em direção à praça, já me bateu uma coisa boa. Foi uma energia positiva, uma saudade gostosa e uma alegria imensa por ver um lugar tão lindo como aquele.

O dia estava maravilhoso, com um céu azul e uma temperatura agradável. E o lugar tranquilo. Sem barulho de trânsito, sem muita gente... Foi só uma sensação de paz!!! Comprei uma água de coco e parei ali para apreciar a vista e relembrar a infância. Mostrei para Samuel a cidade que eu tanto amo. É claro que ele também ficou feliz.
Afinal, eu estava feliz!!!

Depois daquele passeio de lembranças e boas sensações, fui descendo à avenida olhando pra trás, pelo retrovisor do carro. Parei várias vezes. Desci do carro, tirei fotos. Me senti uma turista em minha própria cidade. Não queria que aquele momento acabasse. Mas no fundo ele não acabou. Está eternizado. Nas fotos, nas lembranças, no coração.

18 de abril de 2008

Agradecimento especial


Em muitos dos posts publicados aqui eu costumo citar o maridão, mas nunca escrevi um que fosse só sobre ele. E é claro que ele sente isso. Mas hoje, pra reverter a situação e ganhar uns pontinhos a mais com o maridão, eu decidi escrever sobre ele.

Poucos conhecem a nossa história, que surgiu tão por acaso e sem ao menos eu esperar. Eu havia acabado de mudar para Maceió, Alagoas. Não pensava em nada que não fosse trabalho. Eis que, com 27 dias morando no Nordeste, fui escalada para fazer uma reportagem de futebol, em um dos principais times de Maceió. Na verdade eu não fazia cobertura esportiva, mas como o repórter havia faltado no dia.... lá fui eu.

Entrevista vai, entrevista vem.... e acabei entrevistando ele, Marcones, o goleiro da equipe. Sim, meu futuro marido!!!

Na hora, não bateu nada. Ele puxou papo, mas eu estava tão centrada no meu trabalho que nem dei bola. Uma semana depois, o repórter oficial de esporte veio com papo dizendo que o goleiro que eu havia entrevistado tinha pedido o meu telefone. Na hora falei:
- Depois eu dou.... (na verdade, era "papo" pro cara esquecer)

Mais uma semana se passou e o repórter, Klébs Lós, chegou dizendo:
- Camila, o cara tá insistindo. Quer seu telefone!
- Ah não, não tô querendo não.

- Que isso Camila, dá o telefone... É só pra conhecer... Nada demais!
- Tá bom. Pode dar meu telefone
- disse eu

E não é que o tal goleiro logo me ligou??? Me chamou pra sair, conversar, e tal...Eu sempre fugia, inventava uma desculpa.

Até que um dia, quase um mês depois de o ter entrevistado, eu não tive escapatória! Fui ao encontro dele! Começava ali a nossa história. No início eu não estava tão empolgada...Com um certo preconceito, eu dizia:
- Jogador de futebol é burro, fala errado e ainda por cima é "mulherengo"!!!!

Me enganei em tudo o que eu dizia. Nunca conheci uma pessoa tão inteligente em toda a minha vida. Dedicado, esforçado e de uma inteligência invejável.

Em pouco tempo fomos morar juntos: um mês e meio!!!!
E com nove meses nos casamos na igreja, com tudo o que uma cerimônia precisa para ser inesquecível! Foi tudo tão rápido que é difícil até de acreditar! Minha mãe, meu pai e praticamente a família inteira só foram conhecer Marcones pessoalmente faltando menos de uma semana para o casório.

Já completamos 4 anos juntos, e pouco mais de 3 anos de casados! E agradeço muito a Deus por ter encontrado uma pessoa tão especial e companheira!

Agora, mais do que nunca, ele tem se mostrado uma pessoa maravilhosa. Um pai carinhoso (que a todo instante brinca com o filho na barriga), um marido dedicado e muito paciente. Pra me aguentar com todas as minhas manias, chatices e esquisitices, só ele mesmo!!!! Especialmente agora, quando os hormônios estão a mil!!!
Além do mais, em todas as consultas e ultras ele me acompanha. Cobra, pega no pé, lê livros sobre gravidez e quer sempre o meu melhor.

Então, meu querido amor, declaro publicamente tudo o que eu sinto por você!

Um Amor Puro
Composição: Djavan

O que há dentro do meu coração
Eu tenho guardado pra te dar
E todas as horas que o tempo tem pra me conceder
São tuas até eu morrer

E a tua história eu não sei
Mas me diga só o que for bom
Um amor tão puro que ainda nem sabe a força que tem
É teu e de mais ninguém

Te adoro em tudo, tudo, tudo
Quero mais que tudo, tudo, tudo
Te amar sem limites, viver uma grande história
Te adoro em tudo, tudo, tudo
Quero mais que tudo, tudo, tudo
Te amar sem limites, viver uma grande história

Aqui noutro lugar
Que pode ser feio ou bonito
Se nós estivermos juntos haverá um céu azul
Um amor puro, não sabe a força que tem
Meu amor eu juro ser teu e de mais ninguém
Um amor puro...

16 de abril de 2008

Do desespero à tranquilidade....

Eu já perdi as contas de quantas vezes já pedi desculpas por ter ficado sem atualizar o blog. E acho que desta vez passei mais tempo ainda longe daqui. A última vez em que escrevi foi no dia 25 de março, aniversário do glorioso Atlético Mineiro.

Sim, foi um grande sumiço! Talvez uma falta de compostura com quem passa por aqui... Nem mesmo responder aos comentários eu respondi...Apesar de já ter lido todos, não tive tempo de responder!!! Não vou prolongar o "discurso", mas peço desculpas (novamente!)!!! E apresento uma razão, acredito que suficiente para ser perdoada: reformas em casa!

Por mais de uma semana eu me senti "uma estranha no ninho". Imagine só: pintor e ajudante dentro de casa, suas coisas de cabeça pra baixo, você sem poder se mover direito, sem poder circular de um ambiente a outro e ainda ver tudo debaixo de panos, plásticos e pó???? E pior: aonde quer que eu encostasse eu ficava branca (de pó)! Só havia me restado a cama e duas cadeiras pra sentar! Foi de enlouquecer! Nem o computador eu podia usar (ainda contava o fato de ter sido infectado por um vírus)!

Durante este período eu ainda tive uma outra ocupação: "mestre de obras"! É claro que eu tentava ficar fora de casa o máximo possível, principalmente pelo cheiro de tinta e pó. Mas também tinha que resolver várias outras coisas, como comprar tintas e outros pedidos do pintor, fazer orçamento disso, daquilo outro, "cuidar da casa", e ainda ter tempo para inglês, trabalho, hidroginástica e outros afazeres... UFA!!!!

SOBREVIVI...mas confesso que foi difícil. Fiquei DESESPERADA!!! O marido ainda tentava me "acalmar", dizendo que a fase de arrumação iria passar. Mas as palavras de "consolo" pouco ajudaram! Eu realmente só enxergava aquele mundo de reformas e bagunça dentro de casa. Não conseguia pensar em outra coisa. Pensava: "Preciso me abstrair! Isso vai passar... são poucos dias, e em breve tudo vai voltar ao normal"
Mas não, não ajudou!!!

Sabe o anjinho e o diabinho que ficam no pé do ouvido, falando a todo momento??? No início eu só ouvia o diabinho...O resultado?? Eu chegava em casa mal-humorada, olhava aquela zona e chorava!!! Do nada, sem motivo algum (como sem motivo algum????)!

Pra completar, eu quase fui assaltada (na rua, enquanto eu caminhava, um motoqueiro parou e me pediu o celular) e por várias vezes estive em um cemitério macabro de Salvador para fazer reportagem...Quer energia mais negativa???? Deus me livre e guarde!!!! Ave Maria!!!!

Ah, um detalhe importante: numa das vezes em que estive no cemitério, "afundei" na cova!!! Isso mesmo! E chorei, of course!!!! Como foi??? Eu e minha equipe (cinegrafista e auxiliar), encontramos na parte de trás do cemitério uma grande quantidade de ossada humana a céu aberto, pilha de ossos queimados e covas rasas (ou seja, aquela terra já podre e sem tratamento de contenção) que afundavam com facilidade. Era como pisar em um campo minado: você nunca sabe onde está a "bomba"!!! Mas era exatamente o que procurávamos e não podíamos deixar passar!!! No faro jornalístico, aquele era o lugar ideal para gravar uma passagem (chamamos de passagem aquele momento em que o repórter aparece segurando o microfone, e é o "centro da atenção" por alguns segundos)!

Pois bem, gravei a passagem, fizemos as imagens, e na hora de voltar eis que pisei na "bomba". Meu pé afundou naquela cova nojenta e fétida! Eu estava com uma sapatilha fechada na frente e atrás, mas totalmente "exposta" dos lados e que sai do pé com facilidade! É claro que ela saiu um pouco do pé e a terra entrou ...(pausa para água e respiração calma enquanto digito e me lembro do ocorrido.)...

(de volta)...Pois é, entrou no sapato, tocou no meu pé e me fez pirar! Me agarrei ao auxiliar, gritei e as lágrimas escorreram!!! Não preciso nem dizer o quanto é nojento, não é mesmo???

Eu só pensava em sair dali! E ao mesmo tempo pensava que o "campo minado" não tinha terminado. Fui chorando e rezando, mas Deus me guiou e não permitiu que a história se repetisse!

Dali passei direto em casa. Lavei e esfreguei bem o pé, passei álcool e joguei o sapato no tanque para ficar de molho por uns dois dias. Não aguentava nem olhar para o sapato. No dia de lavar, peguei minha luva, lavei, re-lavei e deixei secar. Mas não tive coragem de usar (nem de pegar direito). Depois, quando a faxineira veio, ela lavou de novo, eu passei álcool e só aí tive coragem de usar novamente. Mas, confesso, até hoje só de olhar pra ele me lembro do cemitério.

Ok, passou e é melhor esquecer! Esse foi um dos percalços que se juntou à reforma aqui de casa.

Depois que o pintor foi embora veio a fase de arrumar tudo. Por mim, eu mesma arrumava. Mas minha médica mandou eu "parar" um pouco. Ela achou que eu estava muito agitada e isso poderia não ser bom para a gravidez. Realmente ela tinha razão. Eu estava exausta!!! Além do mais, tudo pelo bem do fofo Samuel. Preciso realmente "frear", deixar de neura e pensar no filhote (que chuta o tempo inteiro)!
Consegui uma ótima faxineira (estava com birra da outra, lembram????), que está deixando as coisas do jeitinho que eu gosto. Além do mais, a casa está ficando uma graça! A laca no armário do quarto do baby e na bancada da cozinha estão prontas. A pintura (de toda a casa e das portas agora brancas) também está pronta.

Falta a parte da decoração do quarto do baby (ainda estou nos acertos com o marceneiro), mas isso é tranquilo! Nada se compara aos caos de lixar e pintar portas e paredes, fazer laca e etc. Ah, ainda tive que mudar algumas coisas das janelas (o que também foi bagunçado) e acertar detalhes da fiação elétrica. É incrível como esse povo (pintor, pedreiro, eletricista, técnico, etc) adora fazer uma bagunça na casa da gente!

Mas passou! Estou livre, feliz e tranquila, pelo menos now!
Só de chegar em casa e me sentir "de volta ao lar" é uma maravilha!!!
E Samuel agradece também!!!!

Estou quase completando 25 semanas de gravidez, o que significa praticamente cinco meses e meio. O bebê se mexe o tempo inteiro!!! E ele deu para começar a soluçar (não é fofo demais???). A barriga literalmente pulou! Deu um salto impressionante e poucas roupas têm me servido agora. Preciso urgentemente comprar algumas "roupitchas" (especialmente para trabalhar)! Não engordei muito (estou dentro do esperado), mas acho que ainda preciso melhorar mais a alimentação! Na minha meta eu engordei um pouco mais do que deveria!

No mais, tudo anda bem! Abaixo, fotos fresquíssimas da "barriguinha" (tiradas pelo maridão)!



25 de março de 2008

Uma vez até morrer!


Hoje é um daqueles dias em que tudo o que eu mais queria era estar em Belo Horizonte. Tudo para estar ao lado dos milhares de atleticanos comemorando o centenário do Clube Atlético Mineiro, o Galo mais lindo do mundo.

São 100 anos de orgulho, 100 de anos de alegrias, 100 anos de raça, dedicação e muitas glórias! 100 anos do Clube Atlético Mineiro.

Vi pela televisão várias reportagens sobre a festa hoje em Minas. E como desejei estar lá!!!! Meu irmão me ligou logo cedo me contando sobre como o dia acordou preto e branco em Belo Horizonte. Me contando da alegria dos atleticanos, do orgulho, do sorriso estampado no rosto!!!

Fala sério, tem energia mais forte do que a transmitida pelo futebol??? Tem paixão mais verdadeira do que a sentimos pelo time do coração??? Principalmente quando este time é o Clube Atlético Mineiro??? Não, não tem!!!

É claro que faço questão de mostrar tudo isso para Samuel, que ainda está na barriga, mas já é atleticano como a mãe!!!!

- Veja filho, seu time do coração!!! Veja quanto orgulho, quanta alegria!!!

Acho que os 100 anos do Galo têm mexido com Samuel!!! Hoje ele "tá que tá": Todo eufórico, se mexendo o tempo inteiro na barriga!!!

Bom, mas o assunto "Para qual time seu filho torce (ou vai torcer)?" é conversa para outro post (provavelmente amanhã)!

Como não posso estar em Belo Horizonte hoje, neste dia histórico, estou prestando minhas homenagens por aqui mesmo! Minha bandeira já está hasteada na janela e vou vestir preto e branco, assim como todos os atleticanos neste dia de hoje!!!

E reproduzo aqui parte de um e-mail que recebi ontem:

"Convoco toda a torcida do maior Alvinegro do mundo, a vestir o mundo de preto e branco, seja de terno preto e camisa branca, saia preta e camisa branca, com a camisa de jogo, das torcidas, enfim, saia de casa Alvinegro, leve a sua bandeira, ostente os já afamados orgulho e amor Atleticanos, pelos quatro cantos do mundo!

Participe do centenário, esqueça os problemas que já enfretamos e os que estamos enfrentando, lembremos de nossos tantos ídolos: Reinaldo, Marques, Dadá, Diego, Gilberto Silva, Éder Aleixo, Taffarel, Luizinho, Trio Maldito e tantos outros. A nossa imensa coleção de títulos: Maior Campeão Mineiro, Primeiro Campeão Brasileiro, Campeão dos Campeões, Campeão do Gelo, Campeão do Cinqüentenário e do Centenário de Belo Horizonte, Bi-campeão da Conmebol, enfim, o maior time das Minas Gerais, o mais tradicional, o nosso Clube Atlético Mineiro! Uma vez até morrer."


Quem quiser ver uma das inúmeras reportagens sobre o Galo é só clicar aqui, no site do Bom Dia Brasil.

PARABÉNS CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!

24 de março de 2008

Começou...


...a bagunça dentro de casa.

Na última semana foi a vez de fazer laca no armário do quartinho do baby e retocar a laca da bancada da cozinha! Tive que tirar tudo de dentro do armário e colocar em cima da cama. Uma "trabalheira" danada!!!



E pior!!! Foi preciso cobrir tudo dentro de casa com lençóis velhos! E mesmo assim algumas coisas ainda ficaram com aquele pó fino e branquinho! Assim que o serviço terminou, lá fui eu limpar tudo. Preferi não chamar a faxineira (estou com "birra" da mulher, assunto para um outro post)!!!

Limpei tudo, passei 300 mil panos na casa, e hoje comecei a organizar as coisas. Infelizmente tive que jogar bastante coisa fora. Muitas "tralhas" tiveram que ir para o lixo (ou serão doadas) mesmo com o meu coração partido de dor!!!

O marido começou a ajudar e queria que tudo fosse para o lixo. Mas de repente eu olhava para o jornal velho do dia em que o Brasil foi tetra-campeão do mundo e falava:
- Esse fica.

- O jornal velho do dia seguinte ao ataque de 11 de setembro?? Esse tem que ficar! Imagine se Samuel precisar para um trabalho de escola?? Vai ser o máximo levar o jornal do dia seguinte!!!

E lá vinha o marido:
- Isso vai estar nos livros!

Mas eu retrucava:
- Mas não é a mesma coisa! Portanto, fica!

O jornal velho do dia em que o querido Galo (Clube Atlético Mineiro) retornou para a primeira divisão? Também fica!!!! E sem discussão!!!!

Confesso que foi uma seleção difícil, bastante criteriosa e dolorosa! "Dispensei" o marido da arrumação (para evitar "falatório") e continuei a minha saga.

Ainda não terminei de arrumar tudo, mas já eliminei muita coisa.
A pior parte ainda está por vir: a pintura do apartamento (geral) e a escolha dos móveis e decoração. Pelo menos o consolo é saber que uma parte já terminou (ou melhor, está quase terminando).

No mais, tudo anda bem! Viajei no fim de semana para Arapiraca, Alagoas, terra do maridão. E pela primeira vez tive a certeza de que o que eu vinha sentindo eram os movimentos do pequeno Samuel.

Na quinta-feira, dia 20 de março, exatamente às 09h35 da manhã, dentro do carro, a caminho de Alagoas, coloquei a mão na barriga e senti o chute. Foi mágico. Depois, às 11h53, eu nem precisei colocar a mão na barriga. O chute foi tão forte que chegou a me assustar!

É engraçado porque nas últimas semanas eu sempre colocava a mão na barriga na esperança de sentir o filhote. De vez em quando (sem a mão estar na barriga) eu sentia algo "estranho" se movimentando. Mas eu ficava na dúvida se eram gases (que comparação!) ou Samuel brincando...

Agora sim, tenho certeza!!! Era o pequeno Samuel se mexendo o tempo inteiro!!!

O marido também já compartilhou deste momento maravilhoso. Na manhã da sexta-feira santa, dia 21 de março, por volta das 09h30, eu o chamei para ver se "sentia" Samuel se mexer. Ele deitou sobre a minha barriga e, de repente, Samuel chutou fortíssimo!!! Foi um chute certeiro, bem no ouvido do maridão! Rimos muito da situação!!!

Agora, a todo instante ele anda mexendo. Não pára quieto um segundo sequer! É uma sensação maravilhosa, um pouco surreal (imagine alguma coisa ficar se mexendo o tempo inteiro dentro de você???), mas muito mágica!!!

17 de março de 2008

Comemoração de aniversário e páscoa antecipada

No sábado (15) fiz uma pequena comemoração pelo aniversário do Marcones, que tinha sido sexta-feira (14 de março).

Aproveitei a proximidade com a semana santa e resolvi unir o útil ao agradável: aniversário + troca de ovos. A idéia surgiu numa reunião de amigos. E todos aprovaram!!!

A festa foi na casa de um casal de amigos, mas eu cuidei do cardápio. Passei o sábado na cozinha, mas sobrevivi...

De entradinha, algo que é `3s´: Simples, Sucesso e Saboroso. Aliás, saborosíssimo: catupiry ao alho frito. É esse aí, da foto ao lado. Você pode fazer com qualquer queijo, mas catupiry é catupiry!!!

COMO FAZER: Numa panela, coloque azeite em quantidade suficiente que depois dê para jogar por cima do queijo e escorrer pelas bordas. É neste azeite que você vai fritar alho bem picadinho com um pouquinho de sal. Tem que ter cuidado na hora de fritar o alho porque mesmo depois de desligar o fogo ele continua fritando (por causa da temperatura do azeite). Se quiser colocar ervinhas ou pimenta, fique à vontade. Eu gosto mesmo é do alho puro. Fritou??? Pronto! Agora é só colocar por cima do queijo e levar à mesa com torradinhas.

Outra entradinha, parecidíssima, foi catupiry com geléia de pimentão vermelho. Só que a geléia eu comprei pronta. No caso da geléia, fica a gosto do `cliente´. Outro dia, numa festa de casamento, eu comi com geléia de damasco e maracujá. Também serve com torradinhas!

Além disso, tinha umas castanhas e amendoins na mesa. Já o prato principal não poderia ser outro, a não ser o bom e velho BACALHAU!!!! Afinal, além do aniversário tinha a comemoração antecipada da páscoa!!!! É este aí da foto abaixo.



Sei que há muitas maneiras de preparar, mas faço do jeito que aprendi com minha querida mãe.

Modo de fazer:
Primeiramente você deve se preocupar com bacalhau. Na véspera da festa, de manhã cedo, coloquei o bacalhau do jeitinho que comprei em vasilhas com água na geladeira. Troquei a água 3 vezes durante o dia. E sempre que trocava a água aproveitava para `lavar´ o bacalhau. Já no sábado, dia da festa, tirei o bacalhau da água e dei uma leve fervida nele. Experimentei para ver se ainda estava salgado e se precisaria de mais uma fervida, mas estava ótimo!

Então vem a única parte um pouquinho trabalhosa (Êê preguiça): limpar o bacalhau! Fui tirando peles e espinhos e `quebrando´ o bacalhau em pedaços. Atenção!!! Não é desfiar! São pedaços relativamente grandes para ficar bonito e mais saboroso!!!!

Enquanto isso, a batata já estava cozinhando no fogo com um `tiquinho´ de sal (isso se você achar necessário. Tudo depende de como ficou o bacalhau. Às vezes nem precisa cozinhar a batata com sal!). E a cebola eu já tinha `desfiado´, ou seja, estava em tiras numa bacia com água. Essa técnica aprendi com mamys! Serve para tirar o gosto forte da cebola. Você deixa de molho em água fria e troca a água umas duas vezes (coisa rápida mesmo). Ah, também já tinha cortado o pimentão em tiras e o tomate em rodelas!

Ok, ingredientes na mão e começa a montagem.
No fundo de uma assadeira eu coloquei azeite. Depois, fiz camadas com batata, bacalhau, tomate, pimentão (não precisa ser muito!), cebola e cheiro verde (salsa e cebolinha). Terminou a primeira camada??? Segue para a segunda (normalmente dão duas camadas numa assadeira). Por cima, coloquei azeitonas pretas e ovos cozidos cortados em rodelas.... Pra finalizar, tem que regar com bastante azeite!!! Sem miséria mesmo. E cheiro verde.

Aí é só colocar no forno e deixar o azeite borbulhar... Com um arrozinho branco como acompanhamento não precisa de mais nada!!!!

Sucesso total!!!!

No final, um parabéns pra você com um bolo prestígio, que preparei rapidamente durante a manhã de sábado.
Obs: Detalhe para a vela, que eu esqueci de comprar, e para a decoração, que ficou simples mesmo (tudo preparado no dia dá nisso!)




MODO DE FAZER:

INGREDIENTES PARA A MASSA:
- 2 xícaras (chá) de açúcar - (*usei meia xícara)
- 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - (*usei um pouco menos)
- 6 colheres (sopa) de chocolate em pó
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento

INGREDIENTES PARA O RECHEIO:
- 1 ½ xícara (chá) de leite condensado
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 2 xícaras (chá) de coco fresco processado - (*usei daqueles saquinhos vendidos em supermercado)

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
*** Na verdade usei uma caixinha de creme de leite e um tablete de 170 grs de chocolate (usei metade meio-amargo e metade ao leite).
Salpiquei por cima chocolate em pó.

Massa: bata os ovos com o açúcar na batedeira até obter um creme fofo e branco (ele não fica branquinho, branquinho). Continue batendo e acrescente aos poucos a farinha, o chocolate, o óleo e, por último, o fermento. Despejar em uma forma untada e enfarinhada, de lateral removível. Assar em forno pré-aquecido a 150°C por aproximadamente 20 minutos.

Recheio: Em uma panela, misture o leite condensado, o leite de coco e o coco fresco. Leve ao fogo e mexa sempre até obter uma massa firme.

Cobertura: Derreter o chocolate e acrescentar o creme de leite. Misturar bem e cobrir o bolo.

Montagem: corte o pão-de-ló em três. Em uma forma, coloque a primeira fatia da massa e espalhe um pouco de recheio. Repita a operação com a segunda e a terceira camadas. Finalize com a cobertura.

Depois de muita comilança, hora do coelho secreto e a troca de ovos.


******

Todos sabem do meu medo de espíritos/assombrações, mas acho que poucos sabem que adoro filmes de terror!!! Não me perguntem a razão, talvez um psicanalista possa explicar melhor.

Desde criancinha sempre gostei de ver filmes de terror/suspense. Mesmo sabendo que bate o medo depois... Freud explica!

Ontem, a contragosto do marido (que não gosta deste tipo de filme), fui ao cinema assistir ao filme `O OLHO DO MAL´, com Jéssica Alba.

A todo momento o marido dizia: `Isso não faz bem para o bebê. Você se esqueceu de que tem que colocar música calma pra ele? Samuel não está gostando deste filme... Essas coisas não fazem bem pra ele...´

No fim das contas, até concordei com ele. Levei alguns bons sustos e a cada um deles eu colocava a mão na barriga (com a cara de reprovação do marido). Prometi não mais assistir a filmes de terror durante a gravidez.

E para me redimir com Samuel, que ainda devia estar assustado, li para ele historinhas infantis. Os livros eu havia comprado no sábado, justamente para ler durante a gestação. Acho que estou perdoada...

******


Linda a garrafa, não é mesmo???? Eu também achei. Tanto que comprei! Mas, mal usei e já fiquei insatisfeita. Ela vaza café na base. São poucos pingos, mas imagine usar uma garrafa e ela pingar toda vez que você virar para despejar o líquido na xícara????

Já mandei e-mail e reclamei no site da empresa. Tentei ligar, mas ainda não consegui. Espero resolver o problema!!!

14 de março de 2008

Café da manhã especial e uma carta ao mundo...

Apesar de hoje, sexta-feira, não ter sido meu dia de hidroginástica, fui para a aula. O motivo??? Depois da aula teve momento descontração: um café da manhã para já celebrar a páscoa! Óbvio que eu não perderia a chance de socializar com as colegas de idade mais avançada (super fofinhas)!

Cada um deveria trazer um prato doce ou salgado, ou suco, café, vitamina.... (o que a imaginação permitisse). Eu queria fazer algo bem gostoso, como o bom pão de queijo mineiro. Mas estava sem tempo, e acabei levando suco industrializado mesmo.

Foi ótimo. Eu e Samuel nos divertimos muito com as novas colegas. Uma delas é especial: a ´Xuxa´ (da foto ao lado). Super alto astral, é ela quem organiza tudo, faz discurso e ainda anima as aulas com os gritinhos de ´Uhuuuuuuu´.

Bom, o café teve de tudo: pãozinho delícia, bolo (de farinha, de chocolate, com cobertura, sem cobertura....), beiju, pamonha, cana, biscoitinho, café, suco..... Estava muito gostoso!!!

******

Mudando um pouco de assunto, queria uma dica das amigas blogueiras de mão cheia. Amo ovo de codorna e vivo cozinhando para comer.

Mas como cozinhar o ovo sem deixar que a casca se parta, abra, quebre???? Quero fazer os ovos para uma conserva, mas eles têm que estar bem bonitinhos... Alguém tem dicas???

******

E mudando ainda mais de assunto, deixo aqui um texto super lindo que me foi enviado pela querida Zazá Lee. Ela falou que era para eu ler para Samuel. Eu e o maridão lemos juntinhos, em voz alta para o baby.

FAX
Para o mundo, para meus pais e avós...

Avise ao mundo que estou para chegar
Peça a ele, para guardar
Um pedaço do azul do amanhã bem cedo,
que a nuvem vai crescendo
E eu tenho medo;

Para aguar as flores que puder salvar
Do corte da enxada e seus horrores;

Adoçar o bico da passarinhada
que ainda tiver chance de voar,
(do pavão ao tico-tico).

Parece que o sol anda pleiteando uma polida
Para me dar como presente a luz do dia.
Não sei se tenho esse direito,
Mas já que estou por aqui,
Bem que gostaria.

Se conseguir achar um tanto de água pura,
que a deixe preservada
Para eu poder ver, como se lava a febre,
Como se embebe a racha da secura.

Segure um resto de manhã,
que me acorda com perfume de roseira,
Saborosa de alecrim.
Não sei quanto tempo vão deixar isso para mim,
Até que a terra escureça inteira
Ou que a beleza embace por completo.

Mas, chegarei de qualquer maneira.
Sê me vê inquieto,
é pelo prenúncio da chegada.

Meu choro é de espanto diante de tanta coisa
nova.

Para garantir a minha entrada
Nesse ato louco, nesse palco incerto,

Estou contando ansiosamente com vocês. E só com vocês, que me
ensinarão a viver feliz.

Até breve,

SAMUEL

12 de março de 2008

De volta (de novo)

Sim, eu estou merecendo o purgatório diante de tanta promessa de escrever com mais frequência por aqui e não cumprir. Mas pela falta de tempo, por tanta coisa para pensar/planejar/fazer, por tanto trabalho e por outras visitinhas em casa, eu mereço ser perdoada....

Peço desculpas a quem esteve por aqui e não respondi, a quem me convidou para brincadeiras, como a Bete, do Receitas de Todos os dias (ainda vou fazer) e por não estar passeando pelos blogs dos queridos amigos. Mas estou de volta (de novo)... Além disso, não custa dar um desconto a uma mulher grávida (onde é que ficam as prioridades????).....hehehe


E por falar em gravidez, tudo corre muito bem. A barriga crescendo, o bebê saudável, a saúde a mil, presentinhos dos amigos e parentes (muitos, muitos, muitos), as idéias para o quartinho do Samuel e a expectativa (enorme) para que minha cria me permita sentir seus movimentos (ainda não senti chutinhos). Estou com quase 20 semanas, o que representa quase 5 meses de gravidez.


Comecei na hidroginástica ontem (11) e foi maravilhoso. Uma turma com muitos idosos, todos de alto astral. A professora, super cuidadosa, me deu atenção o tempo inteiro (por conta de exercícios específicos ou não apropriados para gestantes). Samuel deve ter amado. Enquanto eu me exercitava, provavelmente ele dava cambalhotas dentro de mim.....


Abaixo, o meu mais recente ultra-som, feito com quase 17 semanas de gravidez. Vejam que coisa meiga o perfil de Samuel! Já comecei até a enxergar com quem ele parece....



Já esta outra foto ao lado não precisa nem dizer né???? O pezinho da criatura mais fofa que virá ao mundo.... E na outra, mais abaixo, Samuel colocando a mãozinha na boca (durante o ultra-som ele fez isso várias vezes). Será que vai me puxar? Quando criança eu só chupava dedo (e nada de bico...)


No mais, minha cabeça anda a mil só de pensar nas arrumações da casa. O quarto do baby vai passar por profundas mudanças. Vou aproveitar e pintar a casa toda, trocar alguns móveis, fazer mais armários e, principalmente, fazer uma faxina geral nos que já existem. Preciso arranjar espaço e me desfazer de coisas antigas, papeladas e coisas sem tanta utilidade. Em apartamento pequeno vale a regra da boa organização e disposição dos móveis....

******

Hora de mudar de assunto e falar sobre algo que adoro (e pouco tenho escrito aqui): COMIDA!!! Fim de semana desses, os amigos do TT (Confraria Todos os Temperos) se reuniram na casa da confrade Raquel. Foram muitas risadas, causos, alegria e, claro, boa comida!!! Um jantar feito a várias mãos, já que todos (ou quase todos) contribuíram no preparo dos pratos.

Depois de alguns peticos, saboreamos uma magnífica salada preparada pelo Marcelo e servida com sorvete de mostarda por cima.

Na verdade, foi uma versão de uma salada que comemos/aprendemos com um chef mineiro. E pra falar a verdade, não perdeu em nada.
Estava magnífica! Nesta outra foto, mais ao lado, Marcelo ainda preparando a sua salada especial...







Euzinha fiz o prato principal e a sobremesa. O prato principal foi um nhoque fresco de ricota e espinafre ao molho de sálvia. Uma receita que vi na edição de Massas, da Grande Cozinha da Editora Abril. Mas acabei seguindo a receita do meu irmão Gustavo.



Segue então a receita:
- 500 grs de ricota
- 1 ovo
- 2 colheres de farinha de trigo
- queijo parmesão ralado (pra mim tem que ser no ralo grosso) / à vontade
- noz moscada
- sal
- pimenta do reino
- espinafre cozido e picado bem fininho

Modo de fazer:
Misture tudo e depois faça bolinhas (nem grandes demais, nem minúsculas). Passe as bolinhas na farinha e deixe num tabuleiro untado e enfarinhado. Feito isso, ferva água com sal e óleo. Enquanto a água ferve, prepare o molho.

Molho:
- manteiga
- folhas frescas de sálvia
Derreta a manteiga numa panela e coloque a sálvia. Se quiser, coloque um pouquinho de azeite junto (para a manteiga não queimar). Por fim, uma leve pitada de sal. Deixe por alguns minutos até aromatizar bem!

Ok, você fez o molho e a água ferveu. É hora então de colocar as bolas na água. Assim que elas subirem você pode tirar (eu deixei mais um minutinho). Coloque em um prato individual, sirva com molho e queijo parmesão ralado (ralo grosso) por cima.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: É um prato para ser servido na hora, já que a bolinha de queijo ´derrete´ na boca. E o ideal é fazer para poucas pessoas (na minha opinião).

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
NO SECRETS!!!!
Chique, gostoso e fácil de fazer! Veja foto abaixo (que não ficou lá muito boa)