O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

29 de janeiro de 2008

Farra gastronômica

Uma das maravilhas da minha gravidez é a possibilidade de poder comer de tudo e não enjoar nadica de nada!!! Isso me permite as deliciosas aventuras gastronômicas, que tanto gosto de fazer!

Nos últimos dois fins de semana, lá fui eu para encontros regados à boa comida ao lado de amigos!!!

Um deles foi em Interlagos, no litoral norte. Chegamos no sábado (19), e o primeiro a ir para a cozinha foi Almir (foto abaixo), que fez uma massa espetacular!
Primeiro, ele levou ao forno pedaços de frango com muitas ervas e temperos, além de pimentão amarelo e vermelho, tomate e cebola. Depois, desfiou esse frango e agregou à massa farfale (tipo gravatinha ou borboleta), além dos "legumes". Por fim, regou com bastante azeite e colocou lascas de queijo parmiggiano (que lembra bastante o parmesão e pecorino). Ah, sem contar as folhas de manjericão, que perfumam e dão um sabor especial ao prato. Perfeito. Só isso e nada mais!!! De sobremesa, um souflê de limão saborosíssimo (que me esqueci de tirar foto)!



No dia seguinte, já no domingo, eu fiz um rocambole de doce de leite, cuja receita vem lá da terra da iguaria, Lagoa Dourada, em Minas Gerais. Foi a minha primeira experiência com um rocambole. Apesar de não ter ficado muito bonito, ficou bem saboroso. Esse foi só um "tira-gosto" para o café da manhã.

Já o almoço ficou por conta do Niko, o dono da casa. E foi um almoço pra guardar na memória, de tão gostoso e caprichado que ficou! Um arroz de pato acompanhado de endívias e tomates. Primeiro, ele cozinhou o pato com inúmeras ervas e temperos. Depois, desfiou em pedaços grandes e cozinhou junto com um arroz especial (caso não esteja enganada foi arroz arbóreo). Veja foto abaixo:



A sobremesa foi dos Deuses! Maçã ao forno.
Ele tirou o miolo da maçã (parte mais durinha e com sementes) e depois colocou uma mistura de manteiga, açúcar, cravo e canela, levando ao forno. Depois da maçã já assadinha, ele colocou uma bola de sorvete de manga e polvilhou com uma farofa de biscoitos. Essa farofa nada mais é do que biscoito maizena triturado, manteiga e gengibre (que ele levou ao forno antes para dar uma "assadinha" e ganhar crocância)!!!



Já neste último fim de semana, a farra foi na casa do Rafa e da Carol, mineiros que estão em Salvador há quase dois anos e agora se preparam para mudar para São Paulo!
Ele fez uma costelinha de porco com um molho agridoce e purê de abóbora.



Segundo ele, depois de temperar a costela, ele fez uma espécie de calda com açúcar (mascavo) e colocou a carne para que desse aquele dourado bonito. A costelinha cozinhou ali mesmo, por quase uma hora e meia (caso não esteja enganada). Nesse meio tempo, ele foi acrescentando água ( à medida que ia secando) e virando a carne. Por fim, levou ao forno! À parte, ele fez um molho com o próprio caldo da carne que ficou na panela, suco de abacaxi e karo (acho que foi isso mesmo).

Vocês não tem noção da delícia que ficou!!! Com o purê de abóbora, o sabor ficou completo!

25 de janeiro de 2008

Descobertas

O que muita gente me perguntou nesses dias foi a razão de só ter descoberto a gravidez depois de quase 2 meses de gestação. Foi mesmo planejado???

Sim, foi! Mas acho que me desliguei mesmo. Eu havia parado de tomar remédio em julho e, pouco tempo depois, tive um atraso de menstruação. Aí sim pensei que pudesse estar grávida. Alarme falso.

Quando então a menstruação atrasou de novo, desencanei. Achei que poderia chegar a qualquer momento, até porque sentia umas cólicas (muito normal no início da gravidez, coisa que só descobri depois). E não tive nenhum sintoma típico de grávida. Nem enjôo, nem fome, nem peito dolorido, nada, nada, nada. Apenas um sonozinho e um cansaço, o que, para mim, eram coisas do trabalho.

A minha desconfiança só veio mesmo quando a danada da menstruação não desceu de maneira alguma. Passava de um mês e meio de atraso. Eu já estava em Belo Horizonte, onde iria passar o Natal. E foi lá que comecei a sentir uma espécie de queda de pressão (bem leve) e um mal-estar de manhã. Mas tudo bem sutil, bem leve mesmo. Aí não teve jeito. Tive que fazer o teste! Foi assim que descobri.

Muitas mulheres, quando começam a tentar engravidar, ficam ansiosas e loucas com cada atraso menstrual. Já correm para a farmácia ou laboratório para tentar confirmar a gestação. Comigo foi diferente. Eu estava tão tranquila que nem me toquei.

Nunca tive pressa de engravidar. Parei de tomar remédio e pensei: seja o que Deus quiser. É claro que dá um medo de não poder ter filhos. Você fica na dúvida: Será que posso ser mãe????? E se não puder? Como vai ser????

Porém, em momento algum deixei que a ansiedade fosse um problema! Graças a Deus fui muito tranquila. Acho que, para muitos homens e mulheres, a pressão (da sociedade, de pais, amigos e conhecidos) e o fator psicológico são os grandes obstáculos. É importante estar bem e pensar que tudo acontece na hora certa.

Mas voltando a falar da gravidez, até agora tudo tem corrido de maneira muito tranquila. Não tive enjôos e como de tudo (comer é o meu forte, claro)! Apenas dois cheiros não têm me agradado: o de camarão e o do carro (que é novo)! Como diria uma amiga-irmã minha, êta DNA de pobre!!!

Agora, sono eu sinto demais! É incrível!!! E o cansaço aumentou! Ah, azia é outra coisa! De vez em quando tenho uma leve azia, mas nada que me impeça de comer (of course)! Quanto à pele, ela fica horrível! De repente me olho no espelho e enxergo uma adolescente cheia de espinhas.

No trabalho, continuo fazendo minhas reportagens normalmente.
Algumas vezes fiz o que não devia: outro dia subi num praticável altíssimo por uma arriscada escadinha. Já num outro dia fui levar um golfinho em alto-mar sem colete salva-vidas. E dia desses fui fazer uma matéria num show que era puro cigarro e cheiro de maconha (arghhhh)! Sei que, confessando tudo isso, vou ouvir poucas e boas da minha mãe, da minha tia, dos meus amigos... Mas tenho juízo. Estou cuidando direitinho do meu bebezinho!!!

Minha alimentação está bem saudável, vou começar a fazer hidro depois do carnaval e estou repousando mais!

******
DICA
Pra mudar um pouquinho de assunto, a Varig lança hoje uma promoçăo especial, com bilhetes a R$ 10,00!!!

A venda começa hoje, a partir das 18h, e vai até o dia 28 de janeiro. Vale para todos os vôos domésticos (exceto Fernando de Noronha) entre 30/01/08 e 15/03/07 em viagens de ida e volta (obrigatoriamente).

O único porém é que a Varig não tem mais tantas opções de trechos. Mesmo assim, vale conferir aqui.

22 de janeiro de 2008

Maternidade - oficial

Eu demorei alguns dias até ter coragem de fazer o teste. Talvez não acreditasse que pudesse dar positivo.

Enrolei, enrolei, enrolei até que, três dias antes do Natal, em Belo Horizonte (tinha que ser lá) eu decidi ir à farmácia e comprar o tal teste. Não contei nada para ninguém (nem para o maridão) e lá fui eu, escondida de todo mundo, como se fosse uma criminosa.

Cheguei falando baixinho com a balconista, um pouco sem jeito, um pouco sem saber ao certo o que pedir (e como pedir).
- Você tem teste de gravidez? - disse eu sussurrando, com medo que alguém ouvisse.
- Sua menstruação está atrasada em quantos dias? - perguntou a balconista super natural e bem entrosada.

A partir daí relaxei. Ela me indicou o melhor teste, como eu faria e tal. Fiquei aliviada, mas não perdi a "feição de criminosa". Paguei e logo escondi na bolsa.

Já na casa da minha mãe, esperei que todas as visitas fossem embora e lá fui eu fazer o teste. Parecia uma adolescente medrosa.

Quando fiz o teste e as linhas indicando gravidez despontaram, me senti feliz, mas um pouco estranha. Não sei explicar como era esse estranhamento. Talvez eu me sentisse mais mulher, mais madura, mais responsável...

Ao mesmo tempo que olhava para aquele fino pedaço de papel, manchado pelas linhas do destino, um filme rápido começou a passar pela minha cabeça. Me lembrei da infância, da adolescência, do casamento e da vida que levava agora. Como seria? O que mudaria? Meu Deus, eu vou ter um bebê!!!! Foi tão planejado e mesmo assim eu não conseguia acreditar! Olhei para a barriga e não encontrei nada. Chamei o marido.

- Venha ver. - disse eu assustada - Comprei um teste de farmácia e pelo que deu acho que eu estou grávida!
- Eu sabia. A sua menstruação estava atrasada. Parabéns! - disse o marido feliz da vida, já me abraçando.

Naquele momento a ficha começou a cair. Chamamos minha mãe, a única que estava em casa, e mostramos a ela, que logo começou a chorar.

Foi um dia especial. Pelas minhas contas eu estaria com mais ou menos um mês e meio de gravidez. Então eu comecei a ficar tensa. Me lembrei de todas as "estripulias" que tinha feito sem saber que estava grávida. Será que o bebê estava bem??

E aí veio a fase de um outro tipo de medo. Medo de correr na rua e machucar o bebê, medo de espreguiçar e esmagar o bebê, medo de tudo. Minha mãe me acalmava.
- Pára com isso Cá, que bobeira. É claro que está tudo bem e que isso não faz mal nenhum.

Mas só me acalmei mesmo quando liguei para a médica e ela disse:
- Camila, desde que o mundo é mundo as mulheres ficam grávidas. Fique tranquila. Quando você chegar em Salvador, na próxima semana, você vem aqui.

Foram dias de ansiedade até fazer o primeiro ultra-som e ver que realmente estava tudo bem. Foi no dia 02 de janeiro, e eu estava com 9 semanas de gestação.

Desde que soube que estava grávida convivi com o segredo. Só a família sabia. Como sou supersticiosa, preferi aguardar os três meses de gestação para então contar a todo mundo.

Agora é oficial e já posso compartilhar esse momento tão feliz e esperado com todos vocês! Estou com 12 semanas e 3 dias (segundo cálculos do 2º ultra-som).

A barriguinha começou a despontar, mas para quem não sabe que estou grávida parece que descuidei da forma física. Pouco me importa. Agora só quero cuidar do meu bebê, que é lindo e já tem carinha de gente. São apenas 4,5 centímetros, mas já vi as perninhas, bracinhos, cabeça e até ouvi o coração. Um "trocinho"!!!! É uma emoção indescritível.

Estou muito feliz e agora focada na maternidade. Mas acho que a ficha só vai cair de verdade quando a barriga crescer mesmo e eu sentir os primeiros chutinhos!!!

Tenho melhorando a minha alimentação, comendo mais frutas, legumes e verduras. Em breve, devo começar a fazer hidroginástica ou natação. Também tenho pensando em yoga para gestante, mas não sei se vai me sobrar tempo para tanta coisa. E assim vou curtindo cada etapa da gravidez, descobrindo as coisas aos poucos. Mãe de primeira viagem sofre, ainda mais eu que não sei quase nada sobre a maternidade. Devo fazer aqueles cursos básicos junto com o marido e ouvir muitas dicas de médicos, amigos e família, além de consultar alguns livros.

Quanto ao sexo, só vou saber dentro de mais ou menos um mês. Não tenho preferência, a saúde é o que mais importa.

Estou muito feliz e só queria compartilhar esse momento com todos vocês que passam por aqui.

17 de janeiro de 2008

O que é que a baiana tem...

Já comentei aqui como o baiano ama festa, e que até festa religiosa vira festa profana. Ou seja, é tudo festa mesmo.

Hoje é dia de Senhor do Bonfim, portanto dia da lavagem das escadarias da Igreja, um ritual cumprido há 254 anos. Dia em que povo veste branco e vai homenagear Senhor do Bonfim. E logo depois, dá-lhe FESTA! Tem a Enxaguada do Bonfim, promovida por Carlinhos Brown e com participação especial de Beth Carvalho, além do Bonfim Light, festa que vai reunir Asa de Águia, Jammil e Rappazola.

E não é só. A data coincide com o Festival de Verão, que começou ontem e vai até sábado. Uma festa que reúne grandes nomes da música baiana e brasileira, além de uma atração internacional, Eagle Eye Cherry.

Ah, e não posso me esquecer de outras inúmeras festas que rolam pela cidade.
Isso tudo mostra que janeiro vai ser curto para tanta festa. No fim do mês, dia 31, começa o carnaval. É claro que, na terra da folia, o que mais vai acontecer até lá são festas. Imagino uns "300" ensaios (preparatórios para o carnaval), umas "500" feijoadas (baiano vive fazendo feijoada pré-carnavalesca) e mais um monte de "reggae" (como o baiano apelida a farra) por aí afora....

No meio disso tudo estamos nós, jornalistas, loucos para cobrir tudo o que acontece na cidade. Ontem estive no Festival de Verão, que estava lotado por sinal. O que mais me chamou atenção foi a musa baiana, Ivete Sangalo. Como essa mulher move multidões!!!! E tudo isso pelo carisma dela. É impressionante a maneira como Ivete Sangalo trata as pessoas. Com respeito, carinho e atenção. E sempre foi assim. Eu, que já tive oportunidade de entrevistá-la em vários momentos, nunca a vi de cara fechada, impaciente ou mal educada. Sempre atende aos pedidos dos fãs, pára, pega na mão, tira foto, sorri e manda beijos. Obrigação de artista???? Pode ser, mas nem todos são assim.

Não vou citar nomes, mas aqui na Bahia há alguns deste tipo, que não passam de uma geladeira. São superficiais, e às vezes tratam os fãs sem um pingo de entusiasmo.

Mas Ivete é Ivete. Ontem, assim que chegou ao Parque de Exposições (onde acontece o Festival), ela foi falar com os fãs. E era tanta gente que eu via a hora da grade que a separava do povo ir ao chão (foto ao lado, à esquerda).
O segurança, coitado, parecia uma formiguinha esmagada por uma manada de elefantes (foto abaixo, à direita)

No meio desse tumulto todo, acabei chegando pertinho dela e tentei uma entrevista. É óbvio que ela não virou as costas (como muitos artistas adoram fazer). Pelo contrário. Conversou comigo. Disse que se sentia abençoada e que estava muito feliz.

Papo vai, papo vem, empurra daqui e dali, e lá estava eu quase tropeçando em meio a tantos seguranças ao redor dela. E Ivete já foi logo falando: - Cuidado com a "bichinha" (expressão carinhosa muito usada pelos baianos). Simpaticíssima, ela ainda tirou foto com um fã (ela mesma pegou a máquina dele) e mandou um beijo.

Acho que esse jeito dela não tem nada de forçado. É natural de Ivete, faz parte de seu carisma. É por isso que por onde vai arrasta multidão!!! Na foto ao lado, os fãs que chegaram cedo para ficar no "gargalo", na boca do palco, e assim ver a baiana mais de perto.

Abaixo, uma foto meio fundo do baú. Eu, ao lado de Ivete, no meu primeiro carnaval na Bahia, em 2006. Também está na foto o cinegrafista Mitão. Confesso que foi neste dia que realmente senti a força e a energia do carnaval na Bahia. O dia em que eu saí em cima do trio dela e a acompanhei do início ao fim do percurso, que durou quase 8 horas. Foi no circuito do Campo Grande, o mais tradicional do carnaval baiano, quando ela recebeu a rainha dos baixinhos, Xuxa, para um dia de folia.

Naquele dia eu vi o que é o Carnaval em Salvador. Hoje, se me perguntarem, eu canto logo:
"Ô maluquete de quem você é tiete? Eu sou, sou tiete da Ivete"


14 de janeiro de 2008

Um pouquinho de várias coisas....

Desde quinta-feira sem escrever e muitas coisas boas para contar...

Uma delas é essa aí ao lado. Uma boa entrevista com o mestre Paulinho da Viola. Cantor, compositor e sambista de primeira, ele veio a Salvador para um show acústico no Teatro Castro Alves. Há mais de 8 anos ele não vinha à capital baiana. Na foto estão: Joselito (cinegrafista), o mestre do samba, eu e Rildo (auxiliar).

Uma observação: simpático, educado e nem um pouco estrela. Esse é Paulinho da Viola, que apesar de sambista é um pouco tímido (acredite se quiser). Claro que fui ao show, onde relembrou grandes sucessos e ainda cantou algumas músicas inéditas.

******

Neste sábado que passou (12), estive em alto-mar acompanhando o retorno de um golfinho ao seu habitat natural. O mamífero encalhou na sexta-feira, em uma rede de pesca numa praia do subúrbio de Salvador, e teve que ser resgatado por pescadores e biólogos do Instituto Mamíferos Aquáticos. Ele passou a noite numa piscina natural, fez exames de sangue, e no sábado de manhã foi devolvido ao mar.

A operação foi "delicada". Pescadores tiveram que ajudar a levar o animal até o pequeno barco. E neste mesmo pequeno barco estavam três pescadores, 4 biólogos e veterinários, 4 jornalistas, além do golfinho, que pesava "míseros" 350 kg. Sim, todo mundo se espremendo, se esbarrando e o pior, sem colete! Ossos do ofício.

Aí ao lado, um pouco da beleza da região onde o golfinho foi devolvido ao mar... Praia de Itapuã, em Salvador, onde fica o farol de Itapuã...

Foi nessas bandas que, um dia, os mestres Vinícius de Moraes e Toquinho cantaram:


"Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
Depois na praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha
E com o olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã"

******

É claro que, para finalizar esse post, eu falo em comida. Por sinal, excelente comida. Ultimamente, os eventos gastronômicos me perseguem (ou será o contrário?? hohoho)... Bom, o fato é que sexta-feira à noite, depois do show de Paulinho da Viola, lá estava eu em mais uma farra gastronômica. Desta vez, com um chef especialíssimo, vindo de Minas Gerais e com experiências e estudos fora do Brasil, Américo Piacenza! Chef mesmo!!!! O menu foi chiquetésimo!!!

De entrada, uma salada com folhas de alface envoltas em peito de peru. Na base do prato, redução de aceto balsâmico e karo. E por cima da salada, o melhor de tudo: Uma bola de sorvete de mostarda dijon. Um espetáculo. Eu nunca havia provado sorvete salgado, e confesso que achei estranho quando vi. Mas apenas quando vi. Porque, quando provei, eu fui ao céu e por lá fiquei! É difícil descrever o sabor!
Simplesmente perfeito! Veja foto abaixo.



Depois, o prato principal: Lasanha individual de camarões e uma mistura de cogumelos. O molho foi feito a base de creme de leite fresco e cabeças de camarão, que foram fervidas apenas para dar um tom rosa e um leve sabor do camarão. Além de temperos, claro. Depois, bastou coar.

Um detalhe que não pode passar batido: as folhas de lazanha individuais foram feitas pelo pai do chef, um italiano especialista em massas artesanais. Inclusive, a família dele tem uma loja em Bh onde são vendidos diversos tipos de massas caseiras.



E para finalizar, uma sobremesa especial. Abacaxi selado na chapa com uma bola de sorvete de coco verde por cima e calda de laranja e cardamomo. Uma coisa de louco. Eu fiquei apaixonada. Claro que vou tentar fazer em casa depois!!!



******

AJUDA

E antes que eu me esqueça, preciso saber se alguém tem receita de bolo de bem-casado. Bolo mesmo! Me falaram que agora em São Paulo virou febre e estou precisando dessa receita.

10 de janeiro de 2008

Couve-flor à guanabara

Eu não sei a razão nem a origem deste nome (talvez uma receita carioca), mas sei que este prato é um dos meus preferidos. Desde criança, quando provei pela primeira vez essa maravilha num natal em família, sou apaixonada por couve-flor à guanabara. Na maioria das vezes, faço como acompanhamento de almoço. Mas algumas vezes a vontade é tão grande que faço só este prato e pronto. Sem nada! Só ele! Sou capaz de comer uma travessa inteira e ainda querer mais.

Mas chega de lero-lero e vamos ao que interessa. A receita da couve-flor à guanabara.


Você vai cozinhar uma couve-flor de tamanho médio em água com sal. Depois de cozida, corte em pedaços e espalhe em um tabuleiro, como na foto ao lado (eu coloco os cabinhos também). Feito isso, reserve e vá agora para a etapa seguinte.

Derreta um caldo de carne (ou galinha, se preferir) em uma xícara de leite. Reserve.
Coloque num liquidifador:
* Cebola batidinha
* 3 colheres de (sopa) margarina ou manteiga (uso manteiga)
* 1 caixinha de creme de leite
* cebolinha, salsa, um pouquinho de orégano, pimenta do reino
* 1 colher (sopa) de farinha de trigo
* 5 colheres (sopa) molho de tomate.
Por fim, coloque o leite com o caldo de carne e bata.
Despeje por cima da couve-flor (foto acima, à direita).

Pronto. É só levar ao forno médio e deixar dourar. Se quiser pode salpicar um queijo parmesão por cima. Espere esfriar um poquinho (só um pouquinho mesmo) e sirva.

Fiz esse prato anteontem, no almoço. Mas só de escrever aqui já me deu vontade de comer de novo. Abaixo, a couve-flor à guanabara recém-saída do forno...hummmmmmm

Variações do "boi ralado".....

Não sou lá muito fã de carne moída (o que carinhosamente chamo de "boi ralado"), mas aprecio as variações feita com essa carne tão pouco apreciada pelas pessoas.

Outro dia fiz um prato 3 em 1 (prático, rápido e gostoso) com "boi ralado" aqui em casa.... Bom para comer com um arrozinho ou até sem nada mesmo.

Vamos então ao passo-a-passo. Misturei à carne moída um pouco de sopa de cebola, um ovo e salsinha picadinha. Abri a carne (pode ser com um rolo) em cima de uma folha de papel alumínio e lá coloquei: tomate picadinho, milho, azeitona e bastante catupiry. Fui enrolando como um rocambole e levei a carne ao forno envolta pelo papel alumínio. Depois de cozida (mais ou menos uma meia hora no forno médio), abri a folha de alumínio só para dar aquela douradinha.
Depois do "bronze", foi só partir e comer...
Uma observação: o recheio varia conforme o gosto e a criatividade do cozinheiro.

6 de janeiro de 2008

Dia de Reis...

Hoje seria um dia em que tudo o que eu mais queria era dormir, para me recuperar de tanto trabalho. Mas acordei com o telefone ("relativamente" cedo")! Eram amigos chamando para ir à praia! Com o dia bonito, o convite era irrecusável. Céu de brigadeiro, sol forte e o verão batendo na porta. Lá fomos nós, para a praia de Stella Maris, em Salvador. Foi bom tomar um banho de mar e recarregar as energias...Sinto-me renovada!

******
Praia hoje, jantarzinho gastronômico ontem à noite, na casa de amigos...Um dos meus programas favoritos! Amigos reunidos ao redor da mesa, boa conversa, astral gostoso, e comida de qualidade! Combinação perfeita!

O menu foi fabuloso! Como diria meu pai, coisa de cinema!
De entrada, queijo (catupiry) ao alho frito e azeite!
Já o prato principal foi este aí da foto: risoto de morangos e filé ao alho poró e molho de shitake importado! Não sei nem como descrever, mas estava realmente delicioso. A combinação não poderia ser mais acertada! O azedinho/doce do morango com a carne no tempero certo, e ainda por cima o shitake... hum...
Os chefes são esses aí da foto acima, Marcelo (paraense) e Rafael (mineiro)!

Pra encerrar bem a noite, uma cativante inovação: cheesecake de chocolate amargo, nozes e castanha-do-pará!


******

Voltando ao hoje, aqui e agora, 6 de janeiro é dia de comer romãs. Essa é uma tradição de criança. Dia de reis não pode faltar romã na minha casa!
Como três (sementinhas), jogo três pra trás e guardo três na carteira, embrulhadas (de preferência) numa nota de dinheiro.
Enquanto faço todo esse "processo", leio a seguinte oração:

"São Belquior, Gaspar e Baltazar,
Assim como vocês levaram para o Menino Jesus ouro, incenso e mirra, traga para mim em 2008 ....(AÍ FAZ OS PEDIDOS)!
Assim como a semente de romã reproduz, dai-me dinheiro Jesus."

Graças a Deus já consegui a minha romã. Comprei com facilidade num mercadinho perto de casa. Mas confesso que já vivi poucas e boas por causa desse fruto "sagrado" no meu 6 de janeiro.

Já "roubei" de um quintal vizinho (em um sítio onde passava férias), já saí tarde da noite para rodar supermercado e tentar encontrar (quem mandou esquecer???), já pedi aos outros...mas nunca deixei de seguir a tradição.

Uma das situações mais engraçadas aconteceu em Salvador, há dois anos. Minha irmã, minha mãe e minha tia passavam as férias aqui em casa. Acabamos nos lembrando, quase no fim do dia, de que era dia de comer romã. Passamos em supermercados, mas não encontramos. Já estava tensa, quando minha tia Maura falou:

- Eu vi um pé de romã numa casa perto da sua rua..... É uma rua que desce, que dá direto na orla. Eu tenho certeza!

Era nossa única alternativa, e lá fomos nós tentar encontrar a tal rua.
- É aquela ali gente! - disse minha tia - Vamos lá!

Já era noite, e Marcones parou o carro! Fomos nós duas, eu e minha tia!
Quando estávamos nos aproximando da tal casa, minha tia falou:
- Olha lá, Camila! É o pé de romã! Eu não falei??? Vamos bater na casa e ver com a dona se ela dá uma pra gente!!!

Olhei bem, meio desconfiada, e falei:
- Tia, isso não é um pé de romã!! São bolas de natal vermelhas na árvore!!!!(((nisso ela já havia batido na casa)))
- Claro que é Camila, você não está vendo? (((estava meio escuro))) - disse ela
- Não é tia, são bolas de natal!!!! - disse eu (((certa de minha visão, mas ainda com esperança de que fossem romãs)))
Mas ela insistia em dizer que eram romãs!

Foi então que a dona da casa apareceu. Minha tia logo falou:
- Oi senhora, tá boa??? É que a gente estava precisando demais de uma romã e passando por aqui a gente viu que você tem um pé na casa. Dá para conseguir uma só pra gente???
(((Risos da dona da casa))) - Isso aí na frente???? Não, minha senhora, são bolas de natal...

Ao que ela disse, seguiu então uma sessão de risos, e uma mistura de fim da esperança e de medo do que seria de nossas vidas sem comer romãs no dia 06 de janeiro.

Mas não é que a dona da casa tinha a metade de uma romã guardada na geladeira e perguntou timidamente se a gente aceitava???? Ela havia usado a outra metade para fazer um chá para garganta. Desesperadas que estávamos, claro que aceitamos felizes da vida! Levamos para casa, seguimos a tradição e, se não ficamos ricas, pelo menos não ficamos sem dinheiro!

Ainda bem que neste ano não precisei passar por uma dessas! Garanti a minha um dia antes para não ter problemas.

5 de janeiro de 2008

Pescador de ilusões...

Foto tirada na quarta-feira (2) à noite.
Eu e Benjamim, editor da TV, passando texto.

Quer dizer, na verdade estávamos fazendo poses para comemorar o fim do plantão de reveillon. Foram sete intensos dias, 10 horas por dia, muitas matérias, muito trabalho, muito cansaço, muita noite mal dormida....mas no fim valeu a pena.

E só de pensar que no próximo Reveillon eu estarei de folga.... já fico toda animada!!!!

Se meus joelhos
Não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé
Que me traga fé...

Se por alguns segundos
Eu observar
E só observar
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol
A isca e o anzol...

Ainda assim estarei
Pronto pra comemorar
Se eu me tornar
Menos faminto
E curioso
Curioso...

O mar escuro
Trará o medo
Lado a lado
Com os corais
Mais coloridos...

Valeu a pena
Êh! Êh!
Valeu a pena
Êh! Êh!
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões...

(Trechos da música "Pescador de ilusões", do Rappa)

3 de janeiro de 2008

2008 começou bem...

Eu encarei a virada do ano fazendo reportagem até às 04hs da manhã e ainda retornei no dia 01/01 para mais um jornada de 8 horas de trabalho.

Sim, foi um começo de ano de muito trabalho e cansaço, mas sobrevivi e aqui estou...

Vim mostrar um pouco do que foi o tradicional show de Daniela Mercury no primeiro dia do ano no Farol da Barra, pelo projeto "Pôr-do-som" (melhor seria dizer Pôr do Sol)!!!!

A foto ao lado foi tirada momentos antes do espetáculo do pôr do sol... Pra acalmar qualquer um e ainda ajudar a esquecer o cansaço...

Também não posso deixar de ressaltar as coincidências da vida. Enquanto aguardava em cima de um "praticável" para entrar ao vivo no jornal, não é que a Bel, do Deixo Ler, me viu e mexeu comigo???? Isso mesmo! E olhe que a gente só se conhece virtualmente!!!! Foi um encontro rápido, à distância (já que ela estava lá embaixo e eu cá em cima), mas foi ótimo ter trocado algumas palavras e o desejo de um bom 2008!!! Espero que a gente ainda se encontre antes dela voltar para Ilhéus!!!!

Bom, para quem quiser ver como foi o show, a reportagem pode ser vista aqui, no site do Jornal da Globo (Obs: antes de começar a matéria tem as imagens da queima de fogos no RJ, em SP e em Florianópolis).

31 de dezembro de 2007

Esperando 2008

Vou trabalhar na virada do ano, mas nem por isso deixo minhas manias de lado. A cada novo ano as tradições me acompanham....

* Roupas novas e de cor branca
* Lingerie Branca (e novinha, claro)
* Fitinhas coloridas para simbolizar todos os desejos (branco de paz; amarelo de dinheiro; verde de esperança; vermelho de paixão; rosa de amor; azul de serenidade e tranquilidade; e lilás de espiritualidade.)
* À meia-noite, pé-direito no chão.
* Se estiver na praia, pular as sete ondinhas dá sorte.
* De dois anos pra cá seguro uma mala à meia-noite (para viajar bastante durante o ano). Só que desta vez fazer isso vai ser impossível por causa do trabalho. Porém, vou mentalizar esse desejo. Sei que ele se realizará!!!
* Neste ano acrescento mais uma superstição: folha de louro na carteira (para atrair dinheiro).

Do ano que passou, ficam as boas lembranças. Muita coisas boas aconteceram!
...realizações profissionais e pessoais
...a criação desse blog
...aperfeiçoamento na cozinha
...mais responsabilidade
...mais emoção
...mais amizades
...mais trabalho (isso foi bom)
...mais lazer
...mais gastronomia
...mais vida (muito mais vida)

Nesse novo ano quero mais, muito mais...
...mais qualidade de vida
...mais amor
...mais calma
...mais paciência
...mais persistência
...mais viagem
...mais saúde
...mais paz
...mais alegrias
...mais amigos
...mais realizações
...mais felicidade

Pretendo também....
* comer coisas mais saudáveis (com excessos de vez em quando, of course)
* fazer mais ginástica
* ler mais
* viajar mais (muitas pequenas viagens e pelo menos uma grande)
* estar mais próxima da família e dos amigos
* diminuir o ritmo estressante
* me dedicar mais ao inglês e a uma outra língua
* crescer na profissão
* quem saber respirar novos ares????
* ah sim..... pretendo ter uma bicicleta nova...
* E SER MÃE!!!!

Esse ano quero paz no meu coração,
Quem quiser ter um amigo, que me de a mão
O tempo passa, e com ele caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão vão ficar.
Marcas do que se foi,
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce novo em cada amanhecer.
Marcas do que se foi,
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce novo em cada amanhecer.
(Trechos da música "Marcas do que se foi", de Zezé de Camargo e
Luciano)

A TODOS VOCÊS QUE PASSAM POR AQUI, UM 2008 DE MUITA PAZ, SAÚDE, AMOR E REALIZAÇÕES!!!!! FELIZ ANO NOVO!!!!

30 de dezembro de 2007

Torta Cremosa de Frango

Depois de uma curta temporada em Belo Horizonte, já estou de volta a Salvador. Já faz quatro dias que aqui estou, mas o coração ainda está na terrinha adorada. É a saudade, um dos sentimentos mais difíceis de driblar...

Mas, a vida segue em frente.... Ainda estou preparando meu espírito para trabalhar na virada do ano. Sim, estarei de plantão das 19hs do dia 31/12 até às 04hs (da manhã) do primeiro dia do ano.

Confesso que estou desanimada, mas vou tentar mudar esse estado de espírito!!! Para alegrar vocês que por aqui passam, dou a dica de uma torta de frango simplesmente luxo que minha mãe fez no Natal e eu tive que testar com as próprias mãos. E não se enganem.... é luxo mesmo, digna de troféu. O recheio cremoso e a massa nada "massuda" ganharam pontos comigo.

TORTA CREMOSA DE FRANGO

MASSA:
* 2 xícaras de farinha de trigo
* 4 colheres (sopa) de margarina (**usei manteiga)
* 1/2 caixinha de creme de leite
* 1 colher (chá) de fermento em pó (royal)

Misture e amasse até obter uma mistura homogênea. Deixe descansar por 20 minutos

RECHEIO:

* 2 colheres (sopa) margarina (**usei manteiga)
* 1 cebola picadinha
* 1 peito de frango cozido e desfiado
* 1 tomate sem pele e sem semente picadinho
* 2 colheres (sopa) azeitona picadinha
* 1 caldo de galinha
* 1/2 xícara (chá) água quente
* 1 colher (sopa) farinha de trigo
* 1 xícara (chá) de leite
* 2 colheres (chá) mostarda (**usei duas colheres de sopa sem querer, mas o sabor não ficou forte)
* 1 colher (sopa) salsinha picada
* sal (se achar necessário, pois o caldo de galinha já tem sal)
* 1/2 caixinha de creme de leite

Na panela derreta a margarina e frite a cebola (até que murche). Acrescente o frango desfiado, tomate, azeitonas e o caldo de galinha dissolvido na água quente. Junte a farinha dissolvida no leite, a mostarda e a salsinha. Cozinhe por 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente o sal, se necessário. Retire do fogo e misture o creme de leite. Espere esfriar.

MONTAGEM:
Forre o fundo e lateral de uma assadeira de fundo removível (mais ou menos 22 cm de diâmetro), untada e enfarinhada (me esqueci desta parte e não tive problemas). Fure o fundo com garfo (também me esqueci disso e não teve alteração) e distribua o recheio.
Por cima, coloque requeijão (* de preferência do tipo catupiry)

Abra o restante da massa, corte em tiras e cubra a torta como desejar. Pincele gema.

Assar em forno pré-aquecido (180º) por + ou - 40 minutos.
Bom apetite!!!

26 de dezembro de 2007

Detalhes de uma festa

Não tem nada melhor do que reunir a família para celebrar o Natal. Por isso faço tanta questão de estar em Belo Horizonte nesta época do ano.
Ontem (25), depois de um almoço na casa da minha mãe, fui para um lanche de natal na casa da avó... Lá estavam tios e tias, primos e primas, irmãos e "agregados"....

A casa estava cheia e tudo estava muito bem cuidado, desde a comida aos enfeites de natal. Acima, à esquerda, o Papai Noel que enfeitava a mesa. À direita, docinhos personalizados de Natal.
Vejam ao lado (à esq) detalhe dos guardanapos...

Do outro lado, tacinhas de natal (com pezinho enfeitado) com frutas secas e nozes.
E abaixo, detalhe de alguns dos enfeites da maravilhosa árvore de Natal, que este ano foi toda branca e prata.

Já esta última foto é de algo que sempre chama a atenção: a árvore de natal, que além de ter enfeites novos a cada ano, fica repleta de presentes.

25 de dezembro de 2007

Então bom Natal.....

Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.

Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é Natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.

Então bom Natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom Natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.

(Trechos da música "Então é Natal", de Simone)


Aqui em casa a ceia do dia 24 teve comida boa e gostosa, dentre elas rabanada, que eu amo de paixão, e torta de frango. Mas a comilança maior, e típica mesmo, acontece hoje. Primeiro num almoço na casa da minha mãe, com todos os irmãos, noras e genros reunidos. Depois, num lanche/jantar na casa de minha avó. Lá toda a família (toda mesmo) estará reunida numa grande confraternização.

Feliz Natal!!!!

24 de dezembro de 2007

Presentes já antes da hora....

O Natal ainda não chegou. Faltam poucas horas, mas ainda ontem (23) ganhei alguns presentes. Muitos deles estavam numa lista que coloquei aqui no blog há pouco tempo atrás.... Se foi papai noel??? Não... Foi Tia Noel. A querida Tia Ju!!!!

Ganhei uma forma de silicone para muffins e petit gâteau, moedor de pimenta, o livro "O Caçador de Pipas", perfume, espremedor de batatas, canequinha.... Um luxo só. Também ganhei (da minha mãe) mini-forminhas de fundo falso para tortinhas.

Depois desse Natal minha cozinha vai bombar.
Feliz Natal a todos!!!!

21 de dezembro de 2007

Notícias fresquinhas de Minas

LEI N° 9.483 de 19 de dezembro de 2007

Institui o Dia do Atleticano.

O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica instituído o Dia do Atleticano, a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de março.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Belo Horizonte, 19 de dezembro de 2007

Fernando Damata Pimentel
Prefeito de Belo Horizonte
(Originária do Projeto de Lei n° 1.368/07, de autoria do Vereador Reinaldo Lima)

20 de dezembro de 2007

Direto de Minas

Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo
Um sorriso sincero, um abraço,
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade
Que bom,
Poder tá contigo de novo,
.....
É duro, ficar sem você
Vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que eu vou mergulhar
Na felicidade sem fim

(trechos da música "De volta pro meu aconchego" - Dominguinhos e Nando Cordel)

Cheguei no início da noite de ontem em Belo Horizonte. Meu vôo não atrasou e tudo correu muito bem. Meu irmão foi nos buscar no aeroporto (eu e Marcones) e fomos direto para a casa dele.

Como ele mora próximo ao Bairro do Belvedere, passamos pela Torre Alta Vila, construção interessantíssima em BH de 101 metros de altura, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade. Ainda não subi, mas com certeza esse passeio está no meu roteiro durante os poucos dias aqui. A torre é essa aí ao lado. A foto foi tirada à noite, com ela toda iluminada. Olhando assim, de baixo, mais parece uma nave espacial. Um charme, não é mesmo???

Sempre que estou em BH não páro um segundo sequer. Todo dia há uma programação diferente, seja na casa de alguém ou em algum lugar novo na cidade... É difícil ficar parado ou não ter o que fazer.

Ontem, meu irmão preparou um lanche pra nos recepcionar. A mesa estava repleta de coisas gostosas e foi uma ótima pedida para matar as saudades contando muitas histórias e rindo bastante. Uma das coisas boas foi encontrar na mesa um leite pra lá de especial e forte (foto abaixo)...Com uma bebida como essa, qualquer lanche fica completo. É claro que vou comprar algumas caixas para levar para Salvador.

18 de dezembro de 2007

Sacrifícios e recompensas...

Nesta quarta-feira à tarde (19) estarei embarcando com destino a Belo Horizonte, minha terrinha natal. Mal vejo a hora de pisar em solo mineiro e rever amigos e família! Meu tempo vai ser curto: apenas uma semana. Mas é o que tenho de folga na TV, e assim terei que aproveitar ao máximo meu tempo na cidade que tanto amo! Vou curtir cada minuto de colo da mãe (com direito a muito dengo), cada instante de carinho e matar as saudades acumuladas.

Sempre que vou para BH fico num estado de total ansiedade. Conto horas, minutos e segundos. É uma incrível contagem regressiva! Mal durmo direito. Desta vez minha noite vai ser ainda mais mal dormida, já que tenho que estar no trabalho linda e maquiada às 5 da manhã desta quarta-feira. Um somatório de ansiedade, medo de perder a hora para o trabalho e ainda o pouco tempo para descansar (a propósito já são quase 11 da noite e ainda estou aqui escrevendo)!

Bom, o fato é que dentro de poucas horas estarei em Minas para passar a semana de Natal com a família.

Até agora, só falei de coisas boas. Ou seja, de recompensas. É claro que sempre há sacrifícios. O meu vai ser trabalhar dobrado na semana do reveillon. Inclusive estarei de plantão na virada do ano! Isso mesmo! Das 18hs do dia 31/12 até às 03hs da manhã do primeiro dia do ano. Enquanto muitos estarão soltando fogos, bebendo champagne e pulando as sete ondinhas, eu estarei justamente entrevistando os sortudos que têm vida e feriado! Ossos do ofício.

Prefiro agora me concentrar no meu feriado do Natal, na minha curtição em Belo Horizonte e, claro, na minha hora de dormir (que já passou)!

A partir de amanhã escrevo diretamente de Minas!

16 de dezembro de 2007

O que o Nordeste tem de bom

Quando criança, em Minas, eu só sabia que existia jaca pelas histórias em quadrinhos do Zé Carioca. Cresci e durante muito tempo fiquei sem saber o real gostinho da jaca!

Só quando fui morar em Alagoas, há quase 4 anos, é que vi e saboreei uma jaca de verdade! O sabor um tanto quanto exótico (para o meu paladar acostumado a outros tipos de frutas), mas gostoso! Mas não me apaixonei pelo fruto.

Engraçado que em Alagoas jaca é algo tão comum que é vendido em qualquer ponto da cidade, no meio da rua mesmo. Os vendedores colocam a fruta em cima de carrinhos de cimento e passam o dia limpando (ela tem uma espécie de "cola", uma "baba puxenta" que gruda facilmente nas mãos) e retirando o fruto para vender em saquinhos.

Aqui na Bahia o povo também gosta muito de jaca, mas não tanto quanto em Alagoas. Nesta semana tive que ir atrás de uma jaca a pedido de um tio meu, que quer que eu leve as sementes para que ele possa plantar em Minas. Consegui uma bem docinha e dura, exatamente como ele queria (existe jaca dura e jaca mole)!

Marcones passou a tarde de ontem (sábado) limpando, retirando o fruto, separando das sementes e comendo, claro. Ele ama jaca, então foi um prato cheio para ele.

Obs: na primeira foto lá em cima está meia jaca. Este foi o momento em que Marcones ainda "trabalhava" nela. Na outra foto está a jaca já limpinha, só o fruto mesmo, pronto para ser degustado.


******
Uma das coisas que adoro fazer em Salvador é sentar no Mercado do Peixe (um espécie de boteco ao ar livre, com muitos bares e farto cardápio de comidas nordestinas), no Bairro do Rio Vermelho, para fazer nada mais, nada menos do que comer!!!!! Of course.....

Meu ponto é certo! A primeira barraca, Malagueta, que tem uma cartela de pimentas maravilhosa e uma comida deliciosa. O que mais gosto de comer lá é a Rabada. A garçonete já me conhece porque sempre peço rabada! E de entrada um caldinho de mocotó, que amo de paixão!!!

Na foto ao lado, um dos meus pedidos: o caldinho de mocotó.
Ao fundo a cartela de pimentas. São vários tipos: malagueta, calabresa, molho de pimenta com goiaba, com abacaxi, e por aí vai...
Com uma cervejinha gelada o pedido fica completo!


*******

Esta quiche fiz no último fim de semana, durante encontro gastronômico na Ilha de Itaparica!

Já fiz outras vezes, mas não custa repetir a receita aqui. Com um detalhe: desta vez tive que improvisar no recheio, pois não encontrava alguns dos que ingredientes de que precisava na Ilha, como queijo parmesão e emental. Então foi de bacon, mussarela e alho poró.

QUICHE DO IMPROVISO

MASSA:
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (sem fermento)
- 6 colheres (sopa) de margarina
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 pitada de sal.

Misture os ovos (ligeiramente batidos) com a água e o sal.Junte essa mistura à farinha e margarina. Amasse bem até a massa ficar macia e desgrudar das mãos. Deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

RECHEIO:
- 2 ovos
- 1 caixa de creme de leite
- 1/2 copinho de iogurte natural
- 1/2 colher (chá) de noz moscada
- 200grs de queijo mussarela em cubos pequenos.
- 250 grs de bacon
- 2 alhos porós (apenas o talo branco)

Numa panela com um pouquinho de manteiga, dê uma leve fritada no pedacinhos de alho poró (até que eles murchem). Reserve. Na mesma panela, salteie os pedaços de bacon. Reserve.

Em um recipiente, misture os ovos, o creme de leite, o iogurte natural e a noz moscada. Adicione o queijo, o bacon, o alho poró e misture bem. Coloque o recheio sobre a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 40 minutos.


******
Fim de tarde com cara de preguiça.
Local: Baía de Todos os Santos, Salvador - Bahia

11 de dezembro de 2007

Chegou o presente!!!!!!

Quando meu marido me ligou hoje de manhã dizendo que havia chegado uma encomenda via sedex eu mal podia acreditar!!! Era o presente da minha Amiga Blogueira Secreta, que durante todo esse tempo usou o codinome "Estrelinha de Natal". Nem de longe eu desconfiava quem poderia ser. Ela até me deu algumas dicas, mas com tanta gente participando ficaria difícil descobrir quem poderia ser.

Bom, o fato é que eu estava ansiosa para desvendar o mistério e receber o meu presentinho. Então, quando o marido ligou avisando, a empolgação aumentou!!! Mas eu disse logo: - "Não abra!". Afinal de contas, não há nada melhor do que abrir presentes.

Quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pegar a caixa do Sedex!!!!
E, ao abrir, lá estava um enorme saco vermelho! Dentro dele, muitas (lindas) surpresas foram sendo descobertas! A primeira delas foi saber quem era a tal Estrelinha de Natal (que só vou revelar depois)!!!!

Quanto aos presentes.... amei tudo!!!! Num dos saquinhos, anis estrelado e fava de baunilha. Especiarias que cheguei a comentar com a amiga secreta quando ela me perguntou o que eu gostaria de ganhar. Agora finalmente vou poder descobrir o doce sabor da verdadeira baunilha. Mal vejo a hora de usar!

Bom, ganhei ainda um lindo pano de natal, com um bordado super fofo de florzinha. Examente esse, da foto à direita, onde repousam cartinhas e mimos. E por falar em mimos, ganhei também um porta- guardanapos que é a coisa mais linda do mundo. Dá para acreditar que eu não tinha porta-guardanapo???? Agora tenho um super bonitinho.

Pensou que acabou??? Que nada!!!! Ainda tinha mais um presente!!! Uma luvinha de silicone em formato de cachorro para retirar coisas quentes do forno. Exatamente como eu vinha sonhando....

Quem era a "Estrelinha de Natal"????? A querida Cláudia, do Doces Encontros. Engraçado que eu tenho o blog dela linkado ao meu, mas até então eu não a conhecia muito bem. Sempre entrava no cantinho dela para ver as deliciosas dicas e receitinhas. Uma delas eu até cheguei a fazer! Agora nosso contato vai se estreitar. Fiquei muito feliz em saber que a Cláudia, uma mulher dedicada à família, religiosa e super prendada, era a minha "Estrelinha de Natal".

Cláudia, mal tenho palavras para agradecer! Obrigada por todos esses lindos presentes.