O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

8 de julho de 2007

Patriotismo sem noção!


Eu não sei quem teve a idéia de criar uma corrente de e-mails pela internet boicotando o filme "Turistas". Só sei que recebi um desses e-mails, que dizia que o filme mostrava uma imagem violenta Brasil, uma realidade equivocada, blá, blá....
Li e reli o e-mail e continuei com a mesma vontade de assistir ao filme. Aliás, minha vontade só aumentou. Primeiro, porque sou curiosa. Segundo, porque queria ver se o filme realmente passava "essa imagem" negativa do Brasil.
Só para entender: Classificado com um filme de terror, "Turistas" é uma produção americana que mostra a história de um grupo de jovens viajantes em férias pelo litoral brasileiro. Eles acabam assaltados, drogados e vítimas de uma quadrilha de tráfico de órgãos.
A POLÊMICA Tudo iria muito bem, não fosse a história se passar no Brasil. Assisti ao filme, gostei, e, sinceramente, não vi nada demais. Quero dizer: é mais um longa de terror, com a diferença de ser rodado no Brasil. Se formos comparar a outros filmes do mesmo gênero talvez nem iremos nos lembrar onde a história se passou. Quer filme mais assustador do que "Bruxa de Blair"??? E "O Massacre da Serra Elétrica"?? Este último se passou em um vilarejo do Texas... Será que alguém deixou de atravessar o estado americano de carro por causa do filme?? Mas os brasileiros costumam se posicionar de maneira muito defensiva quando o assunto é Brasil. É um patriotismo sem noção!!!! Por que tantos filmes de terror foram rodados em várias partes do mundo e ninguém se revoltou???
Além de tudo, "Turistas" nada mais é do que um exemplo da nossa realidade.
Não adianta "querer tapar o sol com a peneira", mascarar o que acontece aqui.
A cada dia somos surpreendidos com mais casos de violência. E alguns com turistas estrangeiros. É a realidade e não adiantar querer esconder! Boas palavras a do produtor do filme, Raul Guterres: "Mudam a realidade do país, que a imagem também vai mudar"!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tô adorando seu blog...
Cultura pura heim menina...
Parabéns pela iniciativa...
Pra falar a verdade eu fui adepta em não querer assistir ao filme qdoli tanta coisa contra. Agora até deu vontade de matar a curiosidae.
Parabéns amiga...
Continue postando coisas tão interessantes...
bjocas

Pedro Brito disse...

gostei da postagem mas não concordo que se mudarmos a realidade a imagem mudará, por acaso o Brasil é selva? Tem o norte, mas o resto do Brasil principalmente no Sudeste é muito urbano, mas a imagem lá fora é que aqui é uma selva. A verdade é que o Brasil é dos emergentes o maior, e claro, os desenvolvidos ficam incomodados com isso, tentam deturpar de propósito nossa imagem, isso é inegável, mas de fato, na violência acertam em cheio. Mas se diminuir a violência nossa imagem não muda não, é assim que funciona.