O bom da vida é sair por aí...Descobrir o mundo, descobrir as pessoas e as coisas...Sentir, olhar, experimentar... viver o que é bom e saber diferenciar...ampliar os horizontes sem ter medo de ousar!!!!

Por Camila Marinho

6 de junho de 2007

A moda é ser ecologicamente correto


Na verdade eu queria ter publicado esse post ontem, Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas só hoje, exatamente agora à noite, tive tempo de dar uma paradinha e vir aqui pro PC. Nesta semana fui fazer uma matéria super interessante sobre a utilização de óleo de cozinha para a produção do Biodiesel, o combustível ecologicamente recomendável.
Sabe aquele óleo que a gente usa para fritar peixe, bife, batata ou qualquer outro tipo de fritura?? Esse mesmo, que a gente costuma jogar no lixo ou no ralo da pia? Pois é, está sendo utilizado por técnicos da UFBA, Universidade Federal da Bahia, na produção do biodiesel. Só para explicar: O biodiesel pode ser produzido não só através do óleo de cozinha, mas também a partir da mamona, dendê e oleaginosas, como a soja. E o biodiesel é um combustível biodegradável, que substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo tanto em motores de automóveis quanto em motores geradores de eletricidade e calor. Mas atenção: ele substitui o diesel, e não a gasolina e o álcool. E a partir de 2008, será obrigatória a mistura de 2% deste combustível renovável ao diesel, uma forma de provocar menos danos ao meio ambiente.
Vale ressaltar que o diesel é mais poluente que a gasolina, que é mais poluente que o álcool, que por sua vez é mais poluente que o biodiesel.
A UFBA vem realizando inúmeros testes e desde 2004 possui uma unidade semi-industrial para a produção do combustível. E, claro, já utiliza o biodiesel em boa parte de sua frota. Mas o mais interessante é que a Universidade mantém uma parceria com 250 estabelecimentos da cidade (bares, restaurantes, hospitais e baianas de acarajé) para recolhimento do óleo ou dendê usado nas cozinhas desses lugares. O mesmo que antes ia parar no lixo. É uma forma de produzir mais combustível renovável e, principalmente, evitar que este óleo vá parar nos rios e lagoas. Para se ter uma idéia, o óleo demora em média 10 anos para ser absorvido pelo meio ambiente!
Nós temos que fazer nossa parte. Ajudar a preservar o meio ambiente para as próximas gerações. Não dá para passar batido por este assunto. O aquecimento global está aí e precisa ser encarado com mais seriedade por todos nós. Eu vou fazer minha parte. Vou juntar o óleo que sobrar na minha cozinha e entregar na Escola Politécnica da Ufba. Se você não é da Bahia, procure saber se na sua cidade existe algum projeto como este. Com certeza deve ter, afinal o biodiesel é o combustível do futuro. Vamos fazer nossa parte. Temos que pensar que nosso pequeno ato vai se tornar grande se unido ao de um outra pessoa, e mais outra e mais outra.... Atitudes como plantar uma árvore, usar produtos reciclados, gastar menos água...
Vale a pena pensar nisto! O mundo precisa da nossa ajuda!

OBS: se alguém quiser assistir à matéria do biodiesel para entender melhor o assunto, basta ir até o site www.ibahia.com.br e clicar em "Bahia Meio Dia". Lá você pode assistir às matérias que foram ao ar. Essa que citei foi ao ar no dia 05/06!

Um comentário:

Benja disse...

Blog atualizado...